Homens também são vítimas de violência doméstica
Morte do chef francês assassinado pela esposa durante uma briga chama atenção para mulheres agressoras
Carina Martins
O comerciante do interior paulista que não quis ser identificado pela reportagem também preferiu não se revelar para a Justiça. Durante os treze anos que viveu com uma companheira, o homem de 48 anos diz ter sido vítima de agressões frequentes ao longo de pelo menos dez. Nunca procurou a Justiça. “Quem tem coragem de dizer que apanha de mulher?”, pergunta. Não muitos. Mas embora o problema não seja sistêmico e disseminado como as agressões contra a mulher, homens também são vítimas de violência doméstica.
Há alguns dias, a polícia francesa encontrou o corpo do chef Jean-François Poinard, 71, desaparecido há quase dois anos. Sua companheira admitiu tê-lo matado a socos durante uma briga. A família do chef diz que, desde que os dois passaram a ter um relacionamento, em 2001, a mulher fez com que ele se isolasse dos parentes e amigos. Com exceção do desfecho trágico, a história é parecida com a do comerciante de São José do Rio Preto. “Minha mulher sempre foi muito ciumenta. Não me deixava sair sozinho, aos poucos fui deixando de ver meus amigos. Como ela e minha mãe não se davam bem, também evitava encontros de família para não ter briga em casa”, conta.
Mas as brigas aconteciam mesmo assim. “Ela sempre foi muito nervosa, se descontrolava, xingava. Desde o começo atirava o que tivesse à mão contra mim. Depois de alguns anos, começou a piorar: me arranhava, puxava cabelos, dava tapas e socos”. Mesmo quando tinha marcas aparentes, ele nem se preocupava em esconder. “Ninguém nunca desconfiou, nunca falou nada. As pessoas não pensam nisso, acham que é briga de rua ou farra mesmo”, diz. Esse foi um dos motivos que o levaram a nunca procurar a polícia e a demorar tanto para terminar o relacionamento. “Eu tinha muita vergonha. Tenho certeza de que ia ser motivo de piada na delegacia. E, na verdade, eu tinha vergonha de mim mesmo, de estar passando por isso e não saber como resolver. Por muito tempo fingi que não era um problema de verdade, que ela era assim, nervosa, e pronto”, desabafa. Ele só resolveu que era hora de sair de casa quando a mulher o golpeou com uma faca durante uma discussão. “Foi no braço, levei sete pontos. Mas ela atacou sem nem olhar, poderia ter sido muito pior”.
Estatísticas
Não há pesquisas específicas sobre a violência doméstica contra homens no país. Mas alguns estudos dão uma ideia do quanto existe de agressão entre os casais brasileiros – e não apenas de homens contra mulheres. O primeiro é o levantamento da Fiocruz “Violência entre namorados adolescentes: um estudo em dez capitais brasileiras”, que entrevistou 3.200 jovens e constatou que nove entre dez adolescentes já foram vítimas ou praticaram algum tipo de violência dentro do namoro. Os diferentes tipos de agressão, da verbal até a sexual (qualquer forma de toque sexual sem consentimento) são divididos de forma praticamente igual ou muito semelhante entre os gêneros. Ou seja, as meninas praticam atos de violência com tanta frequência quanto os meninos.
Na verdade, em alguns casos elas aparecem como as maiores agressoras. Quando os pesquisadores perguntam sobre violência física, 24,9% dos meninos disseram já terem levado tapas, puxões de cabelo, chutes ou socos, contra 16,5% das meninas. A parcela feminina que admitiu já ter agredido seus parceiros também é maior que a deles: 28,5% das meninas contra 16,8% dos meninos. A explicação, de acordo com os autores do estudo, passa pela reprodução por parte das meninas do modelo de dominação masculina.
Dependência
A antropóloga da Unicamp Amanda de Oliveira investigou os relacionamentos abusivos em uma outra ponta da vida: ela acompanhou as denúncias de agressão por parte de idosos em delegacias do interior de São Paulo. “Nessa faixa etária, tanto homens quanto mulheres sofrem violência de familiares ou coabitantes. A grande surpresa foram as semelhanças. Existem muitos casos, principalmente de filhos, filhas, netos e netas. Mas também das esposas e maridos”, diz. Ao contrário do que esperava inicialmente, Amanda diz que as vítimas não eram dependentes dos agressores. Pelo contrário. “Essas pessoas normalmente eram os donos da casa, sustentavam a família que o agredia”.
Quando o aspecto cultural que permeia as agressões contra a mulher sai de cena, ainda restam os elementos comuns de um relacionamento violento. Em muitos dos casos registrados de agressão, a vítima também é agressora, tanto de um lado quanto do outro. E o que impede o fim desses relacionamentos também pode ter mais semelhanças do que diferenças. “Em relação aos homens, a gente encontrou até os mesmos elementos da violência doméstica contra a mulher. Como não querer sair de casa por causa dos filhos”, aponta Amanda.
O comerciante de Rio Preto concorda. “Ainda bem que nunca tivemos filhos. Se não, não sei se teria coragem de sair de casa”.
Homens apanham das mulheres e têm vergonha de denunciar
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Homens apanham das mulheres e têm vergonha de denunciar
http://delas.ig.com.br/comportamento/ho ... 97897.html
Re: Homens apanham das mulheres e têm vergonha de denunciar
Em mulher não se bate nem com uma flôr. FIm de papo.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Apo
- Gênero: Feminino
Homem que apanha, dificilmente fica quieto, encolhido e com medo. Só um frouxo mesmo. Já a mulher aguenta mais tempo e mais agressões violentas, porque é mais dependente economicamente, porque repete o modelo que teve com um pai opressor, porque precisa manter os filhos sob algum teto etc.
Tirando isto, quando um homem leva umas bofetadas ou um tiro no meio dos olhos, geralmente é porque fez alguma coisa muito errada. Mulher não tende a ficar do aldo de um homem em quem possa descarregar sua testosterona revoltosa: quando bate ou mata é uma vez só.
Tirando isto, quando um homem leva umas bofetadas ou um tiro no meio dos olhos, geralmente é porque fez alguma coisa muito errada. Mulher não tende a ficar do aldo de um homem em quem possa descarregar sua testosterona revoltosa: quando bate ou mata é uma vez só.

Quanto a essa história que em mulher não se bate nem com uma flor. Se for uma mulher agressora ninja, tem que ser na base pazada mesmo...
Agressão é agressão e legítima defesa é legítima defesa.

“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
John Maynard Keynes
Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)
"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."
John Maynard Keynes
Johnny escreveu:Em mulher não se bate nem com uma flôr. FIm de papo.
nem se for uma psicopata esquizofrenica ninja, faixa preta em 1001 artes marciais?

Oi gente, meu nome é Tranca Ruas e queria aproveitar o espaço para fazer uma denúncia.
Eu sou uma vítima de violência doméstica. Minha patroa é muito brava e se eu não der conta dos trabalhos domésticos diários - passear com o cachorro e recolher o cocô, lavar a roupa e a louça, arrumar a cama, ir ao banco, ao mercado e à padaria e ainda cumprir com as obrigações de alcova - ela me desce o sarrafo no lombo.
E o pior é que sou mantido em cárcere privado, porque ela acha que mulher moderna é quem tem que manter a casa. Estou postando escondido de um 486 que mantenho no porão e aproveito para dar este grito de socorro, esperando que alguém possa me ajudar, meu endereço é... Ops, tenho que ir, escutei o barulho do carro dela. Tenho que descarregar as compras...
Eu sou uma vítima de violência doméstica. Minha patroa é muito brava e se eu não der conta dos trabalhos domésticos diários - passear com o cachorro e recolher o cocô, lavar a roupa e a louça, arrumar a cama, ir ao banco, ao mercado e à padaria e ainda cumprir com as obrigações de alcova - ela me desce o sarrafo no lombo.
E o pior é que sou mantido em cárcere privado, porque ela acha que mulher moderna é quem tem que manter a casa. Estou postando escondido de um 486 que mantenho no porão e aproveito para dar este grito de socorro, esperando que alguém possa me ajudar, meu endereço é... Ops, tenho que ir, escutei o barulho do carro dela. Tenho que descarregar as compras...
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
Roberto Campos
- Apo
Estou postando escondido de um 486 que mantenho no porão
hahahaha! Pre-pentium?
Muderninho! Sou do tempo do 286 e do 386. SE você citasse um destes 2, eu ia ficar preocupada. Mas com um 486, não vejo motivo para alarde.

Será que tem mais alguém aí, além dessa dominadora, para escutar meu grito de socorro?
Roberto Campos
Roberto Campos
Dominadora no bom sentido (que gosta e tem compulsão de mandar no homem), madame.
Agora, por favor, alguém me ajude! Não aguento mais ter que esconder-me no submundo para poder viver virtualmente um arremedo de vida social... E não aguento mais ter que massagear joanete...
Agora, por favor, alguém me ajude! Não aguento mais ter que esconder-me no submundo para poder viver virtualmente um arremedo de vida social... E não aguento mais ter que massagear joanete...
Roberto Campos
Roberto Campos
Tranca escreveu:Dominadora no bom sentido (que gosta e tem compulsão de mandar no homem), madame.
forja sua morte, depois foge do necrotério, qm q ia qrer ir atras dpois?

Reid escreveu:Tranca escreveu:Dominadora no bom sentido (que gosta e tem compulsão de mandar no homem), madame.
forja sua morte, depois foge do necrotério, qm q ia qrer ir atras dpois?![]()
![]()
![]()
Já pensei em algo parecido... Só que acho que sofro de síndrome de Estocolmo.
Preciso descascar batatas e colocar o lixo para fora...
Roberto Campos
Roberto Campos
- joaomichelazzo
Achei uma foto do tranca depois da senhora dele ter descoberto ele postando no RV do 486.

O Tranca é o da jaula.
ficou grande demais:
http://manicomiomundo.files.wordpress.c ... natrix.jpg

O Tranca é o da jaula.
ficou grande demais:
http://manicomiomundo.files.wordpress.c ... natrix.jpg
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)
"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"
"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"
Não bastasse o calvário, ainda tenho que aguentar a desunião e o escárnio da "classe"...
Roberto Campos
Roberto Campos
- Apáte
- Contato:
Não tem como. Violência de mulheres contra homens sempre acaba virando piada.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi
- salgueiro
Isso me lembra um general amigo do meu pai, adorava tomar bolsadas da mulher porque prá ele era demonstração de amor.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau
salgueiro escreveu:Isso me lembra um general amigo do meu pai, adorava tomar bolsadas da mulher porque prá ele era demonstração de amor.
Igual eu, igual eu...
Só não sei porque ela guarda aquele ferro de passar roupa da Black & Decker na bolsa.
Roberto Campos
Roberto Campos
- Apo

Quanta bobagem!
Mas falando sério, mulheres com ataques de fúria costumam matar pais e filhos, como a Suzane fez com os pais dela. E mulher psicopata age com a mente assexuada de um psicopata: costuma descarregar em algum homem debilitado se ela puder, tipo aquele avô quase em coma. Covardemente, professoras judiam de meninos também porque eles são moleques. Nada disto é piada.
Acho que tudo depende da circunstância: tem relações baseadas em covadia, em sado-masoquismo, em pena, em chantagens variadas...

Apo escreveu:Mas falando sério, mulheres com ataques de fúria costumam matar pais e filhos, como a Suzane fez com os pais dela.
Também costumam assassinar todo o saldo do cartão de crédito de seus maridos. Riscam a pintura do carro, jogam a coleção de CDs pela janela... Até álbuns de figurinhas de futebol já pagaram o preço de algum ataque de fúria por aí...
E mulher psicopata age com a mente assexuada de um psicopata: costuma descarregar em algum homem debilitado se ela puder, tipo aquele avô quase em coma.

Acho que tudo depende da circunstância: tem relações baseadas em covadia, em sado-masoquismo, em pena, em chantagens variadas...
Eu chamo isso de um final de semana tranquilo.
Roberto Campos
Roberto Campos

[Os fatos relatados pelo usuário Tranca tratam-se apensa de ficção. Qualquer semelhança com nomes, datas e acontecimentos reais terá sido mera coincidência.]
Roberto Campos
Roberto Campos