marta escreveu:salgueiro escreveu:João escreveu:Sal, desculpe, mas também não vejo muita serventia na religião. Aliás, não vejo nenhuma serventia.
O pastorgentil citou uns tais benefícios da religião. Eu perguntei quais seriam. Se quiser ajuda-lo a elencar.
Tem uma frase legal:
"Rezar, a melhor maneira de não fazer nada e achar que está ajudando"
É natural isso porque se vc visse provavelmente seguiria ou teria como meta preceitos religiosos em geral ou de uma em específico. De forma geral vejo a religião como um dos caminhos para o crescimento pessoal dentro de valores morais, éticos e sociais.
Já existem estudos avaliando os benefícios de se orar, a coisa não é tão inútil como parece à primeira vista.

Já disse em resposta anterior que tb não acho de todo inútil para alguns. Agora: "vejo a religião como um dos caminhos para o crescimento pessoal dentro de valores morais, éticos e sociais", isso foi de lascar. Está cada vez mais difícil (já era, mas está pior) associar religião (qualquer uma) com valores MORAIS e ÉTICOS. Sociais até vá lá. Eu acho tb que religião é campo fértil para a mediocridade brilhar e o tal se sentir o máximo. Mas falar em valores morais e éticos dentro de religiões nem com óculos para 3D
Tá . Então ecuta esta : " A função positiva e negativa da Religião"
Hoje passarei a possitiva tá?
" A função Religiosa tem uma função positiva muito pratica e útil: clocar um freio moral ás aspirações das massas populares, que não tendo ainda o discernimento suficiente para distinguir , por sí mesmas, o bem do mal, são obrigadas a praticar o bem e evitar o mal por força de sanção religiosa. em vez de obriga-las pela força física, se obriga pela força espiritual a manter-se na submissão e moralidade"
Por outro lado, a religião serve de consolo para as camadas pobres da população, que , não podendo realizar seus desejos neste mundo terreno, embalam-se com sonhos de realiza-los no mundo celestial.
Por essas e outras razões , a educação moral e religiosa do povo é absolutamente necessária para garantir a ordem social.
Nas sociedades atéias como a URSS e a China, onde foi banido a religião como cosmovisão, e com isso desapareceu a sanção religiosa, utilizando outros tipos de sanções como satirica, moral, critica , política, jurídica e policial. E até quando os meios legais se mostram insuficientes, recorre-se a meios mais drástico e desumano, tais como as prisões,,internamento nos campos de concentração e nos hospitais psiquiátrico. Esse é o aspecto positivo da religião.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)