Problema do mal versão animal

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Res Cogitans

Re: Re.: Problema do mal versão animal

Mensagem por Res Cogitans »

Samael escreveu:
Res Cogitans escreveu:Peçam alguém mais competente que o videomaker por favor...

Tratar o Video por "competência" é eufemismo, diria até bondade, sua, Léo.

Quando eu sou malvado reclamam, quando eu sou bozinho reclamam. Vão se fuder então. :emoticon12: :emoticon12:
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

videomaker

Re: Problema do mal versão animal

Mensagem por videomaker »

Sério que é fato, Video ? Por favor, poste alguma fonte, pois estou morta de curiosidade ![/quote]

Oi Carmem ,
É que somos gente com algumas capacidades interessantes ,
podemos mudar coisas , ser amorosos ou impiedosos , ser
egoista ou altruista , e temos o principal podemos escolher
exercitando a razão.
Razão e não instinto , pequena diferença !!!!!
Talvez isso SEJA FATO !

Um cheiro.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

O universo está se lixando para o que você acha. O universo nem sabe que você existe. Optar por uma crença não vai mudar nada.[/quote]

Talvez ele pense o mesmo sobre o que vc acha !
Pergunta a ele.
:emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Res Cogitans escreveu:
Samael escreveu:
Res Cogitans escreveu:Peçam alguém mais competente que o videomaker por favor...

Tratar o Video por "competência" é eufemismo, diria até bondade, sua, Léo.

Quando eu sou malvado reclamam, quando eu sou bozinho reclamam. Vão se fuder então. :emoticon12: :emoticon12:

Até eu que sou empático e politicamente correto quase sempre consegui me irritar dessa vez...

videomaker

Res Cogitans escreveu:
videomaker escreveu: Linha de raciocinio tipica do ateu :

Um gato não tem espirito .
Um homem tambem , não tem .
Logo se o homem sofre e o gato tambem , o sofrimento tem
que ter uma razão e iguais para os dois !
Isto é fantastico ........

Fantástico é você ter tirado esta conclusão do que eu falei, igualmente fantástico é imaginar que alguém com tamanha deficiência em interpretação de texto tenha completado o primeiro grau.

Achar que seres humanos e um animal tem o mesmo nivel de
cosciencia é o que ?
Burrice ou teimosia ?

(1) A existência ou não de espírito é irrelevante para a questão.
(2) Em nenhum momento disse que o sofrimento tem razão igual, tanto que pergunto qual a razão do sofrimento animal deixando implícito que o mesmo não pode ter a mesma razão, uma vez que a suposta razão do sofrimento humano são seus erros morais passados. Como animais não são considerados agentes morais, essa justificativa não pode ser usada.

Se é diferente , logo a pespectiva é outra !
Logo animais e seres humanos suportam diferente !

Vamos lá :
Quando se tem , é quando se tem consiência da dor !
Achar que um gatinho raciocina como um homem é que
esta o problema.
Um tem espirito o outro não !
Qual a dificuldade ?

O raciocínio do gato é irrelevante. Se eu pego um saca-rolha e arranco o olho do felino lentamente, praticamente todos concordam que o gato sofre. E é este o sentido que estou usando para a palavra sofrimento. Caso tenha algum problema com ela, fique somente com a palavra dor, pouco importa. A questão é a mesma.

Então vc acredita que esta sua visão é a mesma do gato ?
Puxa porque esse idiota tá fazendo com uma saca rolha no
meu olho ?
Sera que a dor pode ter outra pespectiva para ele ?

Dantas , o que fiz foi para chamar a atenção para o fato :
Relação dor , e sofrimento consciente , com o espirito!
Tendo o homem espirito e o gato não , parace logico que o
nivel de cosciencia da dor é diferente !
Achar que um gatinho estaria pensando , por que sofro , não
parece muito Racional.
Porem como um ateu coloca os dois no mesmo patamar , disse
aquilo .

Que o homem tem um nível maior de consciência com sua dor é uma questão que até você pode entender.
O gato estar ou não refletindo sobre seu sofrimento também não é importante para a questão que levantei.
E não coloquei os dois no mesmo patamar, simplesmente disse que não só sofrimento humano precisa ser justificado mas todo sofrimento, de todos os seres e em todas as magnitudes, mas eu não esperava que você pudesse entender isso logo de cara.

E eu nem vc , olha só ?
A final para vc os dois são seres animados por nada , ou não
é ?

Como qualquer ser humano , pois espiritos foram tais , o dr.
Bezerra PODE ACHAR UM MONTE DE COISAS , quando vc
entender que não existe o Eu sei tudo DO LADO DE LÁ , vai
ficar mais facil .

Eu imagino que a lado de lá esteja cheio de gente como você, assim todas as asneiras dos espíritos estariam explicadas.

Assim como vc tambem , pretenciosos que pensam que sabem
tudo ,e choram na cama , com receio de estarem errados !

vai uma limonada ai !

videomaker

Cavaleiro do Ébano escreveu:Segundo a DE os animais têm alma, sim...

Tá lá no LE, e também num livro que se chama "Animais, nossos irmãos"

O fato do VM não querer que seja assim não muda o que a DE diz.
E diz errado por sinal :emoticon5:

Animais tem alma?
19/02/2002 - O que o Espiritismo fala sobre os animais; eles tem alma? Progridem? ou serão sempre animais? Porque eles sofrem? Eles tem Carma? Porque existem animais mais inteligentes?

Esta é uma pergunta difícil de ser detalhada, mas sem dúvida o espiritismo tem uma resposta. Os animais não tem alma como nós os humanos, mas tem um princípio espiritual que sobrevive à morte do corpo. Segundo os espíritos disseram a Kardec, quando o animal morre, espíritos especializados recolhem esse princípio espiritual, que entra em letargia e é encaminhado para uma nova encarnação quase imediatamente.

Este princípio inteligente, que ainda não é um espíritos, passará milênios incontáveis nesta condição, até chegar ao reino hominal, mas em mundos primitivos, onde o homem pouco se diferencia de um animal. Continua progredindo lentamente até adquirir consciência de si mesmo e desenvolver o livre arbítrio. Os homens progridem por sua vontade, mas os animais pela força das coisas ou do ambiente. Se eles permanecessem sempre animais seria uma injustiça, pois eles sofrem, são abatidos para a alimentação do homem, usados como cobaias e desenvolvem doenças como o câncer, por exemplo.

Mas eles não tem Carma, pois não tem livre arbítrio. Mas compreenda, caro amigo, que Carma é uma palavra das doutrinas indianas e não existe no espiritismo (preferimos ação e Reação ou causa e efeito). Os animais não são responsáveis pelos seus atos. Alguns são mais inteligentes pelos cuidados recebidos, ou talvez, porque progrediram um pouco mais do que os seus irmãos da mesma espécie. Respeitar e proteger os animais é um dever cristão.

Res Cogitans

videomaker escreveu: Achar que seres humanos e um animal tem o mesmo nivel de
cosciencia é o que ?
Burrice ou teimosia ?

Eu só queria saber onde eu falo que animais e humanos tem o mesmo nível de consciência. Será burrice ou teimosia sua insistir numa coisa que sequer eu disse?

Se é diferente , logo a pespectiva é outra !
Logo animais e seres humanos suportam diferente !

Irrelevante para questão que levantei.

Então vc acredita que esta sua visão é a mesma do gato ?

Você é burro assim mesmo ou ta zoando com a minha cara? Que mané visão do gato...

Puxa porque esse idiota tá fazendo com uma saca rolha no
meu olho ?

Não pensei que fosse tão difícil de entender que animais sofrem quando mutilados.

Sera que a dor pode ter outra pespectiva para ele ?

Sim, ele pode sentir tesão. É bem razoável que ele sinta algo como orgamo quando arrancamos um olho seu com saca-rolha, se o metal tiver quente então o gato deve estar em êxtase.

E eu nem vc , olha só ?
A final para vc os dois são seres animados por nada , ou não
é ?

Sic

Assim como vc tambem , pretenciosos que pensam que sabem
tudo ,e choram na cama , com receio de estarem errados !

ZzzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzZZZZ

vai uma limonada ai !

Não obrigado. Não gosto de limonada, pode colocar no olho do gato.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

videomaker

Vamos acabar com isso agora :

A dor que um animal sente , não pode ser igual ao que um
SER HUMANO SENTE !
É dor , porem deve ser diferente !
Pois animais e humanos SÃO DIFERENTES !
Animais não são racionais e não pensam , a dor que um animal
sente , lhe é indiferente , pois é ele não relaciona com nada!
De novo :
Se um animal esta pensando porque isso doi , siga em frente
e dá um soprinho que a dor passa .
:emoticon1:

Carmen

Mensagem por Carmen »

Sério que é fato, Video ? Por favor, poste alguma fonte, pois estou morta de curiosidade !

Videomaker escreveu: Oi Carmem ,
É que somos gente com algumas capacidades interessantes ,
podemos mudar coisas , ser amorosos ou impiedosos , ser
egoista ou altruista , e temos o principal podemos escolher
exercitando a razão.
Razão e não instinto , pequena diferença !!!!!
Talvez isso SEJA FATO !

Video, não entendi sua resposta. Voce afirmou que "a verdade é que animais não têm espíritos e sim um princípio inteligente, e isto é fato". Pedi que me passasse as fontes onde baseia esta conclusão.

Se a razão é pré-requisito para ter espírito, e como outros animais também raciocinam, têm inteligência, então voce está se contradizendo...

Carmen

Mensagem por Carmen »

videomaker escreveu:Vamos acabar com isso agora :

Animais não são racionais e não pensam , a dor que um animal

Só nestas linhas, mentira, arrogância, ignorância, descaso com a dor alheia...isto é que se chama "evoluir" ? A cada dia que passa estou mais satisfeita com meu ateísmo se este tipo de pensamento exemplifica um religioso ! Bah !

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

videomaker escreveu: Vamos acabar com isso agora :

SER HUMANO SENTE !

Por que não, Video? Se os terminais nervosos tiverem a mesma sensibilidade para dor, eles sentem dor sim.

videomaker escreveu: Animais não são racionais e não pensam , a dor que um animal

Como não? Como você acha que os animais de circo são treinados na base do chicote? Sentem dor sim... e são capazes de condicioná-la ao descontentamento do treinador... Ou você acha que ursos dançam balé por inspiração divina? :emoticon5:

Que cousa... :emoticon5:
Imagem

Res Cogitans

Re.: Problema do mal versão animal

videomaker escreveu:A dor que um animal sente , não pode ser igual ao que um
SER HUMANO SENTE !

Se se limitar a dor física, dependendo dos terminais nervosos do animal em questão, a dor do animal pode ser até maior. O que diferencia os dois é o sofrimento psicológico que vêm de bônus com a dor física.

sim, a gorila Koko, por exemplo, teria uma participação melhor neste tópico que você.

a dor que um animal

Caramba, você é mesmo muito burro. Todos os seres vivos evitam sua dor e buscam seu prazer, isso de maneira alguma pode ser considerado indiferença a dor.

É canja, é canja, é canja de galinha arranja outro crente pra jogar na minha linha.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Najma escreveu:

SER HUMANO SENTE !

Por que não, Video? Se os terminais nervosos tiverem a mesma sensibilidade para dor, eles sentem dor sim.

videomaker escreveu: Animais não são racionais e não pensam , a dor que um animal

Como não? Como você acha que os animais de circo são treinados na base do chicote? Sentem dor sim... e são capazes de condicioná-la ao descontentamento do treinador... Ou você acha que ursos dançam balé por inspiração divina? :emoticon5:

Ligia, você é uma daquelas pessoas voluntárias que visitam a APAE para conversar com os pacientes?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

O ENCOSTO escreveu:
Najma escreveu:

SER HUMANO SENTE !

Ligia, você é uma daquelas pessoas voluntárias que visitam a APAE para conversar com os pacientes?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Eu ando TÃO "samaritânica" ultimamente... ando relevando qualquer coisa... :emoticon12:

E não, eu não faço caridade... :emoticon16: O Video TEM que entender!! :emoticon2:
Imagem

Carmen

Mensagem por Carmen »

Res Cogitans escreveu:.... O que diferencia os dois é o sofrimento psicológico que vêm de bônus com a dor física.

Sofrimento psicológico derivado da dor física os não-humanos também têm, Res. Talvez eu não tenha compreendido bem o que voce disse, mas no caso de maus-tratos, por exemplo, qualquer animal muda seu comportamento tornando-se arredios, covardes, agressivos, etc. Indicação do trauma decorrente.
Editado pela última vez por Carmen em 03 Fev 2006, 14:05, em um total de 1 vez.

Res Cogitans

Carmen escreveu:
Res Cogitans escreveu:.... O que diferencia os dois é o sofrimento psicológico que vêm de bônus com a dor física.

Sofrimento psicológico derivado da dor física os não-humanos também têm, Res. Talvez eu não tenha compreendido bem o que voce disse, mas no caso de maltratos, por exemplo, qualquer animal muda seu comportamento tornando-se arredios, covardes, agressivos, etc. Indicação do trauma decorrente.

Estou falando da diferença quantitativa e qualitativa do sofrimento psicológico. É razoável pensar que como temos mais maneiras de sofrer psicologicamente, nosso sofrimento seja na maior parte das vezes maior. É uma questão de neurofeedback. Uma coisa me faz sofre fisicamente, ao refletir sobre este sofrimento posso acabar sofrendo mais ainda.

Carmen

Mensagem por Carmen »

Sofrimento psicológico derivado da dor física os não-humanos também têm, Res. Talvez eu não tenha compreendido bem o que voce disse, ...

Res Cogitans escreveu:... É uma questão de neurofeedback. Uma coisa me faz sofre fisicamente, ao refletir sobre este sofrimento posso acabar sofrendo mais ainda.

Concordo.

videomaker

Eu não disse que não sentem !
Disse que relacionam a dor de outra forma , eles não pensam:
Porque isso esta acontecendo comigo ?
Acho que vc concorda , né !
Logo a DOR lhe serve de outra forma .
:emoticon1:

Que cousa... :emoticon5:[/quote]

O instinto é apenas o que lhe restam , apenas .
Sentem dor SIM , porem de forma diferente .
Sacou .

um cheiro.

videomaker

Ficamos assim :

Se vc quer achar que um gato , rato , ou seja lá o que for ,
quando é ferido , questiona a razão de tal ferimento , fique
com seu racionio torpe .
Eles sofrem , porem não existe como um ser racional pode
perceber o que de fato acontece com um animal inracional.
Logo a sua proposta não é valida.
:emoticon17:

APODman

Mensagem por APODman »

videomaker escreveu:
Ficamos assim :

Se vc quer achar que um gato , rato , ou seja lá o que for ,
quando é ferido , questiona a razão de tal ferimento , fique
com seu racionio torpe .
Eles sofrem , porem não existe como um ser racional pode
perceber o que de fato acontece com um animal inracional.
Logo a sua proposta não é valida.
:emoticon17:

Os chipanzés pensam, são inteligentes e possuem conciência ( identificam-se como um EU no universo ) , ou seja são capazes de avaliar o motivo de seu sofrimento e elaborar meios de melhorar sua condição de vida tanto é que desenvolvem novas regras sociais de tempos em tempos e individuos especificos são reponsáveis por compreender e avaliar os limites das ações dos outros elementos do grupo dentro destas regras e aplicar punições caso sejam violadas.

Mas como sempre, os espiritos não sabiam disto.

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

videomaker

Os chipanzés pensam, são inteligentes e possuem conciência ( identificam-se como um EU no universo ) , ou seja são capazes de avaliar o motivo de seu sofrimento e elaborar meios de melhorar sua condição de vida tanto é que desenvolvem novas regras sociais de tempos em tempos e individuos especificos são reponsáveis por compreender e avaliar os limites das ações dos outros elementos do grupo dentro destas regras e aplicar punições caso sejam violadas.

Mas como sempre, os espiritos não sabiam disto.

[ ]´s[/quote]

Deixa eu ver , vc esta dizendo que os chipanzes são racionais ?
Que seus atos não são de uma inteligencia instintiva e primaria !
Organização e estrura de comando vc tambem acha em um
formigueiro , sabia ?
E os golfinhos inteligencia absurda !
Racional ? negativo .
Logica ? sim , mais instintiva apenas.

ok.

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Video, devido ao fato de já terem ido embora várias páginas sem você ter nem ao menos almejado tocar na questão central do tópico, vou tentar expô-la com mais clareza:

Não interessa se o animal sofre ou deixa de sofrer sob uma perspectiva diferente, isto é irrelevante à questão levantada.

A questão central é: eles sofrem. Não importa que perspectiva dêem ao seu sofrimento, mas SOFREM.

Daí surge a questão que o Res colocou desde o início: se há sofrimento, é natural que exista motivação cármica, visto que o espiritismo tem o costume de explicar o sofrimento sob um escopo cármico.

MAS, VISTO QUE OS ANIMAIS NÃO SÃO ENTES MORAIS (VEJA BEM, ISSO SIGNIFICA QUE ELES NÃO PODEM PRATICAR O BEM E O MAL), COMO É QUE ELES POSSUEM CARMA? COMO É QUE ELES SOFREM?

Pronto. Preciso mastigar mais ou esse tópico será ainda mais desvirtuado?

videomaker

Samael escreveu:Video, devido ao fato de já terem ido embora várias páginas sem você ter nem ao menos almejado tocar na questão central do tópico, vou tentar expô-la com mais clareza:

Não interessa se o animal sofre ou deixa de sofrer sob uma perspectiva diferente, isto é irrelevante à questão levantada.

A questão central é: eles sofrem. Não importa que perspectiva dêem ao seu sofrimento, mas SOFREM.

Daí surge a questão que o Res colocou desde o início: se há sofrimento, é natural que exista motivação cármica, visto que o espiritismo tem o costume de explicar o sofrimento sob um escopo cármico.

MAS, VISTO QUE OS ANIMAIS NÃO SÃO ENTES MORAIS (VEJA BEM, ISSO SIGNIFICA QUE ELES NÃO PODEM PRATICAR O BEM E O MAL), COMO É QUE ELES POSSUEM CARMA? COMO É QUE ELES SOFREM?

Pronto. Preciso mastigar mais ou esse tópico será ainda mais desvirtuado?

Animais tem alma?
19/02/2002 - O que o Espiritismo fala sobre os animais; eles tem alma? Progridem? ou serão sempre animais? Porque eles sofrem? Eles tem Carma? Porque existem animais mais inteligentes?

Esta é uma pergunta difícil de ser detalhada, mas sem dúvida o espiritismo tem uma resposta. Os animais não tem alma como nós os humanos, mas tem um princípio espiritual que sobrevive à morte do corpo. Segundo os espíritos disseram a Kardec, quando o animal morre, espíritos especializados recolhem esse princípio espiritual, que entra em letargia e é encaminhado para uma nova encarnação quase imediatamente.

Este princípio inteligente, que ainda não é um espíritos, passará milênios incontáveis nesta condição, até chegar ao reino hominal, mas em mundos primitivos, onde o homem pouco se diferencia de um animal. Continua progredindo lentamente até adquirir consciência de si mesmo e desenvolver o livre arbítrio. Os homens progridem por sua vontade, mas os animais pela força das coisas ou do ambiente. Se eles permanecessem sempre animais seria uma injustiça, pois eles sofrem, são abatidos para a alimentação do homem, usados como cobaias e desenvolvem doenças como o câncer, por exemplo.

Mas eles não tem Carma, pois não tem livre arbítrio. Mas compreenda, caro amigo, que Carma é uma palavra das doutrinas indianas e não existe no espiritismo (preferimos ação e Reação ou causa e efeito). Os animais não são responsáveis pelos seus atos. Alguns são mais inteligentes pelos cuidados recebidos, ou talvez, porque progrediram um pouco mais do que os seus irmãos da mesma espécie. Respeitar e proteger os animais é um dever cristão.

O sofrimento deve ter alguma utilidade , como vc é um cara
serio , merece uma resposta , vou pesquisar.

APODman

Mensagem por APODman »

"Deixa eu ver , vc esta dizendo que os chipanzes são racionais ?"

Sim, mais do que vc até

Que seus atos não são de uma inteligencia instintiva e primaria !

Sim

Organização e estrura de comando vc tambem acha em um

Eu já citei isto alguns posts atrás, diferentemente de um formigueiro a estrutura social de um grupo de chipanzés pode ser alterada deliberadamente frente a condições de perigo a sobrevivência do grupo, os animais avaliam as condições que estão sendo impostas e a reelaboram.

E novamente : Um grupo de chipnazés então aprende quais as novas regras e zelam para que elas sejam cumpridas. Eles apresentam capacidade de raciocionio subjetivo, sapiencia, e a habilidade para perceber a relação entre a si mesmo e o ambiente ao seu redor.

E os golfinhos inteligencia absurda !

Existem estudos que apontam que golfinhos tb possuem consciência, segue um deles:

- Exploring the Cognitive World of the Bottlenosed Dolphin

Claro, os espíritos não sabiam disto ... tb :emoticon16:

Nota: O Sama tocou em uma questão importante, acho que exige sua atenção.

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

APODman

Re.: Problema do mal versão animal

Mensagem por APODman »

"Mas eles não tem Carma, pois não tem livre arbítrio. "

Chipanzés possuem livre-arbitrio já que conseguem indentificar novas regras e descidir por segui-las ou não já que existem grupos de individuos que regulam o cumprimento delas.

Ele exercitam uma escolha consciente.

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Trancado