Chico, a pedra no sapato dos céticos
- Aurelio Moraes
- Contato:
Re.: Chico, a pedra no sapato dos céticos
Por que o burraldo do CX nunca em seus livros nos quais descreve ambientes extraterrestres não descreve com precisão o clima dos planetas, suas atmosferas, composição química das atmosferas etc?
Seria uma prova e tanto para os céticos...
Seria uma prova e tanto para os céticos...
E se esse Xico, em vez de escrever tanto erguesse o cú de vez em quando para investigar a sério?
- Benetton
- Gênero: Masculino
- Contato:
Se as obras de Chico Xavier são meras repetições de um mistificador "bem treinado" e, portanto, não servem para respaldar sua mediunidade, em virtude de que, uma pessoa bem treinada poderia fazer o mesmo, talvez um cético igualmente bem treinado consiga escrever simultaneamente com as duas mãos, uma começando na parte superior de uma grande cartolina e a outra mão começando no final dessa mesma cartolina. As duas mãos escrevem rapidamente ao mesmo tempo e se encontram no meio da folha e formam um grande texto em inglês invertido, e que só pode ser lido pelo reflexo de um espelho. O interessante é que nenhum mágico, prestidigitador, aprendiz de mágico, parapsicólogo, ou seja lá o que for, ainda não conseguiu repetir o feito de Chico Xavier, por mais que treinasse. Dá vontade de bancar o Randi tupiniquim e oferecer 10 mil dólares a quem conseguir repetir a façanha. Se Eu tenho 10 mil dólares ? Que diferença faz ? O Quevedo oferecia a mesma quantia para provar que tirava uma foto do túmulo do médium com as mesmas imagens de uma suposta aparição de Chico. Porém ele nunca mostrou as "verdinhas".
Mais detalhes ?
A psicografia em Chico Xavier atingia níveis de qualidade inigualáveis. Cientistas e parapsicólogos estudam suas obras. Chico dava demonstrações do nível incomparável ao escrever perante mais de duzentas pessoas, em Campos, Estado do Rio de Janeiro, mensagens em línguas mortas, ou então em inglês clássico, mas de trás para frente, levando as pessoas presentes a usar um espelho para a leitura do texto. A velocidade de sua mão era espantosa. E Chico, pouco tempo depois, acaba psicografando textos diferentes, com as duas mãos, ao mesmo tempo, fenômeno até hoje não realizado por nenhum outro médium.
A repercussão é tão significativa, que o jornal O Globo enviou a Pedro Leopoldo o repórter Clementino de Alencar, sem prazo determinado para voltar, com o objetivo de entrevistar o médium, autoridades, assistir a reuniões mediúnicas, enfim, verificar in loco os fenômenos de além-túmulo. O jornalista assiste, extasiado, a um fenômeno da escrita invertida em inglês. Hospedado no hotel Diniz, o jornalista ali permanece por dois meses até concluir sua "investigação", sempre acompanhado de fotógrafo, o qual faz dezenas de imagens para registrar os acontecimentos.
Chico Xavier surpreende cientistas da Escola Politécnica de São Paulo, ao psicografar uma mensagem Em inglês de trás para frente,obrigando o uso de um espelho para ser lida. O papel e o lápis, para não deixar suspeição, foram cedidos pelo Dr. C. G. Shalders.
O Dr. Shalders, além de lente da Escola Politécnica de São Paulo, foi distinguido com o título de Doutor "Honoris Causa" e de "Professor Emérito" da USP.
A Sociedade de Metapsíquica de São Paulo, nessa época, promoveu a vinda do médium Francisco Cândido Xavier, residente em Pedro Leopoldo (MG) e ainda pouco conhecido no Brasil, Chico Xavier psicografou, em reunião pública, mensagem em inglês, de trás para frente, que precisou ler lido num espelho. "... víamos que ele escrevia velozmente, como se estivesse escrevendo em português, e da esquerda para a direita, além do mais, Chico nada conhecia de inglês...".
A Sociedade de Metapsíquica editava uma revista mensal, que deu detalhes sobre a vinda de Chico e publicou cópia fotostática da mensagem (não havia ainda o xerox). A sede da Federação, na rua Maria Paula 158, era uma casa particular, com algumas adaptações, a sala maior comportava apenas 30 pessoas, no sub-solo havia cinco salas pequenas.
http://www.candeianet.com.br/artigos_marco.htm
Teor dos Textos ? Está reproduzido nos Livros “30 anos com Chico Xavier”, por Clóvis Tavares, 1987, Editora IDE ; "Notáveis Reportagens com Chico Xavier", Hércio Marcos Cintra Arantes, 2002, IDE.
Editado pela última vez por Benetton em 30 Jan 2006, 16:35, em um total de 2 vezes.
" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "
Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.
Benetton escreveu:
A repercussão é tão significativa, que o jornal O Globo enviou a Pedro Leopoldo o repórter Clementino de Alencar, sem prazo determinado para voltar, com o objetivo de entrevistar o médium, autoridades, assistir a reuniões mediúnicas, enfim, verificar in loco os fenômenos de além-túmulo. O jornalista assiste, extasiado, a um fenômeno da escrita invertida em inglês. Hospedado no hotel Diniz, o jornalista ali permanece por dois meses até concluir sua "investigação", sempre acompanhado de fotógrafo, o qual faz dezenas de imagens para registrar os acontecimentos.
Ah... bom. Se até fazem disso matéria jornalistica, então está provado que a coisa é verdadeira. E todos sabem que Jornalismo é a descoberta da pura verdade e não a descoberta de audiências...
Jornalistas em extase...
garante de objetividade... 

Que beleza, temos um escritor mediocre de Sci-Fi que escreve com as duas mãos, f-e-n-o-m-e-n-a-l !
[ ]´s
[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----

APODman escreveu:Que beleza, temos um escritor mediocre de Sci-Fi que escreve com as duas mãos, f-e-n-o-m-e-n-a-l !
[ ]´s
Já vi coisas mais espantosas no circo. Uma equilibrista chinesa, virada do avesso e se segurando com apenas uma mão, equilibra trocentos pratos em cada pé e na cabeça. O Xico consegue fazer isto?
- Benetton
- Contato:
Se réplicas com base em inconformismos, os quais são desprovidos de argumentos que contestem o texto principal sob análise, representam a marca registrada do ceticismo clássico, ficam configurados os meios e modos de não se aceitar aquilo que lhes incomoda : "Não tenho como contestar, então o desdenho será a minha mais poderosa arma, e assim ficarei em paz com a minha consciência cética."
" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "
Se réplicas com base em inconformismos, os quais são desprovidos de argumentos que contestem o texto principal sob análise, representam a marca registrada do ceticismo clássico, ficam configurados os meios e modos de não se aceitar aquilo que lhes incomoda : "Não tenho como contestar, então o desdenho será a minha mais poderosa arma, e assim ficarei em paz com a minha consciência cética."
Ele já foi contestado pelo Acauan na primeira página desse tópico, o desdenho veio depois, não se finja de cego.
No meu caso não há problema. Não tenho meio ou tempo para investigar a História do Chico. Por isso ironizei. E também porque essa história toda me cheira a esturro. Mas não tenho desdém pelo Chico. Embora eu ache que ele, o que quer que ele faça ou tenha feito, não vai curar o cancro. Por isso não deve ser muito importante. Se ele escrevesse um livro que mostrasse como curar o Cancro ou a Sida... aí eu ficaria impressionado. No mais, é tudo uma tempestade num copo de água...
Editado pela última vez por Migs em 30 Jan 2006, 17:05, em um total de 1 vez.
Benetton escreveu:
Cara vc me diz que pq Chico usava as duas mãos para psicografar isto é um fator a altura de uma prova de que existem sistemas organizados, inteligentes, acorpóreos, conscientes, eternos e que são constituidos por algo além do aquem do conhecimento da ciência e das possibildiades conhecidas do Universo ?
Vc quer o que como resposta ?
[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

- Min Jesus e Trombetas
RCAdebh, depois que vc disse que não há taxonomia(classificação) viral, nada mais vindo de você me espantaria, e pior, arrogantemente ainda insistiu na ignorância vulgar dos proselitistas.
Quer um conselho mediúnico? Continue tocando seu violãozinho, que é a melhor coisa que poderia nos fazer.
Quer um conselho mediúnico? Continue tocando seu violãozinho, que é a melhor coisa que poderia nos fazer.
Editado pela última vez por Min Jesus e Trombetas em 30 Jan 2006, 19:14, em um total de 2 vezes.
- Benetton
- Contato:
Ricardo escreveu:Benetton escreveu:
Ele já foi contestado pelo Acauan na primeira página desse tópico, o desdenho veio depois, não se finja de cego.
O que foi contestato pelo Acauan refere-se mais propriamente às obras psicografadas e editadas em Livros e não o feito realizado em Campos-RJ e na Escola Politécnica - SP.
Se puder utilizar-se de boa educação em suas mensagens, o diálogo será de também de bom nível.
- Contato:
Pr. Samonedo escreveu:Cara, depois que vc disse que não há taxonomia(classificação) viral, nada mais vindo de você me espantaria, e pior, arrogantemente ainda insistiu na ignorância vulgar dos proselitistas.
Quer um conselho mediúnico? Continue tocando um violãozinho, que é a melhor coisa que poderia nos fazer.
Ignorância vulgar é bem típico da sua seita de exploradores da fé alheia. Proselistismo ? Entendo. Julgar os outros com base em si mesmo é muito comum, é vulgar e bem típico de frequentadortes das "Trobetas de Jesuis"
Tocar violãnzinho e gesticular freneticamente com as mãos em nome do seu "jesuis salvador" também é marca registrada e uma forma bastante comum ( vulgar) de aliciar os ingênuos e fazê-los aumentar as ofertas, na hora passar a "sacolinha".
Benetton escreveu:Pr. Samonedo escreveu:Cara, depois que vc disse que não há taxonomia(classificação) viral, nada mais vindo de você me espantaria, e pior, arrogantemente ainda insistiu na ignorância vulgar dos proselitistas.
Quer um conselho mediúnico? Continue tocando um violãozinho, que é a melhor coisa que poderia nos fazer.
Ignorância vulgar é bem típico da sua seita de exploradores da fé alheia. Proselistismo ? Entendo. Julgar os outros com base em si mesmo é muito comum, é vulgar e bem típico de frequentadortes das "Trobetas de Jesuis"
Tocar violãnzinho e gesticular freneticamente com as mãos em nome do seu "jesuis salvador" também é marca registrada e uma forma bastante comum ( vulgar) de aliciar os ingênuos e fazê-los aumentar as ofertas, na hora passar a "sacolinha".
Vc agora se chama RCAdebh? Ou o cara é tão retardado que precisa de auxílio a sua defesa. Em outras palavras, para que fique claro, não se meta que não estou falando contigo.
E detalhe, é preferível ter uma deidade intangível e do que adorar homens afetados, seja ele de Minas ou de Paris.
- videomaker
Re: Re.: Chico, a pedra no sapato dos céticos
A proposta contém uma indução ao erro, voluntária ou não, mas muito comum em Kardecistas, que é se referir a Chico Xavier como um "matuto", quando as evidências biográficas comuns e disponíveis o relatam como um estudioso auto-didata, o oposto portanto do ignorante que querem fazer crer que fosse.
Vamos a elas ?
Sua obra vasta tem muitas características, sendo a mais evidente a repetição, com muitos livros reapresentando sempre as mesmas sequências de mensagens morais e doutrinárias. A ingenuidade primária por vezes é a tônica dominante.
Isso não prova NADA , escritores conscientes fazem o mesmo ,
como quem escreve não é um ET , logo isso pode ser assim.
Seu conteúdo religioso é uma questão de Fé e, como tal, não há porque perder tempo em discutir pela milionésima vez com quem jamais aceitará a hipótese mais simples de que não há poderes sobrenaturais envolvidos nos textos, que em si nunca trouxeram uma única revelação que não estivesse disponível ou alcançável aos pobres mortais encarnados.
Humm , sera que é porque vem de gente que um dia foi viva ?
De novo não são de genios nem de fadas , logo nada de revelação fantastica !
Suas supostas psicografias de escritores conhecidos e mortos esbarram na autenticidade de estilo segundo alguns críticos, mas esta é outra discussão interminável em que simpatizantes estão sempre prontos a apresentar opiniões em contrário.
Mesmo que os estilos batessem, a imitação de estilo é técnica conhecida e dominada por escritores e tradutores e, per si, mesmo que o resultado final tivesse a qualidade que os espíritas pleiteiam e outros refutam, nada de mágico há até então.
Ainda bem pelo menos isso !
No mais, cabe perguntar. Se há prodígios tão milagrosos na obra de Chico Xavier a ponto de evidenciar de modo definitivo que somente o além poderia lhe soprar seus parágrafos, por que o resto do mundo o ignora completamente, uma vez que a resposta final para os mistérios da vida e da morte deveriam ser o assunto de maior interesse para todos que estão submetidos a este ciclo.[/color][/quote]
De novo a prova milagrosa e maravilhosa , quando vc entender
que são espiritos de seres antes vivos , talvez esqueça tal prova.
Outras pisicografias intimas e pessoais foram entregues a muitos, e nelas contiam , coisas intimas e que deram muita paz
a muitos corações que sofriam .
E isso a dispeito do que os ceticos acham ou não .
Talvez tenha sido um cinico , talvez ate burro , pois morreu
pobre e sem um chão para cair morto.
Quem sabe...
Vamos a elas ?
Sua obra vasta tem muitas características, sendo a mais evidente a repetição, com muitos livros reapresentando sempre as mesmas sequências de mensagens morais e doutrinárias. A ingenuidade primária por vezes é a tônica dominante.
Isso não prova NADA , escritores conscientes fazem o mesmo ,
como quem escreve não é um ET , logo isso pode ser assim.
Seu conteúdo religioso é uma questão de Fé e, como tal, não há porque perder tempo em discutir pela milionésima vez com quem jamais aceitará a hipótese mais simples de que não há poderes sobrenaturais envolvidos nos textos, que em si nunca trouxeram uma única revelação que não estivesse disponível ou alcançável aos pobres mortais encarnados.
Humm , sera que é porque vem de gente que um dia foi viva ?
De novo não são de genios nem de fadas , logo nada de revelação fantastica !
Suas supostas psicografias de escritores conhecidos e mortos esbarram na autenticidade de estilo segundo alguns críticos, mas esta é outra discussão interminável em que simpatizantes estão sempre prontos a apresentar opiniões em contrário.
Mesmo que os estilos batessem, a imitação de estilo é técnica conhecida e dominada por escritores e tradutores e, per si, mesmo que o resultado final tivesse a qualidade que os espíritas pleiteiam e outros refutam, nada de mágico há até então.
Ainda bem pelo menos isso !
No mais, cabe perguntar. Se há prodígios tão milagrosos na obra de Chico Xavier a ponto de evidenciar de modo definitivo que somente o além poderia lhe soprar seus parágrafos, por que o resto do mundo o ignora completamente, uma vez que a resposta final para os mistérios da vida e da morte deveriam ser o assunto de maior interesse para todos que estão submetidos a este ciclo.[/color][/quote]
Outras pisicografias intimas e pessoais foram entregues a muitos, e nelas contiam , coisas intimas e que deram muita paz
a muitos corações que sofriam .
E isso a dispeito do que os ceticos acham ou não .
Talvez tenha sido um cinico , talvez ate burro , pois morreu
pobre e sem um chão para cair morto.
Quem sabe...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
"Dizem que"
A propósito, vc leu o caso da mensagem psicografada de uma conhecida minha que eu citei ao Botânico algum tempo atrás ?
[ ]´s
Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
Martinho Lutero
-----//-----

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Benetton escreveu:Se as obras de Chico Xavier são meras repetições de um mistificador "bem treinado" e, portanto, não servem para respaldar sua mediunidade, em virtude de que, uma pessoa bem treinada poderia fazer o mesmo, talvez um cético igualmente bem treinado consiga escrever simultaneamente com as duas mãos, uma começando na parte superior de uma grande cartolina e a outra mão começando no final dessa mesma cartolina. As duas mãos escrevem rapidamente ao mesmo tempo e se encontram no meio da folha e formam um grande texto em inglês invertido, e que só pode ser lido pelo reflexo de um espelho.
E desde quando isto prova a existência de espíritos? Ou o fato de que eles estão agindo através do "cavalo"?
Qualquer habilidade incomum é prova de ação de espíritos?
- Benetton
- Contato:
Pr. Samonedo escreveu:Benetton escreveu:Pr. Samonedo escreveu:Cara, depois que vc disse que não há taxonomia(classificação) viral, nada mais vindo de você me espantaria, e pior, arrogantemente ainda insistiu na ignorância vulgar dos proselitistas.
Vc agora se chama RCAdebh? Ou o cara é tão retardado que precisa de auxílio a sua defesa. Em outras palavras, para que fique claro, não se meta que não estou falando contigo.
E detalhe, é preferível ter uma deidade intangível e do que adorar homens afetados, seja ele de Minas ou de Paris.
E por acaso isso me impede de lembrar aquilo que te incomoda ?
Ou será que a sua ferida é mais profunda do que se possa imaginar ? Não me lembro de ter perguntado a quem quer que seja se preciso de permissão para dizer o que penso. Se isso te incomoda mesmo, lembre-se do ditado : "Os incomodados que se ..."
A sua desinformação é singular. Quem tem costume de venerar ídolos não são os Espíritas. Esse tipo de fanatismo eu deixo por conta da sua CORJA de adoradores de "Jesuis".
Editado pela última vez por Benetton em 31 Jan 2006, 08:47, em um total de 1 vez.
Acauan escreveu:[Cite que assuntos diferentes e complexos eram estes e como superavam o Estado da Arte do conhecimento dos referidos temas.
Como já notei que voce é o mais ponderado e inteligente do fórum (com sinceridade), dê uma olhada no link abaixo e até leia este livro.
http://www.universoespirita.org.br/chic ... cx_008.htm
Acauan escreveu:[A repetição é um fato em vários livros de Chico Xavier, principalmente os que são coletâneas de máximas de conteúdo moral e doutrinário. Quem nega isto é porque nunca leu tais livros.
A repetiçao é algo que absolutamente nao acontece com livros ditados por diversos espiritos. Leia várias obras de diferentes autores e voce verá.
Acauan escreveu:[Sobre a obra dele ser digna de grandes escritores apresente as evidências acadêmicas ou da crítica especializada que demonstrem algum consenso quanto a esta afirmação, fora da comunidade espírita.
Isso já foi feito no passado com seus livros de poesias ditadas por grandes poetas mortos...
Acauan escreveu:Apresente qualquer evidência de que tais escritos eram necessariamente de origem sobrenatural.
Qualquer um que leia sobre estes temas e saiba escrever pode escrever sobre eles.
A menos que os conteúdos apresentassem profundidade ou originalidade extremamente avançados para serem discutidos por um auto-didata leigo.
Se assim é, apresente um único trecho de uma única obra em que esta condição se mostre.
Mais um link: Esse também mostra isso:
http://www.universoespirita.org.br/chic ... cx_001.htm
Fabricio Fleck escreveu:rcadebh escreveu: Nao se esquece que ainda nao descemos a marte... voces nao tem provas que nada existe lá, somente teorias do "nada", típico dos céticos.
Aonde você esteve nos últimos anos rcadebh? Nunca ouviu falar nas missões Mars Odissey, Spirit e Opportunity etc... Se não recomendo:
http://mars.jpl.nasa.gov/missions/present/2003.html
http://mars.jpl.nasa.gov/
É e velha desinformação típica dos que crêm
Vamos reverter o ônus da prova: -Nao acredito que NAO exista vida em marte... Me dê provas...(adoro essa máxima cética!)
Najma escreveu:Eu li pelo menos uns 30 livros psicografados pelo Chico... Tem alguns bastante interessantes, principalmente o que trata sobre os mecanismos da mediunidade... aquele, se não me engano, foi escrito em páginas alternadas entre o Chico e o Waldo Vieira.
O problema todo é a forma como os livros são "vendidos" dentro do espiritismo. De repente, tudo que é do Chico é bom e não se questiona muito... A partir do momento em que se começa a questionar, percebe-se que muito do que está escrito nos livros só faz sentido dentro do contexto espírita que sem seguir a recomendação do próprio Kardec de acrescentar o conhecimento científico da época àquilo que tinha sido delineado por ele, acrescentou a moral católica e deixou de lado toda a preocupação com a ciência.
Falando em Júpiter, nenhum espírito encarnado por lá comentou sobre o verdadeiro inferno que deve ser viver sob o peso de milhares de atmosferas terrestres, nem dos gases cáusticos, venenosos, muito menos das tempestades constantes que se tem notícia de acontecerem por lá...
A casa de Mozart, por exemplo, deve ter sido destruída inúmeras vezes por vendavais...
Nem tudo que Chico escreveu ou falou é lei, pelo menos para mim... O ponto aqui seria a incrível diversidade e riqueza de sua obra. Quanto a júpiter... voce sabe que a vida nao seria somente organismos que vemos na terra...
Migs escreveu:Recuso-me a discutir com quem diz que virus não têm classificação...
Tá bom, vamos falar sobre chico agora! Ele também NAO tem classificação!
Pr. Samonedo escreveu:Benetton escreveu:Pr. Samonedo escreveu:Cara, depois que vc disse que não há taxonomia(classificação) viral, nada mais vindo de você me espantaria, e pior, arrogantemente ainda insistiu na ignorância vulgar dos proselitistas.
Samonela, a paz do senhor!
Adoro crentes "sabe-tudo"!
A propósito: como crente voce nao deveria atacar as pessoas desse jeito... deixe o espírito santo atuar na minha vida para que eu me transforme e tenha MEU galardão!
- Benetton
- Contato:
Fernando Silva escreveu:Benetton escreveu:Se as obras de Chico Xavier são meras repetições de um mistificador "bem treinado" e, portanto, não servem para respaldar sua mediunidade, em virtude de que, uma pessoa bem treinada poderia fazer o mesmo, talvez um cético igualmente bem treinado consiga escrever simultaneamente com as duas mãos, uma começando na parte superior de uma grande cartolina e a outra mão começando no final dessa mesma cartolina. As duas mãos escrevem rapidamente ao mesmo tempo e se encontram no meio da folha e formam um grande texto em inglês invertido, e que só pode ser lido pelo reflexo de um espelho.
E desde quando isto prova a existência de espíritos? Ou o fato de que eles estão agindo através do "cavalo"?
Qualquer habilidade incomum é prova de ação de espíritos?
Fernando,
As habilidades que podem ser reproduzidas por prestidigitadores, depois de um certo treino, passam a ser facilmente comparadas às habilidades do suposto médium, pois nunca disse que, no meio Espírita, não pudesse haver fraudes e pessoas inescrupulosas, como existe em qualquer meio, religioso ou não. Portanto, faz-se necessário uma investigação criteriosa do evento, esgotando todas as possibilidades do fato ser uma simples manifestação humana, para que se possa classificá-lo como fenomenologia ímpar.
Porém, quando um médium executa algo, dentro de controles e condições que permitam uma observação metodológica, e que não são previstas em estudos e avaliação da capacidade humana, aí encontramos uma ocorrência excepcional, caracterizada por particularidades inerentes à intuição sensível de verdadeiros médiuns.
Os principais detratores da Doutrina Espírita, como Quevedo, não se manifestam sobre esse caso. Evitam-no para não ter que admitir que não têm argumentos suficientes para classificá-los como manifestação exclusiva da mente. É como o Zangari disse :
" Mas, posso lhe dizer claramente que há casos que eu chamaria de "limite". Esses casos-limite são aqueles em que haveria uma alegadamente "transferência" de habilidades, como a de falar uma língua desconhecida pelo médium, a de tocar um instrumento musical sem ter aprendido, ou dançar uma dança que lhe é desconhecida, cantar uma música existente mas aparentemente desconhecida... Bom, não tenho visto muitos desses casos bem documentados.
Mas há uns poucos que me fizeram suspender meu juízo e aguçar minha percepção !!! Qualquer pessoa que lide com aspectos psicológicos e neurológicos do desenvolvimento de habilidades, sabe que trata-se de um sistema extremamente complexo e que leva tempo para ser desenvolvido. Acho que, se esses casos existem e são reais, e não fraude de testemunho, eles podem dar muito trabalho aos cientistas ! Digo isso porque a transmissão alegadamente extra-sensorial é, via de regra, relacionada a dados bem mais simples, que não exigem tanto processamento cognitivo, neuronal...
Bom, não quero dizer com isso que tais casos sejam evidências de vida após a morte, de incorporação real de mortos em vivos... Não. Estou afirmando que esses são casos-limite para a hipótese da percepção extra-sensorial. Primeiro porque não há estudos de transmissão de habilidades em estudos psi, o que nos deveria instigar a buscar pelo desvendamento dessa possibilidade ( Com o Vitor Visoni tenho discutido isso em outra lista. Talvez façamos um estudo empírico dessa hipótese depois de meu pós-doc ). É uma questão interessante de ser estudada."
Editado pela última vez por Benetton em 31 Jan 2006, 08:42, em um total de 1 vez.