Globo, e a programação pro-lixo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Globo, e a programação pro-lixo

Mensagem por Johnny »

08/09/2010

Estrategicamente ou não, no meio do feriado prolongado de 7 de Setembro, o jornal O Estado de S.Paulo publicou, para poucos lerem, uma entrevista de página inteira com o maior executivo de televisão da América Latina. Octávio Frioli Florisbal, diretor geral da Rede Globo de Televisão, discorreu longamente sobre os planos da emissora e a concorrência com as novas mídias. Florisbal foi enfático: “Temos um longo prazo para manter o público da TV aberta”. Enfático? Sim. Profético? Vamos ver.

Pode ser mentira, desinformação, dissimulação ou equívoco. Ou ainda excesso de preocupação. Os dicionários estão aí para oferecer palavras e idéias de amparo a essa pretensa assertiva. A rigor, no fundo, não passa de uma firula verbal do executivo da antiga Vênus Platinada. A realidade – essa madrasta das inverdades - talvez explique melhor a ênfase de seu prognóstico, que soa mais como uma maneira inteligente e peculiar de se esquivar de modo dissimulado de suas próprias inquietações e aflições.

Há oito dias, o IBOPE divulgou em seu Painel Nacional de Televisão (PNT) que o mês de agosto de 2010 produziu o pior resultado obtido até agora pelas TVs abertas. A Globo fechou o mês com 17,8 pontos de audiência, numa queda de 14% em relação ao ano passado. A Record e a Bandeirantes também tiveram quedas significativas e o SBT atingiu uma das médias mais baixas de sua história. Somando todas as emissoras (incluídas RedeTV, Cultura e Gazeta), o número não ultrapassa 50 pontos.

No ano 2000, quando a internet tinha apenas cinco anos de idade no Brasil, só a Globo e o SBT, aos domingos, sem exibição do futebol, chegavam a 60 pontos de audiência. Na soma com Bandeirantes, Record, RedeTV, Cultura e Gazeta, esse índice de audiência chegava a quase 90 pontos. No último domingo, dia 5 de setembro de 2010, mesmo com transmissão de futebol, a Record venceu a Globo com média de 16 pontos contra 15. O SBT não chegou a 6. Quanto às outras emissoras, o bom senso sugere sequer revelar o dígito.

Evitar habilmente os baixíssimos índices de audiência, sem precisar eximir-se dissimuladamente, talvez funcionasse adotando o surrado argumento do feriado prolongado. Dizem os executivos que a audiência sempre cai em tais ocasiões. Mas isso seria mentir vergonhosamente. Negar o que se sabe ser verdadeiro. A curva para baixo é sólida e robusta. As novas mídias geradas, existentes e sustentadas pela internet, respondem hoje em todo o mundo e no Brasil por uma audiência muito maior do que a TV aberta.

Na mesma entrevista, Florisbal afirma que a TV convencional atinge hoje 175 milhões de brasileiros, mas com média inferior a 50% de audiência. A TV no Brasil tem mais de 60 anos de idade. A internet com apenas 15 anos no Brasil já está presente na vida de 70 milhões de usuários. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE - indica que em 2012 o Brasil terá 100 milhões de internautas e uma população de 200 milhões de habitantes. Essa é a principal razão da perda de audiência da TV convencional.

Concordo, no entanto, com Octávio Florisbal sobre a constatação de que “a TV aberta é mais lucrativa do que as outras mídias”, destacada em letras grifadas na entrevista. Só faltou explicar. A TV aberta recebe mais verba por causa do comodismo dos mídias, das agências de publicidade e em razão da bonificação de valores, o famoso BV (dinheiro que emissoras devolvem para as agências acima dos 20% permitidos por lei).

Discordo, totalmente, de Octávio Florisbal quando declara que a TV Globo está diversificando o seu conteúdo para outras mídias. Da internet até aviões, passando pelo iPad, iPhone, ônibus, táxis, trens e outras futuras plataformas. A Globo não cria nada para outros meios, apenas descarrega programação convencional. Grava toda a sua programação e depois exibe nessa nova e moderna convergência de mídias, misturando tudo de forma desordenada, embaraçadamente, num emaranhado enredo. Florisbal, você está equivocado. Cada mídia tem sua linguagem. Assim foi com a própria TV quando surgiu. O pessoal procedente do rádio, ao se confrontar com as câmeras, se dividiu em dois grupos: os que deram e os que não deram certo. Ficou quem se reciclou, buscou uma nova linguagem e um formato de programação adequado. No caso, não funciona a teoria do “tudo junto misturado”.

A disputa agora mais comum entre todos os meios convencionais de comunicação é ostentar, ao mesmo tempo, um conteúdo diferenciado e de qualidade para as outras mídias. No caso da internet, então, o conteúdo passa a ter uma importância ainda maior, em razão das particularidades que só essa nova mídia apresenta, principalmente no que diz respeito à interatividade. E, nesse caso, o conteúdo tem que ser, necessariamente, participativo. A via é de mão dupla. O público passa a ser co-gestor do processo de criação.

A maioria do público consumidor, hoje, faz parte de uma nova geração que prioritariamente só usa a internet como meio. Dificilmente manda uma carta, um fax ou um telegrama. Raramente vê televisão ou ouve rádio em aparelhos normais, quase nunca lê um jornal ou revista.

Por isso, o conteúdo e os criadores de conteúdo devem ter a multimidialidade, para atender cada veículo de comunicação e cada nova mídia dentro de suas próprias e únicas características. Não é gravando e retransmitindo conteúdo de TV convencional na internet, no Ipad, no Iphone e em outros meios que se atingirá esse público. Não adianta o embrulho e o laço serem atraentes, se o presente é de segunda mão. As empresas e seus funcionários que não se adaptarem à multimídia não terão espaço nessa nova sociedade digital, muito mais simples e democrática.

O novo profissional de comunicação tem que escrever bem, como se fosse para um grande jornal ou revista; falar de improviso como se estivesse numa cobertura ao vivo de rádio; precisa, necessariamente, se postar bem diante de uma câmera, como se fosse um âncora de rede nacional de televisão; e, obrigatoriamente, tem que dominar a internet com espírito de pesquisador e apurador. Utilizando o chat (conversa por Internet e por celular), a webcam, a voz sobre IP (computador como telefone), o MSN-messenger, o e-mail (correio eletrônico), além do Twitter, Facebook e Youtube.

A internet que acessamos, e não a televisão que assistimos, já agrega todas as plataformas de comunicação. Num futuro ainda mais próximo anexará o que falta. A forma apregoada por Florisbal, que no passado era a principal ferramenta dos meios convencionais de comunicação, foi substituída pelo conteúdo multimídia. Ao acreditar na pregação do chefão global, as novas plataformas não passariam de receptáculos de uma TV de segunda mão. Ou, para fazer justiça ao nome de antiga novela da casa, a Globo finalmente alcançaria a glória de se tornar a Rainha da Sucata dos novos tempos midiáticos. Porém, a realidade é outra. Estamos falando de reinvenções, e não de adaptações, dos meios de comunicação do planeta. Eis o novo lema: ver e fazer, quando, onde e como quiser.

Por Alberto Luchetti, jornalista
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Globo, e a programação pro-lixo

Mensagem por Fernando Silva »

Se estamos numa fase de transição, temos que esperar acabar a transição para ver como fica.

No começo da televisão, noticiário era apenas um locutor de rádio lendo as notícias e uma ou outra foto projetada atrás dele. Com o tempo, encontraram meios de usar os novos recursos.

Se a TV sobreviver, é porque terá encontrado uma solução, assim como o rádio não morreu por causa da TV.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

- A TV digital tá chegando, é uma mídia bem mais moderna que permitirá uma TV com interatividade, os telespectadores navegarão pelos canais como se navega por um Browser, poderão comprar coisas com cartão, votar no big brother, mandar mensagens, participar de sorteios, concursos, tudo em tempo real.

- Com isso a briga vai ser mais parelha.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Ando achando as programações de tvs mundiais um lixo de forma geral. O mundo é que anda uma merda. Seres humanos idem.
Ando deprimida. Não sei o que eu esperava do ser humano quando nasci.
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:Ando achando as programações de tvs mundiais um lixo de forma geral. O mundo é que anda uma merda. Seres humanos idem.

- Já que está afim de abrir o coração em público então encara o retorno.

- Você acha tudo uma merda, ninguém presta, todo lugar é feio e sujo, devia se soltar um pouco, tomar umas cachaças, ouvir uns pagodes e dar uns amassos, a pobraiada por aí faz isso todo final-de-semana e na segunda-feira já tá na boa para encarar ônibus lotado e trabalho-de-corno o dia todinho, e ninguém fica com essa frescura de depressão.

- Os pobres estão mais felizes que você. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Beijos,
Ben Parker

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Aranha escreveu:- Os pobres estão mais felizes que você. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Beijos,

Pessoas limitadas têm expectativas limitadas, percepção limitada e se satisfazem com menos.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:
Aranha escreveu:- Os pobres estão mais felizes que você. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Beijos,

Pessoas limitadas têm expectativas limitadas, percepção limitada e se satisfazem com menos.

- Não é bem assim, posso citar vários exemplos de pessoas bem sofisticadas que sabem ou sabiam apreciar diversão simples e popular.

- Assim como posso citar diversões e comida simples e popular que se tornaram consumo de gente sofisticada.

- É tudo questão de ter abertura para apreciar.

Abraços,
Ben Parker

Johnny

Mensagem por Johnny »

Aranha escreveu:- A TV digital tá chegando, é uma mídia bem mais moderna que permitirá uma TV com interatividade, os telespectadores navegarão pelos canais como se navega por um Browser, poderão comprar coisas com cartão, votar no big brother, mandar mensagens, participar de sorteios, concursos, tudo em tempo real.

Abraços,

Respondendo ao Fernando e ao Aranha ao mesmo tempo.

Acho pouco provável que haja uma revolução a curto e medio prazo. As emissoras (onde emissoras = Globo) investiram pesado em TV digital, não investiram em programação nem em conteúdo e agora correm o risco de amargarem um novo investimento com os sistemas 3D e garanto que desta vez não haverá o socorro do governo para isso. Talvez, o que não é muito difícil e nem fácil, seja possível desviarem estes recursos para o satélite e com isso, poupando de se reaparelhar todas as afiliadas. Mas isso ainda vai dar pano para manga. Interatividade ainda está bem longe pois depende de muitos fatores, como por exemplo os equipamentos envolvidos (as caixas (boxes), conecção com rede, etc) e o mais importante, a quantidade de pessoas que poderão ter estes serviços. E mesmo assim ainda fica faltando o conteúdo. Comprar direto pela TV, bem, vão ter que estudar muito qual sistema de segurança de dados irá proteger o trafegar dos dados.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Aranha escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Beijos,

- Não é bem assim, posso citar vários exemplos de pessoas bem sofisticadas que sabem ou sabiam apreciar diversão simples e popular.

- Assim como posso citar diversões e comida simples e popular que se tornaram consumo de gente sofisticada.

Abraços,

Verdade. Tinha uma patricinha na minha adolescência que vivia pedindo para meu colega me chamar para os grupinhos (baladas, bares, etc) pois dizia que eu sabia escolher os lugares legais. Uma vez saimos com o grupo dela (churrasco) e foi muito sacal. Sentaram em torno de uma mesa, abriram um vinho e quem fazia o churrasco era o motorista.
Uns dois anos atrás meu colega me perguntou se eu lembrava desta e ao acenar que sim, me disse que ela perguntava sempre de mim e se eu ainda gostava de fazer churrasco. Isso depois de anos.

Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Johnny escreveu:
Aranha escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Beijos,

Abraços,

Verdade. Tinha uma patricinha na minha adolescência que vivia pedindo para meu colega me chamar para os grupinhos (baladas, bares, etc) pois dizia que eu sabia escolher os lugares legais. Uma vez saimos com o grupo dela (churrasco) e foi muito sacal. Sentaram em torno de uma mesa, abriram um vinho e quem fazia o churrasco era o motorista.
Uns dois anos atrás meu colega me perguntou se eu lembrava desta e ao acenar que sim, me disse que ela perguntava sempre de mim e se eu ainda gostava de fazer churrasco. Isso depois de anos.

- Pode apresentá-la prá mim? - Eu amo churrasco com cerveja bem gelada, vadias e pagodão (não necessariamente nessa ordem).

Abraços,
Ben Parker

Johnny

Mensagem por Johnny »

Aranha escreveu:
Johnny escreveu:
Aranha escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Beijos,

Abraços,

- Pode apresentá-la prá mim? - Eu amo churrasco com cerveja bem gelada, vadias e pagodão (não necessariamente nessa ordem).

Abraços,

Não por dois motivos:
1- Ela é casada e tem dois filhos
2- Ela tem a minha idade, no mínimo.
3- Ela não é infiel (este foi por minha conta para um possível "não sou ciumento no item 1"

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Aranha escreveu:
Apo escreveu:Ando achando as programações de tvs mundiais um lixo de forma geral. O mundo é que anda uma merda. Seres humanos idem.

- Você acha tudo uma merda, ninguém presta, todo lugar é feio e sujo, devia se soltar um pouco, tomar umas cachaças, ouvir uns pagodes e dar uns amassos, a pobraiada por aí faz isso todo final-de-semana e na segunda-feira já tá na boa para encarar ônibus lotado e trabalho-de-corno o dia todinho, e ninguém fica com essa frescura de depressão.

Beijos,

Isto tudo que você chama de felicidade só prova que pobre é muito fingido ou esquizofrênico, porque vivem chorando as pitangas e votando em que arranque de mim pra dar pra eles.
Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Apo escreveu:
Aranha escreveu:

Beijos,

Isto tudo que você chama de felicidade só prova que pobre é muito fingido ou esquizofrênico, porque vivem chorando as pitangas e votando em que arranque de mim pra dar pra eles.

Não dá para ser infeliz todo o tempo APO. Acho que esta proeza nem você consegue.

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Momentos de insatisfação e momentos de felicidade passam por consciência da realidade humano ou autoengano ( cada qual encontra os mecanismos que consegue para manobrar as situações, já que temos problemas e conflitos assim que nascemos até a morte). Uns apelam para vícios que dão uma "desligada" da realidade, outros se anestesiam em variadas crenças acerca de si e do idealizado externo a si. Outros encontram "salvação" no poder invisível. Mas que a vida é uma merda e o ser humano um lixo, isto é.
Como diz o davidemogi: Cerumano é um lixo.
Imagem

Reid

Mensagem por Reid »

Apo escreveu:Momentos de insatisfação e momentos de felicidade passam por consciência da realidade humano ou autoengano ( cada qual encontra os mecanismos que consegue para manobrar as situações, já que temos problemas e conflitos assim que nascemos até a morte). Uns apelam para vícios que dão uma "desligada" da realidade, outros se anestesiam em variadas crenças acerca de si e do idealizado externo a si. Outros encontram "salvação" no poder invisível. Mas que a vida é uma merda e o ser humano um lixo, isto é.

não é o mundo, são a maioria das pessoas mesmo, e é mais ou menos aquela história que para se levantar você primeiro deve cair.. mas em pé você também podera cair, ai entra a questão de equilíbrio e/ou meio-termo... ainda que seja um tanto complicado e dificil... mas se a maioria das pessoas colaborassem... dizem que estudo e informação resolveria muitos problemas, mas acho que nesse caso depende, do que adianta uma pessoa ler uma biblioteca inteira e não ter senso critico? será nada mais que uma biblioteca ambulante.. é o que tenho percebido que vem acontecendo muito nos dias de hoje :emoticon5:

Muitas coisas são boas, problema q o ser humano adora colaborar em "destruir" tudo :emoticon2:

Apo

Mensagem por Apo »

A mente humana "evoluiu" assim. E não tem Salvador que dê jeito. Psicopatias sem cura são prova de que o tal Deus criador ou não existe ou é um doente mental também.
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Aranha escreveu:

Beijos,

Errado. O que falta a Apo é uma Bíblia debaixo do sovaco porque ela tem o "espírito" de uma crentona.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Aranha escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Abraços,

Você não entendeu. O fato de alguém sofisticado, inteligente e com cultura apreciar coisas simples e populares não significa que essa pessoa só goste disto. Significa apenas que ela não tem preconceitos e pega o que é bom onde quer que esteja.

Ela tem opções.

Já as pessoas limitadas não têm opções e, se estas lhes forem dadas, é bem capaz de rejeitarem.
Para muita gente que eu conheço, felicidade é uma cerveja no sábado, uma pelada com os amigos e depois o Faustão para fechar o domingo.
Elas não pretendem sair disto e nem se interessam por outras coisas.

Talvez eu fosse mais feliz se minhas necessidades, ambições e visão do mundo fossem limitadas, mas não quero pagar o preço.

carlo

Mensagem por carlo »

Aranha escreveu:- A TV digital tá chegando, é uma mídia bem mais moderna que permitirá uma TV com interatividade, os telespectadores navegarão pelos canais como se navega por um Browser, poderão comprar coisas com cartão, votar no big brother, mandar mensagens, participar de sorteios, concursos, tudo em tempo real.

Abraços,

Resumo da ópera:

Televisão no Brasil é igual cú, só tem um canal e só passa BOSTA!
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

A TV digital por satélite no Brasil existe há décadas, quase não tem mais sinal analógico por este tipo de transmissão, exceto o StarOneC2 (único satélite no mundo que ainda transmite em analógico) que é mantido por conta de famílias pobres que compraram suas antenas/receptores há tempos e moram em áreas onde não tem tv terrestre.

O tal ginga: http://www.ginga.org.br/

Quem comprou TV com conversor integrado ou stb mais antigos, pelo jeito se ferrou.
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Usuário deletado escreveu:
Então quer dizer que você é entendedor de sinal digital e de televisões com conversor.

Acho que o termo certo é "entendendão". :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:Momentos de insatisfação e momentos de felicidade passam por consciência da realidade humano ou autoengano ( cada qual encontra os mecanismos que consegue para manobrar as situações, já que temos problemas e conflitos assim que nascemos até a morte). Uns apelam para vícios que dão uma "desligada" da realidade, outros se anestesiam em variadas crenças acerca de si e do idealizado externo a si. Outros encontram "salvação" no poder invisível. Mas que a vida é uma merda e o ser humano um lixo, isto é.

- Troque de anti-depressivo rapidinho antes que ocorra uma tragédia.

Beijos,
Ben Parker

Johnny

Mensagem por Johnny »

Aranha escreveu:

- Troque de anti-depressivo rapidinho antes que ocorra uma tragédia.

Beijos,

Eu ia falar uma coisa, mas não vou por respeito à APO (é um jargão ou ditado). MAs que deu vontade, deu.

Imagem

Neuromancer

Mensagem por Neuromancer »

Eu me pergunto o que acontecerá com a tv aberta quando os anunciantes debandarem.
Seria o fim da televisão aberta tal como a conhecemos?
Fideliter ad lucem per ardua tamen.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Neuromancer escreveu:Eu me pergunto o que acontecerá com a tv aberta quando os anunciantes debandarem.
Seria o fim da televisão aberta tal como a conhecemos?

Sim. Se eles debandarem.
Mas antes disto haverá uma fase em que o nível cairá muito, para atender ao público que restará.
Pensando bem...

Trancado