Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Res Cogitans escreveu:
Vitor Moura escreveu:Mas, oferecendo evidências de que elementos paranormais estariam envolvidos, Stevenson diz:

"Numerosas crianças que alegam lembrar-se de vidas anteriores dizem que na vida anterior eram uma pessoa do sexo oposto. Dois terços destas crianças mostram comportamento apropriados com o sexo da vida anterior."

Creio que em praticamente nenhuma população do mundo haja um índice tão alto de homossexuais. Esse índice elevado a meu ver mostra que algo além dos fatores normais está influenciando o comportamento dessas crianças, senão o índice deveria ser correspondente ao da população.

Como disse anteriormente não sei porque tanto barulho por tão pouco.

Considerando que a estatística esteja correta, ou seja, que dois terços destas crianças mostram comportamento apropriado ao sexo da “vida anterior”.

O que seria realmente importante aqui? A correlação entre crianças com aparente tendência homossexual e seus relatos de suas supostas vidas passadas.

Este parece ser o caso de achar a correlação estatística mas não a relação causal. É muito mais razoável ter como conclusão deste estudo que crianças com aparente tendência homossexual fantasiem ter sido do sexo oposto em outras vidas, do que sua encarnação passada seja resultado de sua tendência homo. Até mesmo espíritas admitem que “nem toda recordação de vida passada seja real”.

Já apresentei artigos que mostram que tais crianças que alegam vidas anteriores não tem tendencia à fantasia.

Res Cogitans escreveu:Ainda assim, como se analisa que a encarnação foi a última antes desta, como se prova que a encarnação é segunda, décima, octogésima quarta?

O tempo médio entre uma vida e outra é de apenas 16 meses, logo, não pode haver uma outra vida no meio deste tempo.

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Mensagem por Aurelio Moraes »

O tempo médio entre uma vida e outra é de apenas 16 meses, logo, não pode haver uma outra vida no meio deste tempo.

Então você está aprioristicamente afirmando que existe reencarnação e que é fato incontestável? isto é científico? O método científico lhe permite dizer que entre uma vida e outra passam-se apenas 16 meses ou é uma alegação de pura e simples fé?
Creia, Vitor..creia! Sem problemas! Mas cientificamente não se pode afirmar que vidas passadas EXISTEM ou não existem.

Vitor Moura

Gilghamesh escreveu:Partindo do "princípio" kardecista, então no final das contas, todos nós seriamos homosexuais ou bi-sexuais, afinal, pela teoria mongolóide espírita, todos nós já fomos homens ou mulheres em vidas passadas.

Nem todas as crianças que exibem comportamento homossexual se tornam homossexuais na vida adulta.

"Foi possível acompanhar várias destas crianças amadurecendo. A maioria delas finalmente se adaptaram a seu sexo, mas algumas tornaram-se intransigentemente homossexuais."

Vitor Moura

Re: Re.: Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Mr.Hammond escreveu:

Então você está aprioristicamente afirmando que existe reencarnação e que é fato incontestável?

Não.

Mr.Hammond escreveu:isto é científico?

Sim, o que eu disse é, não sua interpretação.

Mr.Hammond escreveu:O método científico lhe permite dizer que entre uma vida e outra passam-se apenas 16 meses ou é uma alegação de pura e simples fé?

O método científico.

" A idade extremamente precoce quando o indivíduo começa a falar sobre uma vida é a norma destes casos, e nos 1200 casos que foram codificados e entraram na base de dados de nossos computadores, a média de idade é de 32 meses. Similarmente, seu relatório de esquecimento de alguns dos detalhes é bastante comum, e a média de idade para os indivíduos pararem de falar espontaneamente sobre uma vida prévia é de 72 meses. Sua aparente marca de nascença, a qual era consistente com seu relato de ter sido baleado, é também uma característica que é comumente reportada, como observado anteriormente.

Seu caso possui outras características que são incomuns, como a identificação da personalidade prévia que viveu a uma grande distância do sujeito. A distância média entre o sujeito e a personalidade prévia é de 14 Km, e somente um punhado de casos envolvem uma distância superior a 500 km. O intervalo de cerca de 50 anos entre a morte da personalidade prévia e o nascimento do indivíduo é raro, embora não único.Enquanto o tempo médio é de somente 16 meses, tem havido alguns poucos casos com um espaço de tempo similar. Adicionalmente, em casos em que a personalidade prévia não havia sido determinada, o intervalo exato, naturalmente, é desconhecido a menos que a criança mencione um ano, então talvez existam casos não resolvidos com intervalos de tempo similares que as famílias e investigadores não identificaram como tal. A longa distância e o longo intervalo geralmente tornam a identificação da personalidade prévia muito difícil, como ocorreu neste caso, mas isto também torna as declarações verificadas das crianças mais impressionantes.

Mr.Hammond escreveu:Creia, Vitor..creia! Sem problemas! Mas cientificamente não se pode afirmar que vidas passadas EXISTEM ou não existem.

Posso sim. A vida do meu avô foi uma vida que já passou, a de Napoleão Bonaparte também, de Gandhi...todas vidas passadas. História é Ciência também...

Pesquisa, Hammond, pesquisa...

Um abraço,
Vitor

Aurelio Moraes
Contato:

Vitor, não seja ingênuo!
Receio que você entendeu o que eu quis dizer.

Posso sim. A vida do meu avô foi uma vida que já passou, a de Napoleão Bonaparte também, de Gandhi...todas vidas passadas. História é Ciência também...

O que eu disse é que cientificamente você não pode dizer se reencarnação existe (e pronto, acabou) ou não existe (e pronto, acabou). Foi isto que eu quis dizer com "vidas passadas".
Vou reformular o que eu disse, para você não falar o que falou:
CIENTIFICAMENTE, VOCÊ NÃO PODE FALAR POR EXEMPLO QUE JÁ VIVEU UMA VIDA ANTERIOR.

E não se esqueça: Pesquisar é diferente de crer.

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:Vou reformular o que eu disse, para você não falar o que falou:
CIENTIFICAMENTE, VOCÊ NÃO PODE FALAR POR EXEMPLO QUE JÁ VIVEU UMA VIDA ANTERIOR.

E eu disse isso? Não. Eu disse que o espaço de tempo entre uma vida e outra é de 16 meses, entre a vida da criança e a da alegada vida passada. Esse é o espaço entre vidas.

Mr.Hammond escreveu:E não se esqueça: Pesquisar é diferente de crer.

Se creio é porque pesquiso, porque encontro evidencias.

Aurelio Moraes
Contato:

Interessante isto que você falou. Muitos católicos encontram evidências de que os milagres só podem ser obras de deus ( sic). Dizem que os laudos médicos das chamadas "curas inexplicáveis" são "provas" ou "evidências" dos milagres na igreja católica. Exatamente como você afirma que os estudos de caso são evidências da existência da reencarnação e tudo mais.
Adequar as evidências a sua crença é algo curioso. Legítimo, dentro do seu ponto de vista.
Parece que quer adequar a ciência à sua fé.

E o mesmo para seguidores de outras religiões que dizem crêem porque pesquisam e encontram "evidências".

Crer aprioristicamente no "sobrenatural" é um ato de fé, não de ciência.

Acho que quando você fala "Pesquisa, Hammond, pesquisa... " , você no fundo quer falar "creia comigo Hammond, creia..."!

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:

Interessante isto que você falou. Muitos católicos encontram evidências de que os milagres só podem ser obras de deus ( sic). Dizem que os laudos médicos das chamadas "curas inexplicáveis" são "provas" ou "evidências" dos milagres na igreja católica. Exatamente como você afirma que os estudos de caso são evidências da existência da reencarnação e tudo mais..

mas eu levo outras hipóteses em consideração, eles não (regressão espontânea, placebo, etc).

Mr.Hammond escreveu:Adequar as evidências a sua crença é algo curioso. Legítimo, dentro do seu ponto de vista.
Parece que quer adequar a ciência à sua fé.

Na verdade o que faço é saber se a ciência legitima ou não as crenças reigiosas.

Mr.Hammond escreveu:E o mesmo para seguidores de outras religiões que dizem crêem porque pesquisam e encontram "evidências".

Acho que quando você fala "Pesquisa, Hammond, pesquisa... " , você no fundo quer falar "creia comigo Hammond, creia..."!

Puxa, como vidente vc é péssimo...digo isso porque a maior parte do que vc fala só foi levado em consideração pelos pesquisadores e respondido.

Um abraço,
Vitor

Aurelio Moraes
Contato:

Puxa, como vidente vc é péssimo...

Você deve estar se referindo a isto:
Acho que quando você fala "Pesquisa, Hammond, pesquisa... " , você no fundo quer falar "creia comigo Hammond, creia..."

Eu falei "acho" porque não estava afirmando. Um alegado vidente falaria " os espíritos estão me dizendo que..."ou algo parecido. :emoticon19:
Não tive a pretenção de ser vidente.

Sobre isto:

Você concorda ou discorda?

Sobre os estudos de caso, o Zangari já os refutou várias e várias vezes. E como você mesmo admite sem problemas, existe divergência no meio científico.

Aurelio Moraes
Contato:

Na minha opinião, o fato é que nós nunca vamos chegar a um consenso nestes debates, Vitor.
Você continuará crendo no espiritismo baseado nestas evidencias as quais você acha que são válidas e nós continuaremos falando que cientificamente, não podemos afirmar que espíritos existem ou não existem.
Mesmo que a gente debata isto por mais e mais páginas, não vamos alcançar um denominador comum.

Abraços

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:Sobre isto:

Você concorda ou discorda?

Depende. A pessoa pode ter passado por uma experiência pessoal bem convincente com relaçao ao sobrenatural, e crer no sobrenatural por isso. Não se pode julgá-la nesse caso.

Mr.Hammond escreveu:Sobre os estudos de caso, o Zangari já os refutou várias e várias vezes. E como você mesmo admite sem problemas, existe divergência no meio científico.

Mas eu mostrei base experimental tb.

Aurelio Moraes
Contato:

A pessoa pode ter passado por uma experiência pessoal bem convincente com relaçao ao sobrenatural, e crer no sobrenatural por isso.

Para ela, pode ter sido real mesmo. Mas não significa que seja algo evidenciável cientificamente.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Os discursos e táticas de Andrade e Quevedo são claramente escolhidos de acordo com seus motivos pessoais. A questão importante é: por que escolheram um discurso pretensamente científico como arma de ataque ou de defesa? E por que escolheram a Parapsicologia como um dos instrumentos para realizar tal empresa? O fato é que, em se tratando da escolha de uma arma, teriam que optar por algo que fosse consistente, forte e convincente. A Filosofia, por exemplo, lida com idéias, que são facilmente discutíveis, não são palpáveis, por isso não serviria a esses propósitos. Mas a Ciência lida com fatos, pesquisas, resultados e demonstração de evidências, portanto tem um caráter mais definitivo, ainda que hoje a tendência científica seja de não fechar questão sobre nada, e sim considerar demonstrações que podem ser refutadas por pesquisas futuras. A Parapsicologia foi, provavelmente, a escolhida como arma porque seu objeto de estudo faz fronteira com as crenças religiosas da sobrevivência à morte. Assim, não respeitando os limites próprios da ciência, adotou-se a Parapsicologia com a finalidade de confirmar a existência da alma, do espírito ou do sobrenatural, na tentativa de impor idéias e conceitos.

À luz do que foi aqui exposto, fica evidente a utilização da Parapsicologia para a defesa da fé católica e da fé espírita no Brasil. Como já foi dito, isto contribuiu e ainda contribui em muito para a geração de preconceitos em relação à Pesquisa Psi propriamente dita. Esse cenário está começando a mudar graças ao esforço de pessoas comprometidas seriamente com a pesquisa científica de psi. Trabalhos acadêmicos têm sido realizados e há um grande empenho para a divulgação e atualização de informações sobre pesquisas e seus resultados.

http://www.pesquisapsi.com/content/view/2320/41/

vm, vai estudar vai.

Claro a parapsicologia MESMO é só aque vc estuda , claro !
Se não estiver dentro do que lhe ensinaram , NÃO É PARAPSICOLOGIA , claro !
a PAPSICOLOGIA dO QUEVEDO é tão igual quanto a sua !
Nada se confirma , nada se explica , tudo se especula .
Existem SIM duas vertentes em PARAPSICOLOGIA querendo
vc ou não , e vou demonstra-la .
Espere sentado no colinho do mestre .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Para ela, pode ter sido real mesmo. Mas não significa que seja algo evidenciável cientificamente.[/quote]

E ai ? não aconteceu? só porque vc não quer !
Vai te catar , rapaz .
Se o sujeito obteve benificios , se sua vida mudou , se é um cara melhor ?
Vai estar procupado com o que vc acha ?
Acho que só interessa sua experiencia e o efeito dela , o resto
que se dane !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Aurelio Moraes
Contato:

Não falei que é proibido o sujeito acreditar! Parece que você tem dificuldade em entender isso. O que eu disse é que pode ser válido para ele, mas não necessariamente é um fato evidenciável cientificamente!

Aurelio Moraes
Contato:

a PAPSICOLOGIA dO QUEVEDO é tão igual quanto a sua !
Nada se confirma , nada se explica , tudo se especula .
Existem SIM duas vertentes em PARAPSICOLOGIA querendo
vc ou não , e vou demonstra-la .
Espere sentado no colinho do mestre .

Só sabe fazer ataques pessoais.
Quanta ignorância e estupidez.

Não existe parapsicologia de fulano ou beltrano. Ou se utiliza o método científico ou não se utiliza. E este é um só . Quevedo diz que milagres são provados pela parapsicologia. Isto é falsa parapsicologia.
Você é completamente ignorante no tema e parece precisar de algo científico para corrobar a sua fé , a qualquer custo. Parece ter uma compulsão por querer provar que sua fé espírita está certa. Se for isso, é lamentável. Não existem escolas de parapsicologia, pergunte ao pessoal da parapsychological association. Crie coragem. Vá estudar.
Teorias científicas dentro da parapsicologia verdadeira vão existir, mas nenhum espírita é obrigado a largar sua crença religiosa para aceitá-las.

videomaker

.

Não existe parapsicologia de fulano ou beltrano .. Isto é falsa parapsicologia...

Pera ai, existe ou não mais de uma , porque a do Quevedo
e não a sua é a falsa ?
E o mais espantoso , se existem uma verdadeira e uma falsa ,
como só existe uma ?
Aurelio vc é um genio ...

Aurelio Moraes
Contato:

Funciona assim como uma pseudo(falsa) ciência não é ciência. TÁ DIFÍCIL DE ENTENDER ISTO?
Por isso a pseudo-parapsicologia não é parapsicologia.

Não existem "parapsicologias". Você nunca vai entender isto.
Se não usa o método científico, não é parapsicologia. E Quevedo não usa.
Se é falsa não é parapsicologia ! É pseudo! Você tem dificuldade de entender as coisas.
Continue com seus devaneios e seja feliz.
Quevedo não é reconhecido pela parapsicologia internacional, não faz parte da mais importante associação de pesquisa psi , a Parapsychological association. Por isto ele não faz parapsicologia e não é considerado cientista.
Veja:
http://www.parapsych.org/PA_awards.html

http://www.parapsych.org/member_index.html

O que o Quevedo chama de parapsicologia não é pois não utiliza metodologia científica, que é uma só.

Só é parapsicologia aquela que utiliza o método científico. Se não usa, não é . Isso é simples.
Se é falsa, não é parapsicologia. Entenda.

Você desconhece os princípios básicos do Método científico. Vá estudar Karl Popper.

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:Quevedo não é reconhecido pela parapsicologia internacional, não faz parte da mais importante associação de pesquisa psi , a Parapsychological association. Por isto ele não faz parapsicologia e não é considerado cientista.

Hammond, penso que o Videomaker tem razão quando diz que existem correntes parapsicológicas. Há aqueles que acham que os fenômenos parapsicológicos já estão provados, e os que acham que não estão. Há até aqueles que acham que a PA (da qual o Zangari faz parte) é INIMIGA da Parapsicologia, logo, Zangari seria um inimigo (ainda que "amistoso")da Parapsicologia. Veja:

http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... migos.html

Em quase a mesma classe de inimigos como os líderes do CSICOP, poria àqueles membros da Parapsychological Association (PA) que se encontram a si mesmos incapazes de fazer uma avaliação cabal da evidência do fenômeno psi. Eles estão de acordo em afirmar que se manifesta uma anomalia prevista mas inexplicada sob condições específicas de laboratório, mesmo assim, dizem que a evidência não é suficiente. Se, depois de cem anos de investigação neste campo, eminentes parapsicólogos, por qualquer razão que seja, começam a dizer que não sabem se o fenômeno psi existe, quem pode culpar ao neófito desinformado por recusar a parapsicologia e coloca-la à margem da investigação científica?, que por suposto, é onde muitos parapsicólogos queriam deixá-la.

Nossa, parece que o cara fez o texto pensando no Zangari! :emoticon12:

Há ainda aqueles que acham (como eu) a questão da sobrevivência tratável cientificamente e outros ainda não. Há ainda os que acham que os estudos de caso são capazes de demonstrar anomalias e outros como o Zangari que acham que não.

Portanto, minha conclusão é que existem, sim, correntes dentro da Parapsicologia, divisões e mesmo escolas.

Um abraço,
Vitor

Aurelio Moraes
Contato:

Vitor, respeito sua opinião mas discordo.Você já conhece nosso posicionamento quanto a isto.
O texto "Os inimigos da parapsicologia" está na interpsi também.
http://www.pesquisapsi.com/content/view/2333/41/

Há aqueles que acham que os fenômenos parapsicológicos já estão provados, e os que acham que não estão

Vitor, você sabe tão bem quanto eu que o termo "provado" é inadequado! Falamos em evidências! Existem evidências para os fenômenos parapsicológicos e nunca "provas definitivas". Você mesmo já me falou que em ciência não existem provas absolutas e sim evidências. Não podemos falar que "psi existe e pronto, acabou, sem dúvidas". Existem evidências fortes de sua existência, mas pode não existir. A premissa básica de uma teoria científica é admitir que ela pode estar errada e pode ser substituida por outra para explicar algo.

O fato de alguns membros da PA questionarem a hipótese psi (se isso lá for verdade) não os tornam membros de uma "escola" ou corrente"!

Como sabemos, não existe total concordância no meio acadêmico. O que é diferente de falar que existe "escola católica", "escola espírita". Ou se usa o método científico ou não se usa. Mesmo que entre os acadêmicos da PA alguns questionem PSI, não significa que são de "escolas diferentes"!

Há ainda aqueles que acham (como eu) a questão da sobrevivência tratável cientificamente e outros ainda não. Há ainda os que acham que os estudos de caso são capazes de demonstrar anomalias e outros como o Zangari que acham que não.

Isto é diferente de escolas! Alguns físicos questionam a teoria dos buracos negros, assim como tantas outras! Mas isso não os tornam "seguidores" de outras "escolas"!!!
Existe a Parapsicologia, uma ciência, e existem PESSOAS com propósitos e leituras difentes DA Parapsicologia.

Faz sentido dizer "diferentes usos" da Parapsicologia, mas não "diferentes escolas"!

O que deve se esforçar é para que não se confunda Parapsicologia com usos que se fazem dela FORA DO ÂMBITO CIENTÍFICO.

A questão das escolas de parapsicologia deve ser avaliada de forma semelhante à das escolas de Física.

Existem Físicos que não acreditam na teoria da Relatividade. Isso poderia constituir uma escola de Física ? O que constitui o que é a opnião pessoal de um pesquisador e o que realmente faz parte do estabelecido na Física ?

Na Pesquisa Psi existem publicações internacionais, associações, congressos e eventos em geral de forma que é possível apontar o que é a opnião de um pesquisador isolado e o que é opnião de uma comunidade.

O Zangari faz parte da Parapsychological Association, mais importante organização de Pesquisa Psi, participa de vários eventos internacionais, mantém-se atualizado em relação as publicações da área além de manter contato frequênte com diversos pesquisadores.

Tudo isso possibilita que ele tenha discernimento para identificar ideias que são suas e ideias que são da comunidade psi.

Quevedo por outro lado, se fechou dentro do CLAP e ignora sistematicamente a esmagadora maioria dos trabalhos publicados à nivel internacional usando argumentos beirando ao ad hominem para desqualifica-los.

Aqui tem-se a diferença entre uma pessoa que se afasta da ciência e um pesquisador representante da comunidade científica.

Física é uma só .. podem existir físicos que defendam idéias não-usuais, como a invalidade da Teoria da Relatividade mas ... isto não constitui uma escola ou vertente da Física.

Na Pesquisa Psi é a mesma coisa ... Quevedo defende idéias diferentes do que é estabelecido pela comunidade internacional, isso não constitui uma escola ou vertente.

Uma coisa é ter diferenças DENTRO de uma abordagem científica, OUTRA é auto-intitular-se ciência fazendo algo de FORA da ciência!

Por que a Parapsicologia se "presta" a esse tipo de confusão?
1. Porque ela lida com aspectos da experiência humana muito relacionados com as crenças religiosa. Assim, religiosos acabam por incorporar a Parapsicologia como instrumento a ser usado em seus campos de origem;
2. Porque a Parapsicologia é um campo ainda sem total aceitação científico-acadêmica, o que torna o campo vulnerável a que qualquer pessoa possa fazer uso do nome "Parapsicologia", uma vez que nada há de "oficial" que a regulamente. Qualquer pessoa, na prática, pode se afirmar "parapsicóloga" sem qualquer sanção! E aí, meu amigo, estão desde o Pe. Quevedo, passando pela Amirá Lépore (que afirmou estar abrindo um instituto de Parapsicologia...), e terminando no Fausto de Oliveira, que há décadas trata pessoas pela hipnose como se essa fosse uma técnica DA Parapsicologia! Muito diferente da Medicina, por exemplo. Se alguém se alegar médico, deverá demonstrar sê-lo! Senão, poderá ir pra cadeia! Quê demonstração teria que apresentar um parapsicólogo? Como não há cursos reconhecidos, etc e tal... torna-se uma área de "ninguém" e, portanto, de "todos"! Se não formos respeitados nem mesmo por fazermos um trabalho de distinção entre o que é e o que não é Parapsicologia... o que restará do campo historicamente legitimado?

Abraços
Editado pela última vez por Aurelio Moraes em 07 Fev 2006, 09:20, em um total de 2 vezes.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Vitor Moura escreveu:
Mr.Hammond escreveu:Quevedo não é reconhecido pela parapsicologia internacional, não faz parte da mais importante associação de pesquisa psi , a Parapsychological association. Por isto ele não faz parapsicologia e não é considerado cientista.

Hammond, penso que o Videomaker tem razão quando diz que existem correntes parapsicológicas. Há aqueles que acham que os fenômenos parapsicológicos já estão provados, e os que acham que não estão. Há até aqueles que acham que a PA (da qual o Zangari faz parte) é INIMIGA da Parapsicologia, logo, Zangari seria um inimigo (ainda que "amistoso")da Parapsicologia. Veja:

http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... migos.html

Em quase a mesma classe de inimigos como os líderes do CSICOP, poria àqueles membros da Parapsychological Association (PA) que se encontram a si mesmos incapazes de fazer uma avaliação cabal da evidência do fenômeno psi. Eles estão de acordo em afirmar que se manifesta uma anomalia prevista mas inexplicada sob condições específicas de laboratório, mesmo assim, dizem que a evidência não é suficiente. Se, depois de cem anos de investigação neste campo, eminentes parapsicólogos, por qualquer razão que seja, começam a dizer que não sabem se o fenômeno psi existe, quem pode culpar ao neófito desinformado por recusar a parapsicologia e coloca-la à margem da investigação científica?, que por suposto, é onde muitos parapsicólogos queriam deixá-la.

Nossa, parece que o cara fez o texto pensando no Zangari! :emoticon12:

Portanto, minha conclusão é que existem, sim, correntes dentro da Parapsicologia, divisões e mesmo escolas.

Um abraço,
Vitor

Seria até estranho , se não houvessem correntes divergentes, dentro de uma mesma área

Bjs

Aurelio Moraes
Contato:

De novo...

"O que deve se esforçar é para que não se confunda Parapsicologia com usos que se fazem dela FORA DO ÂMBITO CIENTÍFICO.

A questão das escolas de parapsicologia deve ser avaliada de forma semelhante à das escolas de Física.

Existem Físicos que não acreditam na teoria da Relatividade. Isso poderia constituir uma escola de Física ? O que constitui o que é a opnião pessoal de um pesquisador e o que realmente faz parte do estabelecido na Física ?

Física é uma só .. podem existir físicos que defendam idéias não-usuais, como a invalidade da Teoria da Relatividade mas ... isto não constitui uma escola ou vertente da Física. "

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:Vitor, respeito sua opinião mas discordo.Você já conhece nosso posicionamento quanto a isto.
O texto "Os inimigos da parapsicologia" está na interpsi também.
http://www.pesquisapsi.com/content/view/2333/41/

Há aqueles que acham que os fenômenos parapsicológicos já estão provados, e os que acham que não estão

Vitor, você sabe tão bem quanto eu que o termo "provado" é inadequado!

O provado aqui diz respeito a "acima da dúvida razoável". É legítimo falar em provas nesse sentido.

Quanto a questões das escolas, achei essa opinião do Zangari(sublinhei uma parte que voiu comentar depois):

http://listas.pucsp.br/pipermail/pesqui ... 09527.html

A questão das "escolas de Parapsicologia" vez ou outra volta a surgir. Minha opinião é de que não existem escolas em Parapsicologia, ao menos como conhecemos o emprego de tal termo para a Psicologia, por exemplo, em que, de fato, temos várias abordagens distintas para lidar com um mesmo fenômeno, o psiquismo humano. A Pesquisa Psi não tem nem gente o suficiente para ter as várias escolas como em Psicologia. Deve haver mais psicólogos no meu bairro
do que pesquisadores psi no mundo!

A existência de uma escola implicaria na existência de teorias distintas de lidar com o objeto em questão. Como sabemos, não dispomos de UMA teoria amplamente aceita por ser suficiente para integrar os dados das pesquisas
(tanto de casos quanto de laboratório). O problema é que temos VÁRIAS teorias, cada uma procurando dar conta de uma parte da relaidade psi. Mas, cada uma dessas teorias não foi capaz de arregimentar grupos de pesquisadores delas afiliados. Se isso tivesse ocorrido, talvez pudéssemos falar em escolas.

Mas... não há dúvidas que cada grupo pode ter ênfases distintas. Explico exemplificando. O grupo de pesquisadores de Virginia está interessado sobretudo no estudo de fenômenos que possam contribuir com a questão da sobrevivência após a morte. Essa ênfase não significa desprezo, desconhecimento, ou mesmo oposição aos demais grupos. Ao contrário. O grupo
de Virginia (http://www.healthsystem.virginia.edu/in ... tystudies/) está em contato com outros grupos, recolhe muito do que é feito na pesquisa experimental, por exemplo, para poder avaliar os casos que estuda de maneira ampla. Vamos a outro grupo, o de Ciências Noéticas, nos Estados Unidos, que conta atualmente com alguns pesquisadores de ponta, como Dean
Radin e Marylin Schlitz, interessados sobretudo na ação fisiológica de psi (bio-PK, staring effect) (http://www.noetic.org/research/capacities.cfm)
Este último grupo, tem como principal base a futura aplicação de psi, a ampliação das capacidades humanos. Um terceiro grupo-exemplo é a Unidade Koestler de Parapsicologia (http://moebius.psy.ed.ac.uk/index.php3). Como se
trata de um grupo formado basicamente de alunos de mestrado e doutorado, não há uma ênfase temática, mas conceitual: todos estão interessados nas relações entre Psicologia e Psi, mesmo porque o grau oferecido é o de Mestre e Doutor em Psicologia, com ênfase em estudos psi.

Muito bem, tais ênfases formam o nosso campo, são a Pesquisa Psi. Nenhum dos grupos diria não fazerem parte da área psi. Não há oposição, mas, novamente,
ênfases que representam diferentes interesses, distintos aspectos do campo como um todo. Pessoalmente acho que isso torna o campo interessante, flexível e multidisciplinar de fato.

Tode essa discussã é interessante e, sei, difícil de compreender se a pessoa não participa diretamente da comunidade internacional, por exemplo, afiliando-se à Parapsyhological Association, ou visitando os diverentes institutos e pesquisadores. Quevedo, infelizmente, não faz parte desse circuito e poucos brasileiros fazem. A maioria dos interessados, por exemplo aqui da lista, sabem disso por estarem em contato comigo e com outros colegas que fazem parte da comunidade psi internacional, como alguns colegas de Curitiba e de Recife. Mas, aqueles que ouvem ou lêem Quevedo, ficam achando que é necessário ser eclético-teórico! Ora, niguém da comunidade psi internacional está preocupada em partidarizar a Pesquisa Psi. Ao contrário, o que se quer é somar, mesmo porque somos poucos, somos constantemente alvo de crítica por parte de críticos que nem ao menos conhecem a literatura da área, não temos recursos como outras áreas...

Assim, o que ou qual é a "verdadeira Parapsicologia": aquela feita por cientistas que, empiricamente, dão sua contribuição para a compreensão de alegações paranormais. A "verdadeira Parapsicologia" é feita por quem não tem interesses outros que não a avaliação imparcial de psi por meio do Método Científico. A "verdadeira Parapsicologia" não se controe com retórica e objetivos escusos, mas de um fiel apego aos objetivos que norteaim e nortearão o campo rumo ao conhecimento desprendido de dogmatismos.

Bem, não vejo porque seja difícil de compreender porque a pessoa não se filie à PA. Divergência de postura como a de Robert McConnell são bem compreensíveis, aliás, tenho uma postura bastante semelhante à dele quanto a essa questão.

Aurelio Moraes
Contato:

Ora, niguém da comunidade psi internacional está preocupada em partidarizar a Pesquisa Psi. Ao contrário, o que se quer é somar, mesmo porque somos poucos, somos constantemente alvo de crítica por parte de críticos que nem ao menos conhecem a literatura da área, não temos recursos como outras áreas.

Concordo com isto! Está certo!

A existência de uma escola implicaria na existência de teorias distintas de lidar com o objeto em questão. Como sabemos, não dispomos de UMA teoria amplamente aceita por ser suficiente para integrar os dados das pesquisas
(tanto de casos quanto de laboratório). O problema é que temos VÁRIAS teorias, cada uma procurando dar conta de uma parte da relaidade psi. Mas, cada uma dessas teorias não foi capaz de arregimentar grupos de pesquisadores delas afiliados. Se isso tivesse ocorrido, talvez pudéssemos falar em escolas.

Também concordo! A questão fundamental é que : ou se utiliza o método científico ou não se utiliza.
Abraço

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Isso é que dá, não ler o texto todo :emoticon22:

Bjs

Trancado