Gene da obesidade está relacionado ao Alzheimer

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Gene da obesidade está relacionado ao Alzheimer

Mensagem por Johnny »

20 de abril de 2010

Cientistas americanos encontraram uma conexão entre a obesidade e o mal de Alzheimer. Um estudo da Universidade da Califórnia revelou que uma variação do gene FTO que leva as pessoas a comerem em excesso está presente também em pacientes que sofrem de demência.

REVISTAS ABRIL

MAIS INFORMAÇÕES

Os pesquisadores já sabiam que a obesidade aumenta o risco de demência porque pode causar danos aos vasos sanguíneos do cérebro - o que leva à morte as células cerebrais. Mas o novo estudo revelou que a mutação genética pode ser uma influência importante no desenvolvimento de Alzheimer.

Os cientistas não puderam definir exatamente qual a influência do gene da obesidade no surgimento de demências, mas chegaram a uma conclusão importante: os pessoas que sofrem da mutação têm cerca de 8% menos células no lóbulo frontal - a parte do cérebro mais ativada quando tomamos decisões complexas -, e 12% menos no lóbulo occipital, associado ao processamento de imagens.

O neurologista Paul Thompson, que liderou o estudo, explica que a mutação pode contribuir mais para a degeneração do cérebro do que o excesso de peso. "Com mais de um bilhão de pessoas com sobrepeso e outros 300 milhões de obesos em todo o mundo, é crucial entender as implicações de se carregar essa variação genética tão comum."

No estudo, os pesquisadores lembram que a obesidade é um grave problema de saúde pública e está associada ao risco de diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. "A população idosa é particularmente vulnerável a esse problema: 40% dos homes e 45% das mulheres acima dos70 anos sofrem de obesidade ou diabetes tipo 2!", diz o relatório. "Além de prejudicar a saúde cardiovascular, a obesidade é um fator de risco para o declínio cognitivo e o surgimento de demências, incluindo o mal de Alzheimer".
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado