Fernando Silva escreveu:Não há evidências que garantam que esta interpretação seja a correta.
"E há outros trechos como este, inclusive o que diz que "Fulano foi tomado por um espírito maligno enviado pelo Senhor". Ou trechos em que Deus engana e mente.
A evidência está no fato de se encaixar com a doutrina. No cristianismo, e também no judaísmo, a doutrina ensina que o homem perdeu a felicidade por deliberada desobediência. Se Deus cria o mal no sentido de mal moral, de desobediência, então não há livre arbítrio.
Provérbios 13.21 - O mal perseguirá os pecadores, mas os justos serão galardoados com o bem.
Deus envia o mal para os maus.
Sabedoria, 2 23-24 Ora, Deus criou o ser humano incorruptível e o fez à imagem de Sua própria natureza:
foi por inveja do diabo que a morte entrou no mundo, e experimentam-na os que são do seu partido.
Fernando Silva escreveu:Esta é a velha história de "o mal é a ausência do bem", que aparece nas historinhas de crentes.
Errado: há o mal (-1), há o bem (+1) e há o "0", neutro.
Essa definição de mal é apenas uma visão pessoal.
O mal pode existir de forma independente, sem ocultar o bem.
O que mostrei foi a doutrina judaica, não uma visão pessoal. Entre os cristãos é velha explicação desde pelo menos Santo Agostinho.
Fernando Silva escreveu: Mesmo que houvesse liberdade de escolha (e não há, se o criador é onisciente), por que um pai amoroso criaria perigos propositais para seus filhos, sabendo que eles poderiam morrer?
Nosso conhecimento não é como o conhecimento de Deus. E o conhecimento da realização de uma ou várias possibilidades não afeta a realização.
Se os propósitos de Deus fossem limitados pela visão antecipada de um ato livre de uma criatura isto seria o sacrifício de Sua própria liberdade. Seria submeter-se às criaturas, logo abdicar de sua essencial supremacia.
O Criador não fez o mundo tendo em vista primeiramente o bem do homem. O bem do homem é entrar em harmonia com o supremo propósito da criação.
Fernando Silva escreveu:Por que o amor de Deus é condicional?
Onde está o livre arbítrio se as 2 únicas opções são obedecer ou ser castigado eternamente?
Porque Deus é a fonte, o centro e o objeto de toda existência. Quando eu o rejeito me sobra o "vácuo".
Sim, ele poderia ter criado um mundo a parte, para lá viverem os que não querem sua amizade. Um local sem corrupção, sem morte. É uma hipótese bem complexa. Viveríamos neste abiente como solitários? Se não, o que impediria alguém de violar a liberdade de outrem? Seria justo que Deus punisse os seres de um mundo e não os do outro mundo? Etc.
Fernando Silva escreveu:Neste caso, qualquer coisa que digamos a respeito é apenas chute baseado em lendas confusas que passaram de um povo para outro, sofrendo modificações, até chegar aos judeus.
Não. Não sou eu que digo ou que tenho que dizer. Existem autoridades estabelecidas. No Antigo Testamento, Moisés, os sacerdotes e seus sucessores. No Novo Testamento, os sucessores de Pedro e demais apóstolos, isto é, a Igreja Católica.