Acauan: pergunta sobre despacho na encruza
Acauan: pergunta sobre despacho na encruza
Caro Acauan, boa noite!
Estou pensando em fazer um despacho na encruzilhada para agradecer e obter algumas vantagens pessoais, já que o diabo não anda com muito tempo para atender em domicilio, resolvi então fazê-lo eu mesmo.
Sempre ouço dizer que se deve pedir para indio ou para baiano. Bem, tenho certa preferência sobre indios (na verdade, índias)...voltando ao foco...como já conheço um índio (você) nada melhor que obter as informações direto da fonte.
O caso é o seguinte. Que tipo de oferenda devo fazer? Sim porque tenho visto oferendas de pipoca, mamão, canjica e cerveja mas acho que estas ofertas tem sido feitas para indios muito pobrezinho, coitados. Queria ofertar à indios mais pomposos e quiça obter mais vantagens. Caciques como Pena Dourada, Flecha Dourada me parecem suntuosos. Este negócio de oferecer para Cacique Cipó Seco, Cacique Toco do Mato parece coisa para pobre.
Sendo assim queria uma ajuda sua para compor a "cesta básica" de oferenda. O que você sugere?
Aguardo anciosamente sua resposta.
Ass: Macumbeiro chique
Estou pensando em fazer um despacho na encruzilhada para agradecer e obter algumas vantagens pessoais, já que o diabo não anda com muito tempo para atender em domicilio, resolvi então fazê-lo eu mesmo.
Sempre ouço dizer que se deve pedir para indio ou para baiano. Bem, tenho certa preferência sobre indios (na verdade, índias)...voltando ao foco...como já conheço um índio (você) nada melhor que obter as informações direto da fonte.
O caso é o seguinte. Que tipo de oferenda devo fazer? Sim porque tenho visto oferendas de pipoca, mamão, canjica e cerveja mas acho que estas ofertas tem sido feitas para indios muito pobrezinho, coitados. Queria ofertar à indios mais pomposos e quiça obter mais vantagens. Caciques como Pena Dourada, Flecha Dourada me parecem suntuosos. Este negócio de oferecer para Cacique Cipó Seco, Cacique Toco do Mato parece coisa para pobre.
Sendo assim queria uma ajuda sua para compor a "cesta básica" de oferenda. O que você sugere?
Aguardo anciosamente sua resposta.
Ass: Macumbeiro chique
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."


- Apo
- Mensagens: 25468
- Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
- Gênero: Feminino
- Localização: Capital do Sul do Sul
Re: Acauan: pergunta sobre despacho na encruza
Parece que pode ser pra gaúcho (a) também, viu?
Faça assim, meu filho: lhe passo meu endereço certim e as coisinhas que você deve acondicionar bem acondicionadinho ok?
Faça assim, meu filho: lhe passo meu endereço certim e as coisinhas que você deve acondicionar bem acondicionadinho ok?

- Lúcifer
- Mensagens: 8607
- Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
- Gênero: Masculino
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Acauan: pergunta sobre despacho na encruza
Com essas oferendas pobres que voce me oferece, voce queria o que? Que te atendesse rápido??
Despacho pro diabo tem que ser feito com wiskhi 12 anos, uma caixa de charuto cubano e sacrificio com filé mignon, tipo Sandy, que além de ser uma gracinha (calada) é rica pra caramba. Na falta dela, um filezinho como a Paris Hilton vai bem.
Agora, se tu vai na encruzilhada, o máximo que voce vai encontrar lá é o mensageiro dos deuses africanos, o Exú. Agora, qual Exú que vai te atender, vai depender da agenda deles.
Despacho pro diabo tem que ser feito com wiskhi 12 anos, uma caixa de charuto cubano e sacrificio com filé mignon, tipo Sandy, que além de ser uma gracinha (calada) é rica pra caramba. Na falta dela, um filezinho como a Paris Hilton vai bem.
Agora, se tu vai na encruzilhada, o máximo que voce vai encontrar lá é o mensageiro dos deuses africanos, o Exú. Agora, qual Exú que vai te atender, vai depender da agenda deles.

- Lúcifer
- Mensagens: 8607
- Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
- Gênero: Masculino
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: Acauan: pergunta sobre despacho na encruza
Qualidades do Orixá Exu
Setembro 2, 2008 por Nelson Souza
Sobre a multiplicidade dos Orixás
Vamos separar a qualidade como é chamada no Brasil e em Portugal (em Cuba chama-se caminhos), dos títulos e de nomes tirados de cantigas como insistem pseudo sacerdotes.
Já sabemos que os orixás são venerados com outros nomes em regiões diferentes como: Iroko (Yoruba), Loko (Gege), Sango (Oyo), Oranfe (Ife), e isso torna o culto diferente.
Temos também o segundo nome designando o seu lugar de origem como Ogun Onire (Ire), Osun Kare (Kare),etc, também temos os orixás com outros nomes referentes às suas realizações como Ogun Mejeje que se refere às lutas contra as 7 cidades antes de invadir Ire, e Iya Ori, a versão de Yemanja como dona das cabeças, etc.
Há portanto uma caracterização variada das principais divindades, ou seja, uma mesma divindade com vários nomes e, é isso que multiplica os orixás no Brasil e em Portugal.
Vamos começar com Exu o primeiro orixá criado por Olorun de matéria do
planeta segundo a sua mitologia, ele possui a função de executor, observador,
mensageiro, líder, etc. Alem dos nomes citados aqui, que são epítetos e nomes de cidades onde há o seu culto, ele será batizado com outros nomes no momento do seu assentamento, ritual especifico e odu do dia. Não será escrito na grafia Yoruba para melhor entendimento do leitor.

Qualidades de Exu
Oba Iangui: o primeiro, foi dividido em varias partes segundo os seus mitos.
Agba: o ancestral, epíteto referente à sua antiguidade.
Alaketu: cultuado na cidade de ketu onde foi o primeiro senhor de ketu.
Ikoto: faz referencia ao elemento ikoto que é usado nos assentos. Esse objecto
lembra o movimento que Exu faz quando se move ao jeito de um furacão.
Odara: fase benéfica quando ele não está transitando caoticamente.
Oduso: quando faz a função de guardião do jogo de búzios.
Igbaketa: o terceiro elemento, faz alusão ao domínios do orixá e ao sistema
divinatório.
Akesan: quando exerce domínios sobre os comércios.
Jelu: nessa fase ele regula o crescimento dos seres diferenciados. Culto em
Ijelu.
Ina: quando é invocado na cerimónia do Ipade regulamentando o ritual.
Onan: referencia aos bons caminhos, a maioria dos terreiros tem-no, seu fundamento, reza que não pode ser comprado nem ganho e sim achado por acaso.
Ojise: com essa invocação ele fará a sua função de mensageiro.
Eleru: transportador dos carregos rituais onde possui total domínio.
Elebo: possui as mesmas atribuições com caracterizações diferentes.
Ajonan: tinha o seu culto forte na antiga região Ijesa.
Maleke: o mesmo citado acima.
Lodo: senhor dos rios, função delicada, dado a conflitos de elementos
Loko: como ele é assexuado nessa fase tende ao masculino simbolizando virilidade e procriação.
Oguiri Oko: ligado aos caçadores e ao culto de Orumila-Ifa.
Enugbarijo: nessa forma Exu passa a falar em nome de todos os orixás.
Agbo: o guardião do sistema divinatório de Orumila.
Eledu: estabelece o seu poder sobre as cinzas, carvão e tudo que foi petrificado.
Olobe: domina a faca e objetos de corte. É comum assenta-lo para pessoas que
possuem posto de Asogun.
Woro: vem da cidade do mesmo nome.
Marabo: aspecto de Exu onde cumpre o papel de protetor Ma=verdadeiramente,
Ra=envolver, bo=guardião. Também chamado de Barabo= esu da proteção, não confundi-lo com seu marabo da religião Umbandista.
Soroke: apenas um apelido, pois a palavra significa em português aquele que fala mais alto, portanto qualquer orixá pode ser soroke.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl= ... CA4Q9QEwBA
Setembro 2, 2008 por Nelson Souza
Sobre a multiplicidade dos Orixás
Vamos separar a qualidade como é chamada no Brasil e em Portugal (em Cuba chama-se caminhos), dos títulos e de nomes tirados de cantigas como insistem pseudo sacerdotes.
Já sabemos que os orixás são venerados com outros nomes em regiões diferentes como: Iroko (Yoruba), Loko (Gege), Sango (Oyo), Oranfe (Ife), e isso torna o culto diferente.
Temos também o segundo nome designando o seu lugar de origem como Ogun Onire (Ire), Osun Kare (Kare),etc, também temos os orixás com outros nomes referentes às suas realizações como Ogun Mejeje que se refere às lutas contra as 7 cidades antes de invadir Ire, e Iya Ori, a versão de Yemanja como dona das cabeças, etc.
Há portanto uma caracterização variada das principais divindades, ou seja, uma mesma divindade com vários nomes e, é isso que multiplica os orixás no Brasil e em Portugal.
Vamos começar com Exu o primeiro orixá criado por Olorun de matéria do
planeta segundo a sua mitologia, ele possui a função de executor, observador,
mensageiro, líder, etc. Alem dos nomes citados aqui, que são epítetos e nomes de cidades onde há o seu culto, ele será batizado com outros nomes no momento do seu assentamento, ritual especifico e odu do dia. Não será escrito na grafia Yoruba para melhor entendimento do leitor.

Qualidades de Exu
Oba Iangui: o primeiro, foi dividido em varias partes segundo os seus mitos.
Agba: o ancestral, epíteto referente à sua antiguidade.
Alaketu: cultuado na cidade de ketu onde foi o primeiro senhor de ketu.
Ikoto: faz referencia ao elemento ikoto que é usado nos assentos. Esse objecto
lembra o movimento que Exu faz quando se move ao jeito de um furacão.
Odara: fase benéfica quando ele não está transitando caoticamente.
Oduso: quando faz a função de guardião do jogo de búzios.
Igbaketa: o terceiro elemento, faz alusão ao domínios do orixá e ao sistema
divinatório.
Akesan: quando exerce domínios sobre os comércios.
Jelu: nessa fase ele regula o crescimento dos seres diferenciados. Culto em
Ijelu.
Ina: quando é invocado na cerimónia do Ipade regulamentando o ritual.
Onan: referencia aos bons caminhos, a maioria dos terreiros tem-no, seu fundamento, reza que não pode ser comprado nem ganho e sim achado por acaso.
Ojise: com essa invocação ele fará a sua função de mensageiro.
Eleru: transportador dos carregos rituais onde possui total domínio.
Elebo: possui as mesmas atribuições com caracterizações diferentes.
Ajonan: tinha o seu culto forte na antiga região Ijesa.
Maleke: o mesmo citado acima.
Lodo: senhor dos rios, função delicada, dado a conflitos de elementos
Loko: como ele é assexuado nessa fase tende ao masculino simbolizando virilidade e procriação.
Oguiri Oko: ligado aos caçadores e ao culto de Orumila-Ifa.
Enugbarijo: nessa forma Exu passa a falar em nome de todos os orixás.
Agbo: o guardião do sistema divinatório de Orumila.
Eledu: estabelece o seu poder sobre as cinzas, carvão e tudo que foi petrificado.
Olobe: domina a faca e objetos de corte. É comum assenta-lo para pessoas que
possuem posto de Asogun.
Woro: vem da cidade do mesmo nome.
Marabo: aspecto de Exu onde cumpre o papel de protetor Ma=verdadeiramente,
Ra=envolver, bo=guardião. Também chamado de Barabo= esu da proteção, não confundi-lo com seu marabo da religião Umbandista.
Soroke: apenas um apelido, pois a palavra significa em português aquele que fala mais alto, portanto qualquer orixá pode ser soroke.
http://www.google.com.br/imgres?imgurl= ... CA4Q9QEwBA

Re: Acauan: pergunta sobre despacho na encruza
Johnny escreveu:Caro Acauan, boa noite![/color]
Bom dia, Johnny!Johnny escreveu:O caso é o seguinte. Que tipo de oferenda devo fazer? Sim porque tenho visto oferendas de pipoca, mamão, canjica e cerveja mas acho que estas ofertas tem sido feitas para indios muito pobrezinho, coitados. Queria ofertar à indios mais pomposos e quiça obter mais vantagens. Caciques como Pena Dourada, Flecha Dourada me parecem suntuosos. Este negócio de oferecer para Cacique Cipó Seco, Cacique Toco do Mato parece coisa para pobre.
Sendo assim queria uma ajuda sua para compor a "cesta básica" de oferenda. O que você sugere?
Aguardo anciosamente sua resposta.
Ass: Macumbeiro chique
Johnny, apesar de alguns setores retrógrados insistirem neste anacronismo de sujar as esquinas às sextas-feiras com acepipes baratos, a arte e ciência do ebó se adaptou aos novos tempos.
Assim, se você quiser trazer de volta a mulher amada em até sete dias, ganhar na loteria, fazer chover na sua horta ou se proteger contra o mal olhado do vizinho proceda segundo as instruções abaixo:
1. Dirija-se à agência de correio mais próxima;
2. Me envie por SEDEX 10 um cartão de crédito internacional válido com limite mínimo de 5.000 dólares.
Pronto, sua oferenda estará feita sem risco de ser flagrado pelo olhar crítico da classe média local.
No aguardo,
Acauan
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Apo
- Mensagens: 25468
- Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
- Gênero: Feminino
- Localização: Capital do Sul do Sul
Re: Acauan: pergunta sobre despacho na encruza
Pô a Acauan foi mais objetivo. Mas gaúcho(a) negocia.
