O melhor da música brasileira

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Re: O melhor da música brasileira

Mensagem por Johnny »

É verdade. Tem músicas clássicas que são um bálsamo para os ouvidos e outras um verdadeiro atentado ao tímpano. Mas até para ouvir uma boa música, não basta ter um mini system. Música de qualidade sonora necessita impreterivelmente de um equipamento à altura ou pelo menos, um que tenha a saída de alto falantes de ouvido com qualidade adequada. O som de orquestra é influenciado sensivelmente pelo ruido ambiente e a quantidade de instrumenso variados precisam ter suporte do aparelho e da acústica. O ideal para músicas ricas em instrumentos é ter caixas com 4 alto-falantes de 4 bandas individuais e obrigatoriamente filtros passa faixa para cada um, além de um amplificador que forneça no mínimo 200% da potência nominal dos alto-falantes para que não ocorram distorções harmônicas ou por cross-over.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Música boa é boa em qualquer aparelho de som. Cresci ouvindo de tudo num rádio AM.
Claro que dá para se ouvir mais detalhes, com menos distorção, num equipamento decente, mas dificilmente alguém, hoje em dia, vai ter uma sala de música, com tratamento acústico e caixas devidamente posicionadas, para se sentar e se dedicar por algumas horas a ouvir música.
É, eu já fiz isto (com fones de ouvido daqueles grandes), mas hoje não dá mais.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Música boa é boa em qualquer aparelho de som. Cresci ouvindo de tudo num rádio AM.
Claro que dá para se ouvir mais detalhes, com menos distorção, num equipamento decente, mas dificilmente alguém, hoje em dia, vai ter uma sala de música, com tratamento acústico e caixas devidamente posicionadas, para se sentar e se dedicar por algumas horas a ouvir música.
É, eu já fiz isto (com fones de ouvido daqueles grandes), mas hoje não dá mais.

Nâo quis dizer que precisa montar um estúdi para se ouvir a musica. Mas ouvir por ouvir sem sentí-la, eis a questão. Como disse, um bom par de fones resolve em boa parte o problema, mas fica restrito à pessoa. Se quiser uma sala de leitura onde mais de uma pessoa possa ler um livro, estudar e etc, um quarto afastado da rua e um aparelho com caixas de pelo menos 3 a 4 litros cada ajudam. Se forem de 6 a 10, melhor ainda. E se tiverem os três falantes (twitter, mid range e woofer) melhor ainda do ainda. Hoje em dia, qualquer home theater de marca conhecida tem qualidade boa o suficiente para ouvir musica clássica pois as saídas são independentes e o sub-woofer não provoca interferência mecânica nas outras caixas.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Esqueci de dizer que orquestras ( sinfônicas e filarmônicas ) ao vivo são sempre um bálsamo, não importando de que nacionalidade são. Pode tocar clássicos e outros gêneros ( desde que eu aprecie o gênero). 80% da magia de uma orquestra está no presencial. É outra energia, outra profundidade, outra experiência para a alma.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Huxley escreveu:Tudo o que está relacionado profundamente com as emoções, como a arte, é subjetivo (num nível ou em outro). Ninguém pode se considerar acima do apreço estético subjetivo e dizer que alguém que não gosta de suas músicas está enganado. Essa repreensão é ainda mais grave quando esse alguém suspende julgamento objetivo sobre a música. Ponto final.

Quando eu digo "não gostei", normalmente eu já estou cansado de ouvir (ou melhor, de ter que ouvir). Às vezes, eu até sei cantar o lixo.

Tem uns lixos ou coisas que não cheiram e nem fedem que grudam na mente. Na verdade, quando isto acontece pode ser que nossos neurônios e hormônios se sintam estimulados de alguma forma com aquilo ( pela batida, pela fluidez ou outra característica qualquer). E acabamos por reproduzir no modo automático.

O que me irrita é alguém que diz "não ouvi e não gostei". Gente que diz que "música clássica é só um firim-fim-fim chato". Ou que "rock é só gritaria". Mas toca "Dança do canguru" ou "Bonde do tigrão" no último volume, como se o bairro inteiro fosse obrigado a ouvir esse lixo. E como eu sei que é lixo? Simples, moro em frente a uma favela e sou obrigado a ouvir os últimos lançamentos nos fins de semana.

Pois é. Quando algo me incomoda é muito mais do que não gostar. É porque causa perturbação e incômodo. Porque traduz um estilo de vida e de comportamento que não me fazem falta alguma ( especialmente quando o comportamento é que "cria" o estilo, que alimenta a indústria e não o contrário). Funk, hap e hip hop, são uma repetição constante de algo que pouco de musical. Serve como mídia para expressar e acompanhar movimentos barraqueiros. O que importa é a gandaia e a gritaria para se impor. De certa forma o rock primordial fez isto também através de Janis Joplin, por exemplo. Por isto não gosto daquele estilo dela. Prefiro ouvir ABBA, colorido, melado e dançante. :emoticon7:
Imagem

Apáte
Contato:

Mensagem por Apáte »

Minha música favorita em português:

"Da sempre conduco una attività ininterrotta di lavoro, se qualche volta mi succede di guardare in faccia qualche bella ragazza... meglio essere appassionati di belle ragazze che gay" by: Silvio Berlusconi

Apo

Mensagem por Apo »

Tinha esquecido do meu tempo de Mutantes... Depois veio Tutti Frutti que, para mim, saiu do experimental e entrou para o pop rock de uma forma que muito me agradou. Rita Lee era minha "ídala" rokeira durante muitos anos. Bons tempos.

Agora lembrei que fui no show da Marisa Monte, quando ela surgiu.
Eu também ouvia Ivan Lins. E Roupa Nova.
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Mutantes, O Terço, Nau (com a Vange Leonel), Raimundos, Os Incríveis.

Trancado