Questionamento a cristaos!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Lúcifer
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Questionamento a cristaos!

Mensagem por Lúcifer »

pastorgentil escreveu:Saõ os dez mandamentos com centenas e inclusive receitas de culinária e regras sobre vestuário e decoração do bolo oras... Você não gostou??? :emoticon12:

Pergunta sem resposta

Vou verificar!!!!!!!

Acredito que as receitas culinárias sejam essas aqui...

Levítico 11
1 ¶ E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;
3 Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.
4 Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo;
5 E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo;
6 E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda.
7 Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.
8 Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos.
9 ¶ De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis.
10 Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação.
11 Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver.
12 Todo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação.
13 Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,
14 E o milhano, e o abutre segundo a sua espécie.
15 Todo o corvo segundo a sua espécie,
16 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie.
17 E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja,
18 E a gralha, e o cisne, e o pelicano,
19 E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.
20 ¶ Todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação.
21 Mas isto comereis de todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra.
22 Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.
23 E todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés, serão para vós uma abominação.
24 E por estes sereis imundos: qualquer que tocar os seus cadáveres, imundo será até à tarde.
25 Qualquer que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.
26 Todo o animal que tem unha fendida, mas a fenda não se divide em duas, e todo o que não rumina, vos será por imundo; qualquer que tocar neles será imundo.
27 E todo o animal que anda sobre as suas patas, todo o animal que anda a quatro pés, vos será por imundo; qualquer que tocar nos seus cadáveres será imundo até à tarde.
28 E o que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; eles vos serão por imundos.
29 Estes também vos serão por imundos entre os répteis que se arrastam sobre a terra; a doninha, e o rato, e a tartaruga segundo a sua espécie,
30 E o ouriço cacheiro, e o lagarto, e a lagartixa, e a lesma e a toupeira.
31 Estes vos serão por imundos dentre todos os répteis; qualquer que os tocar, estando eles mortos, será imundo até à tarde.
32 E tudo aquilo sobre o que cair alguma coisa deles estando eles mortos será imundo; seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou saco, qualquer instrumento, com que se faz alguma obra, será posto na água, e será imundo até à tarde; depois será limpo.
33 E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis.
34 Todo o alimento que se come, sobre o qual cair água de tais vasos, será imundo; e toda a bebida que se bebe, depositada nesses vasos, será imunda.
35 E aquilo sobre o que cair alguma parte de seu corpo morto, será imundo; o forno e o vaso de barro serão quebrados; imundos são: portanto vos serão por imundos.
36 Porém a fonte ou cisterna, em que se recolhem águas, será limpa, mas quem tocar no seu cadáver será imundo.
37 E, se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre alguma semente que se vai semear, será limpa;
38 Mas se for deitada água sobre a semente, e se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre ela, vos será por imunda.
39 E se morrer algum dos animais, que vos servem de mantimento, quem tocar no seu cadáver será imundo até à tarde;
40 E quem comer do seu cadáver lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.
41 Também todo o réptil, que se arrasta sobre a terra, será abominação; não se comerá.
42 Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés, ou que tem muitos pés, entre todo o réptil que se arrasta sobre a terra, não comereis, porquanto são uma abominação.
43 ¶ Não vos façais abomináveis, por nenhum réptil que se arrasta, nem neles vos contamineis, para não serdes imundos por eles;
44 Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;
45 Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.
46 Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra;
47 Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Junto com os 10 mandamentos, Javé também deu instruções detalhadas sobre o que fazer com a gordura do churrasco e proibiu misturar leite e carne, por exemplo (Êxodo 23:19).

No fim, acaba todo mundo lambuzado de sangue.

Êxodo 29:12-29]
12 Depois tomarás do sangue do novilho, e com o dedo o porás sobre as pontas do altar, e todo o sangue restante derramarás à base do altar.
13 Também tomarás toda a gordura que cobre as entranhas, o redenho do fígado, os dois rins e a gordura que houver neles, e queimá-los-ás sobre o altar;
[...]
20 e imolarás o carneiro, e tomarás do seu sangue, e o porás sobre a ponta da orelha direita de Arão e sobre a ponta da orelha direita de seus filhos, como também sobre o dedo polegar da sua mão direita e sobre o dedo polegar do seu pé direito; e espargirás o sangue sobre o altar ao redor.
21 Então tomarás do sangue que estará sobre o altar, e do óleo da unção, e os espargirás sobre Arão e sobre as suas vestes, e sobre seus filhos, e sobre as vestes de seus filhos com ele; assim ele será santificado e as suas vestes, também seus filhos e as vestes de seus filhos com ele.
22 Depois tomarás do carneiro a gordura e a cauda gorda, a gordura que cobre as entranhas e o redenho do fígado, os dois rins com a gordura que houver neles e a coxa direita (porque é carneiro de consagração),
23 e uma fogaça de pão, um bolo de pão azeitado e um coscorão do cesto dos pães ázimos que estará diante do Senhor,

Fernando Silva
Administrador
Contato:

pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Quais são os mandamentos que, garantidamente, Deus nos mandou?

A FORMA INTEGRAL É:
1- Não terás outros deuses diante de mim
2- Não farás para tí imagens de esculturas, não as adorarás nem te curvarás a elas.
3- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4- Lembra-te do dia do Sábado para o santificar...
5- Honra o teu pai e a tua mãe.
6- Não matarás.
7- Não adulterarás.
8- Não furtarás.
9- Não dirás falso testemunho contra teu próximo.
10- Não cobiçarás.

Não são estes os mandamentos que os judeus, a ICAR e os protestantes seguem.
Eles fizeram uma seleção do primeiro e do segundo lote de tábuas.
pastorgentil escreveu:Resumir não quer dizer acrescentar ou substituir.

Mas significa descartar. Com autorização de quem?
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Sim, tem a liberdade de escolher o inferno. Você escolheria?

Costumo dizer que servir a deus é por amor e não por medo. E não importa se Deus está no céu ou no inferno. se Jesus estiver no inferno é pra lá que eu vou.

Resposta sem sentido. Você sofreria no inferno pela eternidade só para ficar perto do seu ídolo? Ele vale isso?
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:A ciência não tenta provar que Deus não existe, a ciência ignora Deus.

Mas, desculpe-me, ateísmo é coisa banal. Quando eu tinha oito anos era ateu. O ateísmo é óbvio (por isso comecei a desconfiar dele), diante do lamentável estado da vida: somos uma raça abandonada (Horkheimer).

Se somos uma raça abandonada, quem nos abandonou?
Ou será que o "lamentável estado da vida" mostra justamente que não há um deus?
E qual a relação entre ser óbvio e ser errado? Por que você repete coisas sem sentido só porque parecem confirmar suas fantasias?
pastorgentil escreveu:Deus, como se diz em filosofia, "é uma variável sem controle epistemológico", isto é, não se testa Deus em um laboratório.

Não. Por isto mesmo, a ciência não se ocupa de Deus. Ela o ignora. E faz muito bem.
Ele só existe na imaginação dos crentes, até prova em contrário. Uma prova que você já disse que não temos.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Por outro lado, se o mandamento vem de Deus, você vai dizer que ele está errado?

Não. Errado estão os que manipulam os mandamentos... mas claro que vc já ouviu falar da GRAÇA de DEUS que se interpõe sobre os mandamentos, mas isso é outra história.

Mas quais são os mandamentos garantidamente enviados por Deus?
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:As religiões apenas incorporam as regras de moral das sociedades em que surgem, inclusive as regras idiotas.

E quais são as regras idiotas que vc fala? Eu sei da VIRTUDE que de séculos a séculos vem mudando o seu significado.

-Matar quem trabalha no sábado.
-Matar os filhos desobedientes.
-Matar as filhas que perdem a virgindade.
-Tornar as mulheres submissas aos homens, tendo apenas o direito de ter filhos em silêncio.

E não diga que Jesus acabou com isto.
pastorgentil escreveu: Mas no mais, não sei do que vc está falando, já que regras de moral saõ necessárias a toda a sociedade, indistintamente de suas épocas. Por isso estamos vivos hoje.

Regras de moral têm que fazer sentido. Não são regras de moral só porque alguma entidade mitológica disse que tinha que ser.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Algumas dessas regras são universais, outras só se aplicavam àquela tribo, naquela época.

Do que você está falando? Quais se aplicavam àquela tribo , naquela época. Precisamos nos situar para com isso destruir a regra que devemos abandonar.

Veja acima.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:O problema é que ele assumia como verdade a existência do Deus da Bíblia e depois procurava confirmação. Se não encontrasse, continuaria acreditando nele.

Não vejo nem um problema nisso. Quanto mais eu questiono me torno ateu de mim mesmo. Quanto mais ateu, mais eu me encontro com ELE. Se Deus, como todo mundo me dizia, era bom, por que eu não era o cara mais forte do mundo? Decidi que Deus não existia. Ou não era bom. O ateísmo é uma conclusão óbvia, não há nenhuma grande inteligência nisso. Qualquer golfinho consegue ser ateu.

Portanto, rejeite tudo o que lhe parecer óbvio. Deve estar errado.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Minhas verdades são provisórias, mas eu vivo de acordo com elas. Planejo minhas ações de acordo com o que me parece garantido. A diferença é que mudo de ideia quando descubro que estou errado, enquanto que os religiosos se agarram à crença mesmo diante de evidências em contrário.

Não quero desconstruir seu raciocínio.
Qualquer dia a gente canta Raul Seixas. '"eu prefiro ser essa metamorfose ambulante..."

Mudar por mudar não é uma virtude.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Se você questiona a existência de Deus, tudo o que atribuem a ele pode ser questionado, mas, se você acha que Deus disse o que disse, então aceite sem discutir.

Você estaria disposto à ouvir argumentos que provem a existência de Deus?

Você tem alguma novidade? Alguma coisa que não foi dita nos últimos 2 mil anos? Alguma coisa que ainda não foi detonada neste fórum? Estou curioso.
pastorgentil escreveu:Eu tenho como convicção, é que Deus só nos encontra, se nós nos deixarmos encontrar, não precisa procurar arduamente em todos os lugares, mas simplesmente manter a menta aberta à possibilidades.

Procurei por ele durante mais de 40 anos. Se ele ainda quiser falar comigo, que tome a iniciativa.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Leia a Bíblia. Compare Êxodo 20 e Êxodo 33.

Êxodo 20:25 E se me fizeres um altar de pedras, não o construirás de pedras lavradas; pois se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
Êxodo 20:26 Também não subirás ao meu altar por degraus, para que não seja ali exposta a tua nudez.

Por que não seguimos estes?
pastorgentil escreveu:ENTENDÍ

você acha que não tem motivo para o mandamento estar no Capitulo 20... deveria estar no trinta... é isso?

Uns são das tábuas quebradas, os outros são do segundo lote de tábuas.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Aliás, porque 10 mandamentos se são centenas, inclusive com receitas culinárias e regras sobre vestuário e decoração?

Saõ os dez mandamentos com centenas e inclusive receitas de culinária e regras sobre vestuário e decoração do bolo oras... Você não gostou??? :emoticon12:

Pergunta sem resposta

Vou verificar!!!!!!!

Vou ajudar: são 10 porque é um número redondo. São 10 porque dá para decorar.

pastorgentil
Contato:

Mensagem por pastorgentil »

Reid escreveu:gentil ha muito mais nomes e definições para coisas nao explicadas do q apenas o nome "Deus"

Qualquer definição que se dê a Deus é ainda muito improvável. A primeira resposta do 'Livros dos Espíritas' é: "Deus é a inteligência suprema do universo, causa primária de todas as coisas. Eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom.É uam boa construção e muito bonita, mas sinceramente ainda não estou satisfeito com essa resposta, naõ sei porquê, mas não me satisfaz.. O pouco que discorremos, percebesse que deus não é nada daquilo que pensávamos ser. E se eu o definio coloco-o na minha caixa de pensamento, emoldurando--o. Concordo com você quando diz que: "ha muito mais nomes e definições para coisas nao explicadas do q apenas o nome "Deus" Mas prefiro chama-lo de Deus.
Reid escreveu: e as diferentes milhões de definições q cada um da para este nome :emoticon5:

é verdade, a palavra Deus no latim, em inglês God e suas traduções em outras línguas como o grego Θεός, eslavo Bog, sânscrito Ishvara, ou arábico Alá são normalmente usadas para toda e qualquer concepção. O mesmo acontece no hebraico El, mas no judaísmo, Deus também é utilizado como nome próprio, o Tetragrama YHVH, que acredita-se referir-se à origem henoteística da religião. Na Bíblia, quando a palavra "Senhor" está em todas as capitais, isto significa que a palavra representa o tetragrama.
Deus também pode receber um nome próprio em correntes monoteísticas do hinduísmo que enfatizam sua natureza pessoal, com referências primitivas ao seu nome como Krishna-Vasudeva na Bhagavata ou posteriormente Vixnu e Hari, ou recentemente Shakti.
É difícil desenhar uma linha entre os nomes próprios e epítetas de Deus, os nomes de Deus no Qur'an ou Alcorão ou Corão, e as várias listas de milhares de nomes de Deus e a lista de títulos e nomes de Krishna no Vixnuísmo.
Nas religiões monoteístas atuais (judaísmo, zoroastrismo, cristianismo, islamismo, sikhismo e a Fé Bahá'í), Os povos da mesopotâmia o chamavam pelo Nome, escrito em hebraico como יהוה (o Tetragrama YHVH). Mas com o tempo deixaram de pronunciar o seu nome diretamente, apenas se referindo por meio de associações e abreviações, ou através de adjetivos como "O Salvador", "O Criador" ou "O Supremo", e assim por diante.
Um bom exemplo desse tipo de associação, ainda estão presentes em alguns nomes e expressões hebraicos, como Rafael ("curado por Deus" - El), e árabes, por exemplo Abdallah ("servo - abd - de Deus" - Allah).
. (Fonte: wikipedia)
Reid escreveu:mas da pra ver q vc prefere chamar de Deus e dar essas suas definições :emoticon12:

Essa podem ser a minha definição, mas definição provisória. As concepções de Deus variam amplamente. Filósofos e teólogos têm estudado inúmeras concepções de Deus desde o início das civilizações.
As concepções abraâmicas de Deus incluem a visão cristã da trindade, a definição cabalística de Deus do misticismo judaico, e os conceitos islâmicos de Deus.
As religiões indianas diferem no seu ponto de vista do divino: pontos de vista de Deus no hinduísmo variam de região para região, seita, e de casta, que vão desde as monoteístas até as politeístas; o ponto de vista de Deus no budismo praticamente não é teísta.
Nos tempos modernos, mais alguns conceitos abstratos foram desenvolvidos, tais como teologia do processo e teísmo aberto ao qual tenho estudado e estou muito propenso a acreditar. Concepções de Deus formuladas por pessoas individuais variam tanto que não há claro consenso sobre a natureza de Deus.O filósofo francês contemporâneo Michel Henry tem proposto entretanto uma definição fenomenológica de Deus como a essência fenomenológica da vida. Mas fico aida com o Teísimo Aberto ou Teologia do processo.

Mas obrigado por Reid. :emoticon45:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

marta

Mensagem por marta »

Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Quais são os mandamentos que, garantidamente, Deus nos mandou?

A FORMA INTEGRAL É:
2- Não farás para tí imagens de esculturas, não as adorarás nem te curvarás a elas.
6- Não matarás.
7- Não adulterarás.
8- Não furtarás.
10- Não cobiçarás.

Puta merda!!! :emoticon39: :emoticon39: :emoticon39: E eu achando que era SÓ o 1º que era pro dêuspota!! É o 1º, o 2º, o 3º e o 4º???? 40% dos mandamentos dedicados só ao dêuspota??!!! Assim não pode, assim não dá!!
Outra prepotência no úrrrtimo é o dêuspota se referir a ele mesmo, sempre na 3ª pessoa. O cara é todo trabalhado na importância, né?
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

marta

Mensagem por marta »

pastormentiu escreveu:Mas, desculpe-me, ateísmo é coisa banal. Quando eu tinha oito anos era ateu. O ateísmo é óbvio (por isso comecei a desconfiar dele), diante do lamentável estado da vida: somos uma raça abandonada (Horkheimer).

Outra vez?? De novo?!! Novamente?! :emoticon39:
Nuuuussa!!! Esse cara é mais repetitivo que carimbador barnabé :emoticon12:
marta

marta

Mensagem por marta »

Fernando escreveu:
Pastormentiu escreveu:Não vejo nem um problema nisso. Quanto mais eu questiono me torno ateu de mim mesmo. Quanto mais ateu, mais eu me encontro com ELE. Se Deus, como todo mundo me dizia, era bom, por que eu não era o cara mais forte do mundo? Decidi que Deus não existia. Ou não era bom. O ateísmo é uma conclusão óbvia, não há nenhuma grande inteligência nisso. Qualquer golfinho consegue ser ateu.

"A coisa mais difícil de alguém enxergar é o óbvio. (Washington Olivetto)
Eu sou mais Olivetto :emoticon45:
marta

pastorgentil
Contato:

Lúcifer escreveu:
pastorgentil escreveu:Saõ os dez mandamentos com centenas e inclusive receitas de culinária e regras sobre vestuário e decoração do bolo oras... Você não gostou??? :emoticon12:

Pergunta sem resposta

Vou verificar!!!!!!!

Acredito que as receitas culinárias sejam essas aqui...

Levítico 11
1 ¶ E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;
3 Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.
4 Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo;
5 E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo;
6 E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda.
7 Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.
8 Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos.
9 ¶ De todos os animais que há nas águas, comereis os seguintes: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esses comereis.
10 Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação.
11 Ser-vos-ão, pois, por abominação; da sua carne não comereis, e abominareis o seu cadáver.
12 Todo o que não tem barbatanas ou escamas, nas águas, será para vós abominação.
13 Das aves, estas abominareis; não se comerão, serão abominação: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,
14 E o milhano, e o abutre segundo a sua espécie.
15 Todo o corvo segundo a sua espécie,
16 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie.
17 E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja,
18 E a gralha, e o cisne, e o pelicano,
19 E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.
20 ¶ Todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação.
21 Mas isto comereis de todo o inseto que voa, que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés, para saltar com elas sobre a terra.
22 Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie, o gafanhoto devorador segundo a sua espécie, o grilo segundo a sua espécie, e o gafanhoto segundo a sua espécie.
23 E todos os outros insetos que voam, que têm quatro pés, serão para vós uma abominação.
24 E por estes sereis imundos: qualquer que tocar os seus cadáveres, imundo será até à tarde.
25 Qualquer que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.
26 Todo o animal que tem unha fendida, mas a fenda não se divide em duas, e todo o que não rumina, vos será por imundo; qualquer que tocar neles será imundo.
27 E todo o animal que anda sobre as suas patas, todo o animal que anda a quatro pés, vos será por imundo; qualquer que tocar nos seus cadáveres será imundo até à tarde.
28 E o que levar os seus cadáveres lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; eles vos serão por imundos.
29 Estes também vos serão por imundos entre os répteis que se arrastam sobre a terra; a doninha, e o rato, e a tartaruga segundo a sua espécie,
30 E o ouriço cacheiro, e o lagarto, e a lagartixa, e a lesma e a toupeira.
31 Estes vos serão por imundos dentre todos os répteis; qualquer que os tocar, estando eles mortos, será imundo até à tarde.
32 E tudo aquilo sobre o que cair alguma coisa deles estando eles mortos será imundo; seja vaso de madeira, ou veste, ou pele, ou saco, qualquer instrumento, com que se faz alguma obra, será posto na água, e será imundo até à tarde; depois será limpo.
33 E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis.
34 Todo o alimento que se come, sobre o qual cair água de tais vasos, será imundo; e toda a bebida que se bebe, depositada nesses vasos, será imunda.
35 E aquilo sobre o que cair alguma parte de seu corpo morto, será imundo; o forno e o vaso de barro serão quebrados; imundos são: portanto vos serão por imundos.
36 Porém a fonte ou cisterna, em que se recolhem águas, será limpa, mas quem tocar no seu cadáver será imundo.
37 E, se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre alguma semente que se vai semear, será limpa;
38 Mas se for deitada água sobre a semente, e se dos seus cadáveres cair alguma coisa sobre ela, vos será por imunda.
39 E se morrer algum dos animais, que vos servem de mantimento, quem tocar no seu cadáver será imundo até à tarde;
40 E quem comer do seu cadáver lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde; e quem levar o seu corpo morto lavará as suas vestes, e será imundo até à tarde.
41 Também todo o réptil, que se arrasta sobre a terra, será abominação; não se comerá.
42 Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés, ou que tem muitos pés, entre todo o réptil que se arrasta sobre a terra, não comereis, porquanto são uma abominação.
43 ¶ Não vos façais abomináveis, por nenhum réptil que se arrasta, nem neles vos contamineis, para não serdes imundos por eles;
44 Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;
45 Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.
46 Esta é a lei dos animais, e das aves, e de toda criatura vivente que se move nas águas, e de toda criatura que se arrasta sobre a terra;
47 Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer.

O lú me fí... gosto de vc .
Mas troca essa Cor

tenho até medo quando vejo essa cor verdinha sô.

Lú. Não escreve mais com esse VERDE Se for meu inimigo.

Lú. Não escreve com esse verde. ele me traz más lembranças e nem com o laranja.
Obrigado , Beijos.
Editado pela última vez por pastorgentil em 26 Mai 2010, 23:30, em um total de 2 vezes.
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

marta

Mensagem por marta »

Êxodo 20:26 Também não subirás ao meu altar por degraus, para que não seja ali exposta a tua nudez.

Será que no tempo que o dêuspota era vivo, já havia teleférico?! :emoticon39:
marta

marta

Mensagem por marta »

pastorgentil escreveu:
O lú me fí... gosto de vc .
Mas troca essa Cor

tenho até medo quando vejo essa cor verdinha sô.

Mentiu, quando vc casou e o podre ou pastor perguntou se vc aceita blablabla, vc respondeu: Posso dar a resposta amanhã?! :emoticon12: :emoticon12:
Vc não sabe o que quer, cara.
Eu escrevia com esse verde e mudei pra laranja. Quando mudei, vc falou que preferia o verde e agora quer que o Lu mude de cor?? Vai ser indeciso assim no deus que te pariu!!
Oh! não sei quem sou!! onde estou?? para onde vou?? De onde vim?? Quem sou eu?? Vamos desconstruir??? Oh!!
marta

Reid

Mensagem por Reid »

marta escreveu:
Fernando escreveu:
Pastormentiu escreveu:Não vejo nem um problema nisso. Quanto mais eu questiono me torno ateu de mim mesmo. Quanto mais ateu, mais eu me encontro com ELE. Se Deus, como todo mundo me dizia, era bom, por que eu não era o cara mais forte do mundo? Decidi que Deus não existia. Ou não era bom. O ateísmo é uma conclusão óbvia, não há nenhuma grande inteligência nisso. Qualquer golfinho consegue ser ateu.

"A coisa mais difícil de alguém enxergar é o óbvio. (Washington Olivetto)
Eu sou mais Olivetto :emoticon45:

prefiro essa frase
"o ser humano nao se contenta com o óbvio"

:emoticon16:

pastorgentil
Contato:

Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:

A FORMA INTEGRAL É:
6- Não matarás.
7- Não adulterarás.
8- Não furtarás.
10- Não cobiçarás.

Não são estes os mandamentos que os judeus, a ICAR e os protestantes seguem.

E qual é o certo no seu parecer se eu como protestante estou errado?

Mas significa descartar. Com autorização de quem?[/quote]
Foi Jesus que disse aos judeus que os mandamentos se encerram nisso: ( ... )

pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Sim, tem a liberdade de escolher o inferno. Você escolheria?

Costumo dizer que servir a deus é por amor e não por medo. E não importa se Deus está no céu ou no inferno. se Jesus estiver no inferno é pra lá que eu vou.

Fernando Silva escreveu:Resposta sem sentido. Você sofreria no inferno pela eternidade só para ficar perto do seu ídolo? Ele vale isso?

Sim.Dizer que deus não existe é sem sentido já que vc não me pode provar. Dizer que Deus existe também é sem sentido pois eu não posso te provar. Se dizer que quero estar aonde meu ídolo está é sem sentido tudo bem, afinal nem uma das nossas contruções tem sentido. uma a mais uma a menos que diferença faz?
Fernando Silva escreveu:A ciência não tenta provar que Deus não existe, a ciência ignora Deus.

Mas, desculpe-me, ateísmo é coisa banal. Quando eu tinha oito anos era ateu. O ateísmo é óbvio (por isso comecei a desconfiar dele), diante do lamentável estado da vida: somos uma raça abandonada (Horkheimer).[/quote]
Fernando Silva escreveu:Se somos uma raça abandonada, quem nos abandonou?

Foi só uma retorica.
Fernando Silva escreveu:Ou será que o "lamentável estado da vida" mostra justamente que não há um deus?

Como não? Por acaso o lamentavel estado da vida mostranos que não existe Deus?
Fernando Silva escreveu:E qual a relação entre ser óbvio e ser errado? Por que você repete coisas sem sentido só porque parecem confirmar suas fantasias?

Você acha que são minhas fantasias. Mas são minhas construções de pensamento certo ou erradas, mas me dou o trabalho de contrui-las. Diferente de outras pessoas que nem construção própria tem. Como vc mesmo disse " São minhas convicções."
E porque vc afirma que deus não existe se não pode me confirmar o que está falando?
pastorgentil escreveu:Deus, como se diz em filosofia, "é uma variável sem controle epistemológico", isto é, não se testa Deus em um laboratório.

Fernando Silva escreveu: Não. Por isto mesmo, a ciência não se ocupa de Deus. Ela o ignora. E faz muito bem.
Ele só existe na imaginação dos crentes

Você acha que está certo em falar isso? Que tal se eu te disse-se que o ateísmo só está na sua cabeça e tudo que vc fala é mentira? Fantasia de quem não tem o que fazer. Como vc ia se sentir? Porque vc teima em desconstruir o pensamento dos outros enquanto o seu só se eleva sobre os demais?
Fernando Silva escreveu: até prova em contrário. Uma prova que você já disse que não temos.

Não temos prova mesmo. no entanto a partir disso...apesar dessa falta de prova insisto que "qual seja o seu nome", precisa ser pensado seriamente.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Por outro lado, se o mandamento vem de Deus, você vai dizer que ele está errado?

Não. Errado estão os que manipulam os mandamentos... mas claro que vc já ouviu falar da GRAÇA de DEUS que se interpõe sobre os mandamentos, mas isso é outra história.

Mas quais são os mandamentos garantidamente enviados por Deus?
Fernando Silva escreveu:As religiões apenas incorporam as regras de moral das sociedades em que surgem, inclusive as regras idiotas.

E quais são as regras idiotas que vc fala? Eu sei da VIRTUDE que de séculos a séculos vem mudando o seu significado
Fernando Silva escreveu:-Matar quem trabalha no sábado.

é feito isso ainda no brasil???
Fernando Silva escreveu:-Matar os filhos desobedientes.

Ruben Alves diz que isso é burrice. Mas meu pai quase me matou quando eu era pequeno. Mas passou. Eu sobreviví. Mas aonde se mata filhos por serem desobedientes?
Fernando Silva escreveu:-Matar as filhas que perdem a virgindade.

no sertão acontece isso anida?
Fernando Silva escreveu:-Tornar as mulheres submissas aos homens, tendo apenas o direito de ter filhos em silêncio.

Fernado, estamos no brasil, essas coisas não acontece mais aqui, já evoluimos um bocado.
Fernando Silva escreveu:E não diga que Jesus acabou com isto.

Põe jesus fora disso. Se está acontecendo essas coisas em algum lugar Jesus não tem culpa da burrice das pessoas.

pastorgentil escreveu: Mas no mais, não sei do que vc está falando, já que regras de moral saõ necessárias a toda a sociedade, indistintamente de suas épocas. Por isso estamos vivos hoje.

Regras de moral têm que fazer sentido. Não são regras de moral só porque alguma entidade mitológica disse que tinha que ser.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Algumas dessas regras são universais, outras só se aplicavam àquela tribo, naquela época.

Do que você está falando? Quais se aplicavam àquela tribo , naquela época. Precisamos nos situar para com isso destruir a regra que devemos abandonar.

Veja acima.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:O problema é que ele assumia como verdade a existência do Deus da Bíblia e depois procurava confirmação. Se não encontrasse, continuaria acreditando nele.

Não vejo nem um problema nisso. Quanto mais eu questiono me torno ateu de mim mesmo. Quanto mais ateu, mais eu me encontro com ELE. Se Deus, como todo mundo me dizia, era bom, por que eu não era o cara mais forte do mundo? Decidi que Deus não existia. Ou não era bom. O ateísmo é uma conclusão óbvia, não há nenhuma grande inteligência nisso. Qualquer golfinho consegue ser ateu.

Fernando Silva escreveu:Portanto, rejeite tudo o que lhe parecer óbvio. Deve estar errado.

O ateísmo é obvio para mim. por isso eu o rejeito. É muito obvio.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Minhas verdades são provisórias, mas eu vivo de acordo com elas. Planejo minhas ações de acordo com o que me parece garantido. A diferença é que mudo de ideia quando descubro que estou errado, enquanto que os religiosos se agarram à crença mesmo diante de evidências em contrário.

Não quero desconstruir seu raciocínio.
Qualquer dia a gente canta Raul Seixas. '"eu prefiro ser essa metamorfose ambulante..."

Fernando Silva escreveu:Mudar por mudar não é uma virtude.

E o que é virtude? Continuar com as mesmas idéias sem questionar se são verdadeiras?
Fernando Silva escreveu:Se você questiona a existência de Deus, tudo o que atribuem a ele pode ser questionado, mas, se você acha que Deus disse o que disse, então aceite sem discutir.

Você estaria disposto à ouvir argumentos que provem a existência de Deus?
Fernando Silva escreveu:Você tem alguma novidade? Alguma coisa que não foi dita nos últimos 2 mil anos? Alguma coisa que ainda não foi detonada neste fórum? Estou curioso.

Não. Nada novo. Estou em costrução.
pastorgentil escreveu:Eu tenho como convicção, é que Deus só nos encontra, se nós nos deixarmos encontrar, não precisa procurar arduamente em todos os lugares, mas simplesmente manter a menta aberta à possibilidades.

Procurei por ele durante mais de 40 anos. Se ele ainda quiser falar comigo, que tome a iniciativa.
Fernando Silva escreveu:Leia a Bíblia. Compare Êxodo 20 e Êxodo 33.

Êxodo 20:25 E se me fizeres um altar de pedras, não o construirás de pedras lavradas; pois se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
Êxodo 20:26 Também não subirás ao meu altar por degraus, para que não seja ali exposta a tua nudez.[/quote]
Por que não seguimos estes?
pastorgentil escreveu:ENTENDÍ

você acha que não tem motivo para o mandamento estar no Capitulo 20... deveria estar no trinta... é isso?

Uns são das tábuas quebradas, os outros são do segundo lote de tábuas.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Aliás, porque 10 mandamentos se são centenas, inclusive com receitas culinárias e regras sobre vestuário e decoração?

Saõ os dez mandamentos com centenas e inclusive receitas de culinária e regras sobre vestuário e decoração do bolo oras... Você não gostou??? :emoticon12:

Pergunta sem resposta

Vou verificar!!!!!!!
Vou ajudar: são 10 porque é um número redondo. São 10 porque dá para decorar.

Obrigado. Você ajudou muito.
(assinatura provisória)

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

- Provavelmente o Pastor Gentil pensou que ninguém aqui entendia porrrrra nenhuma de bíblia. Um erro comum, mas me parece que os conhecimentos bíblicos dele não condizem com o esperado para um pastor, a menos que seja um desses pastorzinhos de igrejinhas de fundo-de-quintal que se encontra muito por aí hoje em dia.

- Sem querer ofender, é claro!

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Tranca

Mensagem por Tranca »

Aranha escreveu:- Provavelmente o Pastor Gentil pensou que ninguém aqui entendia porrrrra nenhuma de bíblia. Um erro comum, mas me parece que os conhecimentos bíblicos dele não condizem com o esperado para um pastor, a menos que seja um desses pastorzinhos de igrejinhas de fundo-de-quintal que se encontra muito por aí hoje em dia.

Abraços,

Cara, já tive a oportunidade de conferir in loco o analfabetismo funcional de certos pastores.

E o pior é constatar que certas pessoas que a gente julga experientes e capazes não terem discernimento para ver que dada interpretação de um texto bíblico feita pelo pregador não passa da mais clara e singela BURRICE.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Fernando Silva
Administrador
Contato:

pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Não são estes os mandamentos que os judeus, a ICAR e os protestantes seguem.

E eu é que sei? A Bíblia não faz sentido. Ponto final.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Mas significa descartar. Com autorização de quem?

Foi Jesus que disse aos judeus que os mandamentos se encerram nisso: ( ... )

Foi Jesus que disse que não era para mudar nem uma vírgula.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Resposta sem sentido. Você sofreria no inferno pela eternidade só para ficar perto do seu ídolo? Ele vale isso?

Sim.Dizer que deus não existe é sem sentido já que vc não me pode provar.

Fiquei sem resposta.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Ou será que o "lamentável estado da vida" mostra justamente que não há um deus?

Como não? Por acaso o lamentavel estado da vida mostranos que não existe Deus?

Não sei. Estou lhe perguntando. Se existir, é um deus de merda.
pastorgentil escreveu:Você acha que são minhas fantasias. Mas são minhas construções de pensamento certo ou erradas, mas me dou o trabalho de contrui-las. Diferente de outras pessoas que nem construção própria tem. Como vc mesmo disse " São minhas convicções."

Não fazem sentido para mais ninguém, mas, tudo bem, são as suas convicções.
Melhor acreditar em alguma maluquice inventada que não saber em que acreditar, segundo você.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu: Não. Por isto mesmo, a ciência não se ocupa de Deus. Ela o ignora. E faz muito bem.
Ele só existe na imaginação dos crentes

Você acha que está certo em falar isso? Que tal se eu te disse-se que o ateísmo só está na sua cabeça e tudo que vc fala é mentira? Fantasia de quem não tem o que fazer. Como vc ia se sentir? Porque vc teima em desconstruir o pensamento dos outros enquanto o seu só se eleva sobre os demais?

Porque o ateísmo não afirma a existência de um deus, apenas questiona os que dizem que eles existem.
Nós não temos um deus para vocês tentarem provar que é falso.
Cabe a quem afirma a existência de algo apresentar provas.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu: até prova em contrário. Uma prova que você já disse que não temos.

Não temos prova mesmo. no entanto a partir disso...apesar dessa falta de prova insisto que "qual seja o seu nome", precisa ser pensado seriamente.

Por que "precisa"?
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:-Matar quem trabalha no sábado.

é feito isso ainda no brasil???

Felizmente não, embora não tenha sido oficialmente revogado.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:-Matar os filhos desobedientes.

Ruben Alves diz que isso é burrice. Mas meu pai quase me matou quando eu era pequeno. Mas passou. Eu sobreviví. Mas aonde se mata filhos por serem desobedientes?

Não respondeu.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:-Matar as filhas que perdem a virgindade.

no sertão acontece isso anida?

Não respondeu.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:-Tornar as mulheres submissas aos homens, tendo apenas o direito de ter filhos em silêncio.

Fernado, estamos no brasil, essas coisas não acontece mais aqui, já evoluimos um bocado.

Apesar da religião. As sociedades evoluem, as religiões correm atrás tentando não perder fregueses.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:E não diga que Jesus acabou com isto.

Põe jesus fora disso. Se está acontecendo essas coisas em algum lugar Jesus não tem culpa da burrice das pessoas.

Está na Bíblia. Ela é burrice?
pastorgentil escreveu:O ateísmo é obvio para mim. por isso eu o rejeito. É muito obvio.

Afirmação sem sentido.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Mudar por mudar não é uma virtude.

E o que é virtude? Continuar com as mesmas idéias sem questionar se são verdadeiras?

Questionar, sempre. Mudar, só se descobrirmos que estamos errados.
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:Você estaria disposto à ouvir argumentos que provem a existência de Deus?

Você tem alguma novidade? Alguma coisa que não foi dita nos últimos 2 mil anos? Alguma coisa que ainda não foi detonada neste fórum? Estou curioso.

Não. Nada novo. Estou em costrução.

Vou esperar sentado. Pelo visto, tudo o que você tem é fé.

pastorgentil
Contato:

Aranha escreveu:Provavelmente o Pastor Gentil pensou que ninguém aqui entendia porrrrra nenhuma de bíblia.

oi aranha... nunca pensei isso não querido. Sei que, o que vocês são, são com motivos. Os seus, certo ou errado.
todo ateu é muito inteligente... mas nem todas as pessoas inteligentes são ateus

Aranha escreveu: Um erro comum, mas me parece que os conhecimentos bíblicos dele não condizem com o esperado para um pastor,

Me desculpe. Mas há algumas coisas que desconheço. Sinto muito. Poderia citar um montão de versículos que para vcs não significa nada. No entanto tenho pesquisado algumas coisas que o Fernando tem me falado sobre os dez mandamentos e homens até mais experientes com teologia e pedigree e tudo, não souberam me responder. Aliás me responderam que a bíblia é assim mesmo. Pra mim foi horrível comprovar que muitos não tem resposta e nem tentam responder. Outros até respondem com grosseria e logo sai pela tangente.

Aranha escreveu: a menos que seja um desses pastorzinhos de igrejinhas de fundo-de-quintal que se encontra muito por aí hoje em dia.

Não se preocupe com isso Aranha. Tenho lido de tudo um pouco, e o tamanho da minha igreja é o de menos. O importante sou eu como ser humano. Não me importo com o sucesso.

Aranha escreveu:- Sem querer ofender, é claro!

Não... você não me ofende. Até agora foi o mais gentil. :emoticon12:

Aranha escreveu:Abraços,

Obrigado. Pra você também.
(assinatura provisória)

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

pastorgentil escreveu:No entanto tenho pesquisado algumas coisas que o Fernando tem me falado sobre os dez mandamentos e homens até mais experientes com teologia e pedigree e tudo, não souberam me responder. Aliás me responderam que a bíblia é assim mesmo. Pra mim foi horrível comprovar que muitos não tem resposta e nem tentam responder. Outros até respondem com grosseria e logo sai pela tangente.

A quase totalidade dos pastores é ignorante, limitada ao mundinho em que vive e que precisa ficar martelando culto após culto, em cima das mesmas palavras sem sentido para que suas ovelhas apenas aceitem ( como você pode observar por si mesmo). Isto é o padrão. Gente culta e inteligente não entra nesta de pastor para sobreviver ( porque Igreja existe pra manter rebanhos as sustentando e enriquecendo sem trabalho intelectual algum, só no grito e em espetáculos que não se vê nem em manicômios severos.

Os que são metidos a espertos, até inventam termos e palavras pra fazer gente ignorante se impressionar.
Se pressionar um pouco, eles ficam ou perdidos ou furiosos. Isto é o normal. Vocês não se dão conta do ridículo porque vivem dentro dele. E, por motivos óbvios, não querem nem saber de sair.
Editado pela última vez por Apo em 27 Mai 2010, 19:37, em um total de 1 vez.
Imagem

pastorgentil
Contato:

Tranca escreveu:Cara, já tive a oportunidade de conferir in loco

Você está dizendo que já conferiu no local??? Deu pra andar na esquerda agora tranca? :emoticon22:

Tranca escreveu:o analfabetismo funcional de certos pastores.

Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças e textos curtos; e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade.

Tranca escreveu:
E o pior é constatar que certas pessoas que a gente julga experientes e capazes não terem discernimento para ver

Ver o quê??? o que vcs querem que eu veja?? Já ví, e não concordo, tenho minhas conclusões e até então estou satisfeito com ela.

Tranca escreveu: que dada interpretação de um texto bíblico feita pelo pregador não passa da mais clara e singela BURRICE.

Você não viu nada ainda. se eu te falasse do que já ouví vc teria uma síncope.
(assinatura provisória)

marta

Mensagem por marta »

Tranca escreveu:
Aranha escreveu:- Provavelmente o Pastor Gentil pensou que ninguém aqui entendia porrrrra nenhuma de bíblia. Um erro comum, mas me parece que os conhecimentos bíblicos dele não condizem com o esperado para um pastor, a menos que seja um desses pastorzinhos de igrejinhas de fundo-de-quintal que se encontra muito por aí hoje em dia.

Abraços,

Cara, já tive a oportunidade de conferir in loco o analfabetismo funcional de certos pastores.

E o pior é constatar que certas pessoas que a gente julga experientes e capazes não terem discernimento para ver que dada interpretação de um texto bíblico feita pelo pregador não passa da mais clara e singela BURRICE.

Aranha e Tranquinha, esse Mentiu, fala sério. O cara é atípico e espalha seu analfabetismo funcional sem constrangimento e sem medo algum de ser feliz. Pastor que questiona a existência do dêuspota não serve nem pra templinho de vaga de estaciomento de prédio do CDHU. O cara precisa aprender muito ainda, para chegar a templinho de garagem.
marta

marta

Mensagem por marta »

pastorgentil escreveu:

Você está dizendo que já conferiu no local??? Deu pra andar na esquerda agora tranca? :emoticon22:

Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que, mesmo com a capacidade de decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças e textos curtos; e os números, não desenvolve a habilidade de interpretação de textos e de fazer as operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o individuo maior de quinze anos e que possui escolaridade inferior a quatro anos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais com nível superior de escolaridade.

Tranca escreveu:
E o pior é constatar que certas pessoas que a gente julga experientes e capazes não terem discernimento para ver

Ver o quê??? o que vcs querem que eu veja?? Já ví, e não concordo, tenho minhas conclusões e até então estou satisfeito com ela.

Tranca escreveu: que dada interpretação de um texto bíblico feita pelo pregador não passa da mais clara e singela BURRICE.

Imagem
marta

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

marta escreveu:
pastorgentil escreveu:

Tranca escreveu:

Imagem

Imagem

:emoticon12: Pois é.
Imagem

pastorgentil
Contato:

Fernando Silva escreveu:
pastorgentil escreveu:
Fernando Silva escreveu:Não são estes os mandamentos que os judeus, a ICAR e os protestantes seguem.

Fernando Silva escreveu:E eu é que sei? A Bíblia não faz sentido. Ponto final.

Não faz sentido? O sentido do texto está na intenção do leitor do texto. Qual é o seu propósito ao ler??? Descobrir erros? Vai achar. Se fechar para os textos bíblicos? O problema é seu.
"O que significa exatamente dizer que o sentido de um texto está no próprio texto? Significa que o texto deve falar por si só, dizem os teóricos da intentio operis (Eco, p. 27-29) ou intenção da obra (do texto). Os teóricos afirmam que todo texto é polissêmico - ou seja, que tem muitos sentidos. Croatto explica isso muito bem em seu livrinho Hermenéutica Bíblica (La Aurora, 1984): toda vez que uma fala (que tem um único sentido) é escrita, passa a sustentar vários sentidos possíveis (polissemia). Assim, os textos bíblicos são passíveis de sustentar vários sentidos.
Não se deve confundir intenção do texto com intenção do leitor. Enquanto a teoria da intenção do texto diz que o texto tem vários sentidos, por outro lado, a teoria da intenção do leitor diz que o leitor enxerga apenas um único sentido. Digamos assim, o texto é potencialmente polissêmico; mas na prática, o leitor enxerga apenas um sentido dentre tantos possíveis." ( Fonte: CRITÉRIOS PARA A INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA. Osvaldo Luiz Ribeiro )

Penso que essas duas teorias se prestam mais a explicar a prática da leitura da Bíblia e suas complicações em face da ausência do autor dos textos do que realmente propor uma teoria de interpretação. O próprio Croatto que defendia a intenção do leitor no seu livrinho citado, ultimamente decidiu-se pela intenção do autor, como se pode perceber de seus últimos artigos da Revista de Interpretação Bíblia Latino-Americana.

Fernando Silva escreveu:Fiquei sem resposta.