Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o pensador

Mensagem por o pensador »

Dante The Wicked:
Quanto ao primeiro exercício, digamos que o erro foi acidental. Agora, que tal aplicar o mesmo raciocínio à resolução do problema da permutação das cartas? O que foi feito no 1b?
3! = 3 X 2 = 6.
A resposta ao problemas das cartas seria 52! (52 fatorial) que é um número astronômicamente maior que os 156 que você calculou.

Os erros foram acidentais pois nâo errei no raciocínio e sim no processo de conta(que é quase impossível de se errar de propósito).

E vc destacou treze tipos diferentes de carta com 4 naipes cada naquele seu problema.Ora,empregegando a mesma Lógica que usei neste argumento devo concluir que há uma interaçâo completa entre os naipes de cada tipo específico de carta e entre todos os tipos específicos de carta.Sendo assim,cada naipe pode se combinar três vezes somando um total de três combinaçôes por tipo de carta.Desde que todos os tipos de carta detém igualmente a mesma quantidade de naipes(4) cada tipo portanto também detém três combinaçôes possíveis.

A razâo entre o número total de tipos de cartas pelo número de naipes pertencentes à cada tipo de carta é 13 x 3=39 e nâo 52 como vc afirmou.Neste caso em particular um tio de naipe nâo pode combinar consigo mesmo porque extraísmos um exemplo da experiência física cotidiana e nâo do Reino Abstrato.

Repare que meu erro ao colocar 156 como resposta foi acidental posto que o raciocínio empregado é exatamente idêntico ao que transcrevi acima e portanto nâo houve um erro lógico matemático.

Quanto aos exercícios de lógica, você demonstrou que além de não saber nada do assunto, você não tem habilidades cognitivas básicas! Para saber se um raciocínio é válido, deve-se verificar se, caso as premissas fossem verdadeiras, a conclusão seria necessáriamente verdadeira. O exercício é de lógica! Não tem que ficar com essas viagens metafísicas como "Presumi sua falsidade levando em conta a premissa de que nosso universo é múltiplo e equívoco e nâo uma realidade monista-panteísta". Quem disse que essa proposição fazia parte do sistema que eu postei? Cara, eu conheço pessoas de 16 anos que se dariam muito melhor com este tipo de teste do que você

Cara,vc está completamente errado.Se as premissas de um silogismo forem assumidas como verdadeiras entâo a sua conclusâo nâo será necessariamente verdadeira.Seu raciocínio será,portanto,dedutivamente inválido.

Se as premissas de um silogismo sâo demonstradas verdadeiras resultantes de conclusôes silogísticas antecedentes,isso faz com que a conclusâo seja forçosamente verdadeira e portanto o raciocínio será dedutivamente válido.

Seu raciocínio é circular e dedutivamente inválido(Afunila e limita arbitrariamente o número e a essências das possibilidades causais)enquanto o meu(que considera em aberto o número e a essências das possibilidades causais) é dedutivamente válido e logicamente consistente.

Perseus

Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Mensagem por Perseus »

Perseus , sem sacanagem vcs são amigos e estão tirando
onda né ?
Cara ou vcs são loucos demais !

Não video, não somos amigos.

O pensador tem a mania de meter o bedelho em assuntos que ele tem total desconhecimento.
Ja vi ele estrupar a Biologia, incinerar a Química e afogar a Fisíca em uma solução de ácido clorídrico.
Até ai tudo bem, é compreensivel visto que estamos num país onde se enxerga o vapor de agua.
Mas pro cara afirmar que "manja de matemática mais do que eu imagino" e não ter capacidade de fazer continha... ai não da...

Acho que o único pinel por aqui é quem afirma ser um "profundo conhecedor" da matemática mas não consegue fazer uma continha para resolver probleminhas aplicados em provas na Apae.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Álias, posso colcoar 100 exercícios infanto-juvenis aqui de probabilidade.

O pensador vai errar todos.
Ja errou 3 e não teve nem idéia de como fazer o último.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

o pensador

Cara,eu me divirto a beça neste Fórum :emoticon16:

Perseus

Mensagem por Perseus »

Mai tem que rir mesmo. Se eu fosse idiota que nem você é, a ponto de não ter capacidade de responder a um desses probleminhas infato juvenis que eu propus, eu também iria rir.

Afinal, é a coisa mais inteligente que você pode fazer quando o assunto se trata de matemática.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

o pensador escreveu:Dante The Wicked:
Quanto aos exercícios de lógica, você demonstrou que além de não saber nada do assunto, você não tem habilidades cognitivas básicas! Para saber se um raciocínio é válido, deve-se verificar se, caso as premissas fossem verdadeiras, a conclusão seria necessáriamente verdadeira. O exercício é de lógica! Não tem que ficar com essas viagens metafísicas como "Presumi sua falsidade levando em conta a premissa de que nosso universo é múltiplo e equívoco e nâo uma realidade monista-panteísta". Quem disse que essa proposição fazia parte do sistema que eu postei? Cara, eu conheço pessoas de 16 anos que se dariam muito melhor com este tipo de teste do que você

Cara,vc está completamente errado.Se as premissas de um silogismo forem assumidas como verdadeiras entâo a sua conclusâo nâo será necessariamente verdadeira.Seu raciocínio será,portanto,dedutivamente inválido.

Se as premissas de um silogismo sâo demonstradas verdadeiras resultantes de conclusôes silogísticas antecedentes,isso faz com que a conclusâo seja forçosamente verdadeira e portanto o raciocínio será dedutivamente válido.

Seu raciocínio é circular e dedutivamente inválido(Afunila e limita arbitrariamente o número e a essências das possibilidades causais)enquanto o meu(que considera em aberto o número e a essências das possibilidades causais) é dedutivamente válido e logicamente consistente.

O que você sabe de lógica? Você já estudou alguma matéria de lógica? Não! Porque você não cursa filosofia nem matemática. Se cursasse, tal como eu, aprenderia na matéria Introdução à Lógica tudo isto que estou lhe dizendo.
Eu estou certo e você está absolutamente errado.

Vito Álvaro

Mensagem por Vito Álvaro »

Pergunte o Pensador para estudar ceticismo. Isso não é chance não Dante? Ou eu diz sou idiota?
Fórum Realidade === EvoWiki -- Primeiro Wiki === O Espiritismo do Cético -- Segundo Wiki

Status: Ocupadíssimo (Se caso queria me falar, mande MP ou Gmail)

Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

Dante, the Wicked escreveu:O que você sabe de lógica? Você já estudou alguma matéria de lógica? Não! Porque você não cursa filosofia nem matemática. Se cursasse, tal como eu, aprenderia na matéria Introdução à Lógica tudo isto que estou lhe dizendo.

Ah, Dante. Mas na faculdade dele, no curso que ele faz, tem uma matéria de filosofia e por isso ele cursa filosofia. Lógica faz parte da filosofia, logo ele estuda lógica, assim como você faz psicologia e está se formando nisso também.

Dante, the Wicked

Moisés escreveu:
Dante, the Wicked escreveu:O que você sabe de lógica? Você já estudou alguma matéria de lógica? Não! Porque você não cursa filosofia nem matemática. Se cursasse, tal como eu, aprenderia na matéria Introdução à Lógica tudo isto que estou lhe dizendo.

Ah, Dante. Mas na faculdade dele, no curso que ele faz, tem uma matéria de filosofia e por isso ele cursa filosofia. Lógica faz parte da filosofia, logo ele estuda lógica, assim como você faz psicologia e está se formando nisso também.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Perseus

Mensagem por Perseus »

E eu então?

Até este ano eu fazia um porre de cursos... História, Filosofia, Matemática, Fisica, Informática, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Estatística, Matemática aplicada... isso sem falar nas "eletivas"...
E olha que num foi nessas merdinhas de Ferp´s da vida que tem por ai, e sim na segunda maior Universidade do país.

:emoticon12:

Dante, the Wicked

Re: Re.: Desafio de Matemática ao PENSADOR.

Vito Alvaro escreveu:Pergunte o Pensador para estudar ceticismo. Isso não é chance não Dante?

Se ele discorda de matemática, imagina qual seria a atitude frente a uma corrente de pensamento segundo a qual não é lícito ele dizer tudo que diz.

o pensador

Dante, the Wicked escreveu:
o pensador escreveu:Dante The Wicked:

O que você sabe de lógica? Você já estudou alguma matéria de lógica? Não! Porque você não cursa filosofia nem matemática. Se cursasse, tal como eu, aprenderia na matéria Introdução à Lógica tudo isto que estou lhe dizendo.

Sou autodidata e já li vários capítulos de Primeiros Analíticos,
livro de Aristóteles.Este livro eu recomendo que vc leia com urgência pois embora vc se diga tâo sabido vc mostra desconhecer estes princípios aristotélicos tâo disseminados.

o pensador

Vito Alvaro escreveu:Pergunte o Pensador para estudar ceticismo. Isso não é chance não Dante?

Se ele discorda de matemática, imagina qual seria a atitude frente a uma corrente de pensamento segundo a qual não é lícito ele dizer tudo que diz.

Dante,

Leia Primeiros Analíticos,de Aristóteles.Lá ele analiza os mais variados tipos de siogismos,falsos e verdadeiros.

Dante, the Wicked

Perseus escreveu:E eu então?

Até este ano eu fazia um porre de cursos... História, Filosofia, Matemática, Fisica, Informática, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica, Estatística, Matemática aplicada... isso sem falar nas "eletivas"...
E olha que num foi nessas merdinhas de Ferp´s da vida que tem por ai, e sim na segunda maior Universidade do país.

Eletiva eu gasto tudo com Inglês e matérias que ninguém reprova, tal como Introdução à Apreciação Musical.

Jack Torrance
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Jack Torrance »

E quando eu fiz o meu curso de soldado na PM. Lá eu tive Direito(por isso, segundo AQUELA lógica, eu sou um advogado, só que sem OAB), tive Filosofia de Polícia Comunitária(sou filósofo também), tive Defesa Pessoal(sou mestre e instrutor nisso rsrs), tive Educação Física(sou personal trainer rsrs), tive História da PM(sou bacharel em história rsrs), tive Comunicação(por isso sou formado em Letras rsrs), e por ai vai.. :emoticon19: :emoticon13: :emoticon7:

Dante, the Wicked

o pensador escreveu:Sou autodidata e já li vários capítulos de Primeiros Analíticos,
livro de Aristóteles.Este livro eu recomendo que vc leia com urgência pois embora vc se diga tâo sabido vc mostra desconhecer estes princípios aristotélicos tâo disseminados.

Leu e não entendeu! Você falou que um dos mais comuns silogismos categóricos (que estão no escopo da lógica aristotélica) é inválido porque poderiam haver premissas ocultas que negassem a conclusão.

Todo A é B.
Todo B é C.
Logo, todo A é C.

Se isto é inválido para você, então você entendeu nada de Aristóteles.

Dante, the Wicked

o pensador escreveu:

Dante,

Leia Primeiros Analíticos,de Aristóteles.Lá ele analiza os mais variados tipos de siogismos,falsos e verdadeiros.

Eu não preciso de uma lista de silogismos falsos e verdadeiros. Eu conheço Cálculo Proposicional Clássico e Cálculo Quantificacional Clássico, os quais dão conta de todos sologismos categóricos de Aristóteles e muitos outros tipos de raciocínio.
Aliás, a lógica evoluiu muito desde dois milênios atrás. Mas nem vou recomendar livros para você ler. Se você nem Aristóteles entende (mas acha que entende), imagino que nem adianta você ler Frege, Quine ou Russell.

Dante, the Wicked

Moisés escreveu:

E quando eu fiz o meu curso de soldado na PM. Lá eu tive Direito(por isso, segundo AQUELA lógica, eu sou um advogado, só que sem OAB), tive Filosofia de Polícia Comunitária(sou filósofo também), tive Defesa Pessoal(sou mestre e instrutor nisso rsrs), tive Educação Física(sou personal trainer rsrs), tive História da PM(sou bacharel em história rsrs), tive Comunicação(por isso sou formado em Letras rsrs), e por ai vai.. :emoticon19: :emoticon13: :emoticon7:

Todos nós somos proficientes em tudo, já que todos cursamos Ensino Médio.

Perseus

Mensagem por Perseus »

E além de tudo isso, sabemos resolver problemas infato-juvenis de probabilidades.
"Uau! O Brasil é grande"

o pensador

o pensador escreveu:Sou autodidata e já li vários capítulos de Primeiros Analíticos,

Leu e não entendeu! Você falou que um dos mais comuns silogismos categóricos (que estão no escopo da lógica aristotélica) é inválido porque poderiam haver premissas ocultas que negassem a conclusão.

Todo A é B.
Todo B é C.
Logo, todo A é C.

Dante,

Seu raciocínio é dedutivamente inválido porque a veracidade de suas premissas nâo foi demonstrada.Como estudante de Filosofia vc deveria saber muito bem disso.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Dante ouça o que o pensador diz. Ele 'cursa' Filosofia na Ferp.

Logo, deve saber do que está falando....

o pensador

o pensador escreveu:

Dante,

Eu não preciso de uma lista de silogismos falsos e verdadeiros. Eu conheço Cálculo Proposicional Clássico e Cálculo Quantificacional Clássico, os quais dão conta de todos sologismos categóricos de Aristóteles e muitos outros tipos de raciocínio.
Aliás, a lógica evoluiu muito desde dois milênios atrás. Mas nem vou recomendar livros para você ler. Se você nem Aristóteles entende (mas acha que entende), imagino que nem adianta você ler Frege, Quine ou Russell.

A Lógica nâo evoluiu muito,e sim foi mais acuradamente examinada.Os mesmos princípios dos sábios antigos sâo os princípios que Russell ou Frege utilizaram,com a ressalva de que estes últimos se aprofundaram neles.

E se vc manja mesmo de proposiçôes deveria saber que uma proposiçâo necessita ser demonstrada senâo ela nâo será uma premissa válida para a construçâo de um silogismo,desde que a conclusâo baseada nesta proposiçâo nâo será necessariamente verdadeira e portanto será insignificante e nâo informativa.

TempestStorm

Mensagem por TempestStorm »

o pensador escreveu:

Todo A é B.
Todo B é C.
Logo, todo A é C.

Dante,

Seu raciocínio é dedutivamente inválido porque a veracidade de suas premissas nâo foi demonstrada.Como estudante de Filosofia vc deveria saber muito bem disso.

Puta madre. Até eu que só de vez em quando leio coisas de filosofia, sei que uma coisa é a validade lógica e outra é a verdade material. A lógica é o estudo da validade formal. Nao importa se as premissas sao verdadeiras ou nao. Para a Lógica o que conta é que as conclusoes se sigam das premissas.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Caralho... matem este porcaria.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Não é atoa que o cara faz uma tal de 'Ferp'... "inteligente" do jeito que é não passa em uma federal nem em sonho..
"Uau! O Brasil é grande"

Trancado