Johnny escreveu:
Ou a lei permite o aborto com restrição em alguns casos?
Já explicado pelos nossos colegas.
Johnny escreveu:Isso não desqualifica a pergunta. Ou o cristão é cristão e segue a "lei" do vaticano, ou é qualquer coisa, mesno cristão.
A questão dos preservativos é apenas uma recomendação da Igreja, não é considerado uma heresia ou um pecado punível com excomunhão.
Qualquer um pode usar quantas camisinhas quiser, dos mais diferentes sabores e aromas, de modo passivo ou ativo. Basta que no fim-de-semana vá a missa e confesse seus pecados ao padre e pague a penitência sugerida, que em geral é 3 Ave Maria e 5 Pai Nosso.
Ou seja, jovens católicos devem trepar a vontade e depois narrar as orgias no confessionário. Simples.
Johnny escreveu:Resumo, os cristãos cagam e andam para as leis canônicas,pois, conforme o Còdigo de direito canônico:
A excomunhão atinge, portanto, também os que realizam o aborto no caso de estupro da mulher, de deformidades do feto, ou de perigo de vida da mãe. E atinge por igual a todos os que, a ciência e consciência, intervêm no processo abortivo, quer com a cooperação material (médicos, enfermeiras, parteiras etc.), quer com a cooperação moral verdadeiramente eficaz (como o marido, o amante ou o pai que ameaçam a mulher, obrigando-a a submeter-se ao procedimento abortivo).
Peixe morre pela boca.
Não tem merda nenhuma disso no Código Canônico.
O Código apenas diz que quem provoca o aborto está automaticamente excomungado, mas não faz nenhuma restrição para casos especiais. Seguindo seu raciocínio diante das diretrizes petralhas, que ausência de restrição é igual ambigüidade, o Código Canônico é ambíguo nessa parte, então não dá pra dizer que os aborteiros de casos previstos na lei estão excomungados. Isso não é o que eu acho, é a forma como você deve interpretar se quiser se manter coerente.
Traduzindo: Ou você admite que a ausência de restrições positivadas para a legalização do aborto no parágrafo referido do 3º congresso do PT (e em todos os outros documentos em que abordam o tema) é porque de fato essas restrições não existem, ou admite que o Código Canônico é ambíguo, podendo haver casos de restrição para a excomunhão automática.
Em qualquer caso, eu venci, com louvor.
Johnny escreveu:Abortam e depois frequentam e até casam de branco na igreja como muitos de nós sabemos.
Creio que agora me fiz entender.
Pessoas excomungadas podem continuar freqüentando a Igreja a vida toda sem nem ao menos saberem que estão excomungadas, sem mudar a sua condição real.