salgueiro escreveu:Apo escreveu:Outro papo babaca, repetitivo e arrogante dos que pregam as maravilhas de um espírito comprometido com o bem, é acusar os que não seguem e/ou criticam tais scripts de fazerem o porque querem desmerecer. Contrasenso total.
Sei, talvez seja realmente muito difíicil entender que as "qualificações" que vc associa a caridade sejam errôneas de propósito para que vc possa desmerecer, A distorção é proposital. A intenção é clara.
Sal, caridade não se faz por religião ou obrigação. Caridade é uma contribuição espontânea que se dá de si ao outro, na forma, conteúdo ou valor monetário que se tem para dar. É isso. Se nós ficarmos dissertando sobre a caridade que vc julga certa com a caridade que eu ou a Apo, ou quem quer que seja, julga certa, essa conversa não vai ter fim, mesmo porque, nem vc mesma faz a caridade da forma e no valor que gostaria de fazer, como já confessou. Então não há o porquê de ficarmos conceituando a caridade.
salgueiro escreveu:Apo escreveu:Por que quereríamos desfazer algo que se mostrasse genuíno e bom? Somos do mal por acaso?
Outro propósito da distorção é para poder abordar esse ponto, "Somos do mal por acaso?", recorrente sempre, num jogo babaca entre teistas e ateus.
Não, Sal. Não é um jogo babaca, não. Os teístas pensam isso mesmo. Vc mesma já cansou de me atirar pedras porque eu tenho o meu jeito de fazer caridade que não coincidade com o seu jeito de fazer.
Acontece que ateu não se sente obrogado a fazer caridade, mesmo. Isso não é sinônimo de ser mau. A falta da obrigatoriedade, a meu ver, enaltece sobremaneira o mérito. Ou não?
salgueiro escreveu:De novo, de novo e de novo: é mais enriquecedor e verdadeiro ( posto que natural das pessoas de bem ) fazer o bem por outros motivos que não os impostos, cobrados, "aliviadores de culpa", divulgáveis como mérito único e insubstituível.
Mais uma análise deturpada.prá variar.
Há que se diferenciar aqui, "caridade" de "solidariedade". Acho que estmos confundindo as duas coisas. Até os animais são solidários. Cansei de ver cenas (emocionantes, por sinal. Chorei de verdade) de cachorros ou gatos, tentando salvar o colega. O ser humano é solidário. Podem reparar, quando acontece uma tragédia, o mundo inteiro se mexe.
salgueiro escreveu:Apo escreveu: Quem desmerece o que não é do seu traçado é que deveria colocar a consciência para trabalhar
Concordo em gênero, número e grau.
Eu tb.
salgueiro escreveu:Apo escreveu:Ninguém com bons e NATURAIS propósitos no coração e na mente precisa descobrir estas coisas em livros - nem crianças pequenas - o que de fato merece certa e justa desqualificação
Tá certo, vamos jogar todo o conhecimento desenvolvido através das eras na lata de lixo porque a humanidade não precisa de nada disso afinal desde sempre nós nascemos todos com bons e naturais propósitos no coração e na mente. Legal, paz e amor!
Não, nem todos nascem dispostos a carregar a bandeira da caridade nas costas, feito porta-bandeira da Mangueira. Mas a grande maioria, mesmo aqueles que a sociedade considera maus, é solidária. Há solidariedade até nos presídios.