Pagaremos a viciados irlandeses para serem esterelizados.
John Meagher conversa com a controversa lider da caridade americana que quer trazer o projeto.
Uma polêmica organização de caridade americana que paga os toxicodependentes para serem esterilizados criou agora uma base em Londres - e diz que a Irlanda poderá ser seu próximo alvo.
"Nós estaríamos muito interessados em disponibilizar este serviço na Irlanda", diz a fundadora do Projeto de Prevenção, Barbara Harris. "Em qualquer lugar que sofra o flagelo do vício das drogas precisa de uma caridade como esta."
"Sou uma humanitária e acho que devemos parar os bebês que nasçam com vícios de drogas. É por isso que defendo a contracepção a longo prazo ou da esterilização completa.
"Mesmo que seus bebês tenham a sorte de não terem deficiência física ou mental, muitas vezes são colocados no sistema de promoção de cuidados e mudados de casa em casa. O que torna um direito da mulher de procriar mais importante que o direito da criança ter uma vida normal? "
A avó de 57 anos da Carolina do Norte estabeleceu a caridade como resultado de sua experiência pessoal. Ela promoveu, e em seguida, adotou, quatro crianças que nasceram da mesma mulher viciada em crack em Los Angeles.
Taylor foi o segundo filho ela pegou. "Ele não conseguia se alimentar e seus olhos pareciam que iam bojo de sua cabeça", diz ela. "O ruído incomodava, a luz incomodava, ele simplesmente não conseguia dormir.
"Meu marido e eu tivemos que cuidar alternadamente dele. Ele dormia 10 minutos, e acordava gritando. A maioria das pessoas lavam as mãos sobre viciados em drogas e não vêem qual o impacto que têm sobre as crianças que dão à luz. Pude ver com meus próprios olhos e pensei que algo tinha que ser feito para acabar com bebês nascendo de viciados em drogas".
E assim, em 1997, o Projeto Prevenção(Project Prevention) foi criado. Harris diz que pagou dinheiro para 3371 viciados, ou clientes como Harris prefere chamá-los. Quase todas são mulheres e cerca de um terço foram permanentemente esterilizadas. Quarenta e sete homens fizeram vasectomias.
Para obter o dinheiro as pessoas têm de mostrar evidências de que eles foram presos por crimes relacionados a drogas, ou fornecer uma carta do médico confirmando o uso de drogas. Novos documentos são depois solicitados para mostrar que o procedimento médico foi praticado.
"Nós pagamos aos viciados $ 300 por ano", diz Harris. "Somos financiados por doações privadas, e acabamos de lançar no Reino Unido, graças a uma doação de US $ 20.000. Se pudermos garantir o financiamento, não vejo qualquer razão para que não fosse para a Irlanda e, pelo que ouvi, o país necessita do Projeto Prevenção".
Dra. Fiona Weldon é diretor clínico do Centro de Rutland, uma instalação de tratamento de víciados em Dublin. "Isso é absolutamente terrível", diz ela. "Os viciados fazem qualquer coisa para conseguir o dinheiro para a sua próxima dose e as idéias de pagá-los para serem esterilizados é apenas terrível. Pessoas que sofrem de dependência não estão no momento certo de raciocinar para tomar decisões desta magnitude.
"Enquanto as pessoas por trás do regime podem ser bem intencionadas, elas estão equivocadas, e acho que poderia deixar em aberto a litígios no futuro. Imagine uma mulher que opta por ter esterilização completa e anos mais tarde fica livre da depedência e percebe que ela não pode ter filhos. Dificilmente dá para pensar."
Tony Geoghegan, CEO da caridade Merchants Quay Irlanda para dependência de drogas e moradores de rua, está igualmente consternado.
"Eu não consigo imaginar nenhum centro de tratamento de drogas defendendo algo parecido com isto. Evidentemente, as pessoas com vícios são dados conselhos anticoncepcional, mas a pagar-lhes para serem esterilizados é totalmente inadequado e não leva em conta o fato de muitas pessoas com vícios podem fazer uma recuperação completa.
"Quando os bebês nascem com víciados de drogas, as crianças podem ser um foco muito positivo para eles, ajudando-os a recuperar. Ao remover a sua capacidade de ter filhos, um poderoso incentivo para as pessoas viciadas em se livrar do vício é tirado.
"A coisa mais preocupante com o que esta organização está fazendo é o fato de que ela está pagando viciados para fazer isso. É uma forma de coerção, porque quando as pessoas estão no auge do vício são incapazes de tomar decisões racionais. Isso é exploração. "
Barbara Harris admite que o dinheiro que ela paga é provavelmente gasto em drogas. Então porque não usar seus recursos para fazer lobby a medidas para ajudar as mulheres de caírem nas drogas em primeiro lugar - ou melhores programas de tratamento, quando o fazem?
"Eu faço um levantamento sobre todos que entram no programa", diz ela. "A maioria deles começou a usar drogas quando tinha 11 ou 12. E todos eles estiveram entrando e saindo dos programas de tratamento, entrando e saindo, entrando e saindo. As pessoas me dizem que eu deveria estar centrada no tratamento da toxicodependência, e não no controle de natalidade, mas o tratamento de drogas é um jogo(aposta) que muitas vezes não funciona.
"As mulheres vão lá, ficam longe das drogas, vão voltar às drogas, mas isso não impede-as de ficarem grávidas. Estou concentrada nas mulheres que são viciadas em drogas que estão ficando grávidas de novo e de novo. Esse é realmente meu foco."
Harris é uma conversadora persuasiva, que ficou bem acostumada a lidar com a mídia americana.
"Olha, isso não é algo que fazemos de ânimo leve", diz ela. "Lidamos com pessoas muito desesperadas que estão na miséria. Eles vêem o que suas vidas se tornaram e eles tem a noção suficiente para saber que eles não querem dar à luz a bebês que serão devastados pela droga.
"Eu farei qualquer coisa que eu tenho que fazer para os bebês evitem esse sofrimento", ela insiste. "Meu coração está com as crianças. Eu não acredito que ninguém tem o direito de forçar o seu vício em outro ser humano."
Apesar de poucas figuras públicas os E.U.A. terem ido a público em seu apoio, Harris afirma que vários políticos e líderes da igreja tem contato com ela para oferecer apoio.
"Qualquer um que suporte isso", Tony Geoghegan disse, "está tomando muito simplista, para não dizer brutal, a resposta ao vício das drogas. Isso é frequentemente o caso, se suas relações com viciados em drogas apenas têm sido negativas, caso tenham sido roubados ou intimidados por eles.
"O que eles não vêem são viciados em drogas ficarem livres, as pessoas que retornam a uma vida normal."
O Projeto Prevenção tem atraído forte oposição nos Estados Unidos. O Lobby Grupo Nacional em Defesa de Mulheres Grávidas acusam Harris de propagação de "propaganda perigosa". Eles dizem que ela faz é engenharia social, que define uma categoria de pessoas - viciados - como impróprios para ter filhos.
O regime tem sido comparado à esterilização eugénica nos E.U.A. durante os anos 1930, e o programa de eugenia nazista, o que levou ao extermínio de judeus e o assassinato de muitos ciganos, doentes mentais e homossexuais.
"Qualquer um que compara esta política de ajuda humanitária com o que se passou na Alemanha nazista é ridículo", diz ela. "Como se pudessem comparar salvar bebês que nasçam no vício da droga com os crimes que foram cometidos por Hitler está além de mim. Eu realmente não consigo entender por que as pessoas consideram que estamos fazendo seja controverso. Mas sei que estou fazendo a coisa certa e com doações vindo a toda hora, sei que tenho o apoio de um monte de gente lá fora. Eu quero um mundo melhor para todas as crianças."
Apesar de sua linha dura, Harris diz que tem simpatia por viciados em drogas. "Se alguém acredita que essas mulheres que têm vários bebês que são tomados é uma coisa boa para as mulheres, estão errados", diz ela.
"Conheço uma mulher que teve 13 filhos tomados antes que ela finalmente se livrasse das drogas. Mas quando ela se recuperou, ela não teve acesso aos seus filhos e estava inconsolável. Se as pessoas tomarem um tempo para pensar cuidadosamente sobre o que estamos fazendo e não tirassem conclusões precipitadas, eles vão ver que temos compaixão. "
Irish Independent