VENEZUELA - Para os comunistóides babões

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Poindexter

Re: Re.: VENEZUELA - Para os comunistóides babões

Mensagem por Poindexter »

rapha... escreveu:Criticar o capitalismo resulta, invariavelmente, em comunismo?

Ele não criticou o capitalismo somente, raphael... ele criticou o MERCADO! Ele criticou as trocas! Até o escambo ele viu como um mal, entendeu? Se eu te entregar um limão e você me entregar uma laranja, e olha que nem isso capitalismo é, o Samael já veria isso como um mal!

Fica difícil para mim chamá-lo de outra coisa, entende?
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Poindexter escreveu:
rapha... escreveu:Não sei por quê considerar que existam comunistas neste foro...

Na minha cabeça, quem diz que o Mercado é um "mal necessário", como fez o Samael, se não é comunista devido à problemas práticos ao menos é comunista de coração, oras. Eu só não digo isso porque sei que ele não gosta.

Se eu dissesse que comer carne é um mal necessário eu seria um vegan de coração? :emoticon16:
Brincadeira.
Bom, eu já fui comunista sim. Nunca fui a favor de "luta armada" nem coisa do gênero porque sempre considerei um anacronismo imenso atirar um período tenso de dois séculos atrás para o contexto de hoje e esperar uma revolução em cima disso. As revoluções não são regradas, ocorrem segundo seus próprios determinantes de época.

Mas atualmente eu não sou comunista mesmo. Muito mais pelas minhas "lidas" posteriores de autores como Hannah Arendt e Michael Foucault, que em muito mudaram minha opinião nesse sentido. Sociedade sem Estado é algo impraticável, na minha opinião.

Mas isso não quer dizer que eu ache o capitalismo um sistema maravilhoso.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Poindexter escreveu:
rapha... escreveu:
Poindexter escreveu:
rapha... escreveu:Não sei por quê considerar que existam comunistas neste foro...

Na minha cabeça, quem diz que o Mercado é um "mal necessário", como fez o Samael, se não é comunista devido à problemas práticos ao menos é comunista de coração, oras. Eu só não digo isso porque sei que ele não gosta.

Criticar o capitalismo resulta, invariavelmente, em comunismo?

Ele não criticou o capitalismo somente, raphael... ele criticou o MERCADO, que é a pedra basilar do Capitalismo. Quando você se refere ao Mercado como um mal, você necessariamente vê o capitalismo como um mal.

Não me recordo de ele ter criticado o mercado em si, ou mesmo o visto como um "mal", mas, sim, depreciou a maneira como ele é conduzido.

E não considerar a crítica dele, ou lhe impingir a alcunha de "comunista" toda a vez em que ele a faz (ainda não vi motivos para isto), é não estar aberto a qualquer opinião que não lhe seja favorável (e ao capitalismo).

Chame-o pelo nome, que é 'Rodrigo'.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Poindexter escreveu:
rapha... escreveu:Criticar o capitalismo resulta, invariavelmente, em comunismo?

Ele não criticou o capitalismo somente, raphael... ele criticou o MERCADO! Ele criticou as trocas! Até o escambo ele viu como um mal, entendeu? Se eu te entregar um limão e você me entregar uma laranja, e olha que nem isso capitalismo é, o Samael já veria isso como um mal!

Fica difícil para mim chamá-lo de outra coisa, entende?

Não exatamente, Poindexter. O problema que eu vejo não se centra nas trocas, mas sim, na ideologia de lucro. A troca em si não significa que haja uma economia de mercado sustentando a mesma. Ela pode se basear nas necessidades de cada um.

Assim se baseavam boa parte das sociedades pré-capitalistas, principalmente as americanas.

rapha...
Administrador

Re.: VENEZUELA - Para os comunistóides babões

Mensagem por rapha... »

Ué...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

rapha... escreveu:Ué...

?

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Samael escreveu:
rapha... escreveu:Ué...

?

É que o Poindexter mudou a mensagem que eu respondi, fiquei confuso e me embananei com as postagens.

Já me situei, agora. ^_^

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Acauan escreveu:Claudio,

Se há melhoria de alguma coisa na Venezuela é por conta da alta dos preços internacionais do petróleo e não das políticas de Chavez.

De acordo com o site norte americano do Centro de Pesquisas Econômicas e Políticas a economia venezuelana tem crescido bastante nos ultimos anos, mas
de 1970 a 1998 o aumento dos preços do petróleo nunca fez a Venezuela crescer. Muito pelo contrário, nestes 28 anos este país sofreu o maior declinio economico na América Latina com uma diminuição da renda per capita da ordem de 35%. A Venezuela só passou a se beneficiar do aumento dos preços de petroleo a partir de 1999 quando Chavéz assumiu o poder.

O befício pode se ver com a redução do número de pobres para 38% da população, mas se for levado em conta os subsidios a alimentação e a assistencia médica gratuita, este número cai para 30%

Acauan escreveu:
Como todos os populistas ele gasta este excedente monetário naquilo que lhe trará dividendos políticos imediatos, sem qualquer projeto de longo prazo que permita o desenvolvimento sustentado da Venezuela para algo mais que uma economia extrativista primária.

Pelo menos o atual governo venezuelano está usando a riqueza originária do Petróleo para favorecer a população. Coisa que nenhum outro governo anterior fez.

Acauan escreveu: Historicamente medidas como esta sempre resultam em consequências terríveis no médio e longo prazo, o Brasil que o diga.

Os programas sociais do governo da Venezuela estão tirando a população da miséria na qual ela vivia e incorporando ao mercado de trabalho e consumo. Portanto, o dinheiro do Petróleo está sendo bem gasto. Pior seria se a riqueza do país existisse para favorecer apenas uma pequena elite.

Graças a estes programas sociais, toda a população venezuelana está tendo acesso a saúde e educação gratuíta. Tudo isto forma uma ótima mão-de-obra que está sendo absorvida pelas cooperativas e pequenas empresas que se formam graças aos programas de crédito que o governo tem oferecido.

Acauan escreveu:E democracia não é apenas eleições.

Justamente por isso a população venezuelana tem sido convidada a participar do governo através de assembléias populares que se realizam nos bairros, nas cidades e em todos os cantos do país para que o povo não fique despolitizado e não deixe de influir nos rumos do país.

Acauan escreveu:É liberdade de imprensa, divisão dos poderes, instituições fortes.

Tudo isto existe na Venezuela, apesar da tentativa de golpe apoiada por um governo exterior que acabou desestabilizando o país. É claro que, como no restante da AL, estas instituições precisam ser melhoradas. Na Venezuela, elas tem melhorado.

Prova do desejo venezuelano pela democracia é a sua inclusão no Mercosul que exige que o país seja democrático. Além disso, Chavéz tem agido no sentido de integrar mais as economias latino americana para a formação de um bloco econômico com caracteristicas semelhantes a União Européia e até mais aprofundado.

A Venezuela que sempre ignorou o Brasil, hoje tem programas energéticos comuns com nosso país. Fará um gasoduto que abastecerá Brasil e Argentina de energia. Além de muitos outros projetos em comum com seus vizinhos.

Acauan escreveu:Nada disto existe na Venezuela de hoje, onde grupelhos de informantes infiltrados das favelas às grandes companhias estão sempre prontos a denunciar todo movimento contrário aos interesses de Chavez como contrários ao interesse nacional.

Com ou sem eleições, que por sinal a Russia Stalinista também tinha, todos os sintomas da ditadura estão lá.

Simplesmente existe um grande apoio por parte da população ao governo. Talvez isto gere algum patrulhamento ideológico.

O atual governo venezuelano tem se mostrado democrático. Ocorre que tem sido um governo forte no sentido de defender os interesses do povo venezuelano. Por isso interesses oligarquicos e imperalistas foram feridos com leis que passaram a vigorar neste governo. As multinacionais foram afetadas com a lei de hidrocarbonetos, a lei dos bancos afetou a hegemonia da oligarquia financeira. A lei das terras afetou os latifundiários. Em compensação leis foram criadas para favorecer o povo como é o caso das leis das microfinanças, das leis de incentivo as cooperativas e a pesca. Ora, por tudo isto o governo agrada uma maioria e desagrada uma minoria, mas pelo menos o governo age.

Claudio Loredo
Contato:

O que ocorre na Venezuela é que hoje há um governo independente do império norte americano. Não é um governo fantoche, nem um governo voltado para atender apenas uma elite. É um governo popular, que por um lado age no sentido de favorecer toda a população e por outro lado age no sentido de integrar a Venezuela com outros países.

Antes a econômia venezuelana era voltado para atender as demandas da economia norte americada. Hoje já não é mais assim. A Venezuela tem diversificado o seu comércio exterior, fazendo coisas que desagradam os EUA como, por exemplo, abastecer a China de Petroleo e fortalecer o Mercosul.

Por desagradar os EUA, por desagradar uma elite local que sempre discriminou seu povo, Chavéz é mal visto por eles. Setores da imprensa que defendem o imperalismo norte americano tem tratado de desqualificar um presidente que é, segundo pesquisas, aprovado por 80% da população. 20.000 médicos cubanos estão trabalhando na Venezuela, e mesmo assim a imprensa imperalista tenta desqualificar este trabalho.

O apoio a economia de mercado é mostrado pelo oferta de microcréditos a população. 70.000 microcreditos oferecidos em 2003 geraram 145.000 empregos.

Portanto, o que vejo é um governo procurando tornar seu país mais justo, mais democrático, mais independente, mais integrado com os paises vizinhos e mais forte economicamente. Trata-se de grandes transformações que obviamente não agradam a todos, pois interesses tem sido feridos.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Claudio Loredo escreveu:

O que ocorre na Venezuela é que hoje há um governo independente do império norte americano.

Pois é.. imagina só.. um país que governa a si mesmo, sem obedecer ou ceder aos interesses norte americanos... "isso é comunismo.. só pode ser comunismo", diriam as olavetinhas.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

:emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Poindexter

Perseus escreveu:Pois é.. imagina só.. um país que governa a si mesmo, sem obedecer ou ceder aos interesses norte americanos... "isso é comunismo.. só pode ser comunismo", diriam as olavetinhas.

Lei de Poindexter. Tava demorando.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

O que ocorre na Venezuela é que hoje há um governo independente do império norte americano. Não é um governo fantoche, nem um governo voltado para atender apenas uma elite. É um governo popular, que por um lado age no sentido de favorecer toda a população e por outro lado age no sentido de integrar a Venezuela com outros países.

Olá Claudio.

Por favor, defina melhor o que vem a ser um "governo independente do império americano, governo fantoche, etc".

Quem é independente hoje? Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, Irã? A China não deve ser, já que a industria diabólica norte americana está praticamente se mudando para lá.

No caso do Brasil, uma das elites que eu vejo ser atendida é a do Funcionalismo Publico. Basta comparar os salários pagos pela iniciativa privada.

Antes a econômia venezuelana era voltado para atender as demandas da economia norte americada. Hoje já não é mais assim. A Venezuela tem diversificado o seu comércio exterior, fazendo coisas que desagradam os EUA como, por exemplo, abastecer a China de Petroleo e fortalecer o Mercosul.

Por Allah, Claudio.

A Venezuela fazia algum favor aos EUA?

Outra coisa: Petróleo é uma commodity, cujos preços são estabelecidos no mercado internacional. Se a Venezuela está dando petroleo para algum pais, Hugo Kiko apenas está ROUBANDO um patrimonio publico. Ele não é dono de nada. Ele não tem o direito de torrar o patrimonio da Venezuela como bem entende.

Resumindo: A Venezuela está fazendo apenas papel de TROUXA ao doar petroleo para qualquer pais, por intermédio de suas estatais.

Não consigo entender como você acha isso bonitinho.

E se um dia as estatais venezuelanas deixarem de fornecer petroleo aos EUA, outros estão prontos para substitui-la. Não esqueça, PELO AMOR DE ALLAH, que petróleo é uma commodity, cujos preços são estabelecidos no mercado internacional.

O quê irá acontecer? Os preços do mercado internacional irão subir consideravelmente, pois num primeiro momento os paises produtores não conseguirão atender a demanda dos EUA e o petroleo ficará caro para TODO MUNDO.

Por desagradar os EUA, por desagradar uma elite local que sempre discriminou seu povo, Chavéz é mal visto por eles. Setores da imprensa que defendem o imperalismo norte americano tem tratado de desqualificar um presidente que é, segundo pesquisas, aprovado por 80% da população. 20.000 médicos cubanos estão trabalhando na Venezuela, e mesmo assim a imprensa imperalista tenta desqualificar este trabalho.

20.000 médicos cubanos. Você já parou para refletir o quê essa cambada fazia em Cuba? De onde Cuba tirou 20.000 médicos? Estavam lá sobrando?

Ignorando o número absurdo, é dessa forma que a economia venezuelana é destruida.

Centenas de médicos venezuelanos protestam contra vinda de médicos cubanos
Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
17 de Julho de 2005
Na sexta-feira (15), centenas de médicos venezuelanos marcharam pelas ruas de Caracas para protestar contra a vinda de médicos cubanos para a Venezuela.
O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, assinou acordo com o governo cubano através do qual Cuba deve enviar médicos, enfermeiras e dentistas para trabalharem na Venezuela. De acordo com o Presidente de Cuba, Fidel Castro, até o fim ano haverá 30 mil trabalhadores cubanos da área da saúde na Venezuela.
Os manifestantes venezuelanos dizem que os médicos cubanos são mal preparados, e que recebem remédios e equipamentos sofisticados do governo venezuelano, enquanto que os médicos venezuelanos muitas vezes têm que trabalhar em hospitais públicos, nos quais faltam materiais básicos. Eles também dizem que os profissionais da área da saúde da Venezuela são mal remunerados e que há muitos médicos venezuelanos desempregados.
Alguns dos manifestantes carregavam cartazes contra o comunismo e a "cubanização" do país. Na visão dos manifestantes, a vinda dos médicos cubanos visa em primeiro lugar objetivos políticos, ao invés da melhoria da saúde da população.
O Presidente Hugo Chávez disse que convidou os médicos cubanos para trabalharem na Venezuela, a fim de oferecer um melhor serviço de saúde à população mais pobre. Segundo Chávez, os médicos cubanos aceitam trabalhar em áreas que não costumam ser escolhidas por médicos venezuelanos, como regiões muito pobres e com alto índice de criminalidade.

http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/4688117.stm
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Perseus escreveu:
Claudio Loredo escreveu:

O que ocorre na Venezuela é que hoje há um governo independente do império norte americano.

Pois é.. imagina só.. um país que governa a si mesmo, sem obedecer ou ceder aos interesses norte americanos... "isso é comunismo.. só pode ser comunismo", diriam as olavetinhas.

Quais são os interesses norte-americanos?

Que os governos sejam corruptos, que gastem mais do que arrecadam, etc?
O ENCOSTO

Claudio Loredo
Contato:

O ENCOSTO escreveu:

O interesse norte americano é ser a única superpotência mundial e mandar no mundo. Para isto, este país procurar sabotar o crescimento sustentavel dos países em desenvolvimento, seja apoiando governos antidemocráticos, seja destruindo a industria local, seja boicotando seu comércio exterior ou seja favorecendo seu endividamento externo e consequentemente, sua vulnerabilidade. Os EUA não querem ter concorrentes e não querem ter limites quanto a sua atuação no mundo.

Quanto a América Latina, o interesse norte americano é fazer deste continente apenas um fornecedor de matéria-prima, mão-de-obra barata e principalmente um consumidor de seus produtos industrializados.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Claudio Loredo escreveu:
O ENCOSTO escreveu:

O interesse norte americano é ser a única superpotência mundial e mandar no mundo. Para isto, este país procurar sabotar o crescimento sustentavel dos países em desenvolvimento, seja apoiando governos antidemocráticos, seja destruindo a industria local, seja boicotando seu comércio exterior ou seja favorecendo seu endividamento externo e consequentemente, sua vulnerabilidade. Os EUA não querem ter concorrentes e não querem ter limites quanto a sua atuação no mundo.

Fontes. provas.

Quanto a América Latina, o interesse norte americano é fazer deste continente apenas um fornecedor de matéria-prima, mão-de-obra barata e principalmente um consumidor de seus produtos industrializados.

Fontes. provas.
O ENCOSTO

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

O Cláudio está se tornando o Poindexter da esquerda no RV.

Claudio Loredo
Contato:

O ENCOSTO escreveu:
Olá Claudio.

Por favor, defina melhor o que vem a ser um "governo independente do império americano, governo fantoche, etc".

Governo independente dos EUA é aquele que não é submisso aos interesses norte americanos. Que sabe adotar suas políticas próprias, mesmo que isto contrarie os EUA. Antes a Venezuela não era um país independente, praticamente todo seu comercio exterior se dava com os EUA. Para eles, o Brasil não existia. Hoje isto é diferente.

Um exemplo de Governo fantoche foi o do Fernando Henrique Cardoso no Brasil que apenas cumpriu as ordens do FMI que adota como modelo de capitalismo aquele que o governo norte-americano quer aplicar por aqui.

O ENCOSTO escreveu:Quem é independente hoje? Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, Irã? A China não deve ser, já que a industria diabólica norte americana está praticamente se mudando para lá.

São independentes todos os países da Europa, por exemplo. O que mais torna um país dependente é o seu endividamento externo. Quando se está endividado fica-se na mão do credor.

Empresas americanas até podem se instalar na China, mas lá elas deixam sua tecnologia, conforme exigências do governo Chines, ou seja, se um dia essas empresas se mandarem de lá, a tecnologia fica por lá para que os chineses recuperem a produção que perderam. Portanto, instalações de empresas não significam dependencia, uma vez que as grandes corporações não tem pátria.

Ser independente no mundo de hoje significa estar aberto a integração com todos os países do mundo e não apenas com um. Ser independente é buscar, junto com outros países, o equilibrio nas relações internacionais e a igualdade entre as nações.

O ENCOSTO escreveu:No caso do Brasil, uma das elites que eu vejo ser atendida é a do Funcionalismo Publico. Basta comparar os salários pagos pela iniciativa privada.

Há setores do funcioanlismo público que estão há dez anos sem aumento salarial. Apesar disto, o funcionalismo publico atrai os trabalhadores mais qualificados no Brasil. Passar num concurso público é um grande investimento que leva anos.

Funcionário público não é elite. Funcionário público não aparece nas colunas sociais, com exceção dos políticos.

O ENCOSTO escreveu:Por Allah, Claudio.

A Venezuela fazia algum favor aos EUA?

Outra coisa: Petróleo é uma commodity, cujos preços são estabelecidos no mercado internacional. Se a Venezuela está dando petroleo para algum pais, Hugo Kiko apenas está ROUBANDO um patrimonio publico. Ele não é dono de nada. Ele não tem o direito de torrar o patrimonio da Venezuela como bem entende.

Resumindo: A Venezuela está fazendo apenas papel de TROUXA ao doar petroleo para qualquer pais, por intermédio de suas estatais.

Não consigo entender como você acha isso bonitinho.

E se um dia as estatais venezuelanas deixarem de fornecer petroleo aos EUA, outros estão prontos para substitui-la. Não esqueça, PELO AMOR DE ALLAH, que petróleo é uma commodity, cujos preços são estabelecidos no mercado internacional.

O quê irá acontecer? Os preços do mercado internacional irão subir consideravelmente, pois num primeiro momento os paises produtores não conseguirão atender a demanda dos EUA e o petroleo ficará caro para TODO MUNDO.

As multinacionais do petróleo na venezuela eram controladas por americanos e de alguma forma os EUA ganhavam com isto. É importante para eles mandarem nos países produtores de petroleo devido ao seu alto consumo deste bem. Não foi a toa que os EUA invadiram o Iraque, foi por causa de petróleo. Por causa do petroleo os EUA, com apoio da ridícula oposição venezuelana, também tentaram aplicar um golpe de estado contra Hugo Chávez em 2002. Os EUA dependem sim do fornecimento de petróleo de outros paises porque eles não são auto-suficientes.

A Venezuela não está dando petróleo para nenhum outro país, ela está vendendo petróleo para outros países como Cuba e China.

O ENCOSTO escreveu:
20.000 médicos cubanos. Você já parou para refletir o quê essa cambada fazia em Cuba? De onde Cuba tirou 20.000 médicos? Estavam lá sobrando?

Ignorando o número absurdo, é dessa forma que a economia venezuelana é destruida.

Cuba forma médicos em excesso. Excesso este que está trabalhando na Venezuela devido a carência de médicos que o país possuia. Antes só tinha acesso a saúde quem era da elite. Agora todos os venezuelanos tem acesso a saúde pública. Se os médicos da venezuela protestam contra isto é porque antes eles ganhavam muito por causa do grande demanda. Hoje devido a baixa da demanda eles foram prejudicados, mas o importante é que a maioria da população foi beneficiada com isto.

É um escândalo para a imprensa pró-imperalismo saber que o governo venezuelano está bancando 20.000 médicos cubanos para atender pessoas que antes não tinham acesso ao atendimento médico. Acham um absurdo um governo gastar tanto com assistência social.

Eu pergunto: o que é melhor um governo gastar com assistência social para evitar que sua população fique marginalizada ou este mesmo governo gastar com presidios para sustentar quem foi empurrado para o crime devido a marginalidade?

Nos EUA, 1% da população (20 milhões de pessoas) são presidiários. Isto também representa 2% da mão-de-obra ativa, uma vez que a grande maioria desses presos são jovens. Cada preso americano custa bem mais do que os R$ 800,00 que cada preso brasileiro custa. Daí, eu pergunto: o que é melhor, um país gastar com assistência social para evitar um quadro desses ou um país gastar com presidios para manter e potencializar um quadro desses?

A econômia venezuelana tem crescido ano a ano, se há assistência social é porque o governo não quer ver ninguém ser deixado para trás, quer que todos os venezuelanos cresçam juntos e aproveitem as riquezas do seu país. Quando as condições sociais do país melhorarem mais, certamente os médicos cubanos não serão mais necessários, certamente os subsidios alimentares também não serão mais necessários, mas hoje eles são e o governo acerta ao combater a exclusão social.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

É um escândalo para a imprensa pró-imperalismo saber que o governo venezuelano está bancando 20.000 médicos cubanos para atender pessoas que antes não tinham acesso ao atendimento médico. Acham um absurdo um governo gastar tanto com assistência social.

Claudio, só para encerrar o debate, por favor escreva o seguinte:

"Os médicos da Venezuela são culpados pelo péssimo atendimento da saúde na Venezuela."

Assim como o grande culpado pelas filas no SUS aqui no Brasil são os próprios médicos brasileiros.

Isso é tão sem sentido quanto afirmar que o transporte publico brasileiro é ruim por culpa dos metroviários.
O ENCOSTO

Perseus

Mensagem por Perseus »

O ENCOSTO escreveu:Quais são os interesses norte-americanos?

- Impedir que algum país se industrialize na região fazendo frente à influência norte-americana.

- Manter os países desunidos, impedindo a formação de um bloco único. Isso porque é mais fácil o dominio e a negociação sobre cada país individualmente. Ou seja, em bloco, os interesses e a independência dos latrinos amerdicanos seria maior do que com eles separadas.

Esses são os interesses mais básicos dos norte amerdicanos. Promover um estrupo generalizado de todo mundo, foder com todo mundo para sair ganhando.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Governo independente dos EUA é aquele que não é submisso aos interesses norte americanos.

Quais são os interesses dos EUA? Você concorda com oque o Perseus escreveu? Se concorda, eu abandono o debate.

Que sabe adotar suas políticas próprias, mesmo que isto contrarie os EUA.

Quais politicas próprias? Tem alguma cartilha norte-americana que pede aos paises sul americanos gastarem mais do que arrecadam?

Alguma vez você leu algo que partiu dos EUA pedindo para os presidentes da america latina não investirem em saude, educação, segurança publica?

Diga quais são as "politicas próprias" que podem ser melhores que as encontradas NOS PAISES MAIS RICOS DO MUNDO.

Antes a Venezuela não era um país independente, praticamente todo seu comercio exterior se dava com os EUA. Para eles, o Brasil não existia. Hoje isto é diferente.

A Venezuela declarou a sua independencia sei lá quando. Acho que foi até antes do Brasil.

Provavelmente não havia comércio entre Brasil e EUA porque não havia interesse entre as duas partes. Se você pensa diferente, apresente provas.

Prefiro o mais óbvio do que acreditar em alguma teoria conspiratória.

Um exemplo de Governo fantoche foi o do Fernando Henrique Cardoso no Brasil que apenas cumpriu as ordens do FMI que adota como modelo de capitalismo aquele que o governo norte-americano quer aplicar por aqui.

Meu Zeus!

Vamos lá: Quem pediu dinheiro para o Brasil no FMI?

Respostas:

Fidel castro
Bill Clinton
Hitler
O PRESIDENTE DO BRASIL

Outra coisa: O Brasil assina um CONTRATO. Ao assinar um CONTRATO, devemos acreditar que quem assina está sabendo do conteúdo do mesmo e está DISPOSTO A HONRAR O MESMO.

E você sabe o quê o FMI diz basicamente nesse contrato???

QUE O PAIS GASTE MENOS DO QUE ARRECADA, pois caso contrário OBVIAMENTE não irá conseguir cumprir oque está escrito no contrato.

Me responda: É ruim GASTAR MENOS DO QUE SE ARRECADA EM IMPOSTOS?

São independentes todos os países da Europa, por exemplo. O que mais torna um país dependente é o seu endividamento externo. Quando se está endividado fica-se na mão do credor.

Então você mudou a sua definição. Antes você disse que a Venezuela era dependente porque só fazia comércio com os EUA.

E se alguém acha que ser independente é não pedir crédito, então que não vá pedir, oras.

Eu não concordo com essa definição.

Empresas americanas até podem se instalar na China, mas lá elas deixam sua tecnologia, conforme exigências do governo Chines, ou seja, se um dia essas empresas se mandarem de lá, a tecnologia fica por lá para que os chineses recuperem a produção que perderam. Portanto, instalações de empresas não significam dependencia, uma vez que as grandes corporações não tem pátria.

Fontes. Onde você leu que as empresas são obrigadas a fornecer tecnologia para a China?

Ser independente no mundo de hoje significa estar aberto a integração com todos os países do mundo e não apenas com um. Ser independente é buscar, junto com outros países, o equilibrio nas relações internacionais e a igualdade entre as nações.

Ser independente é poder escolher oque é melhor. Se o melhor for vender TODA A PRODUÇÃO DO BRASIL AOS EUA, então vamos vender. Se o melhor for COMPRAR TUDO DE LÁ, vamos comprar.

Quem define isso é o MERCADO.

Não vamos comprar produtos do Sudão só para ter um fornecedor a mais e também ninguém irá vender mais barato para a zambia para ter um cliente a mais.

Há setores do funcioanlismo público que estão há dez anos sem aumento salarial. Apesar disto, o funcionalismo publico atrai os trabalhadores mais qualificados no Brasil. Passar num concurso público é um grande investimento que leva anos.

Fontes. Não lembro de ter lido algo sobre isso. Nunca vi ninguém declarar que os funcionários públicos são melhores qualificados do que os da iniciativa privada.

Por mim, deveriam ficar ETERNAMENTE sem aumento salarial. Só assim, irão tomar vergonha na cara e procurar outra colocação para conseguir aquilo que eles acham que devem ganhar e deixarão de fazer greves, prejudicando o contribuinte.

Outra coisa: para você passar no concurso publico você não precisa ser "o mais qualificado no brasil" e sim apenas ser o melhor entre os que fizeram as provas. É muito diferente.

Funcionário público não é elite. Funcionário público não aparece nas colunas sociais, com exceção dos políticos.

Se não são elite, também não são os "mais qualificados" profissionais do Brasil.

Eu tenho uma outra definiçlão de Elite: Elite não são os Playboys ou as senhoras que aparecem na revista Caras.

As multinacionais do petróleo na venezuela eram controladas por americanos e de alguma forma os EUA ganhavam com isto. É importante para eles mandarem nos países produtores de petroleo devido ao seu alto consumo deste bem. Não foi a toa que os EUA invadiram o Iraque, foi por causa de petróleo. Por causa do petroleo os EUA, com apoio da ridícula oposição venezuelana, também tentaram aplicar um golpe de estado contra Hugo Chávez em 2002. Os EUA dependem sim do fornecimento de petróleo de outros paises porque eles não são auto-suficientes.

Você poderia me dizer se os EUA pagam menos por barril de petroleo do que qualquer outra nação no mundo?

A Venezuela não está dando petróleo para nenhum outro país, ela está vendendo petróleo para outros países como Cuba e China.

A venezuela está dando petroleo para Cuba. E andou dando gasolina e outros combistiveis para a população carente dos EUA ha alguns meses. Tudo isso só para prejudicar mais ainda a população da Venezuela.

A econômia venezuelana tem crescido ano a ano,

A economia da venezuela cresce atrelada aos preços do barril de petroleo no mercado internacional.
O ENCOSTO

Claudio Loredo
Contato:

RECONHECIMENTO
Chávez receberá prêmio da Unesco por contribuir para a integração da América Latina
Fonte: Agência Bolivariana

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez Frías, receberá o Prêmio Internacional José Martí 2005, do Conselho Executivo da Unesco (sigla em inglês para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Segundo a Unesco, o chefe de Estado venezuelano será premiado por contribuir com a unidade e a integração dos países da América Latina e do Caribe, assim como pela preservação de sus identidades, de suas tradições culturais e de seus valores históricos.

O ato de entrega do Prêmio está previsto para os dias 2 e 3 de fevereiro, na cidade de Havana, em Cuba, a propósito da comemoração, no último dia 28, do nascimento do humanista, escritor, tradutor, diplomata e professor José Martí, apóstolo da independência deste País.

O Prêmio foi criado em 1994 e é entregue de acordo com a recomendação de um júri internacional de sete membros, entre os quais figura a escritora sul-africana Nadine Gordimer, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 1991.

Nas edições anteriores do Prêmio José Martí, foram contemplados entre outros, o sociólogo mexicano Pablo González Casanova (2003), o pintor equatoriano Oswaldo Guayasamín (1999) e a historiadora dominicana Celsa Albert Bautista (1995).

A Unesco declarou José Martí como precursor da defesa do direito de todos os povos a gozar de uma educação que respeite sua diversidade.

A organização considera que Martí reuniu as qualidades de homem de profunda cultura, de um educador, de um científico e de um comunicador por excelência.

Nascido em Havana, Cuba, em 1853, e de países espanhóis, Martí militou desde sua juventude com seus textos sobre a independência cubana, a unidade dos países de América Latina e do Caribe e o conceito de paz universal.

Suas idéias lhe valeram o cárcere e o exílio na Espanha e no México. Mais tarde, se instalou em Nova York, Estados Unidos, onde morou por 15 anos e trabalhou como diplomata e como jornalista no The Sun e no The Hour.

Após ser beneficiado pela anistia, ele regressou a Cuba, onde morreu, em 1895, em uma das batalhas pela independência da última colônia espanhola na América.

Claudio Loredo
Contato:

O ENCOSTO escreveu:Quais são os interesses dos EUA? Você concorda com oque o Perseus escreveu? Se concorda, eu abandono o debate.

Sim, eu concordo com o Perseus, mas explicarei melhor o que eu penso, com palavras mais suaves do que as que ele usou.

Os EUA da América são um império, assim com já foram Roma, Inglaterra, URSS. Como império eles querem obter poder e controle. O próprio povo americano, em média, vê o seu país como um império e considera correto seu domínio sobre outros povos. Esta idéia começou no povoamento americano que começando com pessoas que fugiam de perseguições, estas se achavam o povo escolhido indo para a terra prometida. Até hoje o americano médio sente-se como o povo escolhido.

Para obter este controle, os EUA durante o século XX fizeram diversas guerras diretamente e apoiaram outras indiretamente, sem contar com a ajuda na derrubada de governos hostis aos interesses americanos.

Só em 2005, os EUA gastaram 400 bilhões de dólares em armamentos. O que mostra a preocupação deste país em dominar militarmente o globo.

Já respondi quais interesses américanos na América Latina: mão-de-obra barata, matéria-prima farta e barata e mercado consumidor para seus produtos. Eles agem no sentido de transformar a América Latina no que eles querem.

O ENCOSTO escreveu:Quais politicas próprias? Tem alguma cartilha norte-americana que pede aos paises sul americanos gastarem mais do que arrecadam?

Alguma vez você leu algo que partiu dos EUA pedindo para os presidentes da america latina não investirem em saude, educação, segurança publica?

Diga quais são as "politicas próprias" que podem ser melhores que as encontradas NOS PAISES MAIS RICOS DO MUNDO.

Os altos gastos públicos são problemas brasileiros e aqui devem ser resolvidos de acordo com nossos interesses.

O ENCOSTO escreveu:Meu Zeus!

Vamos lá: Quem pediu dinheiro para o Brasil no FMI?

Respostas:

Fidel castro
Bill Clinton
Hitler
O PRESIDENTE DO BRASIL

Outra coisa: O Brasil assina um CONTRATO. Ao assinar um CONTRATO, devemos acreditar que quem assina está sabendo do conteúdo do mesmo e está DISPOSTO A HONRAR O MESMO.

E você sabe o quê o FMI diz basicamente nesse contrato???

QUE O PAIS GASTE MENOS DO QUE ARRECADA, pois caso contrário OBVIAMENTE não irá conseguir cumprir oque está escrito no contrato.

Me responda: É ruim GASTAR MENOS DO QUE SE ARRECADA EM IMPOSTOS?

Em momento nenhum do meu texto eu defendi o não pagamento da dívida externa. Também não defendi o deficit fiscal.

O ENCOSTO escreveu:Então você mudou a sua definição. Antes você disse que a Venezuela era dependente porque só fazia comércio com os EUA.

E se alguém acha que ser independente é não pedir crédito, então que não vá pedir, oras.

Eu não concordo com essa definição.

As duas coisas tornam um país dependente: alto endividamento e comércio exterior unilateral. No caso do comérico exterior, enquanto mais integrado comercialmente um país estiver com vários, mais difícil será ele ter prejuizos no caso de um dos seus parceiros enfrentar uma crise.

O ENCOSTO escreveu:Fontes. Onde você leu que as empresas são obrigadas a fornecer tecnologia para a China?

Sobre a China eu li na edição passada da revista Carta Capital. A reportagem “expresso do Oriente” está neste link:
http://www.bdotrevisan.com.br/pdf/c230106_b.pdf

O ENCOSTO escreveu:Ser independente é poder escolher oque é melhor. Se o melhor for vender TODA A PRODUÇÃO DO BRASIL AOS EUA, então vamos vender. Se o melhor for COMPRAR TUDO DE LÁ, vamos comprar.

Quem define isso é o MERCADO.

Não vamos comprar produtos do Sudão só para ter um fornecedor a mais e também ninguém irá vender mais barato para a zambia para ter um cliente a mais.

Pode até ser que no momento comprar e vender para os EUA seja mais lucrativo, mas no futuro pode ser que a situação mude. Daí, é importante para o Brasil investir em outros mercados. Investir em infra-estrutura que possibilite um maior comércio com nossos vizinhos, seja através da construção de ferrovias, rodovias, hidrovias, seja através de mudanças em nossa legislação para harmoniza-la com a de nossos vizinhos. É importante orientar a produção brasileira para atender a demanda existente em todos os países e diversificar nosso comercio exterior e nossa inserção global.

Enfim, os EUA representam o passado. Representam um país que ainda está ligado a noção de fronteiras. Um império em decadência que defende a assimilação cultural ao invés do multiculturalismo. Que defende a imposição de seus valores ao invés de observar a realidade local. Por tudo isso, países como Brasil e Venezuela devem se adequar a nova realidade mundial, lançando-se no mundo globalizado, mas sem esquecer suas raizes. Compartilhando o que outros povos tem a oferecer e ao mesmo tempo oferecer o melhor de si. Porque a globalização não é apenas trocas comérciais, ela significa muito mais do que isto.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Claudio Loredo escreveu: De acordo com o site norte americano do Centro de Pesquisas Econômicas e Políticas a economia venezuelana tem crescido bastante nos ultimos anos, mas
de 1970 a 1998 o aumento dos preços do petróleo nunca fez a Venezuela crescer. Muito pelo contrário, nestes 28 anos este país sofreu o maior declinio economico na América Latina com uma diminuição da renda per capita da ordem de 35%. A Venezuela só passou a se beneficiar do aumento dos preços de petroleo a partir de 1999 quando Chavéz assumiu o poder.

O befício pode se ver com a redução do número de pobres para 38% da população, mas se for levado em conta os subsidios a alimentação e a assistencia médica gratuita, este número cai para 30%

Cláudio,

Durante o Plano Cruzado o Brasil também cresceu, distribuiu renda, o povo estava feliz e apoiava o governo Sarney e..., deu no que deu.
Soluções populistas são apenas "me engana que eu gosto", não há na Venezuela qualquer ação rumo ao crescimento sustentado, que não dependa de uma alta permanente nos preços do petróleo.

Claudio Loredo escreveu:
Pelo menos o atual governo venezuelano está usando a riqueza originária do Petróleo para favorecer a população. Coisa que nenhum outro governo anterior fez.

Isto seria verdade se você chamar coisas como comprar cem mil fuzis superfaturados para formar milícias ideológicas de usar a riqueza do petróleo para favorecer a população.
Para cada dólar gasto em atos populistas Chavez gasta outro tanto para financiar a camarilha que o mantém no poder e para tocar seu projeto paranóico de "resistência bolivariana", seja lá o que for que signifique esta maluquice.
Não tenho provas, mas aposto que o troco disto tudo ele embolsa.

Claudio Loredo escreveu:Os programas sociais do governo da Venezuela estão tirando a população da miséria na qual ela vivia e incorporando ao mercado de trabalho e consumo. Portanto, o dinheiro do Petróleo está sendo bem gasto. Pior seria se a riqueza do país existisse para favorecer apenas uma pequena elite.

Graças a estes programas sociais, toda a população venezuelana está tendo acesso a saúde e educação gratuíta. Tudo isto forma uma ótima mão-de-obra que está sendo absorvida pelas cooperativas e pequenas empresas que se formam graças aos programas de crédito que o governo tem oferecido.

Ouvi este lero-lero, blá-blá-blá e nhém-nhém-nhém durante décadas vindo daqueles que apoiavam a União Soviética e Cuba, quando o fato é que estes dois países sempre foram uma merda.
A Venezuela também é uma merda. Este quadro paradisíaco é pura propaganada ideológica.

Claudio Loredo escreveu: Justamente por isso a população venezuelana tem sido convidada a participar do governo através de assembléias populares que se realizam nos bairros, nas cidades e em todos os cantos do país para que o povo não fique despolitizado e não deixe de influir nos rumos do país.

Me mostre uma única assembléia popular (ou que diabos de nome tenha) na Venezuela que seja anti-Chavista.
Como pode ser democrática uma "organização popular" que é unânime em apoiar o governante?
Cadê a oposição popular na Venezuela?
Se nem Cristo agradou todo mundo (como dizem os partidários dele) é muito estranho que Chavez seja a unanimidade que estas organizações partidariamente dirigidas querem fazer crer.

Claudio Loredo escreveu:
Acauan escreveu:Democracia é liberdade de imprensa, divisão dos poderes, instituições fortes.
Tudo isto existe na Venezuela, apesar da tentativa de golpe apoiada por um governo exterior que acabou desestabilizando o país. É claro que, como no restante da AL, estas instituições precisam ser melhoradas. Na Venezuela, elas tem melhorado.

Tudo isto existe na Venezuela o catso.
A imprensa é amordaçada por uma intricada rede de intimidação que cerceia e ameaça toda publicação oposicionista com a pecha de "golpista".
O legislativo e judiciário só são tolerados quando fazem o que Chavez quer, quando fazem o contrário tem sua autoridade ignorada através da convocação de um plebiscito ou outra manobra cujo objetivo final é prevalecer os planos do executivo.
Quanto a instituições fortes, Venezuela?
Há!
Se Brasil, Argentina e México estão longe desta meta, que dizer daquele país cuja melhor definição seria uma Guiana a qual se adicionou fermento.

Claudio Loredo escreveu: Prova do desejo venezuelano pela democracia é a sua inclusão no Mercosul que exige que o país seja democrático. Além disso, Chavéz tem agido no sentido de integrar mais as economias latino americana para a formação de um bloco econômico com caracteristicas semelhantes a União Européia e até mais aprofundado.

A Venezuela que sempre ignorou o Brasil, hoje tem programas energéticos comuns com nosso país. Fará um gasoduto que abastecerá Brasil e Argentina de energia. Além de muitos outros projetos em comum com seus vizinhos.

O Mercosul nunca foi prova de coisa nenhuma nem no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Por que seria na Venezuela.
Pergunte para o faxineiro de sua seção qual a relação entre o Mercosul e a democracia brasileira.
Se ele não souber responder, por que acha que o venezuelano típico saberia e que isto é prova de algum compromisso com a democracia.

No mais, se a Venezuela sempre ignorou o Brasil, dane-se.
A única razão que justificaria um interesse maior por eles é se, por algum motivo, eles nos vendessem petróleo mais barato ou dessem preferência aos produtos brasileiros em relação aos de seus concorrentes.
Como nunca houve nem uma coisa nem outra, o fato de a Venezuela ser perto do Brasil é só um acidente geográfico, não há qualquer motivo pelo qual devamos ficar soltando rojões só porque o presidente dele está manipulando o idiota do nosso visando seus próprios interesses.

Claudio Loredo escreveu: Simplesmente existe um grande apoio por parte da população ao governo. Talvez isto gere algum patrulhamento ideológico.

Para mim, infiltrar alcagüetes e agentes organizados do governo em todos os bairros e comunidades sob o nome de "comitês bolivarianos" é coisa mais séria do que um espontâneo "algum patrulhamento ideológico" surgido apenas do apoio popular ao seu grande governante.
Cláudio, pense bem, em qualquer lugar do mundo o povão é desconfiado quanto ao governo, lembre-se do espanhol "si hay gobierno soy contra".
Quando você começa a ver unanimidade em torno de um governante, tenha certeza que esta unanimidade é fomentada por ele próprio e por meios escusos.
Nos Estados Unidos da América, pelo menos metade da população é contra George W. Bush, assim como pelo menos metade era contra John Kennedy.
Brasil, que é Brasil, os índices de Lula estão aí.
Ou Chavez é uma mistura de santo, gênio, estadista, guia genial de los pueblos ou tem alguma coisa muito errada por lá.
E tem.

Claudio Loredo escreveu: O atual governo venezuelano tem se mostrado democrático. Ocorre que tem sido um governo forte no sentido de defender os interesses do povo venezuelano. Por isso interesses oligarquicos e imperalistas foram feridos com leis que passaram a vigorar neste governo. As multinacionais foram afetadas com a lei de hidrocarbonetos, a lei dos bancos afetou a hegemonia da oligarquia financeira. A lei das terras afetou os latifundiários. Em compensação leis foram criadas para favorecer o povo como é o caso das leis das microfinanças, das leis de incentivo as cooperativas e a pesca. Ora, por tudo isto o governo agrada uma maioria e desagrada uma minoria, mas pelo menos o governo age.

Cláudio, acorda.
Não se mede o grau de democracia de uma nação pelo apoio ao seu governante, mas pela oposição a ele.
Stalin tinha 100% de aprovação em todos os estratos da sociedade soviética.
Se não considerarmos as causas desta aprovação, teríamos que a Rússia Stalinista era o país mais democrático do mundo.

E este discurso de malvados imperialistas, malvadas multinacionais, malvados latifundiários, malvadas oligarquias é o mesmo do MST.
Esta turma nem imaginação tem.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Poindexter

Claudio Loredo escreveu:Os altos gastos públicos são problemas brasileiros e aqui devem ser resolvidos de acordo com nossos interesses.

Você gostaria ue o FMI dissesse: "A necessidade de empréstimo é um problema brasileiro. Eles que resolvam, pois não vamos emprestar nada."?

Claudio Loredo escreveu:Pode até ser que no momento comprar e vender para os EUA seja mais lucrativo, mas no futuro pode ser que a situação mude. Daí, é importante para o Brasil investir em outros mercados. Investir em infra-estrutura que possibilite um maior comércio com nossos vizinhos, seja através da construção de ferrovias, rodovias, hidrovias, seja através de mudanças em nossa legislação para harmoniza-la com a de nossos vizinhos. É importante orientar a produção brasileira para atender a demanda existente em todos os países e diversificar nosso comercio exterior e nossa inserção global.

Verdade.

Claudio Loredo escreveu: Um império em decadência...

Provas? Dizem isso há décadas...

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Trancado