Tachyon escreveu:É claro que uma definição de dicionário não prova que Deus é o criador de tudo, nem que ele existe, nem qualquer coisa relacionada a este Ser. Entendo que o fato de haver uma definição para a palavra “Alienígena”, também não provar a existência de tais seres noutros planetas. Nem, tão pouco, nega a mesma. Porém, usei tal ferramenta como um artifício para tentar elucidar a essência da palavra “Deus”.
Se você quer tentar elucidar a essência da palavra "deus", para a divindade cultuada na mitologia judaico-cristã, sugiro que utilize a Suma Teológica, de Tomás de Aquino
Tachyon escreveu:Pois existem muitos que não compreendem o porquê de existir tantas raízes de Fé e “Fanatismo” na mente dos religiosos – eu sou um religioso. Ora bolas, se assumimos que existe um Deus Todo-Poderoso como é descrito na Bíblia, não há motivos para contestá-lo, nem questioná-lo; mas, mesmo questionando o fato de Deus existir ou não, jamais sua existência será refutada, já que, nós, os religiosos, partimos da premissa de que Deus existiu um dia.
Ora, se ter fé é isso, por que a necessidade de tantos cristãos em definir o caráter da divindade? Acredite e pronto!
Tachyon escreveu:Não sei qual é a dificuldade em assumir, segundo a lógica, que Deus sempre existiu; não se pensa muitas vezes que o Universo é eterno?
A diferença está no fato de quer o universwo existe, é mensurável, observável, responde a quesitos de previsibilidade. Já Deus...
Tachyon escreveu:A dificuldade está, então, na ideia de um ser espiritual eterno.
A dificuldade está em demonstrar a existência de algo que seja equivalente a espírito.
Tachyon escreveu:Pessoal, o que não se assume como verdade? Muitos de vocês assumiram que devotos são um tanto ignorantes, não? Ok, se isso é verdade na sua concepção, mas, muitos têm opinião contrária, eu assumo também um ceticismo em relação a sua visão.
Ignorância não é atributo de classe, mas pessoal. Particularmente, conheço alguns devotos muito inteligentes.
Tachyon escreveu:Colocaram o prato na mesa. Algo criou o prato. Algo criou o “algo” que criou o prato..
Exato! O que lhe autoriza colocar um limite nessa série?
.
Tachyon escreveu:Vocês falam de lógica e não compreendem a mesma. Já disse e, repito: A existência humana EXIGE uma Causa Primeira, isto é, uma causa que não seja um EFEITO.
Errado! O que exiger uma causa primeira é nossa cxoncepção atual de lógica e não nossa existência. Você simplesmente pensa de forma linear e não de forma algorítmica, onde muitas causas são necessárias para se obter apenas um efeito e onde o efeito gerado na série pode ser a causa de outro e sucessivamente.
Por outro lado, quem é que disse para você que tenha havido uma única causa primária?
Por que a "causan primária" não pode ser uma singularidade, que se extinguiu no momento em que gerou efeito?
Tachyon escreveu:É óbvio que nunca teremos resposta concreta sobre “Quem criou Deus?” ou “Quem criou o Universo?” já que temos um pensamento arraigado em nossa mente de que tudo deve ser atribuído a uma causa anterior.
Dizer que nunca vamos conseguir é uma aposta arriscada, em termos científicos.
Tachyon escreveu:Contudo, ao longo da vida e, talvez, eternamente vamos, filosoficamente, cientificamente, racionalmente, ir contra este raciocínio. Pois, o mesmo não é satisfatório, dentro da lógica humana.
Depende do tipo de lógica que se considere.
Tachyon escreveu:Ou pensas descobrir o que deu origem ao material que deu origem ao Universo?
E por que não? Já existem algumas hipóteses bem interessantes.
Tachyon escreveu:Ficarás o resto da vida em cima do muro se não transcenderes a prisão mental que nos foi imposta.
Se isso pressupõe a aceitação acrítica de divindades, você está trocando a dúvida científica pela superstição pura e simples
Tachyon escreveu:Amigo, não quero provar (nem posso) que Deus existe, mas, o argumento é tão bom quanto à afirmação “NÓS SURGIMOS AO ACASO”. Um forte abraço.
E quem foi que disse para você que o homem surgiu por acaso?