pastorgentil escreveu:Apo escreveu:
O ateísmo não tem pretensão alguma, não é uma corporação, não tem endereços e nem normas ou padrões.
O ateísmo não se pretende opção para o cerceamento de coisa alguma.
Então o ateísmo não tem graça. Mas serve pra nos empurrar ao questionamento.
E quem disse que ateísmo é pra ter graça? Teísmo tem mais graça porque engambela? Que coisa mais doente...
Empurrar ao questionamento deveria ser coisa natural da mente humana. Não há porque ligar crenças ou descrenças à natureza crítca do homem, Quem faz isto é quem inventa fantasias e ainda as enche de poderes. Por acaso com a invenção de deuses e outros seres, se pensa e questiona melhor?
Repetindo:
VIDA SEM DEUSES, FADAS, MULA SEM CABEÇA E DUENDES = VIDA NATURAL
VIDA COM DEUSES, FADAS, MULA SEM CABEÇA E DUENDES = VIDA NATURAL ADICIONADA DE DEUSES, FADAS MULAS SEM CABEÇA E DUENDES
]
Apo escreveu:Se as religiões pensam que vão modificar a natureza humana, aprendam que só com chicote, É muita loucura! E toda religião, menos ou mais, se dirige por estas intenções. Que de boas não tem nada. E o Inferno, você sabe, está cheio delas.
Não posso defender a religião que é ópio e essa foi minha idéia. Os jovens de minha cidade aos domingos , como só tem um shoop, vão pras conveniências dos postos de gasolina 24 horas e se drogam até dizer chega. No meu pensar a solução mais plausível seria a religião.
Preste atenção nas perguntas:
- TODOS OS JOVENS DA SUA CIDADE, AOS DOMINGOS, QUE NÃO TEM RELIGIÃO, VÃO PARA ESTE POSTO DE GASOLINA? OS QUE TEM RELIGIÃO NUNCA VÃO?
- TODOS OS JOVENS QUE VÃO A ESTE POSTO ( COM OU SEM RELIGIÃO) SE DROGAM?
- OS JOVENS QUE NÃO VÃO A ESTE POSTO...ESTÃO ONDE? EM LUGAR ALGUM? OU TODOS ESTÃO EM ALGUM CULTO 24 HORAS POR DIA?
- COMO VOCÊ OBTÉM ESTA ESTATÍSTICA?
- Eu tenho uma filha que tem centenas de amigos. Eu nunca consegui saber quais as religiões, crenças ou não-crenças da maioria delas
( PORQUE AS PESSOAS NÃO FICAM ALARDEANDO ISTO) quais as religiões, crenças ou não-crenças da maioria delas
Isto não é relevante porque todo mundo tem outras coisas mais interessantes para discutir e fazer.
Muito bem. Destas amizades da minha filha:
- UMA PEQUENÍSSIMA MINORIA FUMA ( MAS EU CONFESSO QUE NUNCA VI). UMA BOA QUANTIDADE BEBE EM FESTAS APENAS. UMA QUANTIDADE IRRISÓRIA PODE ATÉ TER PROVADO ALGUMA DROGA ILÍCITA , mas eu também confesso que nunca vi ou soube disto. E eu farejo usuário de droga há quilômetros. Eles têm outras prioridades, sabe pastor? E não vejo que seja a religião, nem deuses e nem fadas encantadas.
A pergunta continua: o senhor garante que destes casos que enumerei, os que não se drogam, não bebem e nem fazem bobagens adolescentes, ou são mesmo vagabundos ou irresponsáveis... todos não o fazem porque tem religião e fé numa entidade qualquer?
E os que fazem tais irresponsabilidades, são TODOS ATEUS OU NÃO TEM RELIGIÃO ALGUMA?
PENSE NA RESPOSTA. Eu me criei dentro da ICAR e vi bem o que os jovens frequentadores de missa aprontam. Mas eu, que nunca gostei de hipocrisia e mal caratismo, e nunca fui muito crente em deus algum, NUNCA FUMEI E NEM ME DROGUEI.
Eu lhe disse que tenho uma filha. Ela foi criada dentro dos meus valores E SEM DEUSES OU BRUXAS, mas de forma a ser saudável de corpo e mente. Ela corre o risco de tornar uma viciada e perdida?
Antes de responder, pense.
Na verdade, o que todo líder religioso quer é convencer famílias e jovens de que, SEM DEUS, JESUS, ALÁ, A IGREJA, O EVANGELHO ETC NÃO HÁ CAMINHO.
Mas acontece que há

. E bem menos danoso do que se ser usurpado por gente que pensa que tem as respostas e o controle de todo o rebanho. Não é mesmo, pastor?
E finalmente: se religião mantém o ser humano afastado de drogas, o que o senhor me diz de pastores e padres bêbados que volta e meia são pegos em calças arriadas? E os pedófilos? E o Santo Daime?
Já que o ateísmo não tem, segundo vc, outra finalidade e não é opção e para o cerceamento de coisa alguma, porque ser ateu?
De novoooo???? Mas ser ateu NÃO É UMA FINALIDADE! SER ATEU É NÃO SER TEÍSTA E SÓ. Quer dizer que ser ateu não cerceia e não domina a mente de outros e a sociedade, então...eu tenho que escolher acreditar em deuses? E tenho que escolher?
E por favor, o senhor está admitindo aqui que é preciso CERCEAR A LIBERDADE HUMANA? QUEM É O JUIZ? E QUE SER HUMANO TEM ESTE DIREITO? O senhor não tem vergonha disto?
Mas é muito bom que religiosos admitam que é esta a finalidade de suas ideologias. Isto só abre os olhos de ovelhas adormecidas.
Pelo menos no meu entender, a religião séria (deixo bem entendido) faz algo para o jovem tirando-o da periculosidade da vida.
Quem disse que é a religião que mantém alguém fora da periculosidade? Pois se o que mais tem é gente crente cheia de problema em casa! Aqueles famigerados testemunhos são todos falsos e forjados e todo mundo sabe disto! O próprio pastor mega picareta já contou como é que faz pra arrancar dinheiro de trouxa e mentir prá conquistar fiel! A ICAR matou, perseguiu e torturou até mulheres por serem mulheres! O que é religião séria, pastor? Para os maometanos a religião deles é a mais séria. E eles matam milhares. Quem defende determinados princípios que usam meios controversos para chegar a alguns fins, sempre acha que sua ideologia é séria!
Quanto à periculosidade: os perigos da vida estão lá fora e são bem mais reais e contundentes do que deuses.
Atravessar a rua fora da faixa é um perigo. Como um teísta ensina o filho a atravessá-la com segurança? Mandando fechar os olhos e orar durante o trajeto? Ou ensinando os perigos do trânsito, de como funciona um carro, das leis, direitos e deveres do pedestre e do motorista, sinais e o que significam, conhecimento de suas limitações físicas e das leis que regem o movimento?
Sem contar que deuses não fazem nada na hora que um bandido motorizado mata alguém. Eles estão do lado de quem?
Posso estar errado até que algum ateu me dê outra finalidade do ateísmo, que não seja só não crer em deus, é nisso que eu acredito.
Quem cobra finalidades do ateísmo ( finalidades estas que eu nem concordo, como o tal cerceamento da mente humana) são os religiosos e crentes. O problema da finalidade é de vocês. De novo: ateísmo nada mais é do que não precisar da criação de deuses para viver e ser bom. Simples assim.
Se vocês precisam de deuses para CERCEAR A LIBERDADE, ao invés de simplesmente viverem de modo correto perante a Lei e pelos seus próprios pressupostos morais e éticos, acho que quem tem um problema anterior para resolver são vocês. Se perguntem: Por que eu não consigo discernir entre o certo e o errado sozinho? Por que eu vou onde o pastor manda o rebanho? E se o pastor estiver errado e me levando para um buraco? E se ele, como ser humano, estiver colocando os interesses em primeiro lugar? E se os meus interesses e natureza forem bem melhores do que os dele? E se meus filhos estiverem fazendo o que não querem apenas porque o pastor disse que naquele livro tá escrito uma coisa estranha que ele interpretou como boa, mas que não é? E se meu filho preferir ficar em casa estudando ou brincando comigo em vez de ir lá naquele lugar construído com tijolo comum e que alguém se adonou e disse que é sagrado? E se eu puder falar com a minha consciência no meu quarto, ou com meus pares e amigos a quem eu conheço e que me conhecem muito melhor do que aquele monte de gente estranha? Por que preciso ser igual a eles em tudo? E se eu discordar? E se eu estiver doente mentalmente e precisar, na verdade, de um médico? E se a vida for muito mais que este circo de gritaria ou confissão, ou penitência? Ein, pastor?
Quando me dou ao ateísmo faço de bom grado para questionar a mim mesmo. E nisso me pergunto porque sou ateu e não acho resposta, a não ser "porque busco a deus".
Então o senhor se questiona a respeito de deuses? Já é um começo. Mas isto é uma situação que o senhor deve levar às suas ovelhinhas. Ou está sendo hipócrita, mau caráter e desonesto. Mas não adianta levar este questionamento a eles e depois entregar a resposta proselitista pronta em todo final de culto. Deixe-os pensar seriamente e seguirem seu caminhos.
Se a religião escraviza o ser humano e eu entendo que sim, nada quero da religião.
Ué, o senhor não acabou de dizer que religião serve para cercear? Não estendi nada agora.
No entanto existe religiões que não acreditam em deus e não são esse ateus?
Ein? Religião é re-ligare. É sempre com deuses. Ateu não tem com o que se re-ligar.
Quais os tipos de ateus se vê por aí?
Não há tipos de ateus. Não há coisas em comum necessariamente entre os ateus e nem sabemos quem é ou não é, porque não ficamos nos concentrando em torno de coisas referentes a não-deuses. Existem, sim, tipos de crenças e tipos de instituições religiosas e seus dogmas. Milhares delas. Vivem se matando e se odeiam porque o seu deus é melhor que o do outro. Mas existem várias e cada vez mais. Todo mundo acha que pode saber mais a verdade e quer mais o poder sobre grupos que se submetam. O ser humano, infelizmente, é assim. A menos que se opte por não entrar neste jogo. Como os ateus. Eles não entram neste jogo. Não jogam em tabuleiro algum, não querem o submeter ninguém, não querem converter,não querem faturar em cima da alegação do temor a bicho estranho algum.
Os ateus que são por rebeldia.
os ateus que tem raiva.
os ateus zens
Esta é a sua classificação.
SE ateus demonstram rebeldia, é porque teístas enchem o saco! Por que querem enfiar coisas na nossa goela! Porque matam através da históriam porque mutilam e torturam. Porque querem que, já no berço, consideremos que as crianças são pecadoras por natureza.
E só somos reacionários com este tipo de teísmo ( que é quase todo). Se alguém acredita em algum deus e não incomoda ninguém, não há rebeldia alguma. Há paz e amor. Cada um acreditando ou não na mula sem cabeça, em anjos, no Papai Noel, nos deuses do Olimpo, em Chrisna...
O ateísmo forte e o ateísmo fraco.
Que palhaçada é esta de fraco e forte? Quem não acredita, não acredita e pronto. Quem não sabe se pode haver deuses ou não ou não pensa muito nisto ou deixa a questão em aberto e pronto. Segue a vida.
São só locubrações para entender o ateísmo.
Eu entendo muito bem o teísmo, apenas não preciso de deuses.
Por que será que teístas não entendem não precisar de deuses 24 por dia?