Menina com 50% do cérebro surpreende médicos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
First Knight
Contato:

Menina com 50% do cérebro surpreende médicos

Mensagem por First Knight »

Menina com 50% do cérebro surpreende médicos e já fala em virar bailarina

Com 9 anos de idade, Cameron Mott teve alta 4 semanas após cirurgia.
Hemisferectomia foi feita por neurologistas da Universidade Johns Hopkins.

Do G1, em São Paulo

Imagem

Ela teve quase 50% do cérebro removido por ordem médica, e não só sobreviveu como já faz planos para o futuro.

A recuperação de Cameron Mott, de 9 anos de idade, surpreendeu médicos e familiares.

A doença, um gravíssimo quadro degenerativo chamado síndrome de Rasmussen, vinha corroendo o lado direito de seu cérebro havia seis anos.

A lenta destruição causava convulsões violentas que, na opinião médica, só poderiam ser evitadas por meio da pura e simples remoção de metade do cérebro de Cameron.

O caso foi publicado no site do jornal britânico "Daily Mail", entre outros veículos.

Segundo a reportagem, contrariando a literatura médica, a menina já consegue correr e brincar.

As únicas sequelas foram uma “pequena debilidade” nos movimentos e a perda da visão periférica.

Ela teve alta do hospital da Universidade Johns Hopkins quatro semanas depois da hemisferectomia (a extirpação cirúrgica de um hemisfério cerebral) e encerrou há pouco a fisioterapia.

E já avisou aos pais que deseja ser bailarina.

Segundo os neurologistas da Johns Hopkins, a recuperação de Cameron ilustra uma situação raríssima em que o cérebro promove uma "reconfiguração".

Um caso semelhante, noticiado com alarde em outubro do ano passado, é o da americana Michelle Mack , de 37 anos. Nascida com metade do cérebro, Michelle fala normalmente.

O lado direito de seu cérebro também se “reconfigurou” para assumir também as funções típicas do lado esquerdo.

À época, Jordan Grafman, chefe da Seção de Neurociência Cognitiva dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) dos EUA, explicou o que alguns já qualificavam de milagre: o cérebro de Michelle se reconfigurou, assumindo tarefas do hemisfério inoperante.

Em seu caso, porém, as sequelas foram mais significativas: ela tem dificuldades na compreensão de conceitos abstratos e se perde facilmente em lugares com os quais não tem familiaridade.
Aceito críticas destrutivas: http://odiandotudo.blogspot.com/

Johnny
Gênero: Masculino

Re: Menina com 50% do cérebro surpreende médicos

Mensagem por Johnny »

Mais de 60% da população brasileira nem cérebro tem.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

Johnny escreveu:Mais de 60% da população brasileira nem cérebro tem.

pois eh nenhum surpreza nessa noticia.. levando em consideraçao o tanto de decerebrados vivos por ai :emoticon12:

Botanico

Mensagem por Botanico »

Reid escreveu:

pois eh nenhum surpreza nessa noticia.. levando em consideraçao o tanto de decerebrados vivos por ai :emoticon12:

Eu diria que 85% da população brasileira não tem cérebro. Prova provada: o Mulla tem 85% de aprovação...

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Botanico escreveu:
Reid escreveu:

Eu diria que 85% da população brasileira não tem cérebro. Prova provada: o Mulla tem 85% de aprovação...

Presidente do Brasil:

Imagem
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Botanico escreveu:
Reid escreveu:

Eu não consigo ver o Botânico votando no Serra, não sei porquê.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Marcelo Sobral

Mensagem por Marcelo Sobral »

Bom dia à todos!

Recentememte descobri o RV e fiquei impressionado com o senso crítico do pessoal daqui. Este é meu primeiro post e espero aprender muito aqui e contribuir da melhor forma possível, dentro de minhas limitações.

Abraço à todos!

Marcelo Sobral

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Marcelo Sobral escreveu:Bom dia à todos!

Recentememte descobri o RV e fiquei impressionado com o senso crítico do pessoal daqui. Este é meu primeiro post e espero aprender muito aqui e contribuir da melhor forma possível, dentro de minhas limitações.

Abraço à todos!

Marcelo Sobral

Se você é um chato como nós....seja muito bem vindo, Marcelo!
Imagem

joaomichelazzo

Mensagem por joaomichelazzo »

O Lula não tem célebro, sabe, e governa o Brasil.
O serra tem água de chuva na cabeça e governa SP.
Essa menina com 50% de cérebro poderia ser candidata na próxima eleição.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Trancado