Tempo das licenciaturas: Não deveriam ser maiores?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Tempo das licenciaturas: Não deveriam ser maiores?

Mensagem por Johnny »

Estava lembrando das áreas de engenharia e os muitos avanços tecnológicos que adviram nestes últimos 20 anos e pensei. Será que o tempo para licenciatura das universidades não deveria aumentar? Claro que algumas cadeiras não tem por onde, já que não evoluíram por não ter onde nem como. Mas as cadeiras de medicina, eletrônica, robótica, instrumentação e até matemática tiveram avanços significativos. Será que a pós graduação daria conta da lacuna?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Tempo das licenciaturas: Não deveriam ser maiores?

Mensagem por Fernando Silva »

Em vez disto, estão se fragmentando em especialidades.
Meu pai se formou engenheiro civil-eletricista. Hoje, são cursos separados e o de elétrica se dividiu em eletricidade e eletrônica, sendo que o de eletrônica (no meu tempo) já estava dividido em eletrônica pura e telecomunicações.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Em vez disto, estão se fragmentando em especialidades.
Meu pai se formou engenheiro civil-eletricista. Hoje, são cursos separados e o de elétrica se dividiu em eletricidade e eletrônica, sendo que o de eletrônica (no meu tempo) já estava dividido em eletrônica pura e telecomunicações.

Então. estava pensando sobre isso. Quanto mais se especifica no final, menos possibilidades de se desenvolverem novas descobertas. Você não acha? Eu acho que deveriam aumentar mais um ou dois anos na engenharia e na medicina e ainda depois, aí sim ter as especializações.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Tem que melhorar é a qualidade e a otimização do tempo que já tem.

A única coisa que eu acho é que crianças de 16, 17 anos não estão nem decididas sobre o que querem fazer. Imagina cursar uma faculdade de Medicina. Eles acordam um dia, no meio do curso e se perguntam: cara, como é que eu vim parar aqui? Ah, sim, preciso continuar. Ou não.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Tem que melhorar é a qualidade e a otimização do tempo que já tem.

A única coisa que eu acho é que crianças de 16, 17 anos não estão nem decididas sobre o que querem fazer. Imagina cursar uma faculdade de Medicina. Eles acordam um dia, no meio do curso e se perguntam: cara, como é que eu vim parar aqui? Ah, sim, preciso continuar. Ou não.

Isso também é outra coisa que deveria mudar. Deveria ter uma pré faculdade, algum curso técnico ou então, extender o colegial para 5 anos e dar noções de cada matéria, mesmo que fosse apenas superficial, mostrando as partes práticas e o que envolve.

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Apo escreveu:Tem que melhorar é a qualidade e a otimização do tempo que já tem.

Isso também é outra coisa que deveria mudar. Deveria ter uma pré faculdade, algum curso técnico ou então, extender o colegial para 5 anos e dar noções de cada matéria, mesmo que fosse apenas superficial, mostrando as partes práticas e o que envolve.

Talvez o colegial noutros moldes, com algum tipo de preparação psicológica e teórica sobre as opções acadêmicas, técnicas, de mercado, opções dentro e fora do país, pós graduações e tudo o mais que faz parte do pacote. Mas Ministérios de educação e cultura só tem 2 neurônios. E eles têm problemas cognitivos e de continuidade. Sabe-se bem porquê.
Editado pela última vez por Apo em 26 Mar 2010, 10:54, em um total de 1 vez.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Johnny escreveu:Então. estava pensando sobre isso. Quanto mais se especifica no final, menos possibilidades de se desenvolverem novas descobertas. Você não acha?

Os interessados acabam se aprofundando naquilo que querem.
Lembro também que na minha época já havia um laboratório que juntava estudantes de medicina e de eletrônica para pesquisar equipamentos para hospitais.

Trancado