Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

rapha... escreveu:
Zangari escreveu:
rapha... escreveu:Não existe paranormalidade. Não existe o sobrenatural. E também não existem espíritos, se querem saber.

Discussão encerrada.

Circulando, todo mundo!

Rapha: como é que você SABE que não existe paranormalidade?

Que você não ACREDITE eu entendo, e até compartilho: não acredito em paranormalidade, mas não SEI se ela existe ou não.

Gostaria de saber o que tem a dizer ou apresentar de justificativas!

Um fraternal abraço,
Zangari

Simples, e você também vai acabar me dando razão:

Paranormalidade não existe somente porque a Deise diz que existe.

Sacou? ^_^

Genial! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Tenho que concordar com o Hamtaro! :emoticon16:

APODman

Re: Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Mensagem por APODman »

O ENCOSTO escreveu:
APODman escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Zangari escreveu:
Vitor Moura escreveu:No blog do Aurélio, no texto "Parapsicologia e homossexualismo?" é dito: "E com certeza, o fato de uma pessoa ser homossexual nada tem de sobrenatural ou paranormal!"

Alegar que um homossexual não tem como causa de sua condição algo sobrenatural ou paranormal é IRRACIONAL, posto que parte de uma premissa que NÃO CONTEMPLA DADOS DE PESQUISA. Isso significa que eu sustente que "paranormalidade ou sobrenaturalidade" existam? NÃO!!! Parto do pressuposto que NESTE MOMENTO histórico da pesquisa ESSA RESPOSTA CIENTÍFICA NÃO EXISTA.

Mas, o Hammond deve conhecer mais do que os cientistas a respeito e, portanto NÃO SE FURTARÁ A APRESENTAR REFUTAÇÕES DOS ESTUDOS DE STEVENSON SOBRE PESSOAS QUE LEMBRAVAM-SE DA SUA VIDA PASSADA TEREM PERTENCIDO A OUTRO SEXO E NESSA VIDA SE TORNARAM HOMOSSEXUAIS.

Vitor,

O que lhe garante que NÃO TENHA havido ESP nos casos em questão?

Zangari, acho que vc não entendeu! Quem tem que responder isso é o Aurélio, não eu! Foi ELE que disse que COM CERTEZA TAIS CASOS NÃO ERAM DEVIDOS À PARANORMALIDADE OU SOBRENATURAL.

Foi exatamente isto que reclamei dele. O que garante a ele que não tenha havido ESP para dizer uma coisa dessas?

Um abraço,
Vitor

Acho que o Vitor está obsediado. :emoticon16:

[ ]´s

Ao menos, o Vitor parece assumir que o seu site é pseudocientifico. Veja o tipo de critica que ele faz ao blog no Niels.

Ele assumiu isto ???

Tenho que tirar um print screen da tela desta declaração para posteridade ! :emoticon16:

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Zangari escreveu:
Vitor, certamente, quem não entendeu o que eu escrevi foi você! Solicito que você apresente a refutação de que NÃO TERIA HAVIDO ESP nos casos apresentados. Por que? Porque se eles PUDEREM SER INTERPRETADOS COMO MANIFESTAÇÃO DE ESP NÃO PRECISAM SER INTERPRETADOS COMO MANIFESTAÇÃO DE LEMBANÇAS DE VIDAS PASSADAS E, PORTANTO, NADA HAVERÁ DE CAUSA PARANORMAL NA HOMOSSEXUALIDADE DOS ENVOLVIDOS, DE MODO QUE O AURÉLIO TEM TODA A RAZÃO!!! Ficou claro?

[/quote]

Não. Como vc pode não considerar manifestação de ESP uma causa paranormal? Pra vc ESP já é natural? Já a compreende inteiramente?

Um abraço,
Vitor

Vitor Moura

APODman escreveu:
Mas, o Hammond deve conhecer mais do que os cientistas a respeito e, portanto NÃO SE FURTARÁ A APRESENTAR REFUTAÇÕES DOS ESTUDOS DE STEVENSON SOBRE PESSOAS QUE LEMBRAVAM-SE DA SUA VIDA PASSADA TEREM PERTENCIDO A OUTRO SEXO E NESSA VIDA SE TORNARAM HOMOSSEXUAIS.

Refutações de evidências anedotas ?

Mas é verdade, tenho que dar o braço a torcer, são experimentos que foram replicados: Os pesquisadores foram até o local e disseram:

"Ei garoto, me conta de novo aquela estória ?"

Replicadissimo !! :emoticon16:

[ ]´s

Ainda que fosse só isso (não é), essa técnica de pedir para recontar a história funciona muito bem na polícia e nos tribunais ou CPIs, pegando criminosos que entram em contradição (O Roberto Jefferson caiu em contradição diversas vezes).

Ou seja, como vc pode reclamar de uma técnica das mais usadas e que funciona tão bem?

E mais uma vez, tais casos não são evidências anedóticas.

"Tais pesquisas foram inclusive publicadas em revistas indexadas pelo ISI e com fator de impacto na comunidade científica. Mesmo assim, muitos “céticos” teimam erroneamente em dizer que tais casos são anedóticos, possuindo pouca ou mesmo nenhuma validade. Citando parcialmente as palavras de meu amigo Julio Siqueira, parece que estes “céticos” não percebem a diferença entre relatos anedóticos e estudo de casos. Muitos relatos anedóticos são praticamente indistinguíveis de lendas urbanas. Por outro lado, estudos de casos como alguns dos melhores feitos por Ian Stevenson (como o artigo sobre três casos no Sri Lanka de 1988, e o caso do jovem Imad Elawar de 1966), são tão meticulosos e tão ricos de detalhes, e tão cautelosos com relação às demais possibilidades, que na verdade se constituem em evidência observacional de boa qualidade, assim como ocorre em estudos de zoologia etc. E tais estudos foram, em uma dose pelo menos minimamente satisfatória, já reproduzidos por outros pesquisadores, constituindo evidência de fenômenos paranormais."

Vitor Moura

O ENCOSTO escreveu:Ao menos, o Vitor parece assumir que o seu site é pseudocientifico. Veja o tipo de critica que ele faz ao blog no Niels.

Vc acha meu site pseudo-científico? Eu gostaria de saber COMO isso é possível, se lá só tem artigos traduzidos publicados em revistas científicas (e alguns indexados pelo ISI).

Um abraço,
Vitor

Vitor Moura

APODman escreveu:Ele assumiu isto ???

Tenho que tirar um print screen da tela desta declaração para posteridade ! :emoticon16:
[ ]´s

Pode ter certeza que no dia que eu 'assumir' isso aí sim vou estar obsediado! E o restante da comunidade científica também! Afinal, eu pego os artigos com ela.

Vitor Moura

Re: Re.: Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Res Cogitans escreveu:Você foi mulher na vida passada Vitor?

Mesmo se eu soubesse, isso não seria da sua conta.

Vitor Moura

Alter-ego escreveu:
Vitor Moura escreveu:Alegar que um homossexual não tem como causa de sua condição algo sobrenatural ou paranormal é IRRACIONAL, posto que parte de uma premissa que NÃO CONTEMPLA DADOS DE PESQUISA.

Vou defender o Aurelio.

Vitor, você já ouviu falar em navalha de Okhan?

Alter, vc já ouviu falar em ônus da prova?

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Repetindo o que eu postei sobre ônus da prova..
"Trocando o Ônus da Prova

O fardo da prova está sempre na pessoa afirmando algo. Trocando o fardo da prova, um caso especial de Argumentum Ad Ignorantiam, é a falácia de pôr o fardo da prova na pessoa que nega ou questiona a afirmação. A fonte da falácia é a suposição que algo é verdade até que se prove o contrário.

Para discussão posterior, veja o documento Introdução ao Ateísmo.

"OK, então se você não pensa que alienígenas cinzas ganharam o controle do governo dos EUA, você pode provar isso?"
http://www.str.com.br/Scientia/falacias.htm#42

Argumentum Ad Ignorantiam

Argumentum ad ignorantiam significa "argumento da ignorância". A falácia ocorre quando é argumentado que algo deve ser verdade, simplesmente porque não se foi provado que é falso. Ou, equivalentemente, quando é argumentado que algo deve ser falso porque não se foi provado ser verdade.

(Note que isso não é o mesmo que assumir que algo é falso até que seja provado ser verdade. Na lei, por exemplo, você é geralmente assumido como inocente até provado ser culpado.)

Aqui estão alguns exemplos:

"Claro que a bíblia é verdadeira. Ninguém pode provar de outra maneira."

"Claro que telepatia e outros fenômenos psíquicos não existem. Ninguém mostrou nenhuma prova de que eles são reais."

Em investigação científica, se é sabido que um evento iria produzir certa evidência se tiver ocorrido, a ausência de tal evidência pode validamente ser usada para inferir que esse evento não ocorreu. Isso não prova com certeza, entretanto.

Por exemplo:

"Um dilúvio como o descrito na bíblia iria requerer que um enorme volume de água estivesse presente na terra. A terra não têm um décimo de tanta água, mesmo se nós contarmos a congelada nos pólos. Portanto tal dilúvio não ocorreu."

É, claro, possível que algum processo desconhecido ocorreu para remover a água. A boa ciência iria então demandar uma teoria plausível testável para explicar como ela desapareceu.

Claro, a história da ciência é cheia de predições más logicamente válidas. Em 1893, a Royal Academy of Science foi convencida por Sir Robert Ball que comunicação com o planeta Marte era fisicamente impossível, porque iria requerer uma bandeira tão grande quanto a Irlanda, que iria ser impossível de ser ondulada. [Fortean Times Número 82.]

Aurelio Moraes
Contato:

A Navalha de Ockham da maneira como foi popularizada pela ciência (um tanto diversa da sua formulação original) diz que entre duas teorias que explicam igualmente os mesmos fatos, a mais simples é a correta. Em outras palavras, se uma explicação simples basta, não há necessidade de buscar outra mais complicada. A Navalha também é conhecida por "Princípio da Economia".

Um exemplo clássico do uso deste principio pode ser visto na discussão histórica em torno da estabilidade do Universo. Isaac Newton, um gênio da física mas também um homem profundamente místico, estava convencido de que os planetas não poderiam permanecer imutavelmente em suas órbitas sem a interferência de Deus. Imaginava o Universo como um relógio (uma invenção relativamente moderna em sua época), o qual Deus teria posto em movimento na Criação e que precisava ser corrigido de tempos em tempos, tal qual um relógio que precisa de corda para continuar funcionando. Sem Deus agindo como um relojoeiro celeste, calculara Newton, os planetas, acabariam arrefecendo seu movimento devido às mútuas influências gravitacionais, desviando-se de suas órbitas até colidirem entre si. Foi somente um século depois de Newton, que Pierre Simon de Laplace mostrou, com a ajuda de métodos matemáticos de aproximação, que se os planetas não se desviavam de suas órbitas era porque as interferências gravitacionais entre eles se compensavam e anulavam-se a longo prazo. Quando indagado por Napoleão sobre por que Deus estava ausente de sua teoria, Laplace respondeu: "Sire, não precisei desta hipótese".

Laplace havia aplicado a "Navalha de Ockham" à sua cosmologia: entre duas teorias, uma que exigia a existência de uma superentidade vigilante para criar e manter o universo em movimento e outra que podia conter os fenômenos observados sem incluir hipóteses adicionais, Laplace escolheu a segunda, aquela com o mínimo de suposições necessárias para explicar todos os fatos observados, ou seja, aquela com o menor número de "razões suficientes".

Logicamente Isaac Newton não desconhecia a Navalha de Ockham, até mesmo tinha sua própria versão dela: "Não se deve admitir mais causas às coisas da natureza que aquelas que forem tanto verdadeiras quanto suficientes para explicar sua aparência."

Utilizando a Navalha de Ockham no estudo do paranormal.

Todas as alegações de fenômenos paranormais têm algo em comum: entre duas hipóteses que explicam igualmente os fatos "paranormais" observados, uma baseada em conhecimento bem fundamentado pela ciência e outra envolvendo seres de outros planetas, espíritos, anjos, demônios, magia, campos de energia misteriosos, ou simplesmente forças físicas desconhecidas, muitos preferem a segunda, mais "complicada", do que a primeira, mais "simples".

Um exemplo (dos mais pitorescos): Muitos querem crer que os círculos nas plantações inglesas (crop circles) têm sido feitos por alienígenas interessados em se comunicar conosco. Em 2001 foi encontrado na Inglaterra um círculo que reproduzia a mensagem enviada pelo radioteléscópio de Arecibo ao espaço em 1974 como parte do programa SETI (Search for Extraterrestrian Intelligence). A mensagem reproduzida no círculo era idêntica à original, exceto que os dados relativos à raça humana, como o DNA e uma figura humana, tinham sido trocados por dados e uma figura supostamente alienígenas. Enquanto os ufólogos ficaram exultantes, os cientistas do programa SETI disseram que o tempo necessário para que o sinal enviado em 1974 chegasse à estrela mais próxima (na direção em que o sinal foi enviado) mais o tempo que uma suposta raça inteligente levaria para vir desta estrela até a Terra seria muito maior do que o tempo decorrido desde a transmissão. Ou seja, mesmo que exista uma raça extraterrestre inteligente (o que é justamente o que quer descobrir o projeto SETI), ainda é cedo para que respondam a transmissão iniciada em 74. Seria mais fácil, disseram os cientistas, aceitar o fato de que aquele círculo, como outros, havia sido feito por pessoas em busca de aventura ou reconhecimento. Mas então os ufólogos replicaram (5thworld.com/Chilbolton/ChilboltonCode.html) dizendo que isto é apenas uma prova de que os alienígenas já estão entre nós há muito mais tempo do que supomos, provavelmente desde o início da vida humana. Bem, isso não é realmente um impedimento lógico, mas vemos que se aceitamos a hipótese dos aliens, somos obrigados também a incorporar o fato de que eles existem entre nós e que podem estar disfarçados como nossos vizinhos (ou isso, ou reformulamos as leis da física para que seja possível viajar numa velocidade maior do que a da luz). Mais adiante quando confrontados com a dificuldade de que, dada a diversidade que a vida pode assumir, seria uma coincidência incrível que estes aliens se parecessem com a figura humanóide retratada no círculo, os ufólogos responderam que uma raça suficientemente avançada para viajar pelo espaço, e que já se encontra na Terra há milhares de anos, certamente dominaria a engenharia genética necessária para alterar conforme seu desejo a vida local (nós). Resumindo: empurrados pela lógica através do tortuoso pensamento ufológico, a "hipótese alien" nos deixou nas mãos, não apenas alienígenas casuais, mas alienígenas vivendo entre nós, que alteraram geneticamente a vida na Terra para que nos desenvolvessemos à sua imagem e semelhança, e que a despeito de tanta tecnologia e disposição se comunicam com a raça humana através de códigos em plantações.

Eis o problema em se ser pródigo em pressupostos e ir além do estritamente científico.

http://www.projetoockham.org/div_ockham.html

Dentro deste contexto, as explicações psicológicas e biológicas que eu apresentei para os motivos da homossexualidade são suficientes e não vejo motivos para recorrermos ao sobrenatural ou paranormal para explicarmos as causas do homossexualismo.
Falar que "você não pode provar que as crianças estão mentindo, logo os relatos sobre vidas passadas são reais" é ad ignorantiam, conforme demonstrei na postagem acima.

Assumo que a palavra " com certeza" soou forte, tanto que alterei a postagem do blog em razão disso.
Vitor, acho que generalizar o blog todo por causa de uma palavra ( o "com certeza") ficou muito forte.

Espero que deixemos estes atritos para trás e fiquemos no respeito que sempre tivemos um com o outro, nos debates.

Abraços

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:Repetindo o que eu postei sobre ônus da prova..
"Trocando o Ônus da Prova

Vc quer dizer o quê com isso, Aurélio? Que EU troquei o ônus da prova? Mas, vc mesmo usa um exemplo que mostra que o ônus é seu:

[Argumentum Ad Ignorantiam

"Claro que telepatia e outros fenômenos psíquicos não existem. Ninguém mostrou nenhuma prova de que eles são reais." ]

E vc disse algo mais ou menos assim: ' É claro que homossexualidade não é causada por nada sobrenatural ou paranormal.Não existem evidências disso'

Aurelio Moraes
Contato:

Corrigi o equívoco! E continuo achando que você generalizou demais chamando o Blog todo de "pseudocientífico". Me soou apenas como retaliação ao comentário que eu tinha feito anteriormente sobre o seu.

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:Assumo que a palavra " com certeza" soou forte, tanto que alterei a postagem do blog em razão disso.
Vitor, acho que generalizar o blog todo por causa de uma palavra ( o "com certeza") ficou muito forte.

O engraçado é que para chamar meu trabalho e de pesquisadores do calibre de Stevenson de pseudo-científico vc não teve o mesmo cuidado ou consideração...

Mr.Hammond escreveu:Espero que deixemos estes atritos para trás e fiquemos no respeito que sempre tivemos um com o outro, nos debates.

Abraços

Isso depende de vc, Aurélio, não de mim. Foi vc que começou os ataques, me acusando de proselitismo espírita, sendo incapaz de demonstrar suas acusações.

Aurelio Moraes
Contato:

Eu me referi ao fato de que afirmar aprioristicamente no título do site que " existem espíritos" é anticientífico.
Mas depois se bem me recordo você falou que esta é a sua opinião, então tudo bem.

Isso depende de vc, Aurélio, não de mim.

Então é um tu quoque?
Tu Quoque

Essa é a famosa falácia "você também". Ocorre se você argumentar que uma ação é aceitável porque seu oponente a performou. Por exemplo:

"Você está sendo abusivo a esmo."

"E daí? Você vem sendo abusivo também."

No mais, você já conhece as minhas críticas e as do Zangari sobre os estudos de caso, e não vejo porque nos alongarmos nisto.

Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Ei, vitor, em vez de ficar fazendo acusações levianas, por que vc não entra neste tópico e defende sua doutrina?

http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=2025

Mêdo?
:emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Migs escreveu:[b]Nesta corrida ao armamente de céticos Vs Resto do mundo, chega a ser escandaloso como se usa a palavra racional e irracional.

As pessoas fazem muita confusão com os termos "irracional", "ilógico", "falacioso", "dubitável", "intuitivo", "não-científico", etc.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:Corrigi o equívoco!

Melhorou, mas continua ruim. Vc disse:

Mr.Hammond escreveu:Não existem evidências hoje de que exista algo supostamente paranormal ou sobrenatural no comportamento homossexual.

Simplesmente o fato de Stevenson conseguir publicar sua pesquisa numa revista científica indexada com peer-reviewed pelo ISI, tal qual a Medical Hyphoteses, em que ele abertamente sugere a hipótese de vidas passadas como explicação para a homossexualidade, mostra que existem evidências aceitas pelo corpo editorial da revista (ou seu artigo nem teria sido publicado) . O mínimo que vc deveria fazer seria exercitar a dúvida do leitor e citar as pesquisas de Stevenson! O seu blog se diz cético e científico, e ceticismo significa exercitar a dúvida! E vc passa uma visão uni-lateral do assunto, o que é cientificamente capenga e errado mesmo.

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:

Isso depende de vc, Aurélio, não de mim.

Então é um tu quoque?
Tu Quoque

Essa é a famosa falácia "você também". Ocorre se você argumentar que uma ação é aceitável porque seu oponente a performou. Por exemplo:

"Você está sendo abusivo a esmo."

"E daí? Você vem sendo abusivo também."

A diferença é que os meus argumentos eu embasei!

Mr.Hammond escreveu:No mais, você já conhece as minhas críticas e as do Zangari sobre os estudos de caso, e não vejo porque nos alongarmos nisto.

Eu vejo. Vc continua passando uma visão uni-lateral do assunto. Ceticismo é dúvida. Vc mesmo sabe que existwem opiniões divergentes sobre estudos de caso. Vc TEM que citar que nem todo mundo pensa assim, ou vc está escondendo informação.

Vitor Moura

Gilghamesh escreveu:Ei, vitor, em vez de ficar fazendo acusações levianas, por que vc não entra neste tópico e defende sua doutrina?

Mêdo?

Não, não faço proselitismo.

Aurelio Moraes
Contato:

Dentro da perspectiva de nossos pensamentos sobre os estudos de caso (que você conhece bem), não existem evidências da sobrevivência após a morte. Não existirem evidências não significa que tal coisa não aconteça ou não exista. Ao meu ver é cientificamente capenga afirmar que "espíritos existem" pois passa a idéia de que "existem e pronto, acabou.

Várias vezes eu deixo a dúvida em aberto no blog, sobre a existência ou inexistência de espíritos, como no caso da TCI:

"Mas é claro, novos dados sobre as TCI sempre poderão ser analisados pela ciência."

Neste post, também:

"Ainda podemos levar em consideração que muitas pessoas têm ezquisofrenia e não sabem. Ao serem tratadas por um psiquiatra, as visões ou audições de espíritos geralmente desaparecem!

Por isso não precisamos afirmar nem negar que “fantasmas” ou “espíritos ” de nenhum tipo existem ou não existem. Afirmar aprioristicamente que fantasmas existem ou que não existem é algo que não pode ser levantado pelo método científico. Por isso na pesquisa psi não afirmamos nem negamos que fantasmas existem e sim desconsideramos a hipótese, por não ser encaixada no método científico."

Portanto, eu exercito o ceticismo dos leitores, conforme demonstrei acima.

No mais Vitor, fiquemos cada um com a sua opinião, sem ataques pessoais.

Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Vitor Moura escreveu:
Gilghamesh escreveu:Ei, vitor, em vez de ficar fazendo acusações levianas, por que vc não entra neste tópico e defende sua doutrina?

Mêdo?

Mêdo! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

huashuashuashuashuashuashuashua

Típico! :emoticon16:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Aurelio Moraes
Contato:

Vc TEM que citar que nem todo mundo pensa assim, ou vc está escondendo informação.

Tá lá:
Algumas pessoas alegam que crianças podem contar que em outras vidas, foram do sexo oposto.

De resto, não vou colocar links para os tais estudos de caso porque não concordo com eles! Isso é simples!
O Blog está em sintonia com uma boa rede de sites céticos e científicos, como o Ceticismo aberto, o Projeto Ockham e outros que linkam o Blog.

Seria como eu colocar links da Canção nova para explanar a visão deles sobre o "dom de língüas", tema que abordei no Blog. Ou então sites que afirmam que fotografia kirilan é sem dúvidas fotografia da alma.

Eu não vou publicar links os quais eu discordo, justamente por ser um blog cético e científico, Vitor. Vou me manter dentro da proposta do Blog, o que está em concordância com a interpsi e os e-mails que eu recebo dos leitores, concorde e queira você ou não.
No mais, você tem o direito de achar o que quiser. Que blog é lista de discussão, que o blog é pseudocientífico, que eu estou "escondendo informação" e qualquer outra opinião que você democraticamente possa ter sobre ele.

Se você está satisfeito com o seu trabalho, continue acreditando nos estudos de caso e publicando-os no seu site, numa boa.
Acho que o público que freqüenta assiduamente o Linha cética é diferente do que o freqüenta o seu site, e nem por isso um é melhor ou pior do que o outro.
Na minha opinião, o seu site tem uma perspectiva espiritualista. E você pode discordar desta minha opinião sem o menor problema.

Só por curiosidade:
No seu site você coloca que nem todos os pesquisadores concordam com os estudos de caso? Se coloca, gostaria de ver.
Editado pela última vez por Aurelio Moraes em 03 Fev 2006, 09:55, em um total de 1 vez.

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:
Só por curiosidade:
No seu site você coloca que nem todos os pesquisadores concordam com os estudos de caso? Se coloca, gostaria de ver.

No meu site eu coloco evidências CONTRA e A FAVOR os fenômenos tratados.E de qualquer modo não tem lá só estudos de caso. Tem experiências em laboratório também.

Médium que passou em experiência de laboratório:

http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... stexp.html

Médiuns que não passaram em experiências em laboratório:

http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... man_medium

Portanto, exercito a dúvida e não passo uma visão uni-lateral.

Um abraço,
Vitor

Vitor Moura

Gilghamesh escreveu:
Vitor Moura escreveu:

Mêdo?

Mêdo! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

huashuashuashuashuashuashuashua

Típico! :emoticon16:

Se eu 'defendo a doutrina', me acusam de proselitismo. Se eu não defendo, dizem que estou com medo. É, esse é um jogo que não dá pra ganhar!

Um abraço,
Vitor

Aurelio Moraes
Contato:

Gostei de ler isto aqui:
O título do site reflete apenas a opinião do autor sobre a questão, com base nas evidências expostas. É apenas a aposta pessoal do autor, e não representa qualquer consenso na comunidade científica.

Por isso no LC não vou afirmar nem aprioristicamente que espíritos existem, nem que não existem.

Trancado