Governo independente dos EUA é aquele que não é submisso aos interesses norte americanos.
Quais são os interesses dos EUA? Você concorda com oque o Perseus escreveu? Se concorda, eu abandono o debate.
Que sabe adotar suas políticas próprias, mesmo que isto contrarie os EUA.
Quais politicas próprias? Tem alguma cartilha norte-americana que pede aos paises sul americanos gastarem mais do que arrecadam?
Alguma vez você leu algo que partiu dos EUA pedindo para os presidentes da america latina não investirem em saude, educação, segurança publica?
Diga quais são as "politicas próprias" que podem ser melhores que as encontradas NOS PAISES MAIS RICOS DO MUNDO.
Antes a Venezuela não era um país independente, praticamente todo seu comercio exterior se dava com os EUA. Para eles, o Brasil não existia. Hoje isto é diferente.
A Venezuela declarou a sua independencia sei lá quando. Acho que foi até antes do Brasil.
Provavelmente não havia comércio entre Brasil e EUA porque não havia interesse entre as duas partes. Se você pensa diferente, apresente provas.
Prefiro o mais óbvio do que acreditar em alguma teoria conspiratória.
Um exemplo de Governo fantoche foi o do Fernando Henrique Cardoso no Brasil que apenas cumpriu as ordens do FMI que adota como modelo de capitalismo aquele que o governo norte-americano quer aplicar por aqui.
Meu Zeus!
Vamos lá: Quem pediu dinheiro para o Brasil no FMI?
Respostas:
Fidel castro
Bill Clinton
Hitler
O PRESIDENTE DO BRASIL
Outra coisa: O Brasil assina um CONTRATO. Ao assinar um CONTRATO, devemos acreditar que quem assina está sabendo do conteúdo do mesmo e está DISPOSTO A HONRAR O MESMO.
E você sabe o quê o FMI diz basicamente nesse contrato???
QUE O PAIS GASTE MENOS DO QUE ARRECADA, pois caso contrário OBVIAMENTE não irá conseguir cumprir oque está escrito no contrato.
Me responda: É ruim GASTAR MENOS DO QUE SE ARRECADA EM IMPOSTOS?
São independentes todos os países da Europa, por exemplo. O que mais torna um país dependente é o seu endividamento externo. Quando se está endividado fica-se na mão do credor.
Então você mudou a sua definição. Antes você disse que a Venezuela era dependente porque só fazia comércio com os EUA.
E se alguém acha que ser independente é não pedir crédito, então que não vá pedir, oras.
Eu não concordo com essa definição.
Empresas americanas até podem se instalar na China, mas lá elas deixam sua tecnologia, conforme exigências do governo Chines, ou seja, se um dia essas empresas se mandarem de lá, a tecnologia fica por lá para que os chineses recuperem a produção que perderam. Portanto, instalações de empresas não significam dependencia, uma vez que as grandes corporações não tem pátria.
Fontes. Onde você leu que as empresas são obrigadas a fornecer tecnologia para a China?
Ser independente no mundo de hoje significa estar aberto a integração com todos os países do mundo e não apenas com um. Ser independente é buscar, junto com outros países, o equilibrio nas relações internacionais e a igualdade entre as nações.
Ser independente é poder escolher oque é melhor. Se o melhor for vender TODA A PRODUÇÃO DO BRASIL AOS EUA, então vamos vender. Se o melhor for COMPRAR TUDO DE LÁ, vamos comprar.
Quem define isso é o MERCADO.
Não vamos comprar produtos do Sudão só para ter um fornecedor a mais e também ninguém irá vender mais barato para a zambia para ter um cliente a mais.
Há setores do funcioanlismo público que estão há dez anos sem aumento salarial. Apesar disto, o funcionalismo publico atrai os trabalhadores mais qualificados no Brasil. Passar num concurso público é um grande investimento que leva anos.
Fontes. Não lembro de ter lido algo sobre isso. Nunca vi ninguém declarar que os funcionários públicos são melhores qualificados do que os da iniciativa privada.
Por mim, deveriam ficar ETERNAMENTE sem aumento salarial. Só assim, irão tomar vergonha na cara e procurar outra colocação para conseguir aquilo que eles acham que devem ganhar e deixarão de fazer greves, prejudicando o contribuinte.
Outra coisa: para você passar no concurso publico você não precisa ser "o mais qualificado no brasil" e sim apenas ser o melhor entre os que fizeram as provas. É muito diferente.
Funcionário público não é elite. Funcionário público não aparece nas colunas sociais, com exceção dos políticos.
Se não são elite, também não são os "mais qualificados" profissionais do Brasil.
Eu tenho uma outra definiçlão de Elite: Elite não são os Playboys ou as senhoras que aparecem na revista Caras.
As multinacionais do petróleo na venezuela eram controladas por americanos e de alguma forma os EUA ganhavam com isto. É importante para eles mandarem nos países produtores de petroleo devido ao seu alto consumo deste bem. Não foi a toa que os EUA invadiram o Iraque, foi por causa de petróleo. Por causa do petroleo os EUA, com apoio da ridícula oposição venezuelana, também tentaram aplicar um golpe de estado contra Hugo Chávez em 2002. Os EUA dependem sim do fornecimento de petróleo de outros paises porque eles não são auto-suficientes.
Você poderia me dizer se os EUA pagam menos por barril de petroleo do que qualquer outra nação no mundo?
A Venezuela não está dando petróleo para nenhum outro país, ela está vendendo petróleo para outros países como Cuba e China.
A venezuela está dando petroleo para Cuba. E andou dando gasolina e outros combistiveis para a população carente dos EUA ha alguns meses. Tudo isso só para prejudicar mais ainda a população da Venezuela.
A econômia venezuelana tem crescido ano a ano,
A economia da venezuela cresce atrelada aos preços do barril de petroleo no mercado internacional.