Tópico bíblico sem noção: Fiquem à vontade!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Re: Tópico bíblico sem noção: Fiquem à vontade!

Mensagem por Johnny »

Logo na primeira página, só asneiras.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Deise Garcia escreveu:Este post é melhor do que o anterior. O espírita só estuda o VT para conhecer a evolução da humanidade. Cristo veio dizer que Jeová, ou Yavé, foi apenas o instrumento de um momento. Paulo, na segunda carta aos Corintios, foi muito claro nisto!

Coko é que é Deise? Jeová era um instrumento? Então explicque para mim, quem era este Jeová?

Deise Garcia escreveu:
II aos corintios 3. 18
...
06. O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito, porque a letra mata e o espírito vivifica.
07. E se o ministério da morte gravado com letras em pedras, veio em glória, de modo que o povo de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
08. Como não será maior a glória do espírito?
09. Porque se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça.
...

13. E não somos como Moisés, que punha um véu sobre sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.
14. Mas até hoje os seus sentidos foram endurecidos: porque até hoje o mesmo veu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por cristo abolido.

Pode procurar na biblia toda e perguntar a qualquer estudioso crente. Jesus NÃO ABOLIU O VT e ponto final. Pergunte pro O povo feio. É mais fácil ele dizer pra você que você quem não entendeu direito.

Mas aguardo a explicação sobre Jeová. E com relação ao seu comentário, sim, sou mal resolvido. Mas tenho peito para encarar se estiver erradoe aprender com isso.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Cabula

Mensagem por Cabula »

Lúcifer escreveu:Malaquias 3
8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.

http://www.bibliaonline.com.br/acf/ml/3

Esse é o capítulo que os evangélicos usam para justificar o dízimo. Se o o prazo de validade do VT expirou então o dízimo também.

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Lúcifer escreveu:Para a alegria do Fernando....

1 ¶ Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.
2 Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.
3 Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.
4 Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança fosse com Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.

http://www.bibliaonline.com.br/acf/ml/2

Em outras versões da Bíblia, mais tradicionais, em vez de "reprovarei a vossa semente" está "arrancarei vosso braço".

Uma vez, mostrei isto a um crente e ele "explicou" que esterco não era bosta e sim um material que os hebreus usavam em seus sacrifícios a Javé. Ele nunca tinha se dado ao trabalho de olhar o significado no dicionário.

Reid

Mensagem por Reid »

Fernando Silva escreveu:

2 Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.
3 Eis que reprovarei a vossa semente, e espalharei esterco sobre os vossos rostos, o esterco das vossas festas solenes; e para junto deste sereis levados.
4 Então sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança fosse com Levi, diz o SENHOR dos Exércitos.

Em outras versões da Bíblia, mais tradicionais, em vez de "reprovarei a vossa semente" está "arrancarei vosso braço".

Uma vez, mostrei isto a um crente e ele "explicou" que esterco não era bosta e sim um material que os hebreus usavam em seus sacrifícios a Javé. Ele nunca tinha se dado ao trabalho de olhar o significado no dicionário.

e ainda dpois aparecem esses religiosos q falam para ateus e ceticos estudarem a biblia :emoticon22:

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Fernando Silva escreveu:

Dicionário do capeta:
Esterco = Merda
Barro = Merda
Merda = Barro que é igual a Esterco.
Ou seja, tudo merda.
:emoticon81: :emoticon81:
Imagem

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Mensagem por Deise Garcia »

Fernando Silva escreveu:
Cabula escreveu:
http://www.bibliaonline.com.br/acf/2co/3

Muito bom esse capítulo, Paulo tenta convencer aos coríntios que eles são melhores do que os anteriores porque o AT era transitório e o NT é o que permanece "

Mesmo Jesus tendo dito que ninguém deveria mudar nem uma vírgula do AT e que estava tudo valendo?

Quando? Onde?
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Deise Garcia

Fernando Silva escreveu:
Deise Garcia escreveu:Paulo, na segunda carta aos Corintios, foi muito claro nisto!

Paulo também foi muito claro quando mandou que as mulheres calassem a boca, tivessem filhos e obedecessem ao marido.

Sim, ele falou isto! Com mais sutileza, claro! Mas temos que admitir que os excessos repressivos do cristianismo não foram praticados pelos cristo, e sim pelos seus apóstolos.
Paulo foi quem melhor entendeu a posição de Cristo em diversos aspectos, porém não escapou aos prejuízos da sua formação judaica.

Deise Garcia

Johnny escreveu:Pode procurar na biblia toda e perguntar a qualquer estudioso crente. Jesus NÃO ABOLIU O VT e ponto final. Pergunte pro O povo feio. É mais fácil ele dizer pra você que você quem não entendeu direito.

Todos nós que acreditamos em Deus somos crentes. A quem deveria me reportar, segundo você?

Mas aguardo a explicação sobre Jeová.

Examente sobre o que você quer explicações?

E com relação ao seu comentário, sim, sou mal resolvido. Mas tenho peito para encarar se estiver erradoe aprender com isso.

Bem, pelo menos quanto a isto a moita ficou desocupada. Deve estar havendo uma briga terrível por lá (brincadeirinha).
Então aprenda, Johnny! É fácil copiar trechos da bíblia e inserir em um tópico de qualquer fórum. Estudar demanda tempo, dedicação e renúncia.

Johnny

Mensagem por Johnny »

O problema Deise não foi este. Você ainda afirma que é necessário estudar para entender a biblia. Não estou aqui colocando o ponto de vista meu e portanto espírita. Estou colocando o ponto de vista de qualquer um que pegue este livro de contos, e leia com olhar crítico e científico / filosófico. O ESE defende as regras morais de Jesus e a única explicação que dão para ele não retaliar o VT, é que o povo da época isso e aquilo, e sobre as parábolas outra série disso e daquilo ou seja, fogem pela tangente. Então temos APENAS DUAS situações. Ou se acredita que os espiritos dizem (disseram) a verdade, ou que os evangélicos / católicos o fazem.
Entendeu agora? Se não, vou colocar de outra forma.

magine que você está lá no meio daquele povo da África. Você traduz a bliblia para a lingua nativa local e os deixa deliciar com os textos. Sem dar qualquer palpite ou segestão, o que você acha que vai acontecer? Deus vai inspirar o entendimento? Jesus retornará na África par explicar tudo aquilo? OS espíritos vão tomar o lugar dos orixás locais e destrinchar a bibçia para eles? Ou será que algum esperto tirará proveito disso e fundará uma "nova religião cristã"?
Editado pela última vez por Johnny em 21 Mar 2010, 17:24, em um total de 1 vez.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Deise Garcia escreveu:Então aprenda, Johnny! É fácil copiar trechos da bíblia e inserir em um tópico de qualquer fórum. Estudar demanda tempo, dedicação e renúncia.

Daí, depois de estudar bastante, a gente chega à conclusão de que aquilo é um lixo e os crentelhos, que nunca leram com atenção, ficam chocados.

O seu problema é achar que ler a Bíblia com renúncia (?) e dedicação vai forçosamente nos levar a conclusões positivas.
Esta afirmação tem que ser provada.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Deise Garcia escreveu:Paulo, na segunda carta aos Corintios, foi muito claro nisto!

Paulo também foi muito claro quando mandou que as mulheres calassem a boca, tivessem filhos e obedecessem ao marido.

Sim, ele falou isto! Com mais sutileza, claro! Mas temos que admitir que os excessos repressivos do cristianismo não foram praticados pelos cristo, e sim pelos seus apóstolos.
Paulo foi quem melhor entendeu a posição de Cristo em diversos aspectos, porém não escapou aos prejuízos da sua formação judaica.

Como distinguir onde Paulo acertou de onde Paulo errou?

Como saber o que Cristo realmente disse se ele não escreveu nada e só temos relatos de segunda ou terceira mão, registrados justamente pelos tais que praticaram os excessos repressivos?

Qual o seu critério para saber o que é o quê? Sua fé em que Jesus era "lindo, maravilhoso e só pregou o amorrrrrr" ?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:Mesmo Jesus tendo dito que ninguém deveria mudar nem uma vírgula do AT e que estava tudo valendo?

Quando? Onde?

Mateus 05:1-19 (o Sermão da Montanha).
É, pelo visto você não faz o que cobra dos outros: fala da Bíblia em tom definitivo mesmo sem tê-la lido.

Reid

Mensagem por Reid »

se jesus falou em amor 1x na biblia todo o resto eh amor :emoticon5:

Deise Garcia

Johnny escreveu:O problema Deise não foi este. Você ainda afirma que é necessário estudar para entender a bçibçia. Não estou aqui colocando o ponto de vista meu e portanto espírita. Estou colocando o ponto de vista de qualquer um que pegue este livro de contos e leia com olhar crítico e científico/filosófico. O ESE defende as regras morais de Jesus não a única explicação que dá para ele não retaliar o VT é que o povo da época isso e aquilo e sobre as parábolas outra série disso e daquilo ou seja, fogem pela tangente. Então temos APENAS DUAS situações. Ou se acredita que os espiritos dizem (disseram) a verdade ou que os evangélicos/católicos o fazem. Entendeu agora? Se não, vou colocar de outra forma.

Imagine que você está lá no meio daquele povo da África. Você traduz a bliblia para a lingua nativa local e os deixa deliciar com os textos. Sem dar qualquer palpite ou segestão, o que você acha que vai acontecer? Deus vai inspirar o entendimento? Jesus retornará na África par explicar tudo aquilo? OS espíritos vão tomar o lugar dos orixás locais e destrinchar a bibçia para eles? Ou será que algum esperto tirará proveito disso e fundará uma "nova religião cristã"?

Não estou entendendo onde você quer chegar. Cada país tem a sua cultura e para difundir uma religião, por exemplo, é preciso respeitar isto. É bem verdade que as religiões se beneficiam do nível intelectual de cada um, mas não é menos verdade que as igrejas estão cada vez mais vazia porque a cultura do medo não tem surtido tanto efeito como nos velhos tempos.
Mas é sempre bom lembrar que não se encontra em lugar nenhum que Jesus tenha invadido qualquer local para fazer pregações ou tenha utilizado qualquer mecanismo de inspiração. Encontra-se sempre que "Ele saiu a pregar e o povo o seguia". Era simples assim. As pessoas o seguiam porque queriam ouvir o que ele tinha a dizer,

Deise Garcia

Fernando Silva escreveu:
Deise Garcia escreveu:Então aprenda, Johnny! É fácil copiar trechos da bíblia e inserir em um tópico de qualquer fórum. Estudar demanda tempo, dedicação e renúncia.

Daí, depois de estudar bastante, a gente chega à conclusão de que aquilo é um lixo e os crentelhos, que nunca leram com atenção, ficam chocados.

Bem, não sei se ficam chocados realmente! Mas porque você acha que todos deveriam concordar com a sua conclusão?

O seu problema é achar que ler a Bíblia com renúncia (?) e dedicação vai forçosamente nos levar a conclusões positivas.

Nandinho, eu não falei em ler. Falei em estudar! Percebe a diferença?

Deise Garcia

Fernando Silva escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Como distinguir onde Paulo acertou de onde Paulo errou?

Como saber o que Cristo realmente disse se ele não escreveu nada e só temos relatos de segunda ou terceira mão, registrados justamente pelos tais que praticaram os excessos repressivos?

Qual o seu critério para saber o que é o quê? Sua fé em que Jesus era "lindo, maravilhoso e só pregou o amorrrrrr" ?

A moral sobreviveu. Foi pra isto que Ele veio! A proposta que o evangelho faz não é aplicável, no mesmo momento, ao mundo coletivamente.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Deise Garcia escreveu:Mas é sempre bom lembrar que não se encontra em lugar nenhum que Jesus tenha invadido qualquer local para fazer pregações ou tenha utilizado qualquer mecanismo de inspiração. Encontra-se sempre que "Ele saiu a pregar e o povo o seguia". Era simples assim. As pessoas o seguiam porque queriam ouvir o que ele tinha a dizer,

Errado. Ele pregou nas sinagogas, segundo o evangelho.
E saiu quebrando tudo no templo porque não gostou do que viu.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Bem, não sei se ficam chocados realmente! Mas porque você acha que todos deveriam concordar com a sua conclusão?

Não são obrigados, mas não têm o direito de discordar se não leram. E não deveriam nem debater o assunto se seu argumento é "não entendo, mas sei que é verdade e não preciso nem ler".
Deise Garcia escreveu:

Nandinho, eu não falei em ler. Falei em estudar! Percebe a diferença?

Você ainda tem que provar que ler ou estudar a Bíblia com dedicação vai obrigatoriamente levar alguém a concluir coisas positivas a respeito dela.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:Como distinguir onde Paulo acertou de onde Paulo errou?

A moral sobreviveu. Foi pra isto que Ele veio! A proposta que o evangelho faz não é aplicável, no mesmo momento, ao mundo coletivamente.

Você ainda não provou que a moral que sobreviveu era a de Jesus, você apenas acredita nisto.
E qual é a "proposta do evangelho" ? "Ou me aceita ou vai para o inferno" ? Ou Jesus na verdade não disse isto?

Johnny

Mensagem por Johnny »

Bem, eu vou tentar (argh) ler mais uma vez algum trecho e proponho que a Deise e isso é sério, (por mais que o Botânico ache que não) me ajude a destinchá-la.

Imagem

Deise Garcia

Fernando Silva escreveu:
Deise Garcia escreveu:Mas é sempre bom lembrar que não se encontra em lugar nenhum que Jesus tenha invadido qualquer local para fazer pregações ou tenha utilizado qualquer mecanismo de inspiração. Encontra-se sempre que "Ele saiu a pregar e o povo o seguia". Era simples assim. As pessoas o seguiam porque queriam ouvir o que ele tinha a dizer,

E saiu quebrando tudo no templo porque não gostou do que viu.

Até o catolicismo começou a contestar esta passagem dado a mansuetude do Cristo. Quem pediu perdão aos homens quando estava na cruz não poderia ter uma atitude tão contraditória no templo. A força da tortura impeliria a muito mais.

Deise Garcia

Fernando Silva escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Fernando Silva escreveu:Como distinguir onde Paulo acertou de onde Paulo errou?

Você ainda não provou que a moral que sobreviveu era a de Jesus, você apenas acredita nisto.

Eu acredito na religião que professo e acredito piamente que a moral que sobreviveu era maior, incontestavelmente, do que aquela praticada por Moisés. Não tenho nada para provar, até porque, como disse antes, o evangelho não é aplicável ao mundo coletivamente. Cada um tem o seu momento. Como diz Pietro Ubaldi "a vida não apresenta problema nem solicita desenvolvimento enquanto não chegar a hora. Antes de chegar o momento a vida prepara longamente as situações a fim de realizar as condições adequadas ao seu cumprimento".

E qual é a "proposta do evangelho" ? "Ou me aceita ou vai para o inferno" ? Ou Jesus na verdade não disse isto?

De qual evangelho? Eu sou espírita, não esqueça!

Deise Garcia

Johnny escreveu:Bem, eu vou tentar (argh) ler mais uma vez algum trecho e proponho que a Deise e isso é sério, (por mais que o Botânico ache que não) me ajude a destinchá-la.

Muito bem, mas não esqueça que a boa vontade exige isenção de ânimo. Eu me proponho a ajudá-lo desde que você faça sua parte. Antes, porém, esclareça:- trecho de que você vai ler, mesmo?

Johnny

Mensagem por Johnny »

Deise Garcia escreveu:
Johnny escreveu:Bem, eu vou tentar (argh) ler mais uma vez algum trecho e proponho que a Deise e isso é sério, (por mais que o Botânico ache que não) me ajude a destinchá-la.

Muito bem, mas não esqueça que a boa vontade exige isenção de ânimo. Eu me proponho a ajudá-lo desde que você faça sua parte. Antes, porém, esclareça:- trecho de que você vai ler, mesmo?

Alguns do VT, os que você disse que não entendo.

Imagem

Trancado