Acauan escreveu:Edson Jr escreveu:Acauan escreveu:Edson Jr escreveu:Acauan escreveu:Ser pai é uma vocação.
Quem não a tem, nem tente.
Quase todos imaginam ter tal vocação...
Antes de serem pais, claro!
Vocação não é sinônimo de competência, mas geralmente quando se tem vocação para um ofício também se tem mais dedicação e paciência para desenvolver as habilidades requeridas para exercê-lo.
Acho que compreendo perfeitamente, pois tal raciocínio soa análogo ao magistério. Por exemplo: Quero ser um professor cada vez melhor e meu desejo não possui relação alguma com aumento de salário. Dessa forma estou sempre pensando onde estou errando, o quê preciso fazer para melhorar, etc e tal...
Acabo gradativamente desenvolvendo habilidades que vão me tornando cada vez mais competente...
E não vejo como isso seria possível sem vocação...
Entendi corretamento o que você quis dizer?!
Entendeu perfeitamente, além do que a vocação torna prazeirosa a experiência do desenvolvimento na atividadade para a qual se é vocacionado.
Entre dois professores de mesma capacidade intelectual e igualmente dedicados - um vocacionado e outro não - os dois certamente se desenvolverão, geralmente o vocacionado se desenvolve mais rápido, pois concentrar-se em algo que lhe é agradável é mais fácil do que em algo que não o é...
Sim, a parte da vocação influi muito, mas não é necessário ser apenas em UMA área especifica. Isso também vai de pessoa pra pessoa se ela pode ou não se destacar em algum ambiente.
Por exemplo, eu. Em Dezoito anos de serviço publico (sendo dez meses na Educação) e o resto na Saúde, sempre exerci deveres diversos, um não tendo nada a ver com o outro, mas a minha vocação foi sempre dar o melhor de mim e fazer o melhor, mesmo que eu tenha que ficar passando uma temporada de adaptação. Então, a vocação também é a superação para enfrentar e se destacar em determinadas dificuldades profissionais.