Os animais têm consciência?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Migs

Os animais têm consciência?

Mensagem por Migs »

Eu acho que sim. Desde os insectos até aos seres humanos existem diversos graus de consciência. Depois eu explico porque penso assim. E porque razão não pensar assim não é útil em termos de Zoologia. Mas primeiro gostava de saber o que vcs pensam sobre o assunto.

PS- ainda não tenho uma ideia bem resumida, apenas ideias soltas. Depois Posto uma opinião bem sintética. OK?

Alter-ego
Gênero: Masculino

Re.: Os animais têm consciência?

Mensagem por Alter-ego »

Bem. Eu acho que sim.

Mas isso dá uma discussão homérica! Que tal começarmos pelo que seja consciencia?
"Noite escura agora é manhã..."

Migs

Re: Re.: Os animais têm consciência?

Mensagem por Migs »

Alter-ego escreveu:Bem. Eu acho que sim.

Mas isso dá uma discussão homérica! Que tal começarmos pelo que seja consciencia?

Vou incluir isso. Para já acho que uma forma útil seria ver a consciência como um modelo interno do mundo que permite agir deliberadamente... e baseia-se em informação observada e criada a partir de dentro. É impossível falar de consciência na primeira pessoa (de dentro). Neste aspeto a consciência é um mistério. Mas podemos falar de consciência de maneira correta na terceira pessoa. E nós seres humanos fazemos isso a toda a hora. Mas depois digo mais qualquer coisa. Lá para segunda feira. OK?

Euzébio
Contato:

Mensagem por Euzébio »

Primeiro é preciso saber o que se entende por consciência, para depois perguntar se os animais a têm.

Segundo o dicionário:

Psic.,
consciência do eu por si mesmo.

- moral: função da consciência que consiste na distinção entre o bem e o mal;

em -: de boa vontade;

meter a mão na -: examinar com atenção os próprios actos ou sentimentos;

objecção de -: acto de recusar servir como soldado;

voz da -: sentimento íntimo que nos avisa do que se passa em nós, dando-nos o conhecimento das nossas acções, aprovando-as ou reprovando-as.

Penso que a consciência dos animais não é tão desenvolvida quanto a nossa, mas não creio que seja ausente.

Migs

Mensagem por Migs »

Se formos pelo dicionário não vamos longe. É tudo muito vago. É preciso algo útil para falar da consciência com proveito.

Rina

Mensagem por Rina »

Penso que os animais tem consciencia sim, mas não tão desenvolvida quanto os seres humanos.....
:emoticon45:

aronax

Mensagem por aronax »

Rina escreveu:Penso que os animais tem consciencia sim, mas não tão desenvolvida quanto os seres humanos.....
:emoticon45:
:emoticon45: :emoticon45:

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Só uma pergunta: o Aronax e a Rina são irmãos? :emoticon5:
"Noite escura agora é manhã..."

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

marido e mulher, acho!!!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Não temos como medir consciência, nem mesmo em outro humano. Nós assumimos que os outros têm consciência baseados apenas na similaridade conosco.
Fica muito difícil dizer alguma coisa quanto a um animal enquanto não tivermos uma definição precisa de consciência e de como detectá-la.

Eu definiria consciência como a capacidade de perceber a própria existência e a própria finitude. A capacidade de analisar os próprios atos, não como uma máquina reagindo ao meio ambiente segundo um conjunto de regras (adaptáveis ou não), mas como uma entidade exterior a essa máquina.

Ou, quem sabe, a capacidade de o indivíduo se perguntar "Quem sou eu?", "Por que existo?", "De onde eu vim?" e coisas assim.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Fernando Silva escreveu:Não temos como medir consciência, nem mesmo em outro humano. Nós assumimos que os outros têm consciência baseados apenas na similaridade conosco.
Fica muito difícil dizer alguma coisa quanto a um animal enquanto não tivermos uma definição precisa de consciência e de como detectá-la.

Eu definiria consciência como a capacidade de perceber a própria existência e a própria finitude. A capacidade de analisar os próprios atos, não como uma máquina reagindo ao meio ambiente segundo um conjunto de regras (adaptáveis ou não), mas como uma entidade exterior a essa máquina.

Ou, quem sabe, a capacidade de o indivíduo se perguntar "Quem sou eu?", "Por que existo?", "De onde eu vim?" e coisas assim.

"uma entidade exterior a essa máquina. "

Possuiria materia?
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Shanaista

Mensagem por Shanaista »

Eu acho que tem, porque nem é necessário reprimir, pois quando meu cachorro faz coisa errada e me vê, ele senta de orelhas baixas, com um olhar meio triste e abana a pontinha do rabo...

Min Jesus e Trombetas

Mensagem por Min Jesus e Trombetas »

Claaaaaro que sim .... Até agora dois símios deram suas opniões.
o Euzébio e o Aronax. Inclusive vemos isso no RéV com frequência, o Burro do Emmcri e a Anta do Pensador, passando até pelo mundo vegetal como o exemplo da Salgueiro.
:emoticon12:
Sem falar da animalidade dos Espiritas. :emoticon10:
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Pr. Samonedo escreveu:Claaaaaro que sim .... Até agora dois símios deram suas opniões.
o Euzébio e o Aronax. Inclusive vemos isso no RéV com frequência, o Burro do Emmcri e a Anta do Pensador, passando até pelo mundo vegetal como o exemplo da Salgueiro.

Embostado... todos jah sabem q eh vc.... :emoticon18:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

emmmcri escreveu: "uma entidade exterior a essa máquina. "

Possuiria materia?

Quando eu digo "exterior" à máquina, quero dizer que a pessoa pode parar o que está fazendo e analisar as próprias ações, analisar a si mesma, e não o tipo de análise que faz um computador que joga xadrez.

Migs

Mensagem por Migs »

Fernando Silva escreveu: enquanto não tivermos uma definição precisa de consciência e de como detectá-la.

Não acho. definir algo com precisão é como tentar encontrar uma essência indestrutivel. É seguir a tradição de classificação de Aristoteles. O mesmo problema nasce quando se tenta definir com precisão o que é a vida ou uma espécie. Simplesmente é algo que traz mais confusão que esclarecimento.

Megas

Mensagem por Megas »

Pra mim os animais são mais concientes do que os humanos, eles vem todo o perigo que certas coisas podem representar mesmo nós não vemos.

Eles tem mais noção da realidade a sua volta.
Morando aqui nessa cidade enfrentamos muitos delinquentes
Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais
Imagem

Migs

Mensagem por Migs »

Ter melhores sentidos não é ter mais consciência. Se isso fosse assim, uma sonda seria mais consciente que qualquer ser vivo.

Megas

Mensagem por Megas »

Migs escreveu:Ter melhores sentidos não é ter mais consciência. Se isso fosse assim, uma sonda seria mais consciente que qualquer ser vivo.

Desculpe, me espresei mal.
Não consigo explicar o que quero dizer, mais tarde falo.
Morando aqui nessa cidade enfrentamos muitos delinquentes
Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais
Imagem

o pensador

Mensagem por o pensador »

A própria raiz etomológica do vocábulo "consciência" implica em reflexâo,entâo a consciência é um termo que carrega em seu bojo o significado de reflexâo e auto conhecimento.

Quanto aos animais,penso que eles nâo tem consciência,
muito embora tenham sensaçâo.

Perseus

Mensagem por Perseus »

o pensador escreveu:A própria raiz etomológica do vocábulo "consciência" implica em reflexâo

"A própria raiz etomológica do vocábulo "consciência" implica em reflexâo"?
Que merda é essa? Tudo isso apenas para dizer que a palavra consciência merece uma reflexão mais aprofundada?

cacete, que neguinho mais complicado..

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Fernando Silva escreveu:Não temos como medir consciência, nem mesmo em outro humano. Nós assumimos que os outros têm consciência baseados apenas na similaridade conosco.

Gostei muito dessa sua definição, Fernando, mas para mim, ela ainda é falha. Pois, se é produto do meio, a consciência não é externa a ele.

A realidade material dos seres define sua consciência.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

emmmcri escreveu:
Pr. Samonedo escreveu:Claaaaaro que sim .... Até agora dois símios deram suas opniões.

Embostado... todos jah sabem q eh vc.... :emoticon18:

Não é não, Edson, é o Preto Velho, outro forista...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Samael escreveu:Gostei muito dessa sua definição, Fernando, mas para mim, ela ainda é falha. Pois, se é produto do meio, a consciência não é externa a ele.

Sim, por isto mesmo é limitada. Depende de nosso cérebro limitado e de nossos 5 sentidos limitados.

Não é um "fantasma que mora na máquina", independente dela.

É isto que eu tento dizer aos crentes que falam de livre arbítrio, de merecermos o inferno por supostamente termos plena consciência de nossos atos. Que insistem em que "escolhemos o inferno".

Basta uma dose de cachaça para percebermos nossos limites (ou passar a percebê-los menos ainda...).

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Fernando Silva escreveu:
Samael escreveu:Gostei muito dessa sua definição, Fernando, mas para mim, ela ainda é falha. Pois, se é produto do meio, a consciência não é externa a ele.

Sim, por isto mesmo é limitada. Depende de nosso cérebro limitado e de nossos 5 sentidos limitados.

Não é um "fantasma que mora na máquina", independente dela.

É isto que eu tento dizer aos crentes que falam de livre arbítrio, de merecermos o inferno por supostamente termos plena consciência de nossos atos. Que insistem em que "escolhemos o inferno".

Basta uma dose de cachaça para percebermos nossos limites (ou passar a percebê-los menos ainda...).

:emoticon12: :emoticon12:

Concordo totalmente.

Trancado