Adquira sua casa sem juros

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Adquira sua casa sem juros

Mensagem por Johnny »

O que é o SAC da AFTB?
Seja dono do seu sonho!

Pesquisas revelam que 57 milhões de brasileiros ainda não realizaram o sonho da casa própria. Se você faz parte deste número e considera que o seu direito à moradia não é plenamente atendido pelos programas de crédito convencionais, saiba que isso pode mudar com a AFTB – Associação Frutos da Terra Brasil – que oferece o SAC – Sistema Alternativo de Crédito.

O SAC é uma alternativa inovadora que viabiliza o crédito imobiliário sem comprovação de renda, sem entrada, isento de juros e com prazo de pagamento em até 30 anos. O Sistema Alternativo de Crédito atende a necessidade de famílias com renda a partir de 1,5 salários mínimos que desejam a casa própria em médio prazo.

Para ingressar no SAC é muito simples: basta se associar à AFTB e contribuir mensalmente com um valor estipulado de acordo com sua renda.
Conheça as vantagens do SAC, seja um associado e realize seu sonho!

* Financiamento isento de juros;
* Prazos de até 30 anos para pagamento;
* Sem consulta SPC e Serasa;
* Pode ser utilizado para a aquisição de imóveis residenciais, novos ou usados, terrenos, construção em terreno próprio ou habitações coletivas.
* Gastos com a escritura, documentação e avaliação do imóvel são diluídas no financiamento;
* Só paga pelo imóvel quando está dentro dele.

Para a inscrição é necessário:

* Ser brasileiro;
* Preencher a ficha de inscrição;
* Ter renda familiar a partir de 1 salário mínimo;
* Contribuir com uma taxa mensal que represente um milésimo do valor do financiamento. Por exemplo: Se o valor do crédito desejado é de R$ 50.000,00 o associado contribuirá com R$ 50,00 por mês.

Inscreva-se já!
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Re: Adquira sua casa sem juros

Mensagem por Apo »

Adquira sua maloca e se endivide sem preocupações. Papai Noel existe.

Só paga quando está dentro e o crédito é para 30 anos? Que mágica é esta?

Mais uma falcatrua pra pegar bobo.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:Adquira sua maloca e se endivide sem preocupações. Papai Noel existe.

Prove. A instituição existe desde 2008.

Mas a idéia é esta mesmo, debater sobre este sistema e sua legalidade.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:
Apo escreveu:Adquira sua maloca e se endivide sem preocupações. Papai Noel existe.

Prove. A instituição existe desde 2008.

Provar o quê? Que Papai Noel existe? E daí que a "instituição" existe desde 2008 ( 2 anos de falcatruas apenas no Brasil não provam nada, só que o povo é burro).

Hum....legalidade.
Imagem

Marcelo Sobral

Mensagem por Marcelo Sobral »

"* Contribuir com uma taxa mensal que represente um milésimo do valor do financiamento. Por exemplo: Se o valor do crédito desejado é de R$ 50.000,00 o associado contribuirá com R$ 50,00 por mês."

Quer dizer que se eu pagar R$ 500,00 por mês, terei direito a um crédito de R$500.000,00?!?...

pastorgentil
Contato:

Mensagem por pastorgentil »

Apo escreveu: (...) só que o povo é burro.

:emoticon26: :emoticon26:
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

pastorgentil
Contato:

Meus sobrinhos compraram uma casa no plano "minha casa minha vida" a 55 mil reais e vão pagar 550 por mes. era o sonho deles. Pagavam 400 por um aluguel de uma casa que nuca seria deles. Estão felizes!!!
Eles vieram com uma Bíblia e sua religião - roubaram nossa terra, nosso espírito esmagado ... e agora nos dizem que devemos ser gratos ao "Senhor" por sermo salvos. (Chefe Pontiac, Chefe Indígena Americano)
(assinatura provisória)

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Johnny escreveu:A instituição existe desde 2008.

Johnny,

Existir desde 2008 não quer dizer absolutamente nada, é muito pouco tempo para referendar este sistema que, convenhamos, promete coisas impossíveis.

Não é preciso ser economista para saber que pessoas com renda familiar de um salário mínimo não têm a mais mínima condição de adquirir uma casa própria com escritura legal.
E se não tem comprovação de renda, hipotecas, juros, seguros, taxas de administração etc, o que protege o sistema contra a inadimplência?
Basta que um percentual relativamente pequeno de consorciados - já que isto nada mais é que um consórcio - desista de pagar as prestações e o sistema desaba como um castelo de cartas.

Não existem milagres.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

O tomador de crédito consegue o empréstimo em até dois anos e meio, de acordo com o Sistema de Méritos da Associação, que pode adiantar a obtenção da carta. Segundo Nogueira, este programa pode reduzir em até um ano e meio o tempo de espera, já que o associado pode adquirir pontos dependendo das ações que fizer em favor da entidade, como apresentar novos sócios, arranjar locais para as reuniões do grupo ou mesmo levar café nas cerimônias de contemplação.

http://economia.uol.com.br/ultnot/infom ... 16328.jhtm

Nunca..., jamais.., em tempo algum de minha vida entraria em uma associação de crédito mútuo que antecipa empréstimo prá quem leva cafezinho em reunião.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Putz, eu vou pagar 50 reais por mês para ter crédito de R$50 mil?

Então se eu quiser aumentar 200 reais na minha renda, basta eu pegar esse empréstimo e colocar na poupança a 0.5%? E se eu quiser 2mil, pegar um empréstimo de 500 contos?

Bacana.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

pastorgentil
Contato:

Acauan escreveu:

Johnny,

Existir desde 2008 não quer dizer absolutamente nada, é muito pouco tempo para referendar este sistema que, convenhamos, promete coisas impossíveis.

Não é preciso ser economista para saber que pessoas com renda familiar de um salário mínimo não têm a mais mínima condição de adquirir uma casa própria com escritura legal.
E se não tem comprovação de renda, hipotecas, juros, seguros, taxas de administração etc, o que protege o sistema contra a inadimplência?
Basta que um percentual relativamente pequeno de consorciados - já que isto nada mais é que um consórcio - desista de pagar as prestações e o sistema desaba como um castelo de cartas.

Não existem milagres.

Milagres acontecem
por Leonardo Boff

A evolução teve que caminhar alguns bilhões de anos até produzir os sentidos corporais. Na verdade, é o universo que através destes sentidos começou a se olhar, a se sentir, a se tocar e a se ouvir a si mesmo. Mas quando surgiu o ser humano, esses sentidos ficaram conscientes e por isso espirituais. Por eles o universo se olha, canta e se extasia.

Tanto para os sentidos corporais quanto para os espirituais pode ocorrer aquilo que parece impossível. Tais coisas surgem daquele fundo abissal e misterioso de energia, do qual tudo procede e para o qual tudo retorna. Chamam-no de vácuo quântico ou, numa expressão mais feliz, de "Fonte alimentadora de todo o ser", outro nome para Deus.

Porque é assim, o impossível acontece, como comentou acertadamente, numa recente crônica, Carlos Heitor Cony, ou acontece o milagre como preferem dizer os cristãos. Vou contar um milagre comovedor.

Em 2003 visitei pela primeira vez a ilha de Fernando de Noronha, prova de que um pouco do paraiso terrenal ainda perdura. A população, em grande parte, cumpre o preceito divino dado a nossos pais originários, o de serem jardineiros e cuidadores daquela herança sagrada.

Encontrei Ana, uma professora primária, esposa de um pescador, que vendia bolinhos logo abaixo da igreja, para completar a renda familiar. Conversamos de como é importante cuidar das belezas de Noronha, educar os jovens para essa missão e obrigar os turistas a zelarem pelo lixo. Estabeleceu-se, de imediato, uma relação de grande cordialidade.

Ela tinha uma voz suave como a brisa que vinha do mar e seu olhar era terno como as areias finas da praia embaixo. Eu me animei e falei de como surgiram a Terra, os mares, as ilhas como Noronha. E ela escutava com brilho nos olhos como quem recebia uma mensagem esperada.

De repente disse: "Nós somos pequenos e humildes. Vocês são doutores e sabem tantas coisas que nós podemos aprender e nos encher de admiração". Minha companheira Márcia, educadora popular, retrucou, dizendo: "Ana, você também sabe coisas que nos fazem aprender e encher de encantamento". Foi então que ela se abriu e disse: "posso contar um milagre"? "Lógico, nós acreditamos em miliagres".

E então contou: "Foi o que Deus nos concedeu na semana santa de anos atrás. Em casa não tínhamos peixe nem água. O navio que devia trazer mantimentos não veio. Meu marido pescador há dias não conseguia pescar nada. Que iríamos comer na semana santa? Tínhamos só um pouquinho de espagueti. Foi então que eu e meu marido, preocupados, fomos ver o mar. Olhávamos um ao outro, tristes, pedindo a Deus que cuidasse de nós, pequenos e humildes. O mar estava calmo. Eis que de repente, se elevou uma onda grande. Bateu nas pedras.

E ao se retirar, ficaram milhares de sardinhas presas nas pedras. Eu tirei a anágua e a enchi de peixes. Fui correndo chamar meus quatro vizinhos, também pescadores. Ao chegarem, veio outra onda, trazendo ainda mais peixes. Todos encheram suas bacias e ainda sobrou peixe nas pedras. Deus escutou a prece dos pequenos e humildes".

E ainda há pessoas que não crêem em milagres porque não ativaram seus sentidos espirituais. Se os ativarem, vão descobrir muitos e muitos milagres em suas próprias vidas. Mas há uma condição: fazer-se pequeno e humilde como Ana e seu marido. Sai rezando ao Deus de Ana pedindo que me fizesse pequeno e humildade.Grande era Ana, pequeno era eu.

Você é um milagre :emoticon45:
(assinatura provisória)

Reid

Mensagem por Reid »

Por trás de qualquer empresa existem pessoas..

ai ja se ve que a coisa n pode ser bem oq parece :emoticon12:

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Prometo rentabilidade milagrosa para aqueles que colocarem seu patrimônio em minhas mãos.

Venci.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Huxley

Mensagem por Huxley »

“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Blog muito bom, Huxley. Você é articulista lá?

Johnny

Mensagem por Johnny »

Acauan escreveu:

Johnny,

Não existem milagres.

EU acabaria com esta questão de uma maneira mais simples: Não existe no contrato quaisquer garantias no caso da dissolução desta tal sociedade. E no contrato está bem explícito que os socios podem a qualquer momento dissolver o "clube" (de otários) e sendo assim, os sócios (otários) além de não receberem absolutamente NADA em troca, ainda devem honrar com seus compromissos.
Isso (este negócio escuso chamado de clube) nada mais é do que a tal pirâmide do tipo AmWay, Pro-Vida entre outros trambiques institucionalizados em nosso país.
Financiamento pela CEF é caro, mas você tem seguro do banco e é protegido por lei.

Imagem

Huxley

Mensagem por Huxley »

Sinceramente, eu diria que absolutamente nenhuma pessoa tem justificativa para viver eternamente de aluguel e não adquirir uma casa própria. Ainda mais com os incentivos dos programas governamentais, então... Não reconhecer esta verdade é demonstrar insuficiência em educação financeira. Só o fato de uma mensalidade de aluguel representar uns 80% ou mais da mensalidade de financiamento já daria para justificar a aquisição de uma casa própria. Imagine só que a mensalidade de aluguel não permanece estática, mas tende a acompanhar a valorização do imóvel - e como se sabe, uma valorização anual de imóvel de 6% não é nada irrealista. Além disso, uma pessoa que vive de aluguel por 50 anos pagando a "baratinha" mensalidade de R$ 500 terá acumulado a bagatela de despesa de R$ 300.000,00 ao longo da vida, mesmo considerando a hipótese de não-valorização. A razão porque tanta gente enriquece construindo casas para inquilinos morarem é a mesma porque estes últimos enfrentam tantas dificuldades financeiras ao longo da vida. A falta de educação financeira dos inquilinos enriquece os proprietários.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Johnny

Mensagem por Johnny »

Huxley escreveu:Sinceramente, eu diria que absolutamente nenhuma pessoa tem justificativa para viver eternamente de aluguel e não adquirir uma casa própria. Ainda mais com os incentivos dos programas governamentais, então... Não reconhecer esta verdade é demonstrar insuficiência em educação financeira. Só o fato de uma mensalidade de aluguel representar uns 80% ou mais da mensalidade de financiamento já daria para justificar a aquisição de uma casa própria. Imagine só que a mensalidade de aluguel não permanece estática, mas tende a acompanhar a valorização do imóvel - e como se sabe, uma valorização anual de imóvel de 6% não é nada irrealista. Além disso, uma pessoa que vive de aluguel por 50 anos pagando a "baratinha" mensalidade de R$ 500 terá acumulado a bagatela de despesa de R$ 300.000,00 ao longo da vida, mesmo considerando a hipótese de não-valorização. A razão porque tanta gente enriquece construindo casas para inquilinos morarem é a mesma porque estes últimos enfrentam tantas dificuldades financeiras ao longo da vida. A falta de educação financeira dos inquilinos enriquece os proprietários.

Olha Huxley, a coisa é mais embaixo. Estou procurando uma casa para comprar por este sistema que você disse, mas tem um problema aí. Eu perdi um apartqmento na era FHC pois fiquei desempregado quase dois anos e jjunto com o AP foi o que eu tinha de FGTS. O que tenho hoje não dá sequer para pagar os custos da documentação e não existe financiamento de 100% de imóvel. OU eu compro uma casa de 60.000 (35m2 ou pago aluguel. Com minha renda só posso financiar 80.000. Este é o valor de um terreno por aqui. Quando eu fui para o Nordeste at´dava pois um terreno lá custava 12000. Um ano depois foi para 35000 e quando saí já estava 60000. Por isso voltei pois minha intenção era resolver meu problema de moradia e custo de vida. Se está igual não há vantagem em morar lá.

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Johnny escreveu:
Huxley escreveu:O que tenho hoje não dá sequer para pagar os custos da documentação e não existe financiamento de 100% de imóvel. OU eu compro uma casa de 60.000 (35m2 ou pago aluguel. Com minha renda só posso financiar 80.000. Este é o valor de um terreno por aqui.

Johnny,

Uma opção é a compra de apartamento na planta, pois não há cobrança de juros até a entrega das chaves.
Estes contratos já foram de alto risco, uma vez que se a construtora falisse antes de completar a obra o comprador ficava no prejuízo, pois os bancos acionavam as hipótecas e assumiam a propriedade das construções.

Os contratos atuais tem cláusulas de seguro obrigatório e um pool de construtoras garante o sistema, se uma falir as outras assumem.

Claro que é sempre indispensável ler atentamente os termos do contrato inteiro, tanto a minuta quanto no ato da assinatura, e em caso de dúvida consultar alguém que entenda do assunto.
Conheci gente com curso superior e bom emprego que se deu muito mal por não saber o que era tabela price.

No fim, comprar imóvel para a maioria da classe média exige trabalho e paciência, mas dá, estou certo que você chegará lá, talvez mais depressa do que imagine hoje.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Huxley

Mensagem por Huxley »

Johnny escreveu:Olha Huxley, a coisa é mais embaixo. Estou procurando uma casa para comprar por este sistema que você disse, mas tem um problema aí. Eu perdi um apartqmento na era FHC pois fiquei desempregado quase dois anos e jjunto com o AP foi o que eu tinha de FGTS. O que tenho hoje não dá sequer para pagar os custos da documentação e não existe financiamento de 100% de imóvel. OU eu compro uma casa de 60.000 (35m2 ou pago aluguel. Com minha renda só posso financiar 80.000. Este é o valor de um terreno por aqui. Quando eu fui para o Nordeste at´dava pois um terreno lá custava 12000. Um ano depois foi para 35000 e quando saí já estava 60000. Por isso voltei pois minha intenção era resolver meu problema de moradia e custo de vida. Se está igual não há vantagem em morar lá.

Johnny, eu estou plenamente convencido de que se você nunca adquirir seu imóvel, não há absolutamente qualquer chance de você sair ganhando. Mesmo que você decida pagar aluguel de uma casa, é indispensável você reservar dinheiro para comprá-la algum dia. Entenda o porquê. Se a mensalidade do financiamento de uma casa sai por R$ 1.000,00 e o aluguel sai mais barato que isso - digamos, R$ 750,00 - você poderia pensar em reservar uma receita mensal total de moradia só 1,33 vezes superior ao que paga de aluguel. Assim, você reservaria o somatório [valor da mensalidade do aluguel + (valor da mensalidade do imóvel financiado - valor da mensalidade do aluguel)], o que dá os mesmos R$ 1.000. Ora quem paga R$ 750, pode reservar R$ 1.000, é só ter disciplina financeira...Para onde iria os R$ 250 restantes? Para um fundo multimercado seguro que paga 0,7% de rentabilidade real, por exemplo. Sabe quanto você acumularia em 25 anos se poupasse mensalmente isso? R$ 255 mil, o preço de um bom imóvel que você obviamente desejaria adquirir (claro, a menos que quisesse ficar enriquecendo perpetuamente os outros como inquilino). Um argumento muito semelhante a esse é usado pelo consultor financeiro Gustavo Cerbasi no livro "Dinheiro: os segredos de quem tem".

E se o valor da mensalidade do aluguel fosse muito próximo ao valor da mensalidade do imóvel financiado? Neste caso, você poderia considerar a possibilidade de alugar uma casa com opção de compra em "x" anos. Por exemplo, você poderia viver na casa alugada durante 3 anos e pediria ao proprietário uma opção de compra ao fim desse período. Essa opção pode causar desconfiança, mas vamos explicá-la melhor. Supondo que uma casa custa R$ 120.000,00 ao longo de três anos e se você paga R$ 1.000,00 de mensalidade de aluguel durante o período, então você teria que pedir os mesmos R$ 120.000 para o banco para adquiri-la, certo? Errado, como você já pagou R$ 36.000,00 em forma de aluguéis, então o banco só teria que financiar R$ 84.000,00 (ou 70% do valor do bem). Porque o proprietário veria vantagem num contrato como o descrito? Ora, se um proprietário é um investidor, é razoável supor que ele utilize alavancagem financeira e que a mensalidade paga pelo inquilino garanta ao menos um pequeno fluxo de caixa positivo para o bolso dele (seja porque ele comprou a propriedade na planta de forma financiada ou arregaçou as mangas para construir a casa tomando empréstimo). Muitos investidores pensam que a opção de compra no contrato de aluguel é uma maneira segurança de ter lucro alugando casa para os outros morarem. Se alguém adquire um imóvel para alugar, provavelmente terá medo que o inquilino seja obrigado a sair, e na falta de conseguir outro para seu lugar, isso acarretaria despesas fixas de manutenção a troco de nada por um bom tempo. Esse fato é explicado melhor no livro de David Bach "Fique rico, mesmo começando tarde". Eu só estou enganado se os investidores daqui não tiverem a mesma mentalidade dos que vivem nos EUA (ok, confesso que não sou um expert no assunto do comportamento dos investidores imobiliários nacionais).

John Maynard Keynes

Johnny

Mensagem por Johnny »

Acauan escreveu:
Johnny escreveu:
Huxley escreveu:O que tenho hoje não dá sequer para pagar os custos da documentação e não existe financiamento de 100% de imóvel. OU eu compro uma casa de 60.000 (35m2 ou pago aluguel. Com minha renda só posso financiar 80.000. Este é o valor de um terreno por aqui.

Johnny,

Uma opção é a compra de apartamento na planta, pois não há cobrança de juros até a entrega das chaves.
Estes contratos já foram de alto risco, uma vez que se a construtora falisse antes de completar a obra o comprador ficava no prejuízo, pois os bancos acionavam as hipótecas e assumiam a propriedade das construções.

Os contratos atuais tem cláusulas de seguro obrigatório e um pool de construtoras garante o sistema, se uma falir as outras assumem.

Claro que é sempre indispensável ler atentamente os termos do contrato inteiro, tanto a minuta quanto no ato da assinatura, e em caso de dúvida consultar alguém que entenda do assunto.
Conheci gente com curso superior e bom emprego que se deu muito mal por não saber o que era tabela price.

No fim, comprar imóvel para a maioria da classe média exige trabalho e paciência, mas dá, estou certo que você chegará lá, talvez mais depressa do que imagine hoje.

Eu sei Acauan, o AP que perdi foi na planta. Mas na época eu morava nos fundos da casa de minha sogra e ela deixou de cobrar o aluguel para a gente comprar o AP. Hoje já não dá mais pois pago aluguel, a escola de minha filha (não abro mão) e não há condições de inserir mais este gasto no orçamento. A única opção que tenho é se minha mãe vendesse a casa dela e assim eu teria uma boa entrada para comprar outra. Mas daí vem outros problemas que não o financeiro, sabe como é, o espiritismo mostra o caminho e a gente segue outro (paciência, caridade, etc.)
Eu fiquei esperto com o que aconteceu e só entrou em outro financiamento se eu tiver certeza de poder quitar antes de morrer.
Mas obrigado pela intenção.

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Huxley escreveu:
Johnny escreveu:Olha Huxley, a coisa é mais embaixo. Estou procurando uma casa para comprar por este sistema que você disse, mas tem um problema aí. Eu perdi um apartqmento na era FHC pois fiquei desempregado quase dois anos e jjunto com o AP foi o que eu tinha de FGTS. O que tenho hoje não dá sequer para pagar os custos da documentação e não existe financiamento de 100% de imóvel. OU eu compro uma casa de 60.000 (35m2 ou pago aluguel. Com minha renda só posso financiar 80.000. Este é o valor de um terreno por aqui. Quando eu fui para o Nordeste at´dava pois um terreno lá custava 12000. Um ano depois foi para 35000 e quando saí já estava 60000. Por isso voltei pois minha intenção era resolver meu problema de moradia e custo de vida. Se está igual não há vantagem em morar lá.

Johnny, eu estou plenamente convencido de que se você nunca adquirir seu imóvel, não há absolutamente qualquer chance de você sair ganhando. Mesmo que você decida pagar aluguel de uma casa, é indispensável você reservar dinheiro para comprá-la algum dia. Entenda o porquê. Se a mensalidade do financiamento de uma casa sai por R$ 1.000,00 e o aluguel sai mais barato que isso - digamos, R$ 750,00 - você poderia pensar em reservar uma receita mensal total de moradia só 1,33 vezes superior ao que paga de aluguel. Assim, você reservaria o somatório [valor da mensalidade do aluguel + (valor da mensalidade do imóvel financiado - valor da mensalidade do aluguel)], o que dá os mesmos R$ 1.000. Ora quem paga R$ 750, pode reservar R$ 1.000, é só ter disciplina financeira...Para onde iria os R$ 250 restantes? Para um fundo multimercado seguro que paga 0,7% de rentabilidade real, por exemplo. Sabe quanto você acumularia em 25 anos se poupasse mensalmente isso? R$ 255 mil, o preço de um bom imóvel que você obviamente desejaria adquirir (claro, a menos que quisesse ficar enriquecendo perpetuamente os outros como inquilino). Um argumento muito semelhante a esse é usado pelo consultor financeiro Gustavo Cerbasi no livro "Dinheiro: os segredos de quem tem".

E se o valor da mensalidade do aluguel fosse muito próximo ao valor da mensalidade do imóvel financiado? Neste caso, você poderia considerar a possibilidade de alugar uma casa com opção de compra em "x" anos. Por exemplo, você poderia viver na casa alugada durante 3 anos e pediria ao proprietário uma opção de compra ao fim desse período. Essa opção pode causar desconfiança, mas vamos explicá-la melhor. Supondo que uma casa custa R$ 120.000,00 ao longo de três anos e se você paga R$ 1.000,00 de mensalidade de aluguel durante o período, então você teria que pedir os mesmos R$ 120.000 para o banco para adquiri-la, certo? Errado, como você já pagou R$ 36.000,00 em forma de aluguéis, então o banco só teria que financiar R$ 84.000,00 (ou 70% do valor do bem). Porque o proprietário veria vantagem num contrato como o descrito? Ora, se um proprietário é um investidor, é razoável supor que ele utilize alavancagem financeira e que a mensalidade paga pelo inquilino garanta ao menos um pequeno fluxo de caixa positivo para o bolso dele (seja porque ele comprou a propriedade na planta de forma financiada ou arregaçou as mangas para construir a casa tomando empréstimo). Muitos investidores pensam que a opção de compra no contrato de aluguel é uma maneira segurança de ter lucro alugando casa para os outros morarem. Se alguém adquire um imóvel para alugar, provavelmente terá medo que o inquilino seja obrigado a sair, e na falta de conseguir outro para seu lugar, isso acarretaria despesas fixas de manutenção a troco de nada por um bom tempo. Esse fato é explicado melhor no livro de David Bach "Fique rico, mesmo começando tarde". Eu só estou enganado se os investidores daqui não tiverem a mesma mentalidade dos que vivem nos EUA (ok, confesso que não sou um expert no assunto do comportamento dos investidores imobiliários nacionais).

Interessante isso Huxley. Vou ler com calma novamente amanhã pois estou meio sonolento (trabalhei pacas hoje). Já tinha ouvido falar nisso. Valeu.

Imagem

Trancado