Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
pastorgentil escreveu:É Marta, nisso eu concordo com você. Mas todos nós usamos máscaras como em um baile de máscaras.
Nós quem?!
De alguma maneira nos escondemos, inclusive na religião.
Nos encondemos de que?! de quem?!
Mas na sociedade em geral, todos usam máscaras.
Como assm?! Todos quem?! Eu posso dizer por mim. Eu jamais usei máscara, nem em baile de carnaval. Jamais me preocupei em agradar A ou B. Nunca tive medo de revelar de que lado estou e não tenho medo dos que os outros vão pensar de mim.
Eu já confessei aos que me acompanham que, eu sendo muito orgulhoso, fiz cara de humilde e isso é usar máscara.
É mesmo. Ser orgulhoso é o ó, mas fazer cara de humilde é pior ainda. É melhor assumir o orgulho. Falso humilde é uma das personagens que me dá mais asco.
No entanto todos tem o direito o direito d uma nova chance. E muitos não amam o n 1, a maioria quer os benefícios da religião.
Benefícios!!!! Ah, sei. De fato são muitos mesmo, os benefícios que as religiões fornecem. Difícil até enumerá-los.
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.
salgueiro escreveu:Eu conheço muito pouco do budismo, caso queira ter uma visão mais abrangente do assunto abra um tópico que o Luís Dantas pode te dar umas dicas caso ele queira.
Sal,
O Pouco que conheço já é o suficiente para eu não me interessar pelo resto. Aliás, religião nenhuma me desperta interesse.
Eu já imaginava. O que quis demonstrar é que existem ateus que encaram a religião de outra forma do "não presta prá nada"
Eu por exemplo. Não me importo se a pessoa acredita em alguma divindade, o problema é ela querer empurrar isso pra você e querer mudar a sociedade de acordo com que a religião dela diz.
tortilla escreveu:Eu por exemplo. Não me importo se a pessoa acredita em alguma divindade, o problema é ela querer empurrar isso pra você e querer mudar a sociedade de acordo com que a religião dela diz.
Como sempre digo religioso deveria ser o primeiro a desejar um estado laico mas quando se encasqueta que se é possuidor da verdade universal começa a encheção.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
marta escreveu:Como assm?! Todos quem?! Eu posso dizer por mim. Eu jamais usei máscara, nem em baile de carnaval. Jamais me preocupei em agradar A ou B. Nunca tive medo de revelar de que lado estou e não tenho medo dos que os outros vão pensar de mim. [/color]
Eu também. Sou ateu desde que me conheço por gente. Meu pai é ateu e o único contato que tive com religião, foram as tentativas frustradas de minha santa vó em tentar me levar pra igreja. Sempre expus e defendi meu lado ateu e inclusíve já comprei algumas brigas por causa disso. Não é da minha índole fazer uma cara aqui e outra alí, ou como o pastor prefere, usar máscara. E isso vale pro geral, não só pela minha opção pelo ateísmo.
marta escreveu:É mesmo. Ser orgulhoso é o ó, mas fazer cara de humilde é pior ainda. É melhor assumir o orgulho. Falso humilde é uma das personagens que me dá mais asco.
Falso humilde é um canalha legítimo.
pastorgentil escreveu:No entanto todos tem o direito o direito d uma nova chance. E muitos não amam o n 1, a maioria quer os benefícios da religião.
Quais seriam esses benefícios, Pastor?
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)
Sal, vc já mencionou esse tópico duas vezes. O que, exatamente, ele prova? Que existe ateu-espírita? Que existe ateu-budista? Que coisa mais ridícula e sem nexo é essa?! Vai continuar insistindo nessa boçalidade?
marta
salgueiro escreveu:Eu conheço muito pouco do budismo, caso queira ter uma visão mais abrangente do assunto abra um tópico que o Luís Dantas pode te dar umas dicas caso ele queira.
Sal,
O Pouco que conheço já é o suficiente para eu não me interessar pelo resto. Aliás, religião nenhuma me desperta interesse.
Eu já imaginava. O que quis demonstrar é que existem ateus que encaram a religião de outra forma do "não presta prá nada"
Sal, desculpe, mas também não vejo muita serventia na religião. Aliás, não vejo nenhuma serventia. O pastorgentil citou uns tais benefícios da religião. Eu perguntei quais seriam. Se quiser ajuda-lo a elencar.
Tem uma frase legal: "Rezar, a melhor maneira de não fazer nada e achar que está ajudando"
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)
marta escreveu:Sal, vc já mencionou esse tópico duas vezes. O que, exatamente, ele prova? Que existe ateu-espírita? Que existe ateu-budista? Que coisa mais ridícula e sem nexo é essa?! Vai continuar insistindo nessa boçalidade?
Hã?
Boçalidade? O juízo de valor é seu, só demonstrei o meu ponto de vista com um tópico daqui mesmo.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
João escreveu:Sal, desculpe, mas também não vejo muita serventia na religião. Aliás, não vejo nenhuma serventia. O pastorgentil citou uns tais benefícios da religião. Eu perguntei quais seriam. Se quiser ajuda-lo a elencar.
Tem uma frase legal: "Rezar, a melhor maneira de não fazer nada e achar que está ajudando"
É natural isso porque se vc visse provavelmente seguiria ou teria como meta preceitos religiosos em geral ou de uma em específico. De forma geral vejo a religião como um dos caminhos para o crescimento pessoal dentro de valores morais, éticos e sociais.
Já existem estudos avaliando os benefícios de se orar, a coisa não é tão inútil como parece à primeira vista.
É como torcida de um estádio de futebol : por mais que você torça pra que o seu time vença não adiante porque tudo depende dos jogadores em campo.
Há controvérsias. A pressão psicológica que a torcida produz, pode, eu disse, pode abalar os nervos de alguns, eu disse alguns, atletas. Lógico que se puser o Barcelona pra jogar com o Comercial com 100.000 comercialinos, não divido que o time perca de menos de 15 gols de diferença. Mas talvez ajude num jogo Comercial x XV da Jaú
É como torcida de um estádio de futebol : por mais que você torça pra que o seu time vença não adiante porque tudo depende dos jogadores em campo.
Errado, depende do que foi acertado por fora pelos cartolas, midia e CBF.
Não levo futebol a sério há muuuuuuito tempo.
João escreveu:Sal, desculpe, mas também não vejo muita serventia na religião. Aliás, não vejo nenhuma serventia. O pastorgentil citou uns tais benefícios da religião. Eu perguntei quais seriam. Se quiser ajuda-lo a elencar.
É natural isso porque se vc visse provavelmente seguiria ou teria como meta preceitos religiosos em geral ou de uma em específico. De forma geral vejo a religião como um dos caminhos para o crescimento pessoal dentro de valores morais, éticos e sociais.
Já existem estudos avaliando os benefícios de se orar, a coisa não é tão inútil como parece à primeira vista.
Meus valores morais e éticos foram contruídos sem nenhuma ajuda da igreja. Meu crescimento pessoal também. Creio que o religião deturpa mais do que auxilia.
Só pra constar:
João escreveu:Meus valores morais e éticos foram contruídos sem nenhuma ajuda da igreja. Meu crescimento pessoal também. Creio que o religião deturpa mais do que auxilia.
A minha maior parte também foi longe de religião ou de igrejas mas meu estudo do espiritismo foi um "pulo do gato" já as portas dos quarenta.
João escreveu:Meus valores morais e éticos foram contruídos sem nenhuma ajuda da igreja. Meu crescimento pessoal também. Creio que o religião deturpa mais do que auxilia.
A minha maior parte também foi longe de religião ou de igrejas mas meu estudo do espiritismo foi um "pulo do gato" já as portas dos quarenta.
Fanatismo e proselitismo não é exclusividade da religião. Vide os adeptos políticos daqui que preferem votar do que anular seu voto em "defesa" da democracia. Não vejo em absoluto diferença neste diferentes tipos de fé. Nem da idolatria.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."
Fanatismo e proselitismo não é exclusividade da religião. Vide os adeptos políticos daqui que preferem votar do que anular seu voto em "defesa" da democracia. Não vejo em absoluto diferença neste diferentes tipos de fé. Nem da idolatria.
Futebol, política e religião
marta escreveu: Todos eles, aqui pelo menos, alegam falta de tempo, mas o que fica estampado na cara é falta de conhecimento, de argumento, de criatividade, de honestidade intelectual. E parece que vc já fez a sua opção por levar a coisa só na brincadeira. então tá. Já entendi.[/color]
Percebo que se as novas ideias teistas não estão sendo aprovados por vcs é porque tem alguma coisa errada.
Primeiro é que NOVAS ideias teístas soa um tanto estranho uma vez que o mundo mudou, mas a essência da religião não. Não me consta que deus lança um novo livro da moda, a cada estação. Parece que o seu grupo de estudo está querendo substituir o "Deus é Fiel", por "Deus é Fashion". Isso não vai colar, porque o deus é o mesmo, a blablablíblia é a mesma, enfim. Segundo, eu não entendo por que essa teologia revolucionária Tabajara TEM de convencer os ateus. Isso provaria que ela é certa ou verdadeira, caso alguém aqui acreditasse nela?!
marta
marta escreveu:Eu tb aposto nessa teoria, Lu, mas não podemos perder o foco. Estamos debatendo com um crente que passou anos e anos repensando, reanalisando, reescrevendo e reentendendo a blablablíblia.
E que disse que é ex-ateu, lá no comecinho do tópico. E quando questionei, falou da existência de ex-putas, ex-gays, ex-cornos...
É, ele é ex-ateu e ex-inteligente
A tá, mas ex-corno eu nunca ví, (agora que eu entendí a piada ) tipo " uma vez flamengo flamengo a té morrer!!!!"
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano) (assinatura provisória)
marta escreveu: Todos eles, aqui pelo menos, alegam falta de tempo, mas o que fica estampado na cara é falta de conhecimento, de argumento, de criatividade, de honestidade intelectual. E parece que vc já fez a sua opção por levar a coisa só na brincadeira. então tá. Já entendi.[/color]
Percebo que se as novas ideias teistas não estão sendo aprovados por vcs é porque tem alguma coisa errada.
Primeiro é que NOVAS ideias teístas soa um tanto estranho uma vez que o mundo mudou, mas a essência da religião não. Não me consta que deus lança um novo livro da moda, a cada estação. Parece que o seu grupo de estudo está querendo substituir o "Deus é Fiel", por "Deus é Fashion". Isso não vai colar, porque o deus é o mesmo, a blablablíblia é a mesma, enfim. Segundo, eu não entendo por que essa teologia revolucionária Tabajara TEM de convencer os ateus. Isso provaria que ela é certa ou verdadeira, caso alguém aqui acreditasse nela?!
hj em dia vemos a igreja fazendo um circo literalmente com tanto contorcionismo.. segundos os ensinamentos biblicos q Deus veio trazer ao homem... n seria mais pratico ele lançar uma nova versão da biblia revisada logo?
Sal,
Sal, desculpe, mas também não vejo muita serventia na religião. Aliás, não vejo nenhuma serventia. O pastorgentil citou uns tais benefícios da religião. Eu perguntei quais seriam. Se quiser ajuda-lo a elencar.
Porra, adorei essa frase. Eu rolo quando alguém diz que vai rezar por fulano ou por determinada situação. Já defendi algumas vezes que rezar demais dá azar. Mas quanto a afirmar que religião não serve pra nada, é um pouco muito. Noto que para algumas pessoas a religião atua de forma positiva. Quando alguém tem fé real que deus vai ajudá-la, "ele" (ainda que no imaginário da pessoa) pode acabar ajudando, sim. Quando a religião é vivida de forma individual, não vejo problema algum. Se faz bem, se faz feliz, tá valendo. O problema é quando as pessoas, dotadas da verdade absoluta, começam a invadir a praia dos outros. Aí pega. Crente, quando começa a pregar, invariavelmente, convida (quase impondo) para carregar o infeliz ouvinte pra igreja dele. Quando converso com alguém, procuro sempre prestar atenção nas reações de quem está me ouvindo e se ele está demonstrando interesse pelo assunto. A gente percebe isso pelas perguntas que ele faz, pelo acompanhamento do assunto, pela pergunta quando não entende alguma coisa e, principalmente, pela ausência do bocejo. Os crentes não tem espelho retrovisor, nem latareais. Eles pisam no acelerador, apropetam o ouvinte, passam por cima dela, mas não se mancam que não estão agradando, afinal eles estão levando a palavra e o outro é obrigado a escutar. É uma conversa sem é nem cabe, sem ponto, nem vígula. Não dão espaço para vc pedir licença. Parecem uma impressora em funcionamento. Quando sei que a pessoa é um sujeito desse nipe, faço qualquer coisa para fugir dela. Sou capaz de pegar uma cúpula e me fingir de abajur. Eu não aguento.
marta