USP identifica plágio em dissertação de mestrado

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Anna
Gênero: Feminino

USP identifica plágio em dissertação de mestrado

Mensagem por Anna »

Denúncia leva USP a identificar plágio em dissertação de mestrado
Tese foi defendida em 2007 na faculdade de geografia.
FFLCH abriu processo para cassar título; polícia investiga o caso.

Fernanda Nogueira

A denúncia de uma professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) levou a Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) a identificar plágio em uma dissertação de mestrado de geografia. A faculdade abriu um processo disciplinar, no dia 1º de outubro, para cassar o título do autor, após a congregação da faculdade decidir pela retirada do título em fevereiro deste ano.

O caso foi denunciado à polícia em abril pela faculdade. De acordo com o 93º Distrito Policial de São Paulo, foi aberto inquérito para investigação de violação de direito autoral. O processo corre na 1ª Vara Criminal do Fórum de Pinheiros.

A tese sobre a região sisaleira da Bahia foi defendida na Faculdade de Geografia da USP em 2007. Segundo análises da FFLCH, o trabalho tem vários trechos copiados do trabalho da professora Edinusia Moreira Carneiro Santos, da Uefs, que defendeu sua tese de mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2002. A professora fez a denúncia à USP em julho do ano passado.

“Alunos meus de iniciação científica me mostraram o trabalho e disseram que ele havia copiado a justificativa, os agradecimentos e a conclusão do trabalho. Fiquei perplexa”, disse Edinusia.

De acordo com um dos pareceres elaborados pela FFLCH sobre o caso, há indícios de plágio no resumo e estrutura do índice do trabalho, na justificativa, em capítulos do texto e nas considerações finais. “Em síntese, a denúncia é pertinente. É possível encontrar mais coincidências do que a denunciante indicou, sem, em nenhum caso, desconsiderar e/ou desprezar qualquer uma de suas indicações de plágio. Elas se confirmam, uma a uma, durante todo o mestrado do denunciado”, afirmou o parecer.

Outra análise da faculdade afirma: "Note-se, também, que a obra que é objeto da cópia é citada ao longo da dissertação do estudante acusado, e faz parte da bibliografia de seu trabalho, porém, em nenhum momento o autor registra que os trechos copiados são de autoria alheia - ao contrário, tudo se passa como se fosse escrita de sua lavra".

Segundo a diretora da FFLCH, professora Sandra Margarida Nitrini, o plágio foi comprovado. “Os pareceres foram unânimes. Não há dúvida de que houve plágio”, afirmou.
Procurado pelo G1, o autor da tese da USP disse não ter sido notificado oficialmente sobre o caso. “Estão acabando com meu nome. Não tive chance de me defender. Estou me sentindo injustiçado”, afirmou.

De acordo com a faculdade, uma notificação sobre a abertura do processo foi enviada por sedex ao autor da dissertação na segunda-feira (18). Sandra disse que esse é o primeiro caso de plágio confirmado na FFLCH.

O plágio é considerado crime pelo Código Penal, com pena prevista de prisão de três meses a um ano, além do pagamento de multa. Edinusia disse que espera a punição pela universidade. “A questão policial não me interessa”, disse.

A assessoria de imprensa da reitoria da USP afirmou, por e-mail, que o caso está sob responsabilidade da FFLCH.

http://g1.globo.com/vestibular-e-educac ... trado.html
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Judas

Re: USP identifica plágio em dissertação de mestrado

Mensagem por Judas »

Interessante. Acho que o aluno deveria ser ouvido já que reclama de não ter tido chance de defesa.
Não sei dos critérios técnicos desse tipo de julgamento, mas, o que me vem à cabeça sem ter como evitar, são os argumentos espíritas.
Olha aí espiritóides! Palhaçada com o nome da ciência é CASO DE POLÍCIA!
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Melchior Valentine
Gênero: Masculino

Mensagem por Melchior Valentine »

Plagiou os agradecimentos? WTF?!
Imagem

Anna

Mensagem por Anna »

Judas escreveu:Interessante. Acho que o aluno deveria ser ouvido já que reclama de não ter tido chance de defesa.

Bem, eu acredito que ele deve ter sido ouvido, só que o problema é que nem tem como ele se justificar caso realmente tenha copiado justificativa e conclusões de um trabalho e não tenha citado a fonte. Se ele não cita nada assume que aquelas idéias sejam suas. :emoticon26:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Anna escreveu:
Judas escreveu:Interessante. Acho que o aluno deveria ser ouvido já que reclama de não ter tido chance de defesa.

Bem, eu acredito que ele deve ter sido ouvido, só que o problema é que nem tem como ele se justificar caso realmente tenha copiado justificativa e conclusões de um trabalho e não tenha citado a fonte. Se ele não cita nada assume que aquelas idéias sejam suas. :emoticon26:

Eu ia perguntar mas já esclareceu. Sempre fico na dúvida sobre o que é copiar, o que é direito autoral, o que á plagio e et pois é um assunto não muito legislado ou pelo menos, para simples pesquisadores. Se bem que USP não deveria ocorrer isso, já que é a nata da sociedade que estuda lá (filhos de politicos, de doutores e etc) e sendo assim, são pessoas acima de qualquer suspeita. Ainda se fôssem alunos de UNIP, UNIT, UVA e etc, formadas por filhos de pingaiadas e pés-de- chinelo, vá lá. :emoticon12:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

"Idéias originais" são pouco valorizadas no meio acadêmico. Sempre tem que arrumar um pouquinho aqui, mais um pouquinho ali e acolá...no final das contas está um trabalho com originariedade dissolvida, chato e mecânico.

Existe muita "batalha de egos".
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Apo

Mensagem por Apo »

Existe muito espertinho e muito vagabundo. Chamar isto de "batalha de egos" é mais um eufemismo.
Imagem

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Apo escreveu:Existe muito espertinho e muito vagabundo. Chamar isto de "batalha de egos" é mais um eufemismo.

Um orientador, por exemplo, poderia querer sabotar a originariedade de um estudante muito promissor, dissolvendo suas boas idéias. Acho que ocorreria, muitas das vezes, de maneira inconsciente. O brilhantismo do estudante tenderia a ser encarado como ameaça ao seu ego e conhecimento.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)

Apo

Mensagem por Apo »

Edson Jr escreveu:
Apo escreveu:Existe muito espertinho e muito vagabundo. Chamar isto de "batalha de egos" é mais um eufemismo.

Um orientador, por exemplo, poderia querer sabotar a originariedade de um estudante muito promissor, dissolvendo suas boas idéias. Acho que ocorreria, muitas das vezes, de maneira inconsciente. O brilhantismo do estudante tenderia a ser encarado como ameaça ao seu ego e conhecimento.

Isto é apenas uma possibilidade, mas raramente um professor se preocuparia assim com um aluno apenas, sendo que existem vários alunos que poderiam ser classificáveis como potencialmente "ameaçadores". É mais fácil, pelo que se observa nos alunos de nível superior, que o aluno ache que ninguém vai descobrir que ele deu uma "colada" básica.
Um professor que agisse como você está falando seria um caso de estudo psiquiátrico. Os bons resultados obtidos por um aluno, antes servem para lisonjear um professor e não para ameaçá-lo.
Imagem

Edson Jr

Mensagem por Edson Jr »

Apo escreveu:Isto é apenas uma possibilidade, mas raramente um professor se preocuparia assim com um aluno apenas, sendo que existem vários alunos que poderiam ser classificáveis como potencialmente "ameaçadores". É mais fácil, pelo que se observa nos alunos de nível superior, que o aluno ache que ninguém vai descobrir que ele deu uma "colada" básica. Um professor que agisse como você está falando seria um caso de estudo psiquiátrico. Os bons resultados obtidos por um aluno, antes servem para lisonjear um professor e não para ameaçá-lo.

Estou falando mais no sentido de pós-graduação, como mestrado e doutorado.

Essa "briga entre egos" se faz muito mais presente.

Apo

Mensagem por Apo »

Edson Jr escreveu:
Apo escreveu:Isto é apenas uma possibilidade, mas raramente um professor se preocuparia assim com um aluno apenas, sendo que existem vários alunos que poderiam ser classificáveis como potencialmente "ameaçadores". É mais fácil, pelo que se observa nos alunos de nível superior, que o aluno ache que ninguém vai descobrir que ele deu uma "colada" básica. Um professor que agisse como você está falando seria um caso de estudo psiquiátrico. Os bons resultados obtidos por um aluno, antes servem para lisonjear um professor e não para ameaçá-lo.

Estou falando mais no sentido de pós-graduação, como mestrado e doutorado.

Essa "briga entre egos" se faz muito mais presente.

Ué, eu também. Meu marido é professor mestre e orientador. Não vejo que isto seja um padrão a ponto de ser levantado seriamente como uma possibilidade.
Parece que no caso há mais do que evidências de que o aluno copiou.
O que me parece mais comum no meio acadêmico é que exista disputa de beleza de egos entre professores, isto sim.
Mas enfim...
Imagem

Trancado