Ajuda ao Tico e Teco

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Ajuda ao Tico e Teco

Mensagem por Apo »

Estas duas notícias estão publicadas com cerca de 15 dias entre uma e outra, no Valor online, sendo que uma delas se baseia em dados do SERASA e a outra, em dados da ACSP. Não são dados contraditórios economicamente falando? Que há inadimplência é óbvio, pois gastar não significa investir ou melhorar de vida. Pode significar simplesmente se endividar. Uma hora a bolha consumista explode.
Mas me parece que estão vendo panoramas diferentes....ou não? Alguém me esclarece?

Em São Paulo, 69% das pessoas têm carnês atrasados.Associação Comercial mostra crescimento no número de consumidores com dois ou mais talões atrasados. Em agosto, fatia era de 55%

Inadimplência com cheques é a menor desde 2005, segundo Serasa.Na avaliação dos economistas da Serasa, a queda na emissão de cheques sem fundos indica uma melhora na qualidade do crédito

:emoticon26: :emoticon26: :emoticon26:
Imagem

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Re: Ajuda ao Tico e Teco

Mensagem por Acauan »

Apo, não li as matérias, mas me parece que o problema é que caiu o número de cheques sem fundos porque os cheques são cada vez menos aceitos e menos usados, em função do uso e aceitação generalizada dos cartões de débito e crédito.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Apo

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:Apo, não li as matérias, mas me parece que o problema é que caiu o número de cheques sem fundos porque os cheques são cada vez menos aceitos e menos usados, em função do uso e aceitação generalizada dos cartões de débito e crédito.

Hum, pois então....tem a dívida contraída através de cartão e a dívida através de cheque. Fiquei em dúvida entre o que é dívida e o que é redução de papel.
Imagem

Johnny
Gênero: Masculino

Mensagem por Johnny »

Cheque? Quem usa isto?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Johnny escreveu:Cheque? Quem usa isto?

Eu.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Apo

Mensagem por Apo »

Johnny escreveu:Cheque? Quem usa isto?

Prefiro cash ou cartão, obviamente. . Mas em alguns casos raros, como para pagar fornecedores que não tem maquininha de cartão, ainda aplico um voador predatado. Mas isto é outro assunto.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Parece que SP usa cheque pra caramba ainda:

Cheques pré-datados atingem quase 68% em junho no interior de SP

Recomendar!Por: Equipe InfoMoney
26/07/10 - 17h38
InfoMoney

SÃO PAULO - No interior de São Paulo, o índice de cheques pré-datados atingiu 67,68% do total de emitidos em junho. De acordo com dados divulgados pela TeleCheque nesta segunda-feira (26), houve um aumento de 1,61% na comparação com maio.

"A utilização do cheque como instrumento de crédito no interior tem crescido rapidamente. O principal motivo são as ofertas e promoções oferecidas pelos varejistas", afirmou o diretor regional da TeleCheque, Ernesto Guevara de Veredas.

No ranking de bons pagadores, o interior de São Paulo ficou em terceiro lugar no sexto mês do ano, quando registrou 98,25% de folhas compensados do total de emitidas.

Classe
"A maioria dos consumidores que utilizam cheque nessas regiões é das classes C e D, porém, com boa participação das classes A e B", disse Veredas.

De acordo com o diretor, a maior parte dos consumidores das classes A e B utiliza cheque para adquirir produtos de maior valor e propostas de parcelamento mais longas.
http://web.infomoney.com.br/templates/n ... sfinancas/
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Reportagem no Jornal Hoje agora está mostrando que há um recorde de cheques sem fundos sendo passados. Acho que é mais fácil aplicar um calote com cheque, já que cheque é pagamento à vista. De Janeiro até agora são mais de 48 milhões de cheques sem fundos. Beleza ein?
Imagem

Trancado