Fernando Silva escreveu:Tachyon escreveu:Nunca houve um diálogo sem sarcásmo, ofensa, xingamento, escárnio e desrespeito quando o assunto foi religião. O mal de algumas pessoas é achar legal "viver a vida adoidado", chigando a mãe dos outros, o Deus dos outros, o filho dos outros.
Um dos preceitos básicos de cada religião (com raras exceções) é que ela é a única verdadeira e todas as outras estão erradas e seus seguidores provavelmente sofrerão algum tipo de punição.
Além disto, pessoas merecem respeito, religiões não. Não mais do que o time de futebol dos outros.
Ateus já se dariam por satisfeitos se os religiosos não tentassem impor suas crenças aos outros nem mudar a Lei Maior para que fique de acordo com sua. Que tal se religiosos se comportassem como os ufólogos, que não incomodam ninguém?
Ok Fernando, eu entendo seu ponto de vista de que religiões não merecem respeito. Mas...
Já reparou como alguns torcedores se ofendem profundamente quando atacamos seu time do coração? Estes são na maioria das vezes uns fanáticos, é verdade. Contudo a ofensa pode agravar-se e se materializar em violência - me guardo de citar exemplos. Da mesma forma, Chamar eventualmente um amigo “Filha da p**” após levar um gol no Winning Eleven também pode passar despercebido; já chamar alguém na rua, do nada, de FDP pode soar estranho. Eu já fui socado na escola devido a isso. Pois bem, como você sabe existem muitos fanáticos religiosos por aí e eles jamais vão ver Deus como um tirano opressor, antes, como um gentil senhor, amigo, e pai amado. Como você se sentiria se xingassem seu “pai amado”?
Eu acredito que a regra de ouro vale na sociedade em geral, não é só um aparto bíblico, filosófico. Portanto, dizer: Ah, que se danem estes ignorantes –como vejo muitos dizer-, não é muito agradável. Pense nesta suposição: se você pudesse salvar 10 pessoas em troca de sua conversão ao cristianismo, você salvaria? Partindo deste princípio, será que não dá pra ser mais moderado em alguns aspectos relativos aos argumentos “anti-religião”?
Eu acredito que pelo fato de haver esta visão tão intrínseca de um Deus todo bondoso e inquestionável na mente do crente, devemos, nem que seja só um pouquinho de respeito à religião. Abs