O mundo assombrado pelos demonios...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Ateu Tímido
Contato:

Re: Re.: O mundo assombrado pelos demonios...

Mensagem por Ateu Tímido »

Najma escreveu:Fanatismo é péssimo em todas as frentes... principalmente na cética... :emoticon1:

Acho um absurdo o que certos céticos fazem com o livro do Sagan e com a imagem dele. É um desserviço e um texto desses é só a prova cabal do que estou falando...

O apego acrítico a qualquer escrito, sem estar sempre atento às suas limitações e à desatualização que sempre vem leva a uma atitude religiosa que faria Sagan se revirar no túmulo...
Esse e outros livros são fonte de informação. Limitada e superável. Nada mais.
Céticos de "bíblia" na mão são uma aberração.

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Euzébio escreveu:
Mr.Hammond escreveu:
Eu li os primeiros capítulos deste livro

Então você mentiu. Em outras ocasiões falou que leu o livro todo. Leia o livro todo e vai perceber que Sagan não é cético exagerado, porque ele sempre admite que pode estar errado e é a favor da examinação e investigação de relatos como de EQMs, ufos etc.

Não me lembro de ter dito que havia lido o livro todo, você deve estar confundindo-me com algum outro forista.

É claro que ele sempre diz que pode estar errado, assim ele tira o dele da reta. Mas, como eu disse, de tanto ceticismo, o livro torna-se enjoativo...

Se fosse um livro crédulo como os do Daniken você não reclamaria.
Euzébio, leia o livro todo para poder opinar então.

Najma
Gênero: Feminino

Re.: O mundo assombrado pelos demonios...

Mensagem por Najma »

Pois é, Bruno...

Veja esta citação do texto do Acid:

Uma coisa é você ser um cientista e dizer que não há evidências científicas que suportem tais teorias. Outra é dizer que, por não haver tais evidências, o que a outra pessoa acredita é uma bobagem que pode ser facilmente explicada, e então inventar uma explicação pseudo-científica que poderia ser dita pelo Padre Quevedo ou qualquer pessoa imaginativa que queira desacreditar alguém (tipo dizer pra um piloto de avião que avista um OVNI: "Você viu o planeta Vênus, amigão, e devido a um problema de pressão na cabine, o ar rarefeito fez você achar que o planeta estava dando piruetas

Cansei de brigar na lista Ceticismoaberto para que alguns céticos parassem de simplesmente citar o livro do Sagan como uma bíblia, parassem de simplesmente caçarem falácias como o proposto pelo livro e conseguissem entender que nem tudo tem explicação no mundo e que para tanto, temos que buscar respostas sem jamais achar que é bobagem e pronto.

Essa postura arrogante e estúpida de alguns céticos é o que vem derrocando um movimento que poderia ser muito bom para todas as pessoas. Mas fanáticos não ouvem ninguém e o desserviço em prol da causa continua...

Beijos
Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Najma escreveu:Pois é, Bruno...

Veja esta citação do texto do Acid:

Uma coisa é você ser um cientista e dizer que não há evidências científicas que suportem tais teorias. Outra é dizer que, por não haver tais evidências, o que a outra pessoa acredita é uma bobagem que pode ser facilmente explicada, e então inventar uma explicação pseudo-científica que poderia ser dita pelo Padre Quevedo ou qualquer pessoa imaginativa que queira desacreditar alguém (tipo dizer pra um piloto de avião que avista um OVNI: "Você viu o planeta Vênus, amigão, e devido a um problema de pressão na cabine, o ar rarefeito fez você achar que o planeta estava dando piruetas

Cansei de brigar na lista Ceticismoaberto para que alguns céticos parassem de simplesmente citar o livro do Sagan como uma bíblia, parassem de simplesmente caçarem falácias como o proposto pelo livro e conseguissem entender que nem tudo tem explicação no mundo e que para tanto, temos que buscar respostas sem jamais achar que é bobagem e pronto.

Essa postura arrogante e estúpida de alguns céticos é o que vem derrocando um movimento que poderia ser muito bom para todas as pessoas. Mas fanáticos não ouvem ninguém e o desserviço em prol da causa continua...

Beijos

É isso, Lígia...
Sapiência "copy e paste", sem nenhuma interpretação própria!
É o que se poderia chamar de "divulgação parasitária"...
Mas todos os fóruns céticos andam lotados dessas demonstrações de boçalidade que só servem para encher espaço e espantar os interessados de verdade...

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Euzébio escreveu:Sempre disse que o Sagan puxou a sardinha para o lado do ceticismo exagerado, o que torna a leitura quase insuportável, pois se o crente cego é um extremista, o cético que a tudo nega também o é.

Tudo o que contraria o que sabemos sobre a natureza deve ser visto com desconfiança.
Se um dia a coisa ficar provada, então a atitude racional passa a ser aceitá-la como verdadeira.

Sim, é claro que idéias novas devem sempre ser analisadas. "Telepatia? Parece fazer sentido. Vamos ver se é verdade."
Se, depois de muitos testes, nada ficar comprovado, abandona-se a idéia.

O problema é que as pessoas costumam aceitar que uma coisa deve ser verdade só porque simpatizam com ela. Simpatia não significa nada. Só tem valor na fícção científica.
Eu gosto de Star Trek, por exemplo, mas não acredito naquilo. É só uma fantasia.

O cético não "nega tudo". O cético apenas não abre exceções. Ou está provado ou não está. Ou há motivos para se acreditar ou não há. Não é o caso de rejeitar a priori, mas simplesmente de não acreditar a priori e sim testar primeiro.

O mundo já é espantoso o bastante. Não é preciso inventar histórias fantásticas sobre continentes que afundaram no mar, discos voadores que nos visitaram no passado ou fenômenos paranormais, muito menos insistir em que é verdade mesmo depois de muitas pesquisas com resultados negativos.
Editado pela última vez por Fernando Silva em 30 Jan 2006, 12:02, em um total de 1 vez.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Fernando Silva escreveu:O mundo já é espantoso o bastante. Não é preciso inventar histórias fantásticas sobre continentes que afundaram no mar, discos voadores que nos visitaram no passado ou fenômenos paranormais.

Bonito isso, Fernando!
"Noite escura agora é manhã..."

Fabricio Fleck
Contato:

Mensagem por Fabricio Fleck »

Euzébio escreveu:Por que engraçado ?

Por quê, como demosntrado, o texto é pobre em argumentação e crítica, mas você o achou um primor :emoticon12:

Euzébio escreveu:Eu li os primeiros capítulos deste livro e a minha opinião é bem esta que o texto expõe.

AH....então não leu o livro. Que feio dar opinião sobre algo que não leu por completo :emoticon208:

Euzébio escreveu:Sempre disse que o Sagan puxou a sardinha para o lado do ceticismo exagerado, o que torna a leitura quase insuportável

Favor apontar os pontos onde Sagan foi cético exagerado (ops, desculpe esqueci que você não leu o livro )

Euzébio escreveu: pois se o crente cego é um extremista, o cético que a tudo nega também o é. Na verdade são as duas faces de uma mesma moeda.

Nisso eu concordou com você

Fabricio Fleck
Contato:

Najma escreveu:Fanatismo é péssimo em todas as frentes... principalmente na cética... :emoticon1:

Acho um absurdo o que certos céticos fazem com o livro do Sagan e com a imagem dele. É um desserviço e um texto desses é só a prova cabal do que estou falando...

Concordo Lígia. O livro é bom, mas não é (e nem tem a intenção de ser) a palavra final em qualquer assunto. Eu, particulamente, o considero uma porta de entrada sadia na aventura que é investigar o universo e os fênomenos ufológicos, paranormais e etc.

Fabricio Fleck
Contato:

Ateu Tímido escreveu:O apego acrítico a qualquer escrito, sem estar sempre atento às suas limitações e à desatualização que sempre vem leva a uma atitude religiosa que faria Sagan se revirar no túmulo...
Esse e outros livros são fonte de informação. Limitada e superável. Nada mais.
Céticos de "bíblia" na mão são uma aberração

:emoticon45:

Fabricio Fleck
Contato:

Mr.Hammond escreveu:Se fosse um livro crédulo como os do Daniken você não reclamaria...

Isso o Euzébio lê até gastar o livro :emoticon12:

Fabricio Fleck
Contato:

Najma escreveu: Cansei de brigar na lista Ceticismoaberto para que alguns céticos parassem de simplesmente citar o livro do Sagan como uma bíblia, parassem de simplesmente caçarem falácias como o proposto pelo livro [/qoute]

Concordo em parte. Pode-se sim citar o livro, "caçar" falácias e etc. O que não se deve é só se limiter a isso e a esse livro (acho eu :emoticon1: )

Najma escreveu: e conseguissem entender que nem tudo tem explicação no mundo e que para tanto, temos que buscar respostas sem jamais achar que é bobagem e pronto.

Correto. Nunca negar a priori e sempre lembrar que a ciência é momento, pois diante de novas descobertas, novas evidências as teorias vingentes podem (e devem) ser auteradas ou mesmo abandonadas por uma mais completa.

Euzébio
Contato:

Mensagem por Euzébio »

Fernando Silva escreveu:Tudo o que contraria o que sabemos sobre a natureza deve ser visto com desconfiança.
Se um dia a coisa ficar provada, então a atitude racional passa a ser aceitá-la como verdadeira.

Sim, é claro que idéias novas devem sempre ser analisadas. "Telepatia? Parece fazer sentido. Vamos ver se é verdade."
Se, depois de muitos testes, nada ficar comprovado, abandona-se a idéia.

Correto, vamos estudar a coisa primeiro antes de tachá-la de medíocre. No entanto, esta não tem sido a postura da comunidade cética brasileira frequentadora de fóruns de discussão...

Fernando Silva escreveu:O problema é que as pessoas costumam aceitar que uma coisa deve ser verdade só porque simpatizam com ela. Simpatia não significa nada. Só tem valor na fícção científica.
Eu gosto de Star Trek, por exemplo, mas não acredito naquilo. É só uma fantasia.

É uma fantasia que incrivelmente está antecipando o futuro. Quem assistiu ou assiste à série, já teve a oportunidade de ver nas mãos do Sr.Spock disquetes de 3.¼"! No entanto, na década de '60 nem se sonhava com PCs, quanto mais com os modernos (e já ultrapassados) disquetes!...

E o celular nas mãos do Cap.Kirk, então? Futurologia? Quiromancia? Lembranças do futuro?

Fernando Silva escreveu:O mundo já é espantoso o bastante. Não é preciso inventar histórias fantásticas sobre continentes que afundaram no mar, discos voadores que nos visitaram no passado ou fenômenos paranormais, muito menos insistir em que é verdade mesmo depois de muitas pesquisas com resultados negativos.

Não creio que estas histórias sejam fantásticas invenções, penso sim que há um mínimo de realidade inserido nelas.

Euzébio
Contato:

Mensagem por Euzébio »

Fabricio Fleck escreveu:Por quê, como demosntrado, o texto é pobre em argumentação e crítica, mas você o achou um primor :emoticon12:

Eu o achei um 'primor' por atacar este livro de Sagan, tão venerado pelos céticos.

Fabricio Fleck escreveu:AH....então não leu o livro. Que feio dar opinião sobre algo que não leu por completo :emoticon208:

Não precisa ler até o último capítulo para ver do que se trata.

Fabricio Fleck escreveu:Favor apontar os pontos onde Sagan foi cético exagerado (ops, desculpe esqueci que você não leu o livro )

Não me lembro mais, e não tenho vontade alguma de reler o pouco que li...

Fabricio Fleck escreveu:Nisso eu concordou com você

Obrigado!...

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Não precisa ler até o último capítulo para ver do que se trata.

Claro que precisa. Só se pode analisar um livro lendo-o todo e cuidadosamente.

Eu o achei um 'primor' por atacar este livro de Sagan, tão venerado pelos céticos.

Atacar com distorções, ataques pessoais e mentiras desonestas.
não tenho vontade alguma de reler o pouco que li...

Isso se chama fanatismo, Euzébio.

Migs

Mensagem por Migs »

Sabe, é realmente uma decepção ver aquele cientista, que parecia estar à frente do seu tempo na série "Cosmos", parecer um velho rabugento e frustrado cujo prazer é dizer que as coisas nas quais os "outros" (leia-se não-cientistas) acreditam e estudam não existem.
Eu li o livro. É muito bom sobretudo para aprender em que consiste o método cientofico. Sagan explica como se faz ciência expondo como se faz pseudociencia. É explicar por contraste. Quem quer saber como é a ciência, é um livro muito esclarecedor. Mas exagera em algumas coisas. A história do Dragão na garagem não me convence, e o seu ativismo político leva-o a fazer acusações ao grande Físico Edward Teller, que eu acho um pouco injustas. Mas de resto Sagan não parece nada um velho rabugento. E alerta até contra um vicio que muitos céticos têm de serem demasiado viscerais contra quem faz alegações extraordinárias. Muitos têm até um discurso padrão, que serve para esconder a preguiça de verificar essas alegações. Por isso sagan como que pede que se investigue com metodo. O que há de errado e rabugento nisto? Nada como é óbvio. O único rabugento parece o autor da crítica ao livro de Sagan...

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Pouxa! :emoticon12:

Mas é incrível a memória seletiva desses teístas! :emoticon19:

A mesma base de argumentação, já foi detonada por mim, neste tópico aqui:

http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=1621

Os teístas, lêem, fazem de conta que não viram e tempos depois, postam a mesma merda argumentativa.

Tá ficando cansativa essa tática imbecíl!! :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Gilghamesh escreveu:Pouxa! :emoticon12:

Mas é incrível a memória seletiva desses teístas! :emoticon19:

A mesma base de argumentação, já foi detonada por mim, neste tópico aqui:

http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=1621

Os teístas, lêem, fazem de conta que não viram e tempos depois, postam a mesma merda argumentativa.

Tá ficando cansativa essa tática imbecíl!! :emoticon12:

SIM!! :emoticon12:

E quando não têm como dar prosseguimento à linha de raciocínio... apelam... :emoticon165: :emoticon197:

Beijos!
Imagem

Trancado