Encontrada carta em que Einstein ataca deus: E agora crentes
Encontrada carta em que Einstein ataca deus: E agora crentes
Em carta inédita, Albert Einstein ataca Deus
Publicidade
da Associated Press
Uma carta inédita de Albert Einstein datada de 1954, ano anterior ao de sua morte, traz pela primeira vez críticas contundentes do físico à religião. No manuscrito dirigido a seu amigo filósofo Eric Gutkind, que será leiloada hoje em Londres, o autor das teorias da relatividade retrata as práticas religiosas como "infantis".
"A palavra Deus é para mim nada mais do que expressão e produto da fraqueza humana", escreveu Einstein, para quem a Bíblia seria "uma coleção de lendas honoráveis, ainda que primitivas".
O conteúdo da carta difere de declarações anteriores de Einstein, que, segundo historiadores, nunca havia deixado muito clara a sua visão sobre a religião. Nessa seara, o físico era mais lembrado pela frase "A ciência sem religião é manca, a religião sem a ciência é cega".
Na carta a Gutkind, porém, Einstein classifica a crença em Deus como "produto da fraqueza humana", e não poupa nem a religião do povo ao qual pertencia. "A religião judaica, como todas as outras religiões, é uma encarnação das superstições mais infantis." Einstein, um sionista que teve papel importante na criação do Estado de Israel, diz a Gutkind que não acredita que os judeus sejam um povo "escolhido".
A carta traz um certo tom de descrença na humanidade e a noção de que o poder corrompe as pessoas. Os judeus, diz, só estariam "protegidos dos piores cânceres por lhes faltar poder".
A casa de leilões Bloomsbury, onde o manuscrito original será vendido, diz estar "100% certa" da autenticidade do documento e que espera conseguir por ele um preço entre US$ 12 mil e US$ 16 mil. O vendedor é um colecionador particular.
Historiadores não costumam retratar Einstein como ateu, mas a imagem pode mudar com a publicação da carta. Sua visão sobre Deus era tida apenas como não-clerical ("Não creio no Deus da teologia que recompensa o bem e pune o mal").
Publicidade
da Associated Press
Uma carta inédita de Albert Einstein datada de 1954, ano anterior ao de sua morte, traz pela primeira vez críticas contundentes do físico à religião. No manuscrito dirigido a seu amigo filósofo Eric Gutkind, que será leiloada hoje em Londres, o autor das teorias da relatividade retrata as práticas religiosas como "infantis".
"A palavra Deus é para mim nada mais do que expressão e produto da fraqueza humana", escreveu Einstein, para quem a Bíblia seria "uma coleção de lendas honoráveis, ainda que primitivas".
O conteúdo da carta difere de declarações anteriores de Einstein, que, segundo historiadores, nunca havia deixado muito clara a sua visão sobre a religião. Nessa seara, o físico era mais lembrado pela frase "A ciência sem religião é manca, a religião sem a ciência é cega".
Na carta a Gutkind, porém, Einstein classifica a crença em Deus como "produto da fraqueza humana", e não poupa nem a religião do povo ao qual pertencia. "A religião judaica, como todas as outras religiões, é uma encarnação das superstições mais infantis." Einstein, um sionista que teve papel importante na criação do Estado de Israel, diz a Gutkind que não acredita que os judeus sejam um povo "escolhido".
A carta traz um certo tom de descrença na humanidade e a noção de que o poder corrompe as pessoas. Os judeus, diz, só estariam "protegidos dos piores cânceres por lhes faltar poder".
A casa de leilões Bloomsbury, onde o manuscrito original será vendido, diz estar "100% certa" da autenticidade do documento e que espera conseguir por ele um preço entre US$ 12 mil e US$ 16 mil. O vendedor é um colecionador particular.
Historiadores não costumam retratar Einstein como ateu, mas a imagem pode mudar com a publicação da carta. Sua visão sobre Deus era tida apenas como não-clerical ("Não creio no Deus da teologia que recompensa o bem e pune o mal").
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Re: Encontrada carta em que Einstein ataca deus: E agora cre
Um ano antes de morrer, ele "saiu do armário" e mostrou ser um homem livre de convicção própria!Um cientista de estilo cosmopolita tem que ser ateu, não há motivos em crer numa anomalia coletiva!
Uma pessoa com olhar distante no universo não pode ser cego de convicção!
Agradeço pelo colecionador ter liberado essa carta antes que fosse perdida , ainda especulo que este século será do ateísmo!
OBs: Acabo a brincadeira dos crentes dizerem que Einstein acreditava em deus e era cientista
Uma pessoa com olhar distante no universo não pode ser cego de convicção!
Agradeço pelo colecionador ter liberado essa carta antes que fosse perdida , ainda especulo que este século será do ateísmo!
OBs: Acabo a brincadeira dos crentes dizerem que Einstein acreditava em deus e era cientista
Ficou ruim para os crentes, né?
Aliás, Einstein definiu muito bem. Religiões são infantis, de fato. Se apegar a um ser que ninguém sabe que existe e não dá sinal algum que exista, é infantil mesmo. É como acreditar em papai noel.
Aliás, Einstein definiu muito bem. Religiões são infantis, de fato. Se apegar a um ser que ninguém sabe que existe e não dá sinal algum que exista, é infantil mesmo. É como acreditar em papai noel.

marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.
marta escreveu:Ficou ruim para os crentes, né?
de certa forma da ateh para comparar.. "q religiosos se sentem como crianças... abandonadas e precisam acreditar num pai imaginario ja q nao possuem um de verdade"

- romer
- Gênero: Masculino
- Contato:
hmmm
só eu ou alguém mais já leu isso do Einstein?
pelo q me recordo, não me soam nada novas tais palavras.
só eu ou alguém mais já leu isso do Einstein?
pelo q me recordo, não me soam nada novas tais palavras.
If a god made us in his image, how come we aren't invisible too?
''Hey Mama! Look at me. I'm on my way to the promise land.
I'm on the highway to hell... Highway to HELL!!" AC/DC
Dont stop me
"The Bible is a comedy of failures of this God character" Matt Dillahunty
''Hey Mama! Look at me. I'm on my way to the promise land.
I'm on the highway to hell... Highway to HELL!!" AC/DC
Dont stop me
"The Bible is a comedy of failures of this God character" Matt Dillahunty
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Uma crente já me disse, sobre esta notícia, que prefere acreditar na Bíblia que numa carta que ela nem sabe se é autêntica.
Fernando Silva escreveu:Uma crente já me disse, sobre esta notícia, que prefere acreditar na Bíblia que numa carta que ela nem sabe se é autêntica.
papel por papel e tinta por tinta... pq a biblia seria autentica?

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
O assunto já foi discutido aqui:
viewtopic.php?f=1&t=16517&p=339234
viewtopic.php?f=1&t=16517&p=339234
- salgueiro
- Gênero: Feminino
O bicho-homem adora um apelo à autoridade.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
Reid escreveu:Fernando Silva escreveu:Uma crente já me disse, sobre esta notícia, que prefere acreditar na Bíblia que numa carta que ela nem sabe se é autêntica.
papel por papel e tinta por tinta... pq a biblia seria autentica?
Por que a fé deles é TODA em cima da bíblia. Se for para duvidar de uma vírgula, então toda sua fé fica exposta. Foi isso que um sincero crente me disse. Faz sentido. E não culpo os crente por isso, muito pelo contrário, acho muito realista o que fazem. Vejam por exemplo os embates politicos daqui. Cada um tem sua fé, não importando a sujeira que determinado partido apresente.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Apo
- Gênero: Feminino
Ainda resta aos crentes a balela de que Hitler era ateu. Também não adianta mostrar as fotos, nem documentos, nem falar da tal religião individual de Hitler. Era ateu porque eles acham que serve como exemplo de ateu genuíno. Gente cega.

Apo escreveu:Ainda resta aos crentes a balela de que Hitler era ateu. Também não adianta mostrar as fotos, nem documentos, nem falar da tal religião individual de Hitler. Era ateu porque eles acham que serve como exemplo de ateu genuíno. Gente cega.
Comucrente ou crenmunista, como quiser.

marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.