Problema do mal versão animal

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Problema do mal versão animal

Mensagem por Samael »

videomaker escreveu:"O Espírito dorme no mineral , sonha no vegetal agita-se no animal e desperta no homem"
Bezerra de Menezes

Como vc foi 200 anos espirita , ele quiz dizer o que mesmo ,
com isso ? :emoticon5:

É incrível como a doutrina espírita está fadada à sua realidade material e às ideologias de sua época como qualquer outra esteja.

Ela ainda faz uso daquela "gradação evolutiva" positivista, onde o homem é o topo da cadeia. Ela também é geometrizante e racionalista, como todo princípio desta época, que tendia a sistematizar o mundo.

No fim das contas, soa engraçado uma doutrina que tenta sistematizar o abstrato e cientificizar a crença.

Carmen

Mensagem por Carmen »

videomaker escreveu:
Sei Flavio , mas parece logico que existe uma distinção logica , para os dois casos .
Ou por falta de uma palavra usou-se alma .
A verdade é que Animas não tem espiritos e sim um principio
inteligente , e isto é fato .

Sério que é fato, Video ? Por favor, poste alguma fonte, pois estou morta de curiosidade !

videomaker

Mensagem por videomaker »

APODman escreveu:
videomaker escreveu:De inteligencia limitada e cosciencia diferenciada !

Consciência é consciência Videomaker, eles sabem que sentem dor por exemplo e o que ocasiona esta dor.

É o suficiente para tornar a questão do RES relevante

Puxa vida , com tanta certeza , ate parece que vc já foi um !
é claro que sabem né , só não sabem da nossa forma , isto
tambem é claro !
Imaginar um gatinho pensando : porque a minha patinha quebrou , beira a locura da luiza mel .

Não , o que determina é poder de mudar as coisas e escolher, disernir , e amar e assim evoluir o ser consciente.

Tu o dizes, Consciência é definir-se como um EU, Consciência significa ter ciência, ou seja, percepção de sí.

E só se percebe-se em plenitude com a razão !

Recentemente se descobriu que Chipanzés possuem uma espécie de grupo "policial" dentro do grupo para manter a ordem social.

Insistinto , já oviu falar ?
Lembre-se a pergunta refere-se a ALMA e Não ESPIRITO , logo
pode ter sido um equivoco em se explicar .

[ ]´s

Ah, agora o LE está equivocado ( na verdade a DE é um equivoco ). Se os "Espíritos" desejassem falar "Principio Vital" eles teriam dito já que no LE consta esta expressão em outros locais.

Além do mais é muito clara na definição de principio vital de que este se trata de uma "substância animadora da matéria":

LE - pag 15

Princípio vital o princípio da vida material e orgânica, qualquer que seja a fonte donde promane, princípio esse comum a todos os seres vivos, desde as plantas até o homem. Pois que pode haver vida com exclusão da faculdade de pensar, o princípio vital é uma propriedade da matéria, um efeito que se produz achando-se a matéria em dadas circunstâncias. Segundo outros, e esta é a idéia mais comum, ele reside em um fluido
especial, universalmente espalhado e do qual cada ser absorve e assimila uma parcela durante a vida, tal como os corpos inertes absorvem a luz. Esse seria então o fluido vital
que, na opinião de alguns, em nada difere do fluido elétrico animalizado, ao qual também se dão os nomes de fluido magnético, fluido nervoso, etc.

Os animais possuem um "Principio Vital", uma substância, que permitem que estejam vivos, mas mais do que isto tb possuem um Principio Inteligente o que lhes confere um Espirito .

( Me sinto de volta ao sec 19, que coisa ridicula ficar discutindo sobre "Principio Vital" )

Vc pode achar o que quiser , não assim por aqui ?

[ ]´s
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:Não, não tem. Não há uma "razão" para o sofrimento. Ele simplesmente acontece. O universo não está preocupado em nos fazer sofrer. Ele é indiferente. Nos ignora.

Como não tem , somos apenas isso :
Gente com sorte ou um bando de azarados jogados no nada !
Fico com a outra opção !

O universo está se lixando para o que você acha. O universo nem sabe que você existe. Optar por uma crença não vai mudar nada.

Cavaleiro do Ébano

Re.: Problema do mal versão animal

Mensagem por Cavaleiro do Ébano »

Segundo a DE os animais têm alma, sim...

Tá lá no LE, e também num livro que se chama "Animais, nossos irmãos"

O fato do VM não querer que seja assim não muda o que a DE diz.
E diz errado por sinal :emoticon5:
"Procure não morrer"
_

Cavaleiro do Ébano

Mensagem por Cavaleiro do Ébano »

Também tem relatos no livro "Nosso Lar" que diz que na colônia espiritual tem animais e aves de várias espécies.
"Procure não morrer"
_

APODman

Mensagem por APODman »

videomaker escreveu:É o suficiente para tornar a questão do RES relevante

Puxa vida , com tanta certeza , ate parece que vc já foi um !
é claro que sabem né , só não sabem da nossa forma , isto
tambem é claro !
Imaginar um gatinho pensando : porque a minha patinha quebrou , beira a locura da luiza mel .

Eu citei gatos ?

E só se percebe-se em plenitude com a razão !

Pela sua definição os chipanzés então possuem razão.

Insistinto , já oviu falar ?

Instinto ?

73. O instinto independe da inteligência?

“Precisamente, não, por isso que o instinto é uma espécie de inteligência. É uma inteligência sem raciocínio. Por ele é que todos os seres provêem às suas necessidades.”

Os chipanzés podem criar novas regras sociais dentro do grupo ( diferentemente das abelhas que seguem um padrão social instintivo que não muda ) e agora o ques e descobriou é que mantem um subgrupo de individuos que são responsáveis por manter estas regras ( mesmo as novas ).

Para isto eles devem tomar conciência das novas regras, conseguir calcular quais os seus limites e avaliar se determinado membro do grupo as está violando e repreendê-lo.

Isto não é instinto, nem pela definição do próprio LE pois caracteriza raciocínio.

Vc pode achar o que quiser , não assim por aqui ?

Que ?

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

videomaker escreveu: Linha de raciocinio tipica do ateu :

Um gato não tem espirito .
Um homem tambem , não tem .
Logo se o homem sofre e o gato tambem , o sofrimento tem
que ter uma razão e iguais para os dois !
Isto é fantastico ........

Fantástico é você ter tirado esta conclusão do que eu falei, igualmente fantástico é imaginar que alguém com tamanha deficiência em interpretação de texto tenha completado o primeiro grau.

(1) A existência ou não de espírito é irrelevante para a questão.
(2) Em nenhum momento disse que o sofrimento tem razão igual, tanto que pergunto qual a razão do sofrimento animal deixando implícito que o mesmo não pode ter a mesma razão, uma vez que a suposta razão do sofrimento humano são seus erros morais passados. Como animais não são considerados agentes morais, essa justificativa não pode ser usada.

Vamos lá :
Quando se tem , é quando se tem consiência da dor !
Achar que um gatinho raciocina como um homem é que
esta o problema.
Um tem espirito o outro não !
Qual a dificuldade ?

O raciocínio do gato é irrelevante. Se eu pego um saca-rolha e arranco o olho do felino lentamente, praticamente todos concordam que o gato sofre. E é este o sentido que estou usando para a palavra sofrimento. Caso tenha algum problema com ela, fique somente com a palavra dor, pouco importa. A questão é a mesma.

Dantas , o que fiz foi para chamar a atenção para o fato :
Relação dor , e sofrimento consciente , com o espirito!
Tendo o homem espirito e o gato não , parace logico que o
nivel de cosciencia da dor é diferente !
Achar que um gatinho estaria pensando , por que sofro , não
parece muito Racional.
Porem como um ateu coloca os dois no mesmo patamar , disse
aquilo .

Que o homem tem um nível maior de consciência com sua dor é uma questão que até você pode entender.
O gato estar ou não refletindo sobre seu sofrimento também não é importante para a questão que levantei.
E não coloquei os dois no mesmo patamar, simplesmente disse que não só sofrimento humano precisa ser justificado mas todo sofrimento, de todos os seres e em todas as magnitudes, mas eu não esperava que você pudesse entender isso logo de cara.

Como qualquer ser humano , pois espiritos foram tais , o dr.
Bezerra PODE ACHAR UM MONTE DE COISAS , quando vc
entender que não existe o Eu sei tudo DO LADO DE LÁ , vai
ficar mais facil .

Eu imagino que a lado de lá esteja cheio de gente como você, assim todas as asneiras dos espíritos estariam explicadas.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Migs

Mensagem por Migs »

Res Cogitans escreveu:
Bem.. sintam-se a vontade para justificar o sofrimento no reino animal e dizer porque Deus cria seres destinados a devorarem-se uns aos outros.

Boa pergunta para colocar a Deus...

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:Não, não tem. Não há uma "razão" para o sofrimento. Ele simplesmente acontece. O universo não está preocupado em nos fazer sofrer. Ele é indiferente. Nos ignora.

Como não tem , somos apenas isso :
Gente com sorte ou um bando de azarados jogados no nada !
Fico com a outra opção !

O universo está se lixando para o que você acha. O universo nem sabe que você existe. Optar por uma crença não vai mudar nada.

Além do que... se perguntarem para qualquer pesquisador sério quais são os seres vivos mais importantes do mundo, eles responderão sem pensar muito... sabe o que?

BACTÉRIAS... :emoticon16:

Sem a existência delas e outros microrganismos nós não existiríamos... foi graças a eles que o mundo foi transformado no que é hoje em dia e é graças a eles que não chafurdamos em nossos próprios dejetos e restos... é graças a eles também que realizamos a digestão dos alimentos para a manutenção de nossos organismos complexos... enfim...

E sim, o universo não está nem aí pra isso também... :emoticon10:
Imagem

Migs

Mensagem por Migs »

Só há um problema Najma. Nós somos coleções de bactérias simbiontes. De certa forma tudo são bactérias, de modo que se a bactérias são as mais importantes, nós estamos incluidos nessa importância...

Najma

Re: Re.: Problema do mal versão animal

Mensagem por Najma »

Migs escreveu:Só há um problema Najma. Nós somos coleções de bactérias simbiontes. De certa forma tudo são bactérias, de modo que se a bactérias são as mais importantes, nós estamos incluidos nessa importância...

Se levar em conta que não há diferença palpável entre um sistema multicelular complexo e apenas uma bactéria... :emoticon1:
Imagem

Migs

Mensagem por Migs »

E qual é o problema do universo ser indiferente. É lógico que tem de ser indiferente. Ele não tem neurónios para poder ser outra coisa.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Peçam alguém mais competente que o videomaker por favor...
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Res Cogitans escreveu:Peçam alguém mais competente que o videomaker por favor...

Tratar o Video por "competência" é eufemismo, diria até bondade, sua, Léo.

Migs

Mensagem por Migs »

Najma escreveu:
Migs escreveu:Só há um problema Najma. Nós somos coleções de bactérias simbiontes. De certa forma tudo são bactérias, de modo que se a bactérias são as mais importantes, nós estamos incluidos nessa importância...

Se levar em conta que não há diferença palpável entre um sistema multicelular complexo e apenas uma bactéria... :emoticon1:

A diferença é a cooperação. Nós somos sociedades de bactérias...

Najma

Mensagem por Najma »

Migs escreveu:E qual é o problema do universo ser indiferente. É lógico que tem de ser indiferente. Ele não tem neurónios para poder ser outra coisa.

Já ouviu falar em computadores quânticos e nas teorias de Tipler? :emoticon16:
Imagem

Migs

Mensagem por Migs »

Já sim. O Tipler escreveu um livro doidão chamado fisica da imortalidade. E os computadores quânticos são aqueles que aproveitam estados quanticos não sei de quê, antes do colapso não sei de quem, para efetuar buscas completas em segundos de espaços vastissimos.

Najma

Mensagem por Najma »

Migs escreveu:Já sim. O Tipler escreveu um livro doidão chamado fisica da imortalidade. E os computadores quânticos são aqueles que aproveitam estados quanticos não sei de quê, antes do colapso não sei de quem, para efetuar buscas completas em segundos de espaços vastissimos.

U-hum... Agora, tente aplicar isso ao Universo mesmo que seja só num exercício de imaginação. Você falou que ele não tem neurônios... mas digamos que nossos neurônios apenas sejam um recurso da vida em criar na colônia celular a capacidade de interação que existe trama fina da matéria... :emoticon69:

Pense, Migs... Pense... :emoticon69:
Imagem

Migs

Mensagem por Migs »

Najma escreveu:
Migs escreveu:Já sim. O Tipler escreveu um livro doidão chamado fisica da imortalidade. E os computadores quânticos são aqueles que aproveitam estados quanticos não sei de quê, antes do colapso não sei de quem, para efetuar buscas completas em segundos de espaços vastissimos.

U-hum... Agora, tente aplicar isso ao Universo mesmo que seja só num exercício de imaginação. Você falou que ele não tem neurônios... mas digamos que nossos neurônios apenas sejam um recurso da vida em criar na colônia celular a capacidade de interação que existe trama fina da matéria... :emoticon69:

Pense, Migs... Pense... :emoticon69:

Bem, aplicando isso ao universo eu imagino galaxias neurónios que levam milhões de anos luz a comunicar com outras galáxias neurónio. No fim temos um Universo inteligente mas mais lento que um retardado mental... :emoticon12:

Najma

Mensagem por Najma »

O princípio do computador quântico é a transmissão de informação... se isso for levado ao pé da letra, partículas "comunicam-se" umas com as outras e é nisso que se baseia a interação partícula-partícula, até mesmo para a formação de moléculas, ou ainda para manter os elétrons "orbitando" o núcleo... :emoticon55:

Assim, não se tratariam de galáxias neurônios MAS... Entenda: neurônios "imitando" a realidade quântica das partículas interagindo através dos quanta de informação... :emoticon13:

Nossa estrutura neuronal "imitando" toscamente o que se passa em termos sub-atômicos... :emoticon69:

Pense, Migs, pense... :emoticon1:
Imagem

Migs

Mensagem por Migs »

hein? :emoticon3:

Migs

Mensagem por Migs »

Então o Universo está todo ele envolvido numa computação colossal? Tudo é algoritmo?

Najma

Mensagem por Najma »

Migs escreveu:Então o Universo está todo ele envolvido numa computação colossal? Tudo é algoritmo?

De acordo com as teorias (doidas) do Tipler, o universo se comportaria como um imeeeenso computador quântico. Daí os níveis de complexidade ad infinitum, desde a trama mais fina partindo dos quarks (ou até de partículas menores que eles... :emoticon10: ) até os confins daquilo que sequer conseguimos ver daqui da Terra... a bilhões e bilhões de anos-luz de distância além das superestrutura dos superaglomerados galáticos...

Uia que belezinha:

[center]Imagem[/center]

Ao nosso redor há "nuvens" de galáxias... bilhões delas...

Agora, voltando à terra... somos um agregado de microrganismos que resolveram viver em cooperação. Uma forma de conseguirmos sobreviver foi criar um centro de controle (cérebro) a fim de permitir que os sistemas funcionem em prol da manutenção dessa estrutura. Qual teria sido o "modelo" para tal centro senão o já "inserido" na própria estrutura da matéria, hum?

Pense, Migs, pense... :emoticon16:
Imagem

Migs

Mensagem por Migs »

O programador dessa computação Universal só pode ser esse aí:

Imagem

Trancado