Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Se fosse produzido pela minha cabeça já tinha dado um jeito de me livrar dessa produção incômoda.
Mas Sal e se for algo que a neurociência ainda não constatou? Será que não há pessoas com uma deficiencia ou algo mais no cérebro que produzem estas visões ou audições. Fumei Sálvia uma vez e posso lhe garantir que realmente você vê coisas. Sai do corpo e viajei profundamente (pessoal, sem apologia. Não usem drogas. Faz mal e não vale a pena). Tinha momentos em que eu me perguntava se o que eu estava vivendo era real ou era alucinação causada pela droga. Será que médiuns não tem o poder de produzir o efeito químico da droga espontâneamente?
Existem algumas manifestações que poderiam sim ser explicadas por algo "desconhecido" no cérebro. No meu caso é a variedade de fenômenos e deixando bem claro que são espontâneos que me levaram a conclusão espírito.
Ah! E nunca usei alucinógenos.
Como são esses fenômenos?
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)
Telepatia, predição de acontecimentos futuros ( no máximo 6 anos pelo menos até hoje ), poucas visões, muita interação com a matëria inanimada, um momento único e muito especial com a presença de alguém a quem amo muito ( foi a única vez que tive certeza de uma presença espiritual ) e algumas coisinhas mais
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
Telepatia, predição de acontecimentos futuros ( no máximo 6 anos pelo menos até hoje ), poucas visões, muita interação com a matëria inanimada, um momento único e muito especial com a presença de alguém a quem amo muito ( foi a única vez que tive certeza de uma presença espiritual ) e algumas coisinhas mais
E se for tudo verdade, mas tiver uma explicação não espiritual?
Por mim não teria o menor problema nunca deixei de acompanhar estudos sobre o assunto.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
If a god made us in his image, how come we aren't invisible too?
''Hey Mama! Look at me. I'm on my way to the promise land. I'm on the highway to hell... Highway to HELL!!" AC/DC Dont stop me "The Bible is a comedy of failures of this God character" Matt Dillahunty
Johnny escreveu:Mas Fernando, se nós não temos hoje condições de criar métodos científicos para coisas do mundo, qual o problema em se dizer "não sei, não tenho como reproduzir tal fenômeno ainda"?
Johnny aprenda uma coisa: dizer "Não sei" é uma coisa muito humilhante e constrangedora para um sábio. Por isso ele tem de recorrer a termos bombásticos, sonoros, complicados e retumbantes para não dizer aquela triste frase...
Como a Ciência explica o Espiritismo? Simples: NÃO EXPLICA. Para ela o Espiritismo NÃO EXISTE. Falas como a de Sabbatini e dos outros são só pelo fato de não poder negar que o Espiritismo existe e que é humilhante para eles não poder explicá-lo. Assim, dizer qualquer bobagem vale. Eu aqui só me divirto com elas.
É isso.
Eu acho que quem é ateu-cético não tem que querer provas, visto que isto não provaria os dogmas, apenas de onde surgiu a base da fé. Então, numa hipótese improvável de algum cientista querer descobrir a existência de outro mundo o qual chamamos de espiritual, isso só irá mostrar que existe este mundo e solamente só.
O problema Johnny, é que o pessoal cético-militante foi, DESDE O INÍCIO, mordido pelo espírito de Cruzada. Tal como o religioso dogmático é convicto de estar de posse da verdade, o pessoal cético também tem a mesma convicção. E tal como os religiosos dogmáticos querem fazer sua convicção entrar a golpes de malho na cabeça dos incréus, o pessoal cético quer fazer a mesma coisa com a cabeça dos créus. E aí tornam verdadeira a frase do ateu que ficou Pinel: De tanto perseguir o Dragão, você se torna o Dragão.
Tanto tempo e você ainda não entende, Botânico... mesmo supondo como um fato comprovado esse "espírito de cruzada" que você crê ver, e também que ele seja uniforme (o que não é verdade, como qualquer observador pode constatar), o fato é que isso não faria muita diferença.
Sabe por que? Porque ainda seria preciso apresentar evidências, em um sentido ou em outro. No meio cético não se pode chegar a conclusão alguma só com base na "vontade de (des)crer". E vontade de crer é essencialmente a única coisa que há para comprovar espíritos.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi "First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism
Aí ficamos no Se isso, se aquilo. Por enquanto, não vi nada parecido citado com o que aconteceu antes (Mesas, Josefa, e etc) e o que ocorreu comigo, fora o fato de antes eu não ser adepto do espiritismo e não saber que estas coisas ocorriam. Sò conheci o Chico no episódio do edificio Joelma e nesta época, eu era menino ainda. (cala a boca Tranca)
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Existe entre as pessoas sejam adeptos ou não da explicação espírito uma zona de conforto difícil de ser rompida, para os adeptos principalmente aqueles que qualquer coisinha é prova há pouco ou nenhum questionamento nas respostas obtidas e para os não adeptos qualquer resposta que negue a explicação serve do tipo são doentes então 100% dos que passam pelos "fenômenos" o são, pessoas mentem então todos mentem e por aí vai.
A Parapsicologia, que seria o braço científico desse estudo está há uns 70 anos ( considerando o marco de J.B. Rhine ) tentando provar que esses fenômenos acontecem, acontecem somente sem uma explicação de como acontecem, e nem ciência conseguiu ainda ser considerada ( tudo bem, eu li os por ques ). Lendo artigos de parapsicólogos fica claro o tamanho dessa zona de conforto e a dificuldade em rompê-la e isso só para bater o martelo e dizer, gente existem os fenômenos.
salgueiro escreveu:Existe entre as pessoas sejam adeptos ou não da explicação espírito uma zona de conforto difícil de ser rompida, para os adeptos principalmente aqueles que qualquer coisinha é prova há pouco ou nenhum questionamento nas respostas obtidas e para os não adeptos qualquer resposta que negue a explicação serve do tipo são doentes então 100% dos que passam pelos "fenômenos" o são, pessoas mentem então todos mentem e por aí vai.
A Parapsicologia, que seria o braço científico desse estudo está há uns 70 anos ( considerando o marco de J.B. Rhine ) tentando provar que esses fenômenos acontecem, acontecem somente sem uma explicação de como acontecem, e nem ciência conseguiu ainda ser considerada ( tudo bem, eu li os por ques ). Lendo artigos de parapsicólogos fica claro o tamanho dessa zona de conforto e a dificuldade em rompê-la e isso só para bater o martelo e dizer, gente existem os fenômenos.
Verdade. Existem fenômenos que ainda não tem explicação e ainda por cima não são reproduzíveis. Não sei em que pé estão por exemplo o do raio que percorre paralelo ao mar/terra para atingir um alvo a kilômetros de distância e nem o da bola de fogo que até pouco tempo era invenção e acabaram por investigar possíveis causas deste fenômeno, dando até hipóteses. Fora outros que são citados como combustão espontânea e etc.
Confesso que quando ouço citaçoes enégicas sobre milagres, curas e etc fico tão cético quanto muitos aqui mas ao mesmo tempo buscando uma explicação científica ou espiritual. Mas a coisa se complica pois, se a ciência não tem uma hipótese convincente, o que dirá o que não está ao alcance de nosso conhecimento.
Ficamos no "se".
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."