Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Viper

Re: Re.: Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Mensagem por Viper »

Mr.Hammond escreveu:De resto, não vou colocar links para os tais estudos de caso porque não concordo com eles! Isso é simples!
O Blog está em sintonia com uma boa rede de sites céticos e científicos, como o Ceticismo aberto, o Projeto Ockham e outros que linkam o Blog.

Seria como eu colocar links da Canção nova para explanar a visão deles sobre o "dom de língüas", tema que abordei no Blog. Ou então sites que afirmam que fotografia kirilan é sem dúvidas fotografia da alma.

Eu não vou publicar links os quais eu discordo, justamente por ser um blog cético e científico, Vitor. Vou me manter dentro da proposta do Blog, o que está em concordância com a interpsi e os e-mails que eu recebo dos leitores, concorde e queira você ou não.

Essa postura me parece um equívoco. Mesmo em Ciência, quando você vai refutar uma dada tese, me parece inevitável que sejam citadas tanto referências contra quanto a favor da tese considerada. Não me parece uma atitude imparcial mostrar apenas um lado da questão. Se não concorda com uma determinada referência, é melhor refutá-la ponto a ponto do que omiti-la.

Zangari

Re: Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Mensagem por Zangari »

Vitor Moura escreveu:
Zangari escreveu:
Vitor, certamente, quem não entendeu o que eu escrevi foi você! Solicito que você apresente a refutação de que NÃO TERIA HAVIDO ESP nos casos apresentados. Por que? Porque se eles PUDEREM SER INTERPRETADOS COMO MANIFESTAÇÃO DE ESP NÃO PRECISAM SER INTERPRETADOS COMO MANIFESTAÇÃO DE LEMBANÇAS DE VIDAS PASSADAS E, PORTANTO, NADA HAVERÁ DE CAUSA PARANORMAL NA HOMOSSEXUALIDADE DOS ENVOLVIDOS, DE MODO QUE O AURÉLIO TEM TODA A RAZÃO!!! Ficou claro?

Não. Como vc pode não considerar manifestação de ESP uma causa paranormal? Pra vc ESP já é natural? Já a compreende inteiramente?

Um abraço,
Vitor[/quote]

Vitor,
Vou tentar mais uma última vez. Veja o que VOCÊ escreveu como comentário à afirmação do Aurélio:

Primeiro você transcreve o que o Aurélio afirmou:
No blog do Aurélio, no texto "Parapsicologia e homossexualismo?" é dito: "E com certeza, o fato de uma pessoa ser homossexual nada tem de sobrenatural ou paranormal!"

Depois, comenta assim:
Alegar que um homossexual não tem como causa de sua condição algo sobrenatural ou paranormal é IRRACIONAL, posto que parte de uma premissa que NÃO CONTEMPLA DADOS DE PESQUISA. Isso significa que eu sustente que "paranormalidade ou sobrenaturalidade" existam? NÃO!!! Parto do pressuposto que NESTE MOMENTO histórico da pesquisa ESSA RESPOSTA CIENTÍFICA NÃO EXISTA.

Veja bem, você escreveu CAUSA da homossexualidade. O Aurélio afirmou, baseando-se em dados científicos atuais, que a CAUSA da homossexualidade não seria paranormal. Você apresenta casos em que a CAUSA da homossexualidade seria paranormal (reencarnação), mas minha pergunta se refere à DESNECESSIDADE de pensarmos em CAUSA da homossexualidade como sendo paranormal, sustentanto que os homossexuais em questão PODERIAM TER SE TORNADO HOMOSSEXUAIS POR CAUSAS NORMAIS, mas simplesmente usado ESP para encontrarem justificativas que lhes parecessem plausíveis ou compreensíveis de sua homossexualidade. Portanto, VITOR, o Aurélio, ao falar da CAUSA da homossexualidade não é paranormal NADA TEM A VER com interpretação PARANORMAL para as SUPOSTAS lembranças. Você está misturando estações, confundindo a CAUSA DA HOMOSSEXUALIDADE com a POSSÍVEL PARANORMALIDADE DO CONTEÚDO DAS LEMBRANÇAS!!!!!!! Assim, enquanto VOCÊ não excluir que o conteúdo das lembranças NÃO FOI REALIZADO POR ESP JAMAIS PODERÁ ATRIBUIR A CAUSA DA HOMOSSEXUALIDADE COMO TENDO ORIGEM PARANORMAL!!!

Continuo sustentanto que o Aurélio tem toda razão. Mesmo porque, você nem entendeu o que está sendo proposto!!! :emoticon12:

Entendeu agora, Vitor?
Zangari
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Mensagem por Aurelio Moraes »

Coveiro,

Na questão da homossexualidade, eu fiquei estritamente dentro das explicações biológicas e psicológicas, além de mencionar que algumas pessoas alegam que crianças podem se lembrar de serem do sexo oposto em vidas passadas. Particularmente não vi motivos para ir além disto.
Se eu fosse refutar ponto a ponto, a postagem ficaria enorme, o que não é bom em um blog.
Eu procuro me ater a navalha de ockham e dentro das explicações evidenciadas. Se eu for refutar ponto a ponto artigos de um site que afirma que foto kirilan prova a alma ou que dom de língüas vem do espírito santo (sic), as postagens no Blog vão ficar imensas e fora do objetivo do Blog.
O Blog tem uma proposta definida. Passar a visão científica e cética de alegações paranormais e sobrenaturais.

A proposta por hora não é refutar ponto a ponto as opiniões divergentes. Para isto, seria melhor um site, o que é uma idéia para o futuro. A idéia até que é boa.
Muitas pessoas chegam no Blog buscando pelo tema no google: Por exemplo, alguém busca explicações sobre fotografia Kirilan. A pessoa vai ver vários links pró-foto kirilan e um do meu blog. Ela pode ler as explicações a favor e a minha. Depois ela faz seu juízo pessoal e fica com a explicação que achar melhor, sem problemas.

Como disse anteriormente, democraticamente qualquer pessoa pode achar que o Blog tem este ou aquele defeito. E em meu juízo pessoal posso concordar ou discordar das críticas.

Abraços

Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Vitor Moura escreveu:
Gilghamesh escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Gilghamesh escreveu:Ei, vitor, em vez de ficar fazendo acusações levianas, por que vc não entra neste tópico e defende sua doutrina?

http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=2025

Mêdo?
:emoticon12:

Não, não faço proselitismo.

Mêdo! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

huashuashuashuashuashuashuashua

Típico! :emoticon16:

Se eu 'defendo a doutrina', me acusam de proselitismo. Se eu não defendo, dizem que estou com medo. É, esse é um jogo que não dá pra ganhar!

Um abraço,
Vitor

Ué, mas tú é um proselitista, tudo o que vc postou até agora, prova isso, mas quando aparece uma pergunta que vc não PODE responder, baseado em sua fé, vc foge pela tangente!
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Vitor Moura escreveu:
Res Cogitans escreveu:Você foi mulher na vida passada Vitor?

Mesmo se eu soubesse, isso não seria da sua conta.

Suspeito...muito suspeito.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

APODman

Mensagem por APODman »

Coveiro escreveu:
Mr.Hammond escreveu:De resto, não vou colocar links para os tais estudos de caso porque não concordo com eles! Isso é simples!
O Blog está em sintonia com uma boa rede de sites céticos e científicos, como o Ceticismo aberto, o Projeto Ockham e outros que linkam o Blog.

Seria como eu colocar links da Canção nova para explanar a visão deles sobre o "dom de língüas", tema que abordei no Blog. Ou então sites que afirmam que fotografia kirilan é sem dúvidas fotografia da alma.

Eu não vou publicar links os quais eu discordo, justamente por ser um blog cético e científico, Vitor. Vou me manter dentro da proposta do Blog, o que está em concordância com a interpsi e os e-mails que eu recebo dos leitores, concorde e queira você ou não.

Essa postura me parece um equívoco. Mesmo em Ciência, quando você vai refutar uma dada tese, me parece inevitável que sejam citadas tanto referências contra quanto a favor da tese considerada. Não me parece uma atitude imparcial mostrar apenas um lado da questão. Se não concorda com uma determinada referência, é melhor refutá-la ponto a ponto do que omiti-la.

Viper, se eu for tentar refutar tudo o que falam de astronomia nos sites Ascencionados estou frito.

Não considero tb que seja proveitoso linkar sites Criacionistas a todo texto sobre Evolução que seja publicado no Biociência do Rubens.

Existe tanta divergência mesmo dentro da DE sobre a natureza do homossexualismo que tentar refutar cada uma delas seria uma loucura mesmo pq todas elas são nada mais do que considerações arbitrárias baseadas em ad hocs falaciosos ou alegações especiais.

Se eu for considerar que pq um espírito disse que o homossexual é algum inconformado com o novo sexo já que foi do sexo oposto em uma vida anterior, tb terei que aceitar quando um Criacionista cita palavras da Biblia para validar algo ou um Ascencionado cita as canalizações de Ashtar Sheran.

As considerações acerca do Espiritismo não são melhores nem piores do que um texto Ascencionado, estão no mesmo pé apenas com uma roupa de cores menos escandalosas.

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Alter-ego
Gênero: Masculino

Mensagem por Alter-ego »

Vitor Moura escreveu:
Alter-ego escreveu:
Vitor Moura escreveu:Alegar que um homossexual não tem como causa de sua condição algo sobrenatural ou paranormal é IRRACIONAL, posto que parte de uma premissa que NÃO CONTEMPLA DADOS DE PESQUISA.

Vou defender o Aurelio.

Vitor, você já ouviu falar em navalha de Okhan?

Alter, vc já ouviu falar em ônus da prova?

Cara, não há nenhum ônus em questão.
Quando algo é absolutamente desnecessário para explicar um fenômeno, o lógico é ignora-lo.
Porque apelar para algo sobrenatural, para explicar um fenômeno puramente natural? :emoticon4:
"Noite escura agora é manhã..."

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

APODman escreveu:
Coveiro escreveu:

Viper, se eu for tentar refutar tudo o que falam de astronomia nos sites Ascencionados estou frito.

Não considero tb que seja proveitoso linkar sites Criacionistas a todo texto sobre Evolução que seja publicado no Biociência do Rubens.

Existe tanta divergência mesmo dentro da DE sobre a natureza do homossexualismo que tentar refutar cada uma delas seria uma loucura mesmo pq todas elas são nada mais do que considerações arbitrárias baseadas em ad hocs falaciosos ou alegações especiais.

Se eu for considerar que pq um espírito disse que o homossexual é algum inconformado com o novo sexo já que foi do sexo oposto em uma vida anterior, tb terei que aceitar quando um Criacionista cita palavras da Biblia para validar algo ou um Ascencionado cita as canalizações de Ashtar Sheran.

As considerações acerca do Espiritismo não são melhores nem piores do que um texto Ascencionado, estão no mesmo pé apenas com uma roupa de cores menos escandalosas.

[ ]´s

A diferença é que os textos criacionistas não foram publicados em revistas científicas. Na verdade, acho que só 1 foi, mas já foi refutado. Por isso, acho a crítica do Coveiro correta.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

A aplicação Navalha de Ockan é tão gritante para este caso de homossexualidade baseada em reencarnação que nem vale a pena tanto barulho.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Res Cogitans escreveu:A aplicação Navalha de Ockan é tão gritante para este caso de homossexualidade baseada em reencarnação que nem vale a pena tanto barulho.

O foda é que ele deve ter usado esse critério para qualificar todos os textos do site dele. Como ele está condicionado a acreditar em reencarnação, nada mais natural que a hipótese mais simples, menos sobrenatural, etc, seja a espirita. Na opinião dele.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

APODman

Mensagem por APODman »

Vitor Moura escreveu:A diferença é que os textos criacionistas não foram publicados em revistas científicas. Na verdade, acho que só 1 foi, mas já foi refutado. Por isso, acho a crítica do Coveiro correta.

Vc está sugerindo que Stevenson provou a existência de espíritos publicando evidências anedotas maquiadas sob trabalhos estatísticos e portanto a palavra de um suposto espírito sobre a origem do homosexualismo deve ser aceita ?

Tá de saca né ?

Não é atoa que está sendo proposta a discussão sobre a necessidade de revisão nos critérios de Peer Review.

Inclusive eu achei ótimo os 3 textos que vc postou sobre as replicações dos experimentos de Stevenson, os pesquisadores foram ao local e pediram que as pessoas constassem de novo a estória, muito bom, confirmaram a evidência anedota, fenomenal.

Em todo caso irei consultar Ashtar Sheran para saber o que ela acha sobre o assunto.

[ ]´s
Editado pela última vez por APODman em 03 Fev 2006, 12:42, em um total de 1 vez.
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Vitor Moura escreveu:
APODman escreveu:
Coveiro escreveu:

[ ]´s

A diferença é que os textos criacionistas não foram publicados em revistas científicas. Na verdade, acho que só 1 foi, mas já foi refutado. Por isso, acho a crítica do Coveiro correta.

Acho que mais textos criacionistas foram publicados em revistas sérias. Foram refutados, obviamente.

O interessante é analisar por quê essas perolas espiritas passam batidas. Seria falta de interesse?

Nos EUA, há um movimento forte contra o criacionismo e qualquer artigo criacionista publicado em jornais, revistas cientificas, etc é prontamnente refutado.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Vitor Moura

Zangari escreveu:Vitor,
Vou tentar mais uma última vez. Veja o que VOCÊ escreveu como comentário à afirmação do Aurélio:

No blog do Aurélio, no texto "Parapsicologia e homossexualismo?" é dito: "E com certeza, o fato de uma pessoa ser homossexual nada tem de sobrenatural ou paranormal!"

Depois, comenta assim:
Alegar que um homossexual não tem como causa de sua condição algo sobrenatural ou paranormal é IRRACIONAL, posto que parte de uma premissa que NÃO CONTEMPLA DADOS DE PESQUISA. Isso significa que eu sustente que "paranormalidade ou sobrenaturalidade" existam? NÃO!!! Parto do pressuposto que NESTE MOMENTO histórico da pesquisa ESSA RESPOSTA CIENTÍFICA NÃO EXISTA.

Veja bem, você escreveu CAUSA da homossexualidade. O Aurélio afirmou, baseando-se em dados científicos atuais, que a CAUSA da homossexualidade não seria paranormal. Você apresenta casos em que a CAUSA da homossexualidade seria paranormal (reencarnação), mas minha pergunta se refere à DESNECESSIDADE de pensarmos em CAUSA da homossexualidade como sendo paranormal, sustentanto que os homossexuais em questão PODERIAM TER SE TORNADO HOMOSSEXUAIS POR CAUSAS NORMAIS,

Aí está o problema. O fato de podermos explicar algo por meios normais não quer dizer que algo paranormal não esteja ocorrendo. A Navalha só diz para não escolhermos a hipótese menos parciomoniosa, mas ela não tem o poder de eliminar por meio de provas a hipótese menos parcimoniosa como explicação. Ao dizer "com certeza não é causado", ele fez uma afirmação que não pode provar, o ônus dele seria provar que é IMPOSSÌVEL a atuação de um agente paranormal. Só arranjar outras explicações normais não basta. Mas continuemos:

Zangari escreveu:mas simplesmente usado ESP para encontrarem justificativas que lhes parecessem plausíveis ou compreensíveis de sua homossexualidade. Portanto, VITOR, o Aurélio, ao falar da CAUSA da homossexualidade não é paranormal NADA TEM A VER com interpretação PARANORMAL para as SUPOSTAS lembranças. Você está misturando estações, confundindo a CAUSA DA HOMOSSEXUALIDADE com a POSSÍVEL PARANORMALIDADE DO CONTEÚDO DAS LEMBRANÇAS!!!!!!! Assim, enquanto VOCÊ não excluir que o conteúdo das lembranças NÃO FOI REALIZADO POR ESP JAMAIS PODERÁ ATRIBUIR A CAUSA DA HOMOSSEXUALIDADE COMO TENDO ORIGEM PARANORMAL!!!

Sim, mas isso é bem diferente do que ele afirmou. Ele não disse que tais casos poderiam ser explicados por causas normais. Ele disse que eram impossíveis de serem explicados por causas paranormais.Foi disso que reclamei.

Mas, oferecendo evidências de que elementos paranormais estariam envolvidos, Stevenson diz:

"Numerosas crianças que alegam lembrar-se de vidas anteriores dizem que na vida anterior eram uma pessoa do sexo oposto. Dois terços destas crianças mostram comportamento apropriados com o sexo da vida anterior."

Creio que em praticamente nenhuma população do mundo haja um índice tão alto de homossexuais. Esse índice elevado a meu ver mostra que algo além dos fatores normais está influenciando o comportamento dessas crianças, senão o índice deveria ser correspondente ao da população.

Um abraço.
Vitor

Vitor Moura

O ENCOSTO escreveu:Acho que mais textos criacionistas foram publicados em revistas sérias. Foram refutados, obviamente.

O interessante é analisar por quê essas perolas espiritas passam batidas. Seria falta de interesse?

Nos EUA, há um movimento forte contra o criacionismo e qualquer artigo criacionista publicado em jornais, revistas cientificas, etc é prontamnente refutado.

Penso que seja algo muito mais político que científico. E ainda acho que os cientistas que acreditam no criacionismo, ou design inteligente (na verdade, não são sinônimos, mas vou tratar como se fossem), se baseiam mais no livro do Behe, e não em artigos publicados. Como disse, só tenho conhecimento de 1 artigo que foi publicado, mas já refutado. Os demais estão publicados na internet ou jornais populares.

Vitor Moura

Gilghamesh escreveu:Ué, mas tú é um proselitista, tudo o que vc postou até agora, prova isso, mas quando aparece uma pergunta que vc não PODE responder, baseado em sua fé, vc foge pela tangente!

Ah, eu sabia que esse tipo de confusão ia aparecer!Eu posto textos científicos sobre sobrevivência pós morte, sim! Mas vc não me vê citando kardec, pegando passagens do livro dos espíritos,blá blá blá. Não faço proselitismo, eu divulgo textos científicos.

Um abraço,
Vitor

APODman

Mensagem por APODman »

Vitor Moura escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Acho que mais textos criacionistas foram publicados em revistas sérias. Foram refutados, obviamente.

Penso que seja algo muito mais político que científico. E ainda acho que os cientistas que acreditam no criacionismo, ou design inteligente (na verdade, não são sinônimos, mas vou tratar como se fossem), se baseiam mais no livro do Behe, e não em artigos publicados. Como disse, só tenho conhecimento de 1 artigo que foi publicado, mas já refutado. Os demais estão publicados na internet ou jornais populares.

E vc se baseia em evidências anedotas, muito melhor.

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Vitor Moura

APODman escreveu:Vc está sugerindo que Stevenson provou a existência de espíritos publicando evidências anedotas maquiadas sob trabalhos estatísticos e portanto a palavra de um suposto espírito sobre a origem do homosexualismo deve ser aceita ?

Não, não estou sugerindo. Stevenson nunca disse que provou a reencarnação ou espíritos.Mas ele diz:

"In my discussion at the end I argue that some of the cases do much more than suggest reincarnation; they seem to me to furnish considerable evidence for it"

APODman escreveu:Tá de saca né ?

Se vc tem críticas, publique-as numa revista científica.Vejamos se passam.

APODman escreveu:Não é atoa que está sendo proposta a discussão sobre a necessidade de revisão nos critérios de Peer Review.

Inclusive eu achei ótimo os 3 textos que vc postou sobre as replicações dos experimentos de Stevenson, os pesquisadores foram ao local e pediram que as pessoas constassem de novo a estória, muito bom, confirmaram a evidência anedota, fenomenal.

Essa técnica é vastamanete utilizada e aceita, funcionou com o Roberto Jefferson, por que não nesses casos?

Tire essa técnica e vários casos criminais vão deixar de ser resolvidos. É isso que vc quer?

Um abraço,
Vitor

Vitor Moura

APODman escreveu:
E vc se baseia em evidências anedotas, muito melhor.

[ ]´s

Sugiro que vc leia a crítica do Julio aos comentários de um cético que estudou um dos casos de Stevenson.

http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... itado.html

Um abraço,
Vitor

APODman

Mensagem por APODman »

Vitor tudo envolvendo o caso de Stevenson são evidências anedotas.

Seja pq ele resolveu acreditar na palavra dos pais dos garotos de que nunca conheceram as pessoas citadas direta ou indiretamente e/ou os detalhes de suas vidas, seja acreditar na palavra de Stevenson.

In dubio pro reo ?

Não sei o que estão esperando para provar que gnomos existem.

Afora que um analise na tabela final de acertos percebe-se claramente que a maior parte das afirmações eram absolutamente vagas e as que não sao exigem uma dose "reinterpretação" ou que confiemos que realmente tudo se passou como foi dito.

Stevenson nos pede: "tenham fé"

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

APODman escreveu:

Estão esperando encontrarem testemunhas que "não poderiam mentir" para serem entrevistadas.
O ENCOSTO

Vitor Moura

O ENCOSTO escreveu:
APODman escreveu:

Estão esperando encontrarem testemunhas que "não poderiam mentir" para serem entrevistadas.

Uma das formas que os céticos utilizam para negar provas anedóticas é classificar as testemunhas como pessoas enganadas, mentirosas ou alucinadas. Tal volta a refletir o critério ambíguo e pré-concebido . Não sabem se a um crente se encaixa numa das categorias acima mencionadas, eles simplesmente assim o classificam para manter o seu modelo mental de paradigma intacto. Tal é mais evidenciado pelo fato de muitos céticos insistirem numa das três categorias mesmo se lhes for mostrado que é impossível ou altamente improvável considerar tal classificação. Tal reflete o cinismo e não verdadeiro cepticismo.

Embora possa ser verdade que as provas do paranormal sejam largamente anedóticas na sua natureza, tal não significa que não tenham valor ou não sejam verdade. Não só são fiáveis no que respeita ao quotidiano, mas a sua fiabilidade pode ser medida com base em diversos fatores. Consideremos o seguinte:

1) A prova anedótica é mais fiável se enquadrado no quotidiano. O principal problema com o argumento “ uma evidência anedótica não é válida” é o fato dela SER de fato muito fiável atendendo às coisas mundanas do dia-a-dia. A maior parte das histórias e coisas que ouvi tendem a ser confirmadas. Se um turista que visitou França me descreve com detalhe a Torre Eiffel, eu poderia facilmente verificar vendo livros e brochuras. Quando ouço que existem saldos numa loja local, tal afirmação é validada se eu for verificá-la. Uma vez ouvi dizer que o novo filme da “Guerra das Estrelas” ia sair, um ano depois surgiu o “Star Wars- A Ameaça Fantasma”. Quando ouço nos noticiários uma determinada notícia, o que tenho de fazer é ver as notícias mais tarde para verificar e muitas vezes ter atenção aos pormenores como os nomes, nº de vítimas, etc. Logo, verificamos que a prova anedótica é fiável, na sua generalidade. A minha experiência mostra-me que mais de 90% das coisas que ouvi são confirmadas mais tarde. Se a prova anedótica é fiável e de confiança na MAIOR parte das coisas do quotidiano, porque é que deveria ser diferente para os fenômenos paranormais, só porque ficam fora do sistema de crença dos céticos? Com os céticos, o que é maior parte das vezes fiável subitamente torna-se prova sem qualquer valor. É por isso que este argumento é uma táctica de negação, usada por pseudo-céticos que preferem negar todas as afirmações paranormais e cingi-las a uma pequena percentagem de provas erradas e fraudulentas. Contudo, o que eles não percebem é que se os céticos tivessem corretos sobre as provas anedóticas não serem fiáveis, então a maior parte das coisas que ouvi sobre o quotidiano ter-se-iam mostrado falsas, mas o que é fato é que aconteceu exatamente o oposto! Só este fato por si só provoca sérios danos no dogma deste argumento.

2) Prova anedótica depende da perspectiva. As minhas experiências em primeira mão são provas anedóticas para outros, enquanto as suas experiências diretas são anedóticas também para mim. Logo, para algo ser anedótico ou não depende sempre se o experimentamos ou não, em vez de ser verdadeiro ou falso. Obviamente, só porque algo acontece a alguém não significa que é falso. O que não quer dizer que tudo o que as pessoas dizem é verdade, mas só porque a minha experiência direta é anedótica para outra pessoa não significa que é menos válida, especialmente se estou a dizer a verdade. Claro que, como os céticos de mente fechada preferem qualquer explicação a uma paranormal, usarão constantemente esta táctica de negação.

3) Variáveis importantes aumentarão a fiabilidade de uma prova anedótica. O grau de fiabilidade pode ser usualmente medido por variáveis como:

a) o nº de testemunhas

b) a consistência das observações e afirmações

c) a credibilidade das testemunhas

d) a visibilidade e a proximidade da observação

e) o estado de espírito das testemunhas.

É por isso que uma prova anedótica é aceite, de forma comum, em muitas funções societárias, como no tribunal, quando a força da prova é diretamente proporcional ao nº de testemunhas. Se não fosse prova de todo, os tribunais não a usariam como tal, mas aceitam. Aqueles que fazem entrevistas para recrutar pessoal confiam em provas anedóticas quando eles procuram confirmar as referências dos antigos empregadores. Se a prova anedótica não tivesse valor, não fariam isso. A maioria de nós confia em provas anedóticas quando pretendemos saber que marca de produtos valem a pena comprar, quais os restaurantes têm bom serviço, etc (claro que consideramos a prova mais válida quando vem de pessoas que confiamos mais). A somar a tudo isto, tratamentos psiquiátricos e novas medicações são freqüentemente avaliados com base em provas anedóticas.

Aqui está uma elaboração mais cuidada das variáveis que determinam o grau de fiabilidade da prova anedótica, e como ela tem sido mais adequada aos muitos paranormais:

a) O nº e a quantidade de testemunhas, testemunhos e afirmações. Quanto mais testemunhas e testemunhos existem, maior é o grau de prova. Se uma pessoa me contasse algo surpreendente, eu duvidaria. Mas se um nº considerável de pessoas me contassem a mesma coisa, incluindo pessoas que conheço e confio, então pensaria que algo se passou. Para o colocar de uma forma simples, algo é MAIS provável de ser verdade se muitas pessoas o atestam do que ninguém o afirmar. Este é o critério encontrado no caso de um fenômeno psíquico e experiências divinas. Pesquisas mostram que dois terços dos americanos afirmam que já passam por experiências psíquicas ( na sua maioria na área da telepatia), o que é um nº significativo abrangendo mais de duzentos milhões de pessoas neste país, não contando no resto do mundo.

b) A consistência da observação e afirmações das testemunhas. A consistência dos seus relatos é também significativa. Se as pessoas mentissem ou alucinassem, era muito provável que houvesse consistência nas suas afirmações. Claro que consistência nas observações experiências não significa que tal foi percebido tal qual como aconteceu, mas ajuda a estabelecer regras para reconhecer a maioria das fraudes e orienta-nos na direção certa. Este critério é também encontrado para alguns fenômenos paranormais. Em múltiplas testemunhas de aparições de fantasmas e ovnis, por exemplo, há inúmeros relatos descrevendo o mesmo fenômeno e os seus detalhes. Ainda mais visível é a consistência entre pessoas que não se conhecem ou moram perto entre si. Por exemplo, no caso de experiências de quase-morte, temos uma grande consistência entre pessoas que viveram esse fenômeno sobre a forma de verem o seu corpo debaixo de si, movendo-se num túnel, em direção a uma grande luz de amor que alguns chamam Deus, fazerem uma revisão da sua vida, retornando com mudanças permanentes na sua forma de estar na vida, etc. Claro que os céticos olham esta consistência como um argumento a seu favor, porque apontam para uma estrutura cerebral similar que temos entre humanos, que ao entrar em ruptura produz o mesmo tipo de experiência de quase-morte. Mas sobre este tipo de experiências falaremos mais à frente no argumento #23.

c) A credibilidade da testemunha. A credibilidade daqueles que relatam e afirmam é também significativa. Fatores que influenciam a credibilidade incluem integridade, caráter, se já tinham mentido anteriormente, educação e especialidade, estabilidade mental, até que ponto conhecemos essa pessoa pessoalmente (obviamente que damos mais valor à afirmação de alguém que conhecemos e confiamos, por oposição a um estranho), etc. Temos definitivamente provas anedóticas neste grupo para vários fenômenos paranormais/psíquicos. Tal é indiscutível. Médicos e cientistas com estimadas reputações testaram milagres e fenômenos paranormais. Pessoal de radar especializado e observadores da Força Aérea já observaram ovnis, tanto em radar como no céu. Grandes físicos quânticos encontraram evidências quânticas que tornaram os fenômenos psíquicos mais plausíveis, tais como a descoberta de que as partículas comportam-se de forma diferente quando observadas por oposição às não observadas, a não localização de partículas idênticas que se separam, etc (ver Fred Alan Wolfe no livro “ Dando o salto quântico” e “O universo holográfico” de Michael Talbot) . Psiquiatras proeminentes como o Dr. Brian Weiss, autor de “Muitas vidas, muitos mestres” descobriu e documentou provas clínicas de que as memórias de vidas passadas são reais e podem ser verificadas. Além dos peritos, pessoas que conhecemos e em quem confiamos afirmam que viveram ou observaram coisas de natureza paranormal. Notem que não estou a dizer que apelar à autoria das afirmações as torna corretas, mas apenas que tem mais peso.

d) A proximidade e clareza da observação: o quão próxima e clara uma observação ou experiência ocorre é também um importante fator. Se alguém pensa que viu o Pé Grande como um espectro à distância, então pode ser explicado como qualquer outra coisa. Contudo, se viu o Pé Grande a uma distância relativamente próxima, então seria muito mais difícil e apelativo de explicar. Para uma pessoa estar errada a uma distância relativamente curta, teria de ou estar a mentir ou com grandes alucinações e precisando de ajuda.

Doutra forma, os céticos teriam de fazer uma séria introspecção sobre as suas crenças!

Assim, este critério foi encontrado igualmente em alguns fenômenos paranormais como Pé Grande, ovnis e aparições, que foram relatadas a uma curta distância e com a clareza de um cristal. Qualquer pesquisa revelará listas de testemunhos de observações com esta clareza.

e) o estado de espírito da testemunha na altura: outra variável relevante é o estado mental da testemunha, que inclui fatores como o seu nível de atenção, nível de fatiga, nível de intoxicação, nível emocional, nível de medo e pânico, etc. Este critério também foi positivamente comprovado em fenômenos paranormais/psíquicos, porque muitas testemunhas estavam sóbrias, acordados e sãos na altura das suas observações e experiências.

f) o que as testemunhas têm a ganhar com o seu testemunho ou afirmações: se a testemunha obtém ganho de alguma forma é também um fator a considerar. O que a testemunha tem a ganhar põe em causa a sua sinceridade, uma vez que tem motivos pessoais que podem afetar a sua objetividade. Por outro lado, se não tem nada a ganhar, então é menos provável a manipulação, a não ser que fosse genuína a sua crença. Tal é especialmente verdade se a testemunha tivesse sido ridicularizada ou prejudicada na sua reputação pelas afirmações que fez. Tal já aconteceu tanto em experiências paranormais como naqueles que fizeram novas descobertas que validavam experiências paranormais. Cientistas respeitados e especialistas no seu campo arriscaram a sua reputação para dar a conhecer as suas descobertas. Entre eles incluem-se David Bohm (um protegido de Einstein e autor de “Wholeness and the implicate order”, que traduzido fica qualquer coisa como “a totalidade e a ordem implícita”) que postulava a relação da consciência com as teorias da física quântica e que contrariava as perspectivas redutoras do universo; Dr. Brian Weiss (autor de “Muitas vidas, muitos mestres”, Diretor de psiquiatria de Miami) que recebeu a crítica e expôs ao ridículo dos seus pares pelos seus relatórios clínicos e descobertas de regressão a vidas passadas, e outros.

É claro que nem todas as provas de todos os fenômenos paranormais e psíquicos preencheram este critério, mas muitas delas preencheram alguns ou a totalidade deles. Por isso podemos concluir que a uma prova é sem dúvida forte e não nula como os céticos afirmam.

Normalmente, uma prova anedótica tão sólida é aceite como evidência válida na maioria das circunstâncias, então porque não também na área dos fenômenos paranormais e psíquicos, onde são tão comuns? A razão é a de que os céticos e certos cientistas não pensam que estes fenômenos sejam possíveis, por isso assumem automaticamente que a sua fiabilidade está em causa. Na minha experiência com o pensamento céptico, não interessa quantas provas sejam apresentadas, porque encontrarão sempre desculpas para as rejeitar, mesmo que signifique impor dualidade de critérios , negação de fatos ou a preferência por falsas explicações sobre os fatos paranormais. Aparentemente, a mente fechada dos céticos não olha para as provas, mas para as formas de as anularem para proteger as suas perspectivas. Porque se olhassem realmente para as provas, porque haveriam de as negar cada vez que aparecem?

Até o grande céptico Bob Carroll do Dicionário dos Céticos (http://www.skepdic.com) afirma que embora uma prova anedótica não constitua prova, ela aponta na direcção certa (http://www.skepdic.com/comments/ndecom.html). Claro que tal não é afirmar que deveríamos acreditar em todas as provas anedóticas que existem. Tal seria patético. É simplesmente afirmar que só porque uma prova anedótica não se encaixa na perspectiva mundana de um, não significa que tal acontece por erro, fraude ou alucinação. A conclusão aqui é a de que embora existam muitas pessoas a afirmar algo, não significa que seja verdade (o argumento ad populum), mas torna o fato MAIS provável de ser verdade quando comparado com um em que ninguém disse que era verdade.

Finalmente, também pode ser afirmado que o critério subjetivo de negação que os céticos usam é tão confiável como qualquer prova anedótica. Greg Stone, director do filme “ Uma campanha para lembrar”, com Ted Koppel e um especialista em experiências de quase-morte/ consciência, levanta alguns pontos intrigantes sobre como os céticos tratam provas anedóticas: (tirado de um email que me enviou, referente aos escritos do céptico Paul Kurtz) :

“Sugiro que em vez de rejeitar as afirmações da testemunha como não fiáveis, ele percebesse que o seu critério de negação da experiência de alguém é igualmente pouco fiável. O que ele não entende é que a sua tentativa de compreender a natureza do fato é baseada nas suas considerações. Que eles estejam mais interessados na complexidade da observação pessoal não significa que os fenômenos em causa não sejam atuais ou reais. A confusão do cientista em resolver provas complexas não torna por si mesmo o fenômeno irreal....só significa que falta ao cientista a perspectiva ou instrumentos para trabalhar. Só um cientista tolo negaria uma prova e os relatórios que tem à sua frente e colocaria suas crenças em seu lugar. “

Vitor Moura

APODman escreveu:Vitor tudo envolvendo o caso de Stevenson são evidências anedotas.

Segundo meu amigo Julio:

Relato de Casos Anedóticos não é a mesma coisa que Estudo de Casos. E mero Estudo de Casos não é a mesma coisa que Estudo de Casos com Tentativa de Controle de Variáveis Envolvidas e Tentativa de Avaliação Quantitativa. Os estudos CORT não estão incluídos na primeira categoria (que é a mais fraca, e que é a que é comentada na citação acima). Os estudos CORT também não estão incluídos na segunda categoria (de força mediana). Eles fazem parte do terceiro grupo, que possui força bem superior: Estudo de Casos com Tentativa de Controle de Variáveis Envolvidas e Tentativa de Avaliação Quantitativa.

APODman escreveu:Seja pq ele resolveu acreditar na palavra dos pais dos garotos de que nunca conheceram as pessoas citadas direta ou indiretamente e/ou os detalhes de suas vidas,

O caso Imad fornece evidência considerável disso. Os pais simplesmente erraram todas as informações que forneceram pro Stevensn. Isso mostra que não tiveram contato.

APODman escreveu:seja acreditar na palavra de Stevenson.,

Houve replicação por pesquisadore sindependentes.

APODman escreveu:In dubio pro reo ?.

Não. Replicação.

APODman escreveu:Não sei o que estão esperando para provar que gnomos existem.

Gnomos não podem existir, o tamanho deles impossibilita a existência de ser pensante que escute e fala e pense normalmente como um ser humano. Desafia leis biológicas. Reencarnação não desafia.

APODman escreveu:Afora que um analise na tabela final de acertos percebe-se claramente que a maior parte das afirmações eram absolutamente vagas e as que não sao exigem uma dose "reinterpretação" ou que confiemos que realmente tudo se passou como foi dito..

Julio levou tudo isso em consideração e existem afirmações específicas suficientes e que não exigem reinterpretação para considerarmos o caso paranormal.

APODman escreveu:Stevenson nos pede: "tenham fé"
[ ]´s

E eu te peço: estude mais!

Zangari

Mensagem por Zangari »

Vitor Moura escreveu:
Zangari escreveu:Vitor,

Depois, comenta assim:

Veja bem, você escreveu CAUSA da homossexualidade. O Aurélio afirmou, baseando-se em dados científicos atuais, que a CAUSA da homossexualidade não seria paranormal. Você apresenta casos em que a CAUSA da homossexualidade seria paranormal (reencarnação), mas minha pergunta se refere à DESNECESSIDADE de pensarmos em CAUSA da homossexualidade como sendo paranormal, sustentanto que os homossexuais em questão PODERIAM TER SE TORNADO HOMOSSEXUAIS POR CAUSAS NORMAIS,

Vitor Moura escreveu:Aí está o problema. O fato de podermos explicar algo por meios normais não quer dizer que algo paranormal não esteja ocorrendo.

Mas, Vitor, é tremendamente BÁSICO nessa área que NUNCA EXPLICAMOS ALGO POR MEIO PARANORMAIS SE É POSSÍVEL EXPLICAR POR MEIOS NORMAIS! Sem respeitar essa premissa básica, somente a crença religiosa poderá te nortear!

Vitor Moura escreveu:A Navalha só diz para não escolhermos a hipótese menos parciomoniosa,

Confundiu-se: é o contrário! Parcimonia é economia, assim, a hipótese a escolhermos DEVE ser a mais parcimoniosa, econômica!

Vitor Moura escreveu: mas ela não tem o poder de eliminar por meio de provas a hipótese menos parcimoniosa como explicação. Ao dizer "com certeza não é causado", ele fez uma afirmação que não pode provar, o ônus dele seria provar que é IMPOSSÌVEL a atuação de um agente paranormal. Só arranjar outras explicações normais não basta. Mas continuemos:

Não, não... paremos para analisar suas palavras! Ele NÃO TEM QUE PROVAR que algo é natural, mas VOCÊ DEVERIA PROVAR SE SUA INTERPRETAÇÃO É PARANORMAL! O Aurélio está correto em afirmar que a CAUSA não é sobrenatural porque NÃO PRECISAMOS DESSA HIPÓTESE... AINDA QUE OS HOMOSSEXUAIS TENHAM UTILIZADO DE ESP... EVIDENTEMENTE JÁ SENDO HOMOSSEXUAIS!!! A questão está na CAUSA e você é que tem que demosntrar que eles SÃO homossexuais POR CAUSA da encarnação anterior!!!

Zangari escreveu:mas simplesmente usado ESP para encontrarem justificativas que lhes parecessem plausíveis ou compreensíveis de sua homossexualidade. Portanto, VITOR, o Aurélio, ao falar da CAUSA da homossexualidade não é paranormal NADA TEM A VER com interpretação PARANORMAL para as SUPOSTAS lembranças. Você está misturando estações, confundindo a CAUSA DA HOMOSSEXUALIDADE com a POSSÍVEL PARANORMALIDADE DO CONTEÚDO DAS LEMBRANÇAS!!!!!!! Assim, enquanto VOCÊ não excluir que o conteúdo das lembranças NÃO FOI REALIZADO POR ESP JAMAIS PODERÁ ATRIBUIR A CAUSA DA HOMOSSEXUALIDADE COMO TENDO ORIGEM PARANORMAL!!!

Vitor Moura escreveu:Sim, mas isso é bem diferente do que ele afirmou. Ele não disse que tais casos poderiam ser explicados por causas normais. Ele disse que eram impossíveis de serem explicados por causas paranormais.Foi disso que reclamei.
Vitor Moura escreveu:Cientificamente, NÃO PRECISAMOS DE HIPÓTESES PARANORMAIS PARA EXPLICAR FENÔMENOS NORMAIS, Vitor! Não faz sentido isso em ciência! Alguém, amanhã, vai querer explicar o sarampo por causas paranormais ou vai insistir em considerar a epilepsia como sendo causada por espíritos malignos... e com a sua conivência! Só mesmo a cegueira da crença religiosa poderia obnubilar a lógica dessa assertiva!

Vitor Moura escreveu:Mas, oferecendo evidências de que elementos paranormais estariam envolvidos, Stevenson diz:

"Numerosas crianças que alegam lembrar-se de vidas anteriores dizem que na vida anterior eram uma pessoa do sexo oposto. Dois terços destas crianças mostram comportamento apropriados com o sexo da vida anterior."

Explicação psicossocial: a rejeição social da condição homossexual pode levar certas pessoas a acreditarem em um "paraíso de escolhas sexuais". Não é evidência de nada paranormal!

Vitor Moura escreveu:Creio que em praticamente nenhuma população do mundo haja um índice tão alto de homossexuais. Esse índice elevado a meu ver mostra que algo além dos fatores normais está influenciando o comportamento dessas crianças, senão o índice deveria ser correspondente ao da população.

"Algo além dos fatores normais", Vitor? Além dos fatores "normais" PODEM existir fatores que nos são ocultos, mas que PODEM não ser nada paranormais. Ainda considerando sua lógica, nada científica, tais casos tem explicações normais e bem conhecidas, ainda que não admitidas por quem PREFERE acreditar que ESPÍRITOS EXISTEM!!!

Um fraternal abraço,
Zangari
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

Wik

Mensagem por Wik »

Claro que o Homossexualismo é sobrenatural. É obra de Sucubus e Incubus...

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Wik escreveu:Claro que o Homossexualismo é sobrenatural. É obra de Sucubus e Incubus...

Tá de saca, né?

Trancado