Vitor Moura escreveu:O ENCOSTO escreveu:Vitor Moura escreveu:O ENCOSTO escreveu:Vitor, respeito muito você pois não o considero um ignorante como seus "irmãos em Kardec" Videomaker e Deise Garcia.
Mas você, inteligente que é, deve saber que é preciso muito mais que argumentar com base no "cavalheirismo" de Crookes.
Estou apenas apontando que não é preciso alegar fraude do pesquisador para explicar as deficiências na metodologia. É preciso entender que estávamos no período Vitoriano. Crookes era um cavalheiro. Mas não foi só por esse motivo que ele agiu assim. A médium dizia que caso o espírito fosse agarrado ela passaria um grande mal. Isso ocorreu com a médium D'Esperance. O Espírito Yolanda foi agarrado e a médium teve uma hemorragia interna, ficando semanas no hospital para se recuperar.
Não li nada sobre esse caso. Tem algum material no seu site?
Tem só a referência, mas tem sites em português sobre o caso sim.
http://www.espirito.org.br/portal/artig ... rance.htmlO ENCOSTO escreveu:E, sobre isso, por quê o medium sofreria algo se alguém resolve agarrar o espirito?
O espirito poderia se desmaterializar nas mãos do pesquisador e o ectoplasma voltaria normalmente para o corpo do medium.
Francamente: não sei. O espírito e o médium parecem estar ligados de alguma forma.O ENCOSTO escreveu:O trauma que ela sofreu não poderia ser resultado do medo de ser desmascarada? Um choque emocional?.
Não exatamente porque o que se encontra na literatura não é que ela foi pega em fraude, mas que o fantasma quando agarrado desapareceu. O que é dito é que o grande choque traumático lhe produziu sério desequilíbrio orgânico, prostrando-a na cama.O ENCOSTO escreveu:na minha opinião, é muito conveniente para o medium alegar que ninguém pode agarrar a materialização.
É, nem tudo é como a gente quer
O ENCOSTO escreveu:O cara era cavalheiro e não fez o controle mais óbvio, primitivo, básico: agarrar o espirito. Isso é fato.
Isso torna qualquer testemunho totalmente sem validade. Ao menos para mim, que sou cético. Para quem tem fé, a coisa pode ser diferente.
Mas o Crookes mediu o coração, checou os pulmões, tirou fotos das duas juntas...há alguns casos interessantes:
http://www.paginaespirita.com.br/ultima ... atie_k.htm
"Pegou de uma tesoura, cortou uma mecha de seus cabelos e ofereceu certa porção destes a cada um. Enfiou depois o braço no do Sr. Crookes e deu volta à sala apertando a mão de todos, um por um. Sentou-se de novo, cortou vários pedaços do seu vestido e do seu véu, presenteando com eles os assistentes. Como fossem visíveis os grandes buracos que lhe ficaram nas vestes e estando ela sentada entre o Sr. Crookes e o Sr. Tapp, alguém lhe perguntou se poderia reparar aqueles estragos, como já o fizera noutras ocasiões. Ela então expôs à luz a parte cortada, bateu em cima com uma das mãos e imediatamente aquela parte do vestido se tornou tão perfeita como era antes. Os que lhe estavam próximos examinaram e tocaram, com sua permissão, a fazenda e afirmam que não mais havia nem buraco, nem costura, nem a aposição de qualquer remendo onde um momento antes tinham visto rasgões do diâmetro de muitas polegadas.O ENCOSTO escreveu:Ele passou a agarrar os espiritos?
Não, mas tratou de arranjar outros tipos de provas. Embora eu concorde que se ele agarrasse seria bem eficiente.
Vitor, acho que você está levando para o lado da brincadeira. Pode ser que seja uma forma de você ignorar uma OBVIEDADE para assim defender a sua fé e, principalmente, todos os artigos do seu amado site que você tanto tempo levou para traduzi-los.
Cara, não adianta nada controlar batimentos cardiacos, verificar temperatura, medir o pau do medium ou raspar a pexereca da sensitiva se CONTROLES BÁSICOS não são feitos!
Com todo o respeito que você merece, é muita desonestidade intelectual de sua parte querer defender essas materializações, tendo em vista que ficou mais que comprovado que um simples AGARRÃO no espirito já resolve tudo.