Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Boa entrevista do Filosofo Evolucionista Daniel Dennett a propósito do seu novo livro "Breaking The Spell", uma visão peculiar sobre a evolução da religião. Estou ansiando pela tradução do dito cujo.
"...Ninguém jamais verá uma lança fazendo um fabricador de lanças. Tampouco verá uma ferradura criando um ferreiro. Nem um vaso de cerâmica gerando um ceramista. As coisas ocorrem sempre na ordem inversa, e isto é tão óbvio que simplesmente parece ser uma lei universal."
Aqui Dennett explica porque razão tanta gente acredita que tem de haver um criador. É uma ideia poderosamente intuitiva. Tão intuitiva que muitos Darwinistas não deixam de acreditar em Deus. Ele remonta esta ideia intuitiva até ao Homo Habilis.
Dennett também refere que muitos cientistas não pensaram a fundo nas implicações profundas do Darwinismo. Porque se pensassem veriam que Deus não é preciso.
Eu gosto de ler Dennett porque ele não tem papas na Lingua, mas acho que ele é uma besta se acredita que "uma lança pode fazer um caçador" (esta frase é resumo sucinto do Darwinismo) é um argumento irresistível que deve levar todos ao ateísmo.
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
É que o Emmmcri descende diretamente da cavalgadura urrante que era de propriedade do tal Balaão.
Por isso intuí o parentesco.
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Nada disso. Eu sou evolucionista. A minha critica a Dennett é contra o seu pan-evolucionismo. Apesar de tudo, acho Dennett brilhante. O seu otimismo é inspirador. Ele por exemplo detona a ideia da clausura cognitiva que diz que é impossível para sempre o ser humano conhecer-se a si mesmo e conhecer outros niveís. A maioria dos Filósofos são pessimistas e estão sempre a criar fronteiras. Dennett faz o contrário e usa o Darwinismo para derrubar todas as fronteiras. O Pior é que que ele fala prematuramente quando parece dizer que ser ateu é a única coisa intelectualmente honesta que uma cientista pode ser. Aí ele está a ser uma Besta quadrada.
Quanto ao tópico, eu acho engraçado que a ideia intuitiva de um criador possa ser uma herança do Homo Habilis. E acho que o Dennett toca outro ponto interessante. O Criacionismo só é perigoso quando está ligado a movimentos políticos com ligações religiosas. Se calhar o movimento do Inteligent Design é tão ativo e verborrágico porque, no fundo, é um movimento político. Mas o criacionista típico não só não conhece Darwin, como também não conhece os argumentos do Inteligent design...