Questionamento a cristaos!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
pastorgentil
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Questionamento a cristaos!

Mensagem por pastorgentil »

pastorgentil escreveu:Sim, é verdade. mas com toda essa análise eu te pergunto. Porque a igreja não tem coragem de mudar? (A ICAR), pois sim... Ela ainda guarda o celibato, quando foi instituído não por causa da santidade, mas sim por questões políticas internas , para na época, resguardar os bens da igreja.

Fernando Silva escreveu: O celibato é mais uma norma interna que uma doutrina. Pode até ser revisto um dia. .
O cardeal Cláudio Hummes desembarcou na segunda-feira em Roma para assumir a Congregação do Clero, no Vaticano, e tentou minimizar as declarações que deu sobre uma possível revisão da postura da Igreja sobre o celibato dos padres. "Não tenho nenhuma doutrina nova sobre o celibato sacerdotal. Só digo o que diz a doutrina da Igreja.
Que esse dia chegue logo.

pastorgentil escreveu: Mas o que se pode ver é que os evangelicos brasileiros estão se dando ao trabalho de estudar sim todas as correntes de idéias para melhor se adaptarem as mudanças da sociedade.

Fernando Silva escreveu: Deve ser uma minoria, a menos que estejamos falando de estratégias de marketing para atrair mais otár... digo fiéis.

Caro amigo, pode ser que seja a minoria. Mas sinto pelas suas idéias de achar que os evangelicos sejam o que vc quase falou por causa da fé que proferem. No entanto dessa maneira, você coloca todos(Todos os que fazem da FÉ um modo de viver,) em um mesmo padrão de inteligência. Você fez a sua opção de não ter fé. Eu opto por ter fé, e ser cético a todas as idéias novas. Observo, leio, estudo e decido o caminho a seguir. A posição critica é necessária. Para as pessoas religiosas é impensável questionar a fé? Não, isso não é verdade. O verdadeiro crente se questiona constantemente e se encontra em dúvidas diárias . Sim há vivendo em mim um ateu que joga a toalha no ringue e aceita que existe algo maior. Tenha certeza que sou mais ateu que você. No entanto quando escolho acreditar e ter fé algo novo nasce em mim todos os dias.
Fernando Silva escreveu: Por outro lado, se a doutrina realmente vem de Deus, não é ela que tem se adaptar à sociedade e sim o contrário.

Há doutrinas de homens e você sabe disso. Mas acha mesmo que a doutrina tem que e adaptar à sociedade e sim o contrário? acha mesmo?
Editado pela última vez por pastorgentil em 23 Mai 2010, 14:12, em um total de 1 vez.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

marta

Mensagem por marta »

pastormentiu escreveu:Observo, leio, estudo e decido o caminho a seguir. A posição critica é necessária.

Nota-se que vc faz isso mesmo. É louvável! Vc leu tanto, estudou tanto e deciciu tanto que acabou chegando à conclusão que o deus da blablablíblia não é o seu; o que está escrito no lixo, ops, livro, não significa necessariamente aquilo que está escrito; e o que os evengélicos fazem e ensinam não é o que vc diz que faz e ensina. De tanto ler, pensar e decidir vc criou a Teologia Revolucionária Tabajara. Senso crítico é isso aí. :emoticon45:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu: O celibato é mais uma norma interna que uma doutrina. Pode até ser revisto um dia. .

O cardeal Cláudio Hummes desembarcou na segunda-feira em Roma para assumir a Congregação do Clero, no Vaticano, e tentou minimizar as declarações que deu sobre uma possível revisão da postura da Igreja sobre o celibato dos padres. "Não tenho nenhuma doutrina nova sobre o celibato sacerdotal. Só digo o que diz a doutrina da Igreja.

Não é uma doutrina recebida de Deus e sim um regulamento interno da ICAR como instituição:
http://www.universocatolico.com.br/inde ... adres.html
O Cardeal Basil Hume, primaz católico de Inglaterra, a 17 de Setembro de 2005, declarou aos microfones da BBC, que a lei do celibato não é divina, mas eclesiástica e portanto passível de ser mudada.

pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu: Por outro lado, se a doutrina realmente vem de Deus, não é ela que tem se adaptar à sociedade e sim o contrário.

Há doutrinas de homens e você sabe disso. Mas acha mesmo que a doutrina tem que e adaptar à sociedade e sim o contrário? acha mesmo?

Foi você que disse:
pastorgentil escreveu: Mas o que se pode ver é que os evangelicos brasileiros estão se dando ao trabalho de estudar sim todas as correntes de idéias para melhor se adaptarem as mudanças da sociedade.

O que eu acho é que, se alguma coisa está escrita na Bíblia e ela é a palavra de algum deus, então não é para interpretar nem adaptar, é para aceitar sem discutir, por mais absurdo e contraditório que pareça. Do jeito que está escrito.

pastorgentil
Contato:

Não. não falei doutrina. falei conceitos e IDÉIAS

Fernando Silva escreveu:
Por outro lado, se a doutrina realmente vem de Deus, não é ela que tem se adaptar à sociedade e sim o contrário.

Você falou doutrina... não sabe a diferença???

O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar, pedagógico...

Eu acho que os catolicos não estudando tanto quanto antes. Estão muito confusos :emoticon12:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

pastorgentil
Contato:

pastorgentil escreveu:
Cláudio Hummes escreveu: O cardeal Cláudio Hummes desembarcou na segunda-feira em Roma para assumir a Congregação do Clero, no Vaticano, e tentou minimizar as declarações que deu sobre uma possível revisão da postura da Igreja sobre o celibato dos padres. "Não tenho nenhuma doutrina nova sobre o celibato sacerdotal. Só digo o que diz a doutrina da Igreja.

Fernando dias escreveu:
Basil Hume escreveu: O Cardeal Basil Hume, primaz católico de Inglaterra, a 17 de Setembro de 2005, declarou aos microfones da BBC, que a lei do celibato não é divina, mas eclesiástica e portanto passível de ser mudada.

Eu e vc sabemos o que deveria ser...
mas eles não estão se entendem

deveria ser regra passivel de mudança... mas é doutrina de homens que nunca muda :emoticon12:
(assinatura provisória)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Por outro lado, se a doutrina realmente vem de Deus, não é ela que tem se adaptar à sociedade e sim o contrário.

O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, militar, pedagógico...

Eu acho que os catolicos não estudando tanto quanto antes. Estão muito confusos :emoticon12:

Os 10 mandamentos são o quê? Podem ser rediscutidos para "melhor se adaptarem às mudanças da sociedade"?

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:

pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Por outro lado, se a doutrina realmente vem de Deus, não é ela que tem se adaptar à sociedade e sim o contrário.

Os 10 mandamentos são o quê? Podem ser rediscutidos para "melhor se adaptarem às mudanças da sociedade"?

Esta de não admitir que mandamento é outra coisa - que não doutrinação e subjugação - é muito hipócrita e desonesto.
Quando questionei minha "secretária do lar" evangélica sobre os mandamentos, ela se viu numa saia justa desesperada e atalhou:

- Bom, eu só posso dizer que o mais importante é obedecer ao Primeiro Mandamento. Isto é que é importante.

Leia-se: " Não pense muito nisto. Apenas engula e aceite."

Pelo menos ela foi mais honesta.

Conceitos e IDÉIAS! HUMPF!
Imagem

pastorgentil
Contato:

pastorgentil escreveu:

Eu acho que os catolicos não estão estudando tanto quanto antes. Estão muito confusos :emoticon12:

Fernando Silva escreveu:Os 10 mandamentos são o quê? Podem ser rediscutidos para "melhor se adaptarem às mudanças da sociedade"?

Não. Você ainda não me entendeu. Estamos discutindo as correntes de idéias correlacionadas a religião como num todo no meio Evangelico.[/quote]
pastorgentil escreveu: E o ponto é. Não subestime os Evangelicos.

Reedito para você

O conceito de Deus, o conceito de fé, o conceito da lógica, o conceito da razão, conceito da VERDADE.
Tudo isso precisa ser repensado. Desconstruir para construir. Você consegue??? Repito. Não sou detentor da verdade. Os meus paradigmas podem estar errados. Há evangelicos abertos a questionarem a fé que professam, e você? Não pode estar errado naquilo que crê ser sua verdade?

se você quizer discutir a importância dos dez mandametos na sociedade tudo bem.

Defina conceitos e idéias, mandamentos, Doutrinas e começaremos de novo.
(assinatura provisória)

Apo

Mensagem por Apo »

pastorgentil escreveu:Defina conceitos e idéias, mandamentos, Doutrinas e começaremos de novo.

Coisa triste a falta de suporte intelectual. E ainda se acha.

Pastor, falando sério: qual a sua formação escolar e acadêmica? Só para os foristas aqui se situarem e encontrarem um fio no caos da sua tentativa de discurso.
Imagem

pastorgentil
Contato:

pastorgentil escreveu:

pastorgentil escreveu:

Eu acho que os catolicos não estão estudando tanto quanto antes. Estão muito confusos :emoticon12:

Fernando Silva escreveu:Os 10 mandamentos são o quê? Podem ser rediscutidos para "melhor se adaptarem às mudanças da sociedade"?

Não. Você ainda não me entendeu. Estamos discutindo as correntes de idéias correlacionadas a religião como num todo no meio Evangelico.

pastorgentil escreveu: E o ponto é. Não subestime os Evangelicos.

Reedito para você

O conceito de Deus, o conceito de fé, o conceito da lógica, o conceito da razão, conceito da VERDADE.
Tudo isso precisa ser repensado. Desconstruir para construir. Você consegue??? Repito. Não sou detentor da verdade. Os meus paradigmas podem estar errados. Há evangelicos abertos a questionarem a fé que professam, e você? Não pode estar errado naquilo que crê ser sua verdade?

http://gentilpereira.blogspot.com/2010/ ... -mais.html

http://1.bp.blogspot.com/_Lh97tNEBQew/S ... matico.jpg
(assinatura provisória)

marta

Mensagem por marta »

pastormentiu escreveu: E o ponto é. Não subestime os Evangelicos.

Fora de mim! Eu não subestimo mesmo. Eles já mostraram do que são capazes :emoticon27:
marta

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:Esta de não admitir que mandamento é outra coisa - que não doutrinação e subjugação - é muito hipócrita e desonesto.
Quando questionei minha "secretária do lar" evangélica sobre os mandamentos, ela se viu numa saia justa desesperada e atalhou:

- Bom, eu só posso dizer que o mais importante é obedecer ao Primeiro Mandamento. Isto é que é importante.

Leia-se: " Não pense muito nisto. Apenas engula e aceite."

Pelo menos ela foi mais honesta.

Conceitos e IDÉIAS! HUMPF!

Está certa ela! Pois o primeiro é o único que deus não perdoa. Não perdoa mesmo. :emoticon12:
marta

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
pastorgentil escreveu:Defina conceitos e idéias, mandamentos, Doutrinas e começaremos de novo.

Pastor, falando sério: qual a sua formação escolar e acadêmica? Só para os foristas aqui se situarem e encontrarem um fio no caos da sua tentativa de discurso.

Eu entendo o pastor Mentiu. É que a doulatrina dele é uma vaga idéia dos conceitos de alguns mandamentos. Por isso precisa começar de novo. É um pouco confuso, mas acho que é isso :emoticon39:
marta

Apo

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
Apo escreveu:

Eu entendo o pastor Mentiu. É que a doulatrina dele é uma vaga idéia dos conceitos de alguns mandamentos. Por isso precisa começar de novo. É um pouco confuso, mas acho que é isso :emoticon39:

Não é confuso. É bem isto mesmo:

B + A faz BAAAAAA
C + O faz COOOOO
D + E faz DEEEEE

E volta de novo pro B + A faz BAAAA

Até chegar no Menino viu a Uva é um paaaarto!!!
A única confusão é a cabeça dele. Coitado.

Mentiu rsrsrsrs.
Imagem

marta

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
marta escreveu:
Apo escreveu:

Não é confuso. É bem isto mesmo:

B + A faz BAAAAAA
C + O faz COOOOO
D + E faz DEEEEE

E volta de novo pro B + A faz BAAAA

Até chegar no Menino viu a Uva é um paaaarto!!!
A única confusão é a cabeça dele. Coitado.

Mentiu rsrsrsrs.

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
chorei
marta

Fernando Silva
Administrador
Contato:

pastorgentil escreveu:O conceito de Deus, o conceito de fé, o conceito da lógica, o conceito da razão, conceito da VERDADE.

Simples: se Deus nos deu uma lista de mandamentos, temos que obedecer sem discutir.
Ou você acha que dá para negociar com ele o que precisa ser obedecido e o que não é importante?

Se não foi Deus, se estamos procurando no escuro por um deus e por seus mandamentos, então tudo é discutível, principalmente a ideia de que existe um deus.

Os outros conceitos, que envolvem moral e ética, não precisam de uma religião para serem discutidos e postos em prática.

Portanto, enquanto os evangélicos não conseguirem provar que Deus existe e que é o Deus da Bíblia, esqueçam o resto. Depois que provarem isto, ainda terão que provar que a interpretação da seita deles é que é a correta.

Isto nunca vai acontecer, portanto vamos definir o que é melhor para nossa convivência pacífica sem apelar para deuses invisíveis e indetectáveis.

pastorgentil escreveu:Os meus paradigmas podem estar errados. Há evangelicos abertos a questionarem a fé que professam, e você? Não pode estar errado naquilo que crê ser sua verdade?

Acreditei em Deus por mais de 40 anos. Mudei de idéia. Antes, eu acreditava numa "verdade absoluta" que não admitia discussão. Hoje, não tenho mais "verdades absolutas", tenho convicções sobre o que eu acho que é verdade. Continuo esperando que alguém prove que sua crença é a verdade. Ainda não vi nada e acho que não vou ver.

Na minha opinião pessoal, meio chutada:
Mandamento: algo que temos que fazer sem entender ou discutir. Ainda mais se vem de Deus.
Doutrina: conjunto de coisas em que temos que acreditar, incluindo os mandamentos.

Se vêm de Deus, não estão sujeitos a discussão ou adaptação a cada época, a menos que haja um mandamento que diga "Adaptareis meus mandamentos a cada época". E não há.
pastorgentil escreveu:se você quizer discutir a importância dos dez mandametos na sociedade tudo bem.

Em resumo: a parte dos 10 mandamentos que já existia antes é boa. A parte que é novidade, é besteira.

Pergunta
: por que os mandamentos do primeiro lote de tábuas (aquele que Moisés quebrou) são diferentes dos mandamentos do segundo lote?

marta

Mensagem por marta »

É fato. Mandamento é mandamento, salvo disposição em contrário. Como não se tem notícia de nenhuma disposição em contrário, continua valendo aqueles 10 que o moisés purpurina trouxe lá do monte de merd, ops, monte do que mesmo?!
marta

joaomichelazzo

Mensagem por joaomichelazzo »

marta escreveu:É fato. Mandamento é mandamento, salvo disposição em contrário. Como não se tem notícia de nenhuma disposição em contrário, continua valendo aqueles 10 que o moisés purpurina trouxe lá do monte de merd, ops, monte do que mesmo?!

Monty Pyhton?
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

pastorgentil
Contato:

Fernando Silva escreveu:Simples: se Deus nos deu uma lista de mandamentos, temos que obedecer sem discutir.

Não discuto o que Deus faz, se é ,que ELE faz. Discuto com o homem que em nome de Deus aprisiona o ser humano com mandamentos que Deus não mandou.
Fernando Silva escreveu:Ou você acha que dá para negociar com ele o que precisa ser obedecido e o que não é importante?

A minha obediência não é barganhada tipo: " só obedeço de der algo em troca. Quando obedeço, obedeço porque quero e naõ porque sou OBRIGADO. Quando obedeço obedeço por amor.Obedeço não por causa do inferno ou por causa do paraíso. Tenho a liberdade de escolha.

Fernando Silva escreveu:Se não foi Deus, se estamos procurando no escuro por um deus e por seus mandamentos, então tudo é discutível, principalmente a ideia de que existe um deus.

Se não foi Deus e se foi Deus... TUDO é discutível.por que usar a ciência para provar que Deus não existe? É tempo perdido. Esqueceram a lição de Engels: "A ciência á a eliminação progressiva do erro", ou, vista de outro mirante, a cada dia um erro menor substitui o erro anterior, maior.
Fernando Silva escreveu:Com efeito, ninguém prova que Deus existe, mas ninguém prova que Ele não existe.

Eu não acho os ateus infelizes, não. Eu acho infelizes aqueles que tentam provar que estão certos e que os outros, coitados, estão errados! Deus me livre de tal presunção. Isto aqui é uma página de opiniões.
Fernando Silva escreveu:Os outros conceitos, que envolvem moral e ética, não precisam de uma religião para serem discutidos e postos em prática.

Não precisaria, eu acho. Mas todos os conceitos que temos sobre moral e ética vem desde os primordios, da religião, seja lá qual vc pensar. Você pode estar enganado em pensar que não precisa da religião para moldar o caracter de um homem. Você foi moldado por ela.
Fernando Silva escreveu:Portanto, enquanto os evangélicos não conseguirem provar que Deus existe e que é o Deus da Bíblia, esqueçam o resto. Depois que provarem isto, ainda terão que provar que a interpretação da seita deles é que é a correta.

Mas ninguém está afirmando a VERDADE doa a quem doer. A afirmação é desconstruir a VERDADE, minha e sua.
Quem quer muito um mundo sem Deus, talvez o que queira seja um mundo repleto de deuses, pois os bezerros de ouro, e sobretudo as vacas de prata e as pessoas de lata estão se multiplicando sem parar.
Fernando Silva escreveu:Isto nunca vai acontecer, portanto vamos definir o que é melhor para nossa convivência pacífica sem apelar para deuses invisíveis e indetectáveis.

Concordo.
Fernando Silva escreveu:Acreditei em Deus por mais de 40 anos. Mudei de idéia. Antes, eu acreditava numa "verdade absoluta" que não admitia discussão.

Eu não acredito em verdades absoulutas. Ricardo Gondim escreve o seguinte "Ouso pensar o mistério. Atrevo-me a nadar em águas sem fronteiras, aventurar-me no oceano infindável em que as afirmações suscitam novas dúvidas."

De antemão, valho-me da máxima socrática: “Só sei que nada sei!”.

Aproprio-me também do princípio de Tomás de Aquino em sua Suma Teológica: "A respeito de Deus, quando não podemos saber o que ele é, sabemos o que não é.
Fernando Silva escreveu: Hoje, não tenho mais "verdades absolutas", tenho convicções sobre o que eu acho que é verdade. Continuo esperando que alguém prove que sua crença é a verdade. Ainda não vi nada e acho que não vou ver.

Caro amigo... o que é convicções senão verdades absolutas?
con.vic.ção feminino
Singular Plural
Feminino con.vic.ção con.vic.ções
certeza obtida por fatos ou razões, que não deixam dúvida nem dão lugar a objeção;
persuasão íntima;
(plural) crenças;
(plural) opiniões firmes.

Para Nietzsche, por exemplo, a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Daí seu texto "como filosofar com o martelo".
Verdade material é a adequação entre o que é e o que é dito.
Verdade formal é a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos.
Precisamos rever nossos conceitos. Desconstruir para construir. Se você tem convicções que vc acha que é verdade. Dá na mesma. Não tem outra verdade a descortinar se alguma existe.
Fernando Silva escreveu:Mandamento: algo que temos que fazer sem entender ou discutir. Ainda mais se vem de Deus.

Não. Os mandamentos se cumprimos, cumprimos sabendo o que estamos fazendo. Fazemos, discutimos os mandamentos como estamos fazendo.
Fernando Silva escreveu:Doutrina: conjunto de coisas em que temos que acreditar, incluindo os mandamentos.

A questão de doutrina e regra já discutimos que são dois pontos distintos. as regras podem serem revistas. No entanto caro amigo, na questão doutrinaria, homens inescrupulosos manipulam os conceitos dizendo que é doutrina para aprisionar os incultos. Por isso, sim, as doutrinas devem ser questionadas muito mais nos dias de hoje. mesmo se dizem que vem de Deus.

Fernando Silva escreveu:Se vêm de Deus, não estão sujeitos a discussão ou adaptação a cada época, a menos que haja um mandamento que diga "Adaptareis meus mandamentos a cada época". E não há.

A essa questão já te respondi. Toda a corrente de idéias são passíveis de questionamento sim. Mesmo as que vêm de Deus. Deus existe? O que é fé? Qual é o seu conceito de virtude? O que eu penso é a VERDADE? Tudo. Absolutamente , tudo é questionável.
Fernando Silva escreveu:Em resumo: a parte dos 10 mandamentos que já existia antes é boa. A parte que é novidade, é besteira.

Concordo.
Fernando Silva escreveu:Pergunta[/b]: por que os mandamentos do primeiro lote de tábuas (aquele que Moisés quebrou) é diferente dos mandamentos do segundo lote?
[/quote]
Sei lá... Mas eu te pergunto, como você sabe que existiu alguma diferença da Primeira para Segunda tábua?
(assinatura provisória)

marta

Mensagem por marta »

pastormentiu escreveu:
Fernando Silva escreveu:Simples: se Deus nos deu uma lista de mandamentos, temos que obedecer sem discutir.

Não discuto o que Deus faz, se é ,que ELE faz. Discuto com o homem que em nome de Deus aprisiona o ser humano com mandamentos que Deus não mandou.

Mas quais são os "mandamentos" que deus não mandou e que estão aprisionando o homem?

pastormentiu escreveu:
Fernando Silva escreveu:Ou você acha que dá para negociar com ele o que precisa ser obedecido e o que não é importante?

A minha obediência não é barganhada tipo: " só obedeço de der algo em troca. Quando obedeço, obedeço porque quero e naõ porque sou OBRIGADO. Quando obedeço obedeço por amor.Obedeço não por causa do inferno ou por causa do paraíso. Tenho a liberdade de escolha.

O "negociar" que o Fernando colocou não é no sentido de "barganhar", mas sim no sentido de "relativizar". Por que o "amar a deus" tem de ser obedecido à risca e o "não cobiçar a mulher do próximo", depende do caso e do tipo da mulher? É esse relativismo que as religiões "vendem". Se traiu, se matou, se desrespeitou pai ou mãe, enfim, para quem "ama a deus sobre todas as coisas" está perdoado. Vide a quantidade de ex-isso, ex-aquilo que são exibidos nos palcos evangélicos como verdadeiros troféus.

pastormentiu escreveu:
Fernando Silva escreveu:Se não foi Deus, se estamos procurando no escuro por um deus e por seus mandamentos, então tudo é discutível, principalmente a ideia de que existe um deus.

Se não foi Deus e se foi Deus... TUDO é discutível. por que usar a ciência para provar que Deus não existe? É tempo perdido. Esqueceram a lição de Engels: "A ciência á a eliminação progressiva do erro", ou, vista de outro mirante, a cada dia um erro menor substitui o erro anterior, maior.

(1) A ciência NÃO SE OCUPA em provar que deus NÃO EXISTE, mesmo porque NÃO SE PROVA AQUILO QUE NÃO EXISTE. Isso já foi dito aqui, para vc, diversas vezes. Procure prestar atenção nas respostas para não afirmar sempre a MESMA BESTEIRA. Como é que SE PROVA que fadas ou grilos falantes ou sereias NÃO EXISTEM? Tem como provar isso? (2) Não subestime a ciência. Acredite no seu deus, mas sem menosprezar a evolução científica. É fato que a ciência erra e muitas descobertas anulam certas descobertas anteriores e esse é o maior e melhor mérito da ciência, tendo em vista que ela não é estática e está sempre em franca evolução. Não é porque se descobre a cura de uma doença, que os estudos param. Pelo contrário! Essa descoberta vai servir de base para outras descobertas. Lembre-se ainda que, há apenas 200 anos, as pessoas morriam de tuberculose e poucos chegavam aos 40, 45 anos. Hoje, a expectativa de vida dos brasileiros (um país em desenvolvimento e com a Saúde caindo aos pedaços) é de 78 anos, com muita qualidade de vida. Isso se deve a quem? A deus ou à ciência? A propósito, vc nunca foi ao médico? Nunca tomou um remédio? Isso é o que, deus ou ciência?
E por favor, não responda que deus deu a inteligência para o homem se tornar cientista, tá?.

pastormentiu escreveu:
Fernando Silva escreveu:Com efeito, ninguém prova que Deus existe, mas ninguém prova que Ele não existe.

Eu não acho os ateus infelizes, não. Eu acho infelizes aqueles que tentam provar que estão certos e que os outros, coitados, estão errados! Deus me livre de tal presunção. Isto aqui é uma página de opiniões.

Sua resposta não tem, absolutamente, nada a ver com a colocação do Fernando. :emoticon39: Quem disse que vc acha os ateus infelizes? Está se defendendo de que ou de quem?
Ademais, quem tenta provar que está certo e o outro errado, não é infeliz, por princípio. É, no mínimo, teimoso ou persistente. Uma hora, ou um convence o outro ou a discussão acaba, cada um no seu quadrado. Veja, Gentil, a discussão entre ateus e teístas não é um torneio, um campeonato. Vamos ver quem ganha?! Pelo menos, nós, não vemos por esse prisma. Nem tampouco achamos que quem crê é errado ou coitado. Alguns são coitados sim, esses que se deixam enganar por esses falsos pastores e se tornam inocentes úteis nas garras deles, mas problema é de quem se deixa levar. Os ateus não tem nada com isso. Cada um sabe de si.

pastormentiu escreveu:
Fernando Silva escreveu:Os outros conceitos, que envolvem moral e ética, não precisam de uma religião para serem discutidos e postos em prática.

Não precisaria, eu acho. Mas todos os conceitos que temos sobre moral e ética vem desde os primordios, da religião, seja lá qual vc pensar. Você pode estar enganado em pensar que não precisa da religião para moldar o caracter de um homem. Você foi moldado por ela.

Gentil, princípios básicos de convivênvia em sociedade, já vem antes de inventarem a religião. Na verdade, quem molda os valores morais de uma sociedade é ela mesma, através dos seus códigos de conduta, para nós, as leis. Por isso o que é permitido em uma sociedade pode ser considerado crime em outra. É o que a sociedade combina que é certo, que acaba valendo para todos. A sociedade combinou que não se pode matar ninguém impunemente. Combinou também que não se pode tirar nada do outro sem o consentimento do mesmo. Isso funciona com mandamentos divinos ou a despeito deles. Provado está que religião não forma o caráter de ninguém. Quantos criminosos existem, filhos de religiosos convictos? Milhares. Se formação religiosa fosse garantia de alguma coisa, os presídios não estariam abarrotados, tendo em vista que ateu ali, tem muito pouco ou nenhum.
As leis vão se moldando de acordo com a evolução da própria sociedade. No geral, quando uma lei chega a ser colocada em prática, é porque ela já existe, de fato. Um exemplo é o "divórcio". Quando a lei foi promulgada, em 1977, ela veio para regularizar os milhares e milhares e casais "desquitados" que já haviam formado outra família, com filhos e tudo mais. Não foi a partir da promulgação da lei do divórcio que os casais começaram a se separar. Foi o contrário. A lei só veio para oficializar as milhares de uniões já existentes.
A dinânica social é muito mais veloz do que a eleboração das leis. Um exemplo é o casamento gay que tantos resistem. Não adianta resistir, isso já é um fato social que precisa ser regulamentado. Cedo ou tarde, ele virá. É só uma questão de tempo. Começa assim, juízes aceitam o companheiro gay como dependente no I.R., dão ganho de causa em caso de pensão pós morte, dão direito de partilha de bens, direito à adoção de crianças. Isso tudo já está acontecendo. Agora só falta regulamentar a união legal.
As leis caminham independente das religiões. Os valores morais também. Pelo contrário, a dinâmica social acaba engolindo os valores religiosos. Quantos chatólicos que vc conhece que leva os dogmas ao pé da letra? E evangélicos?

pastormentiu escreveu:
Fernando Silva escreveu:Portanto, enquanto os evangélicos não conseguirem provar que Deus existe e que é o Deus da Bíblia, esqueçam o resto. Depois que provarem isto, ainda terão que provar que a interpretação da seita deles é que é a correta.

Mas ninguém está afirmando a VERDADE doa a quem doer. (1)A afirmação é desconstruir a VERDADE, minha e sua.
(2) Quem quer muito um mundo sem Deus, talvez o que queira seja um mundo repleto de deuses, pois os bezerros de ouro, e sobretudo as vacas de prata e as pessoas de lata estão se multiplicando sem parar.

Outa coisinha que nós já estamos roucos de falar pra vc.(1) PRESTE ATENÇÃO?: Ateus NÃO TEM VERDADADE alguma para defenderem. Quem defende as VERDADES são os religiosos que pensam que tem uma. Ateus não tem VERDADES. Ateus estão no aguardo de novas descobertas. Se algum dia, alguém conseguir provar que existe um deus, os ateus vão procurar conhecê-lo e analisar se o aceitam ou não. (2) Ateus não lutam por um mundo sem deus. Ateus estão se lixando para quem acredita em deus, maomé ou fantasmas. Agora só falta VOCÊ provar que a sociedade consumista a qual se refere, é atéia, pois o que eu vejo são pastores evangélicos adquirindo jatinhos, mansões, iates. Vejo o Vaticano transbordando em ouro. Então mude o foco, porque você ligou errado. Aqui não tem ninguém com esse nome. :emoticon12:

pastormentiu escreveu:
Fernando Silva escreveu:Isto nunca vai acontecer, portanto vamos definir o que é melhor para nossa convivência pacífica sem apelar para deuses invisíveis e indetectáveis.

Concordo.

Se concorda que deus jamais será provado, então concorda que, provavelmente, não exista um deus. Então sua fé está ancorada em que mesmo?!

pastormentiu escreveu:
Fernando Silva escreveu:Acreditei em Deus por mais de 40 anos. Mudei de idéia. Antes, eu acreditava numa "verdade absoluta" que não admitia discussão.

Eu não acredito em verdades absoulutas. Ricardo Gondim escreve o seguinte "Ouso pensar o mistério. Atrevo-me a nadar em águas sem fronteiras, aventurar-me no oceano infindável em que as afirmações suscitam novas dúvidas."

De antemão, valho-me da máxima socrática: “Só sei que nada sei!”.

Aproprio-me também do princípio de Tomás de Aquino em sua Suma Teológica: "A respeito de Deus, quando não podemos saber o que ele é, sabemos o que não é.

Esse tipo de frase feita não cabe a você. Esse "só sei que nada sei", não lhe serve, porque vc já cansou de afirmar que ACREDITA num deus, logo vc não pode afirmar que "nada sabe". Vc SERVE a um deus. VC é pastor!! Esqueceu?! Sua obrigação, na qualidade de pastor, é ACREDITAR naquilo que vc está defendendo. Se vc tem dúvida se deus existe, vc não pode ser pastor, porque vc é, no mínimo, um agnóstico. Pastores não tem o direito a dúvidas. Será que vc não consegue entender isso? Tá parecendo o papa quando visitou o campo de extermínio de judeus e perguntou: "Onde estava deus?". Vc acha que um papa, que se diz representante de deus na terra, pode levantar um questionamento dessa natureza. Há que se perguntar: que papa é esse? que pastor é esse?

pastormentiu escreveu:
Fernando Silva escreveu: Hoje, não tenho mais "verdades absolutas", tenho convicções sobre o que eu acho que é verdade. Continuo esperando que alguém prove que sua crença é a verdade. Ainda não vi nada e acho que não vou ver.

con.vic.ção feminino
Singular Plural
certeza obtida por fatos ou razões, que não deixam dúvida nem dão lugar a objeção;
persuasão íntima;
(plural) crenças;

Para Nietzsche, por exemplo, a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Daí seu texto "como filosofar com o martelo".
Verdade material é a adequação entre o que é e o que é dito.
Verdade formal é a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos.
Precisamos rever nossos conceitos. Desconstruir para construir. Se você tem convicções que vc acha que é verdade. Dá na mesma. Não tem outra verdade a descortinar se alguma existe.

Pare com esse "desconstruir pra construir", cara!! Que coisa mais idiota e repetitiva! E não ponha palavras na boca do Fernando. Ele NÃO DISSE que está convicto da verdade dele.
O que o Fernando disse foi: "Continuo esperando que alguém prove que sua crença é a verdade". Isso significa que a verdade dele permanecerá até que alguém prove o contrário. Ele está esperando. Ele não afirmou que não pretende, não quer ou se recusa a mudar a verdade dele. O que ele quer são provas convincentes e irrefutáveis de que existe algo sobrenatural e, até o fechamento desse post (3h03), ninguém conseguiu produzir tais provas.

pastormentiu escreveu:
Fernando Silva escreveu:Mandamento: algo que temos que fazer sem entender ou discutir. Ainda mais se vem de Deus.

Não. Os mandamentos se cumprimos, cumprimos sabendo o que estamos fazendo. Fazemos, discutimos os mandamentos como estamos fazendo.

Totalmente confuso. Dá pra ser mais claro? Como assim? Mandamentos, SE CUMPRIMOS. Vc cumpre ou não cumpre à risca os 10 mandamentos do seu deus? Como é que vc DISCUTE um mandamento? Com quem vc discute? Quem tem autoridade divina para discutir, flexibilizar, ou relativizar um mandamento de deus com vc?
Como é que funciona? Vc cumpre o 1º; o 2º, mais ou menos; o 3º vc não cumpre; o 4º, só de vez em quando... Como é que é?

pastormentiu escreveu:
Fernando Silva escreveu:Doutrina: conjunto de coisas em que temos que acreditar, incluindo os mandamentos.

A questão de doutrina e regra já discutimos que são dois pontos distintos. as regras podem serem revistas. No entanto caro amigo, na questão doutrinaria, homens inescrupulosos manipulam os conceitos dizendo que é doutrina para aprisionar os incultos. Por isso, sim, as doutrinas devem ser questionadas muito mais nos dias de hoje. mesmo se dizem que vem de Deus.

Tá, os homens inescrupolosos manipulam. E vc, faz o que com a sua doutrina?

pastormentiu escreveu:
Fernando Silva escreveu:Se vêm de Deus, não estão sujeitos a discussão ou adaptação a cada época, a menos que haja um mandamento que diga "Adaptareis meus mandamentos a cada época". E não há.

A essa questão já te respondi. Toda a corrente de idéias são passíveis de questionamento sim. Mesmo as que vêm de Deus. Deus existe? O que é fé? Qual é o seu conceito de virtude? O que eu penso é a VERDADE? Tudo. Absolutamente , tudo é questionável.

:emoticon41: :emoticon204: :emoticon23: :emoticon12:

pastormentiu escreveu:
Fernando Silva escreveu:Em resumo: a parte dos 10 mandamentos que já existia antes é boa. A parte que é novidade, é besteira.

Concordo.

heim? :emoticon39:

pastormentiu escreveu:
Fernando Silva escreveu:Pergunta[/b]: por que os mandamentos do primeiro lote de tábuas (aquele que Moisés quebrou) é diferente dos mandamentos do segundo lote?

Sei lá... Mas eu te pergunto, como você sabe que existiu alguma diferença da Primeira para Segunda tábua?

heim? :emoticon39: Sobrou pra vc, Fernando, dar cursinho pro PASTOR. Vai que é tua!!!!! :emoticon235:
marta

marta

Mensagem por marta »

pastorgentil escreveu:
pastorgentil escreveu:
Cláudio Hummes escreveu: O cardeal Cláudio Hummes desembarcou na segunda-feira em Roma para assumir a Congregação do Clero, no Vaticano, e tentou minimizar as declarações que deu sobre uma possível revisão da postura da Igreja sobre o celibato dos padres. "Não tenho nenhuma doutrina nova sobre o celibato sacerdotal. Só digo o que diz a doutrina da Igreja.

Fernando dias escreveu:
Basil Hume escreveu: O Cardeal Basil Hume, primaz católico de Inglaterra, a 17 de Setembro de 2005, declarou aos microfones da BBC, que a lei do celibato não é divina, mas eclesiástica e portanto passível de ser mudada.

Eu e vc sabemos o que deveria ser...
mas eles não estão se entendem

deveria ser regra passivel de mudança... mas é doutrina de homens que nunca muda :emoticon12:

Eu acho estranho, para não dizer cômico além de ridículo, é vc, Gentil, que está mais perdido do que o Ciro Gomes em São Paulo, tentando atravessar o rio se debatendo nas idéias, mandamentos e doulatrinas, tentando meter o nariz no celibato da IPAR? O que é que vc tem a ver com o celibato da IPAR? Está te incomodando ou ser padre é mais uma das dúvidas que estupram o seu pensamento?
Se tem uma coisa que me irrita é um religioso metendo a boca em outro religioso como se um fosse melhor do que o outro. Gentil, podres não são melhores nem piores do que pastores. São bem equiparados, se é que vc me entende.
marta

Fernando Silva
Administrador
Contato:

pastorgentil escreveu:

Quais são os mandamentos que, garantidamente, Deus nos mandou?

pastorgentil escreveu:

Sim, tem a liberdade de escolher o inferno. Você escolheria?
pastorgentil escreveu:

Se não foi Deus e se foi Deus... TUDO é discutível.por que usar a ciência para provar que Deus não existe? É tempo perdido. Esqueceram a lição de Engels: "A ciência á a eliminação progressiva do erro", ou, vista de outro mirante, a cada dia um erro menor substitui o erro anterior, maior.

A ciência não tenta provar que Deus não existe, a ciência ignora Deus.
Por outro lado, se o mandamento vem de Deus, você vai dizer que ele está errado?

pastorgentil escreveu:

As religiões apenas incorporam as regras de moral das sociedades em que surgem, inclusive as regras idiotas.
E, depois que as incorporam, acham que são eternas. É por isto que ainda seguimos a moral de uma tribo bárbara de 3 mil anos atrás.
Algumas dessas regras são universais, outras só se aplicavam àquela tribo, naquela época.
pastorgentil escreveu:

Mas ninguém está afirmando a VERDADE doa a quem doer.

Você, talvez não. A maior parte dos evangélicos, sim.
pastorgentil escreveu: Eu não acredito em verdades absoulutas.
[...]

O problema é que ele assumia como verdade a existência do Deus da Bíblia e depois procurava confirmação. Se não encontrasse, continuaria acreditando nele.
pastorgentil escreveu:

con.vic.ção feminino
Singular Plural
persuasão íntima;
(plural) crenças;

Eu tenho a firme opinião de que o Sol vai nascer amanhã no local e na hora prevista.
Eu tenho a convicção de que um terremoto não vai destruir minha cidade nos próximos meses.
Eu tenho a convicção de que vou morrer dentro de no máximo 50 anos.
Mas não são verdades absolutas.
pastorgentil escreveu:Precisamos rever nossos conceitos. Desconstruir para construir. Se você tem convicções que vc acha que é verdade. Dá na mesma. Não tem outra verdade a descortinar se alguma existe.

Minhas verdades são provisórias, mas eu vivo de acordo com elas. Planejo minhas ações de acordo com o que me parece garantido. A diferença é que mudo de ideia quando descubro que estou errado, enquanto que os religiosos se agarram à crença mesmo diante de evidências em contrário.
pastorgentil escreveu:

Errado. Não é preciso entender os mandamentos divinos. Temos que aceitá-los mesmo sem entender.
pastorgentil escreveu:

Se você questiona a existência de Deus, tudo o que atribuem a ele pode ser questionado, mas, se você acha que Deus disse o que disse, então aceite sem discutir.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Pergunta: por que os mandamentos do primeiro lote de tábuas (aquele que Moisés quebrou) são diferentes dos mandamentos do segundo lote?

Leia a Bíblia. Compare Êxodo 20 e Êxodo 33.

Aliás, porque 10 mandamentos se são centenas, inclusive com receitas culinárias e regras sobre vestuário e decoração?

pastorgentil
Contato:

Fernando Silva escreveu:Quais são os mandamentos que, garantidamente, Deus nos mandou?

A FORMA INTEGRAL É:
1- Não terás outros deuses diante de mim
2- Não farás para tí imagens de esculturas, não as adorarás nem te curvarás a elas.
3- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4- Lembra-te do dia do Sábado para o santificar...
5- Honra o teu pai e a tua mãe.
6- Não matarás.
7- Não adulterarás.
8- Não furtarás.
9- Não dirás falso testemunho contra teu próximo.
10- Não cobiçarás.

A FORMA RESUMIDA É: 1º ao 4º = Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
5º ao 10º = Amarás ao próximo como a ti mesmo.

Resumir não quer dizer acrescentar ou substituir.

Fernando Silva escreveu:Sim, tem a liberdade de escolher o inferno. Você escolheria?

Costumo dizer que servir a deus é por amor e não por medo. E não importa se Deus está no céu ou no inferno. se Jesus estiver no inferno é pra lá que eu vou.

Fernando Silva escreveu:A ciência não tenta provar que Deus não existe, a ciência ignora Deus.

Mas, desculpe-me, ateísmo é coisa banal. Quando eu tinha oito anos era ateu. O ateísmo é óbvio (por isso comecei a desconfiar dele), diante do lamentável estado da vida: somos uma raça abandonada (Horkheimer).

Deus, como se diz em filosofia, "é uma variável sem controle epistemológico", isto é, não se testa Deus em um laboratório.

Fernando Silva escreveu:Por outro lado, se o mandamento vem de Deus, você vai dizer que ele está errado?

Não. Errado estão os que manipulam os mandamentos... mas claro que vc já ouviu falar da GRAÇA de DEUS que se interpõe sobre os mandamentos, mas isso é outra história.

Fernando Silva escreveu:As religiões apenas incorporam as regras de moral das sociedades em que surgem, inclusive as regras idiotas.

E quais são as regras idiotas que vc fala? Eu sei da VIRTUDE que de séculos a séculos vem mudando o seu significado. Mas no mais, não sei do que vc está falando, já que regras de moral saõ necessárias a toda a sociedade, indistintamente de suas épocas. Por isso estamos vivos hoje.
Fernando Silva escreveu:E, depois que as incorporam, acham que são eternas. É por isto que ainda seguimos a moral de uma tribo bárbara de 3 mil anos atrás.

Sim. Neste contesto acho necessário reformular os CONCEITOS de moral. Não significa que a abandonaremos de uma hora pra outra, já que demorou anos para construí-la.
Fernando Silva escreveu:Algumas dessas regras são universais, outras só se aplicavam àquela tribo, naquela época.

Do que você está falando? Quais se aplicavam àquela tribo , naquela época. Precisamos nos situar para com isso destruir a regra que devemos abandonar.

Fernando Silva escreveu:Você, talvez não. A maior parte dos evangélicos, sim.

A maior parte sim. Poucos que talvez precisem discutir varios assuntos pendentes, saindo dos seus paradigmas , para melhor arejarem a mente.

Fernando Silva escreveu:O problema é que ele assumia como verdade a existência do Deus da Bíblia e depois procurava confirmação. Se não encontrasse, continuaria acreditando nele.

Não vejo nem um problema nisso. Quanto mais eu questiono me torno ateu de mim mesmo. Quanto mais ateu, mais eu me encontro com ELE. Se Deus, como todo mundo me dizia, era bom, por que eu não era o cara mais forte do mundo? Decidi que Deus não existia. Ou não era bom. O ateísmo é uma conclusão óbvia, não há nenhuma grande inteligência nisso. Qualquer golfinho consegue ser ateu.

Fernando Silva escreveu:Eu tenho a firme opinião de que o Sol vai nascer amanhã no local e na hora prevista.
Eu tenho a convicção de que um terremoto não vai destruir minha cidade nos próximos meses.
Eu tenho a convicção de que vou morrer dentro de no máximo 50 anos.
Mas não são verdades absolutas.

Que bom. Mas muitos são diferentes de você.

Fernando Silva escreveu:Minhas verdades são provisórias, mas eu vivo de acordo com elas. Planejo minhas ações de acordo com o que me parece garantido. A diferença é que mudo de ideia quando descubro que estou errado, enquanto que os religiosos se agarram à crença mesmo diante de evidências em contrário.

Não quero desconstruir seu raciocínio.
Qualquer dia a gente canta Raul Seixas. '"eu prefiro ser essa metamorfose ambulante..."

Fernando Silva escreveu:Errado. Não é preciso entender os mandamentos divinos. Temos que aceitá-los mesmo sem entender..

Tá bom , é o que você acha.Então não discuto mais isso.

Fernando Silva escreveu:Se você questiona a existência de Deus, tudo o que atribuem a ele pode ser questionado, mas, se você acha que Deus disse o que disse, então aceite sem discutir.

Você estaria disposto à ouvir argumentos que provem a existência de Deus?

Eu tenho como convicção, é que Deus só nos encontra, se nós nos deixarmos encontrar, não precisa procurar arduamente em todos os lugares, mas simplesmente manter a menta aberta à possibilidades.

Fernando Silva escreveu:Leia a Bíblia. Compare Êxodo 20 e Êxodo 33.

Êxodo 33:1 Disse mais o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: ë tua descendência a darei.
Êxodo 33:2 E enviarei um anjo adiante de ti (e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus),
Êxodo 33:3 para uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de cerviz dura; para que não te consuma eu no caminho.
Êxodo 33:4 E quando o povo ouviu esta má notícia, pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu os seus atavios.
Êxodo 33:5 Pois o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És um povo de dura cerviz; se por um só momento eu subir no meio de ti, te consumirei; portanto agora despe os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.
Êxodo 33:6 Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, desde o monte Horebe em diante.
Êxodo 33:7 Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la fora do arraial, bem longe do arraial; e chamou-lhe a tenda da revelação. E todo aquele que buscava ao Senhor saía à tenda da revelação, que estava fora do arraial.
Êxodo 33:8 Quando Moisés saía à tenda, levantava-se todo o povo e ficava em pé cada um à porta da sua tenda, e olhava a Moisés pelas costas, até entrar ele na tenda.
Êxodo 33:9 E quando Moisés entrava na tenda, a coluna de nuvem descia e ficava à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés.
Êxodo 33:10 Assim via todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, e todo o povo, levantando-se, adorava, cada um à porta da sua tenda.
Êxodo 33:11 E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo Josué, filho de Num, não se apartava da tenda.
Êxodo 33:12 E Moisés disse ao Senhor: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo; porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo. Disseste também: Conheço-te por teu nome, e achaste graça aos meus olhos.
Êxodo 33:13 Se eu, pois, tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora me mostres os teus caminhos, para que eu te conheça, a fim de que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo.
Êxodo 33:14 Respondeu-lhe o Senhor: Eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso.
Êxodo 33:15 Então Moisés lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
Êxodo 33:16 Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra;
Êxodo 33:17 Ao que disse o Senhor a Moisés: Farei também isto que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço pelo teu nome.
Êxodo 33:18 Moisés disse ainda: Rogo-te que me mostres a tua glória.
Êxodo 33:19 Respondeu-lhe o Senhor: Eu farei passar toda a minha bondade diante de ti, e te proclamarei o meu nome Jeová; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer.
Êxodo 33:20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver.
Êxodo 33:21 Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui, sobre a penha, te poras.
Êxodo 33:22 E quando a minha glória passar, eu te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
Êxodo 33:23 Depois, quando eu tirar a mão, me verás pelas costas; porém a minha face não se verá

Êxodo 20:1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Êxodo 20:2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Êxodo 20:3 Não terás outros deuses diante de mim.
Êxodo 20:4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Êxodo 20:5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Êxodo 20:6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Êxodo 20:7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
Êxodo 20:8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Êxodo 20:9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
Êxodo 20:10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
Êxodo 20:11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
Êxodo 20:12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Êxodo 20:13 Não matarás.
Êxodo 20:14 Não adulterarás.
Êxodo 20:15 Não furtarás.
Êxodo 20:16 Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.
Êxodo 20:17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Êxodo 20:18 Ora, todo o povo presenciava os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte a fumegar; e o povo, vendo isso, estremeceu e pôs-se de longe.
Êxodo 20:19 E disseram a Moisés: Fala-nos tu mesmo, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos.
Êxodo 20:20 Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.
Êxodo 20:21 Assim o povo estava em pé de longe; Moisés, porém, se chegou às trevas espessas onde Deus estava.
Êxodo 20:22 Então disse o Senhor a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que do céu eu vos falei.
Êxodo 20:23 Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata, ou deuses de ouro, não os fareis para vós.
Êxodo 20:24 um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois. Em todo lugar em que eu fizer recordar o meu nome, virei a ti e te abençoarei.
Êxodo 20:25 E se me fizeres um altar de pedras, não o construirás de pedras lavradas; pois se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
Êxodo 20:26 Também não subirás ao meu altar por degraus, para que não seja ali exposta a tua nudez.

ENTENDÍ

você acha que não tem motivo para o mandamento estar no Capitulo 20... deveria estar no trinta... é isso?

Fernando Silva escreveu:Aliás, porque 10 mandamentos se são centenas, inclusive com receitas culinárias e regras sobre vestuário e decoração?

Saõ os dez mandamentos com centenas e inclusive receitas de culinária e regras sobre vestuário e decoração do bolo oras... Você não gostou??? :emoticon12:

Pergunta sem resposta

Vou verificar!!!!!!!
(assinatura provisória)

Reid

Mensagem por Reid »

gentil ha muito mais nomes e definições para coisas nao explicadas do q apenas o nome "Deus" e as diferentes milhões de definições q cada um da para este nome :emoticon5:

mas da pra ver q vc prefere chamar de Deus e dar essas suas definições :emoticon12:

marta

Mensagem por marta »

Reid escreveu:gentil ha muito mais nomes e definições para coisas nao explicadas do q apenas o nome "Deus" e as diferentes milhões de definições q cada um da para este nome :emoticon5:

mas da pra ver q vc prefere chamar de Deus e dar essas suas definições :emoticon12:

Isso tudo aí só serviu para deixar registrado que a blablablíblia é o lixo, ops, livro mais tosco e chato de ler, deste mundo e dos outros (se houver :emoticon12: :emoticon12: )
marta

Trancado