Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

salgueiro escreveu:
Isso é que dá, não ler o texto todo :emoticon22:

Bjs

O que você entende de parapsicologia?

E o texto diz:" não existem escolas".
E o Vitor cometeu um equívoco falando em "escolas", conforme eu demonstrei.
Editado pela última vez por Aurelio Moraes em 07 Fev 2006, 10:12, em um total de 2 vezes.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Mr.Hammond escreveu:
salgueiro escreveu:
Isso é que dá, não ler o texto todo :emoticon22:

Bjs

O que você entende de parapsicologia?

Mais do que vc imagina :emoticon4:

O texto, que vc prontamente concordou é do Zangari. Nossa !! Que surpresa !!

Bjs

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: Blog Linha Cética é Pseudocientífico

É..a parapsicologia não afirma que espíritos fazem xícaras voarem...

Não posso? Assim como o Vitor concorda com textos que falam sobre reencarnação e assim como você concorda com textos espíritas.
Se em qualquer momento eu discordar do Zangari, o farei sem problemas. Já quem tem fé no espiritismo dificilmente vai falar que reencarnação pode não existir.

salgueiro

Re: Re.: Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Mensagem por salgueiro »

Mr.Hammond escreveu:É..a parapsicologia não afirma que espíritos fazem xícaras voarem...

E, por um acaso, já fiz essa afirmação ? :emoticon4:

Bjs

Aurelio Moraes
Contato:

salgueiro escreveu:
Mr.Hammond escreveu:É..a parapsicologia não afirma que espíritos fazem xícaras voarem...

Bjs

Não me recordo..mas bem que poderia fazer, se resolver seguir a "escola" espírita que o vm propôs com a besteira do "psi theta".

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Mr.Hammond escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Não me recordo..mas bem que poderia fazer, se resolver seguir a "escola" espírita que o vm propôs com a besteira do "psi theta".

Não é besteira. Theta é o nome de uma importante revista que publica artigos relacionados à sobrevivência.

http://www.jornalinfinito.com.br/materias.asp?cod=123

Hoje, a pesquisa da Memória Extra-Cerebral adentra os corredores das universidades. Entre estas, temos de destacar as pesquisas iniciadas pelo Dr. Ian Stevenson na Universidade de Virgínia, Estados Unidos, onde foi professor de Psiquiatria e Psicologia e, mas recentemente, chefe da Divisão de Estudos da Personalidade. A Psychical Research Foundation, da mesma universidade, possui uma revista própria, científica, dedicados a todos os aspectos metodológicos da pesquisa que sugiram a sobrevivência após a morte do corpo físico, incluindo todos os fenômenos parapsicológicos, como aparições, poltergeists, etc., além dos estudos de casos de Memória Extra-Cerebral. A revista chama-se THETA, não sem razão o nome dado aos prováveis agentes não-físicos causadores de vários dos fenômenos paranormais ligados à teoria da sobrevivência. As pesquisas neste sentido realizadas por pesquisadores da Universidade de Virgínia ganharam o nome de “Projeto THETA”.
Diversos fatores diferenciais são utilizados como métodos e técnicas de indícios de Reencarnação. Citemos:
1) Experiências de Regressão de Memória Artificialmente Provocadas quer seja através de hipnose ou de relaxamento profundo. Tem o inconveniente de que a sugestão da regressão possa provocar lembranças fictícias para atender a expectativa do hipnólogo, mas, ao mesmo tempo, pode atingir realmente instâncias profundas do inconsciente e auxiliar muito na solução de problemas emocionais nos quais as terapias convencionais falharam em resolver (PINCHERLE, 1990);
2) Regressão de Memória Espontânea. Caso raro, em que certas pessoas entram em transe espontâneo e recordam de eventos prováveis de vidas passadas;
3) Memórias Espontâneas. Geralmente ocorrem em crianças e adolescentes que, em dado momento, começam a recordar nitidamente reminiscências ligadas a uma personalidade que elas dizem ser, só que em outro tempo e lugar. Em algumas destas lembranças existem marcas de nascença que, de alguma forma, estão ligados a traumas físicos que as crianças dizem ter causado a morte na sua vida anterior.
Entre os primeiros investigadores europeus a realizar estudos sobre memórias espontâneas ligadas a marcas de nascença, esta o Dr. Resart Bayer, psiquiatra e presidente da Sociedade Turca de Parapsicologia. Fala o Dr. Bayer que “Certos sinais ou marcas congênitas, muito evidentes, como cicatrizes, etc., que não têm explicações dentro das leis biológicas mas que obrigatoriamente têm de ter uma causa” geralmente associadas às lembranças espontâneas, e obrigam a ciência a ocupar-se com seriedade destes fenômenos.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Não posso? Assim como o Vitor concorda com textos que falam sobre reencarnação e assim como você concorda com textos espíritas.
Se em qualquer momento eu discordar do Zangari, o farei sem problemas. Já quem tem fé no espiritismo dificilmente vai falar que reencarnação pode não existir.[/quote]

A sua pronta resposta foi divertida, afinal vc está sendo iniciado na parapsicologia pelo Zangari

A sobrevivência após a morte prá mim é fato, não crença. Talvez vc não perceba a diferença. Já no espiritismo é crença mesmo

Bjs

Aurelio Moraes
Contato:

Vai começar tudo de novo.
Eu e o Zangari já explicamos o porque de não aceitarmos os estudos de caso. Estamos dando voltas, Vitor.

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:Vai começar tudo de novo.
Eu e o Zangari já explicamos o porque de não aceitarmos os estudos de caso. Estamos dando voltas, Vitor.

Ainda assim, isso não é motivo para chamar de "besteira". E já apresentei estudos de caso com base experimental.

Aurelio Moraes
Contato:

O fato de eu chamar de besteira é uma opinião estritamente pessoal, sem estar necessariamente de acordo com a comunidade da pesquisa psi.

Vitor Moura

Mr.Hammond escreveu:O fato de eu chamar de besteira é uma opinião estritamente pessoal, sem estar necessariamente de acordo com a comunidade da pesquisa psi.

Sei que é...mas seria bom evitar tais opiniões pessoais, elas costumam atrapalhar o bom andamento do debate.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Mr.Hammond escreveu:Funciona assim como uma pseudo(falsa) ciência não é ciência. TÁ DIFÍCIL DE ENTENDER ISTO?
Por isso a pseudo-parapsicologia não é parapsicologia.

Não existem "parapsicologias". Você nunca vai entender isto.
Se não usa o método científico, não é parapsicologia. E Quevedo não usa.
Se é falsa não é parapsicologia ! É pseudo! Você tem dificuldade de entender as coisas.
Continue com seus devaneios e seja feliz.
Quevedo não é reconhecido pela parapsicologia internacional, não faz parte da mais importante associação de pesquisa psi , a Parapsychological association. Por isto ele não faz parapsicologia e não é considerado cientista.
Veja:
http://www.parapsych.org/PA_awards.html

http://www.parapsych.org/member_index.html

O que o Quevedo chama de parapsicologia não é pois não utiliza metodologia científica, que é uma só.

Só é parapsicologia aquela que utiliza o método científico. Se não usa, não é . Isso é simples.
Se é falsa, não é parapsicologia. Entenda.

Você desconhece os princípios básicos do Método científico. Vá estudar Karl Popper.

Então ficamos assim , se alguem disser que o seu metodo
ciêntifico não é o ideal , a parapsicologia deste é que é a
verdadeira parapsicologia , certo ?
Pois o metodo cientifico do outro é mais completo !
Observa com mais tecnica , logo o seu é menos ciêntifico ,
ou seja deixa de ser a verdadeira parpsicologia , certo ?
Eu sei que seu mestre , disse que ele tem razão , mais
seria muito bom ouvir as outras correntes sobre o assunto ,
mesmo que vc ache que elas não existem .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Aurelio Moraes
Contato:

Não existem "métodos científicos". Só um. Não existem correntes ou escolas só pelo fato de você achar que existem. Não perco mais tempo debatendo com quem não se dá ao trabalho de estudar e ler sobre o assunto como você, vm, ao contrário do Vitor.

videomaker

Por que a Parapsicologia se "presta" a esse tipo de confusão?
1. Porque ela lida com aspectos da experiência humana muito relacionados com as crenças religiosa. Assim, religiosos acabam por incorporar a Parapsicologia como instrumento a ser usado em seus campos de origem;
2. Porque a Parapsicologia é um campo ainda sem total aceitação científico-acadêmica, o que torna o campo vulnerável a que qualquer pessoa possa fazer uso do nome "Parapsicologia", uma vez que nada há de "oficial" que a regulamente. Qualquer pessoa, na prática, pode se afirmar "parapsicóloga" sem qualquer sanção! E aí, meu amigo, estão desde o Pe. Quevedo, passando pela Amirá Lépore (que afirmou estar abrindo um instituto de Parapsicologia...), e terminando no Fausto de Oliveira, que há décadas trata pessoas pela hipnose como se essa fosse uma técnica DA Parapsicologia! Muito diferente da Medicina, por exemplo. Se alguém se alegar médico, deverá demonstrar sê-lo! Senão, poderá ir pra cadeia! Quê demonstração teria que apresentar um parapsicólogo? Como não há cursos reconhecidos, etc e tal... torna-se uma área de "ninguém" e, portanto, de "todos"! Se não formos respeitados nem mesmo por fazermos um trabalho de distinção entre o que é e o que não é Parapsicologia... o que restará do campo historicamente legitimado?

Na verdade , tanto a do quevedo como a sua , não tem nada
de concreto ou demostravel e inquestionavel , prova disso ,
é vc dizer que NEM SABE SE PSI EXISTE , e mesmo assim
defende como uma possibilidade .
Isso é tão absurdo e não sei como vc não percebe !
Todos os fenomenos PSI são especulações baseados na
cosciência que existe , o pensamento é uma verdade , todo
mundo sabe que ele existe , esse é o ponto de partida dos
devaneios parapsicologicos !
São pensamentos que não se localizam , que tem vontade
propia , e que se apresentam quando querem .
São dados e informaçaões com autonomia regida pelo acaso ,
pois só se apresentam com muita sorte .
Aurelio se vc poder me apresentar um só experimento que mostre uma informação saindo de um individuo e chegando ao
outro de forma incosciente , me rendo ao seu discurso !
Só acho que não vai acontecer ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Mr.Hammond escreveu:Não existem "métodos científicos". Só um. Não existem correntes ou escolas só pelo fato de você achar que existem. Não perco mais tempo debatendo com quem não se dá ao trabalho de estudar e ler sobre o assunto como você, vm, ao contrário do Vitor.

Haaa , o Vitor !
Não foi ele que disse que eu tinha razão ?
Pode continuar com ele , o cara é fera !

ps . metodos ciêntificos não pode ser uns mais eficientes que
outros ? por que ?

Aurelio Moraes
Contato:

Nenhuma ciência tem algo "inquestionável". Nenhuma.
A possibilidade de psi é defendida não por fé, como os que defendem a fé espírita, mas sim com evidências replicáveis.
Parece que algumas pessoas que psi seja inquestionável, como uma fé religiosa. A ciência não funciona assim. Nenhuma.

Aurelio se vc poder me apresentar um só experimento que mostre uma informação saindo de um individuo e chegando ao
outro de forma incosciente , me rendo ao seu discurso !
Só acho que não vai acontecer ...

Existem evidências fortes de que isto acontece.
Mas você ou não lê ou não admite.
http://www.pesquisapsi.com/content/view/2193/0/

videomaker

Existem evidências fortes de que isto acontece.
Mas você ou não lê ou não admite.
http://www.pesquisapsi.com/content/view/2193/0/[/quote]

Posta só uma , só uma , só uma , vai !

Zangari

Mensagem por Zangari »

Vitor Moura escreveu:
Mr.Hammond escreveu:Quevedo não é reconhecido pela parapsicologia internacional, não faz parte da mais importante associação de pesquisa psi , a Parapsychological association. Por isto ele não faz parapsicologia e não é considerado cientista.

Hammond, penso que o Videomaker tem razão quando diz que existem correntes parapsicológicas. Há aqueles que acham que os fenômenos parapsicológicos já estão provados, e os que acham que não estão. Há até aqueles que acham que a PA (da qual o Zangari faz parte) é INIMIGA da Parapsicologia, logo, Zangari seria um inimigo (ainda que "amistoso")da Parapsicologia. Veja:

http://geocities.yahoo.com.br/existem_e ... migos.html

Em quase a mesma classe de inimigos como os líderes do CSICOP, poria àqueles membros da Parapsychological Association (PA) que se encontram a si mesmos incapazes de fazer uma avaliação cabal da evidência do fenômeno psi. Eles estão de acordo em afirmar que se manifesta uma anomalia prevista mas inexplicada sob condições específicas de laboratório, mesmo assim, dizem que a evidência não é suficiente. Se, depois de cem anos de investigação neste campo, eminentes parapsicólogos, por qualquer razão que seja, começam a dizer que não sabem se o fenômeno psi existe, quem pode culpar ao neófito desinformado por recusar a parapsicologia e coloca-la à margem da investigação científica?, que por suposto, é onde muitos parapsicólogos queriam deixá-la.

Nossa, parece que o cara fez o texto pensando no Zangari! :emoticon12:

Há ainda aqueles que acham (como eu) a questão da sobrevivência tratável cientificamente e outros ainda não. Há ainda os que acham que os estudos de caso são capazes de demonstrar anomalias e outros como o Zangari que acham que não.

Portanto, minha conclusão é que existem, sim, correntes dentro da Parapsicologia, divisões e mesmo escolas.

Um abraço,
Vitor

Nesse sentido... SOU INIMIGO DA PARAPSICOLOGIA!!! Eu e 99% dos membros da PA! Meu compromisso é com a ciência, não com a crença religiosa!!! :emoticon12: :emoticon19: :emoticon16: :emoticon12: :emoticon19: :emoticon16: :emoticon12: :emoticon19: :emoticon16: :emoticon12: :emoticon19: :emoticon16:
Sempre há minorias... e as respeito!

Um fraternal abraço,
Zangari
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

o anátema

Re: Blog Linha Cética é Pseudocientífico

Mensagem por o anátema »

Vitor Moura escreveu:No blog do Aurélio, no texto "Parapsicologia e homossexualismo?" é dito: "E com certeza, o fato de uma pessoa ser homossexual nada tem de sobrenatural ou paranormal!"

Alegar que um homossexual não tem como causa de sua condição algo sobrenatural ou paranormal é IRRACIONAL, posto que parte de uma premissa que NÃO CONTEMPLA DADOS DE PESQUISA. Isso significa que eu sustente que "paranormalidade ou sobrenaturalidade" existam? NÃO!!! Parto do pressuposto que NESTE MOMENTO histórico da pesquisa ESSA RESPOSTA CIENTÍFICA NÃO EXISTA.

Então não se pode afirmar cientificamente que a conservação das matas não tenha a ver com o Saci Pererê ou com o Caipora.

Ou que o humor de uma pessoa não tenha a ver com a energia mística zirxônica (inventei agora, e não há provas de que não esteja relacionada com tudo que ocorre no universo, ou com alguns eventos, de forma ainda desconhecida cientificamente).
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Vitor Moura

o anátema escreveu:
Então não se pode afirmar cientificamente que a conservação das matas não tenha a ver com o Saci Pererê ou com o Caipora.

Bom, o Saci viola a lei da conservação da massa (vira redemoinho, perdendo grande massa no processo), e o curupira por ter os pés virados ao contrário imagino que teria problemas para se manter de pé...logo, violam leis físicas e biológicas. Sem falar que tais entidades nunca apareceram como ferramenta explanatória em revistas científicas

o anátema escreveu:Ou que o humor de uma pessoa não tenha a ver com a energia mística zirxônica (inventei agora, e não há provas de que não esteja relacionada com tudo que ocorre no universo, ou com alguns eventos, de forma ainda desconhecida cientificamente).

Mas as causas do humor já estão bem mais definidas do que as causas da homossexualidade. E ninguém, nunca em uma revista científica, citou essa energia como ferramenta explanatória para qualquer coisa. Não em revistas científicas.

o anátema

Mensagem por o anátema »

Vitor Moura escreveu:
o anátema escreveu:

Bom, o Saci viola a lei da conservação da massa (vira redemoinho, perdendo grande massa no processo),

Acho que isso não foi atestado, e não sei se não está tendo uma visão muito literal, estereotipada de Saci. Fantasmas são sempre aquelas pessoas embaixo de lençóis com furinhos para os olhos? Não, então o(s) Saci(s) poderia ser algo similar a um fantasma, cuja imagem real talvez tenha, talvez não, a ver com o estereótipo folclórico.

e o curupira por ter os pés virados ao contrário imagino que teria problemas para se manter de pé...logo, violam leis físicas e biológicas.

Bem, já pessoas e animais mutilados, como um cão com só duas pernas de um lado apenas, que se locomoviam com tanta eficiência quanto animais saudáveis. Além disso, um ser não deixa de existir apenas por ter má adaptação -apesar delas poderem levar a extinção, dependendo do caso (talvez isso explique por que não vemos mais curupiras por aí, se é que eram uma espécie (não se tem provas de que não eram))

Sem falar que tais entidades nunca apareceram como ferramenta explanatória em revistas científicas

Bem, é verdade, não dentro do paradigma científico atual. Mas não me faça citar Khun.

Vitor Moura escreveu:
o anátema escreveu:Ou que o humor de uma pessoa não tenha a ver com a energia mística zirxônica (inventei agora, e não há provas de que não esteja relacionada com tudo que ocorre no universo, ou com alguns eventos, de forma ainda desconhecida cientificamente).

Mas as causas do humor já estão bem mais definidas do que as causas da homossexualidade. .

Bem, supõe-se que as causas do humor estejam mais bem definidas que a causa da homossexualidade, mas não se tem provas de que não existiriam evidências que venham a demonstrar que esses conhecimentos estão enganados.

Mesmo aceitando que o humor é mais compreendido que a homossexualidade, não é por isso que a homossexualidade abre espaço para qualquer explicação imaginável possível mais do que as naturais. Espiritismo não é melhor que uma "energia sexual" parecida com uma "força vital" só que relacionada a atração sexual. É só ficar inventando detalhes para essa hipótese.

(ou ainda a hipótese dos campos de ressonância de Sheldrake modificada para se adequar à explicação de 99% dos alegados fenômenos espíritas sem a sobrevivência da consciência, só da memória e outras coisas)
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

videomaker

O que uma pessoa sinceramente crê NÃO é o mesmo quando uma pessoa deliberadamente inventa. Uma vez que os céticos que usam este argumento não acreditam em unicórnios cor-de-rosa invisíveis, não tem sentido e é inconsistente compará-lo com pessoas que genuinamente crêem e vivem determinada experiência, como Deus, espíritos ou percepção extra-sensorial. Claro que só porque uma pessoa crê genuinamente não significa que seja verdade, mas comparar uma pessoa honesta a uma fraude deliberada não é uma comparação válida.

Se tal como as experiências paranormais, psíquicas, religiosas e espirituais, existissem milhões de pessoas inteligentes e credíveis que afirmasses ter visto ou estado com unicórnios cor-de-rosa invisíveis ou com dragões na garagem, então a comparação tinha algum mérito. Mas não existem, por isso esta comparação não tem mérito.

por wiston wu

Zangari

Mensagem por Zangari »

videomaker escreveu:

O que uma pessoa sinceramente crê NÃO é o mesmo quando uma pessoa deliberadamente inventa. Uma vez que os céticos que usam este argumento não acreditam em unicórnios cor-de-rosa invisíveis, não tem sentido e é inconsistente compará-lo com pessoas que genuinamente crêem e vivem determinada experiência, como Deus, espíritos ou percepção extra-sensorial. Claro que só porque uma pessoa crê genuinamente não significa que seja verdade, mas comparar uma pessoa honesta a uma fraude deliberada não é uma comparação válida.

Se tal como as experiências paranormais, psíquicas, religiosas e espirituais, existissem milhões de pessoas inteligentes e credíveis que afirmasses ter visto ou estado com unicórnios cor-de-rosa invisíveis ou com dragões na garagem, então a comparação tinha algum mérito. Mas não existem, por isso esta comparação não tem mérito.

por wiston wu

INCRÍVEL!!! Eu comecei a ler o texto e, ao longo da leitura me surpreendia: "Nossa, o VideoBurro virou VideoEsperto". Sabe, coisa com coisa... argumentos lógicos... Mas... qual não foi minha real decepção ao verificar que o texto... não era dele...
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

videomaker escreveu: O que uma pessoa sinceramente crê NÃO é o mesmo quando uma pessoa deliberadamente inventa.

Irrelevante na maioria dos casos abordados.

Uma vez que os céticos que usam este argumento não acreditam em unicórnios cor-de-rosa invisíveis, não tem sentido e é inconsistente compará-lo com pessoas que genuinamente crêem e vivem determinada experiência, como Deus, espíritos ou percepção extra-sensorial.

Um bom argumento deve ser bom por sua estrutura, se com o mesmo argumento podemos defender a existência de Deus e de sacis, o argumento não é lá essas coisas.

Isso depende do contexto em que é feita a comparação.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Tranca
Gênero: Masculino

Mensagem por Tranca »

Estão levando muito mais que duas páginas para provar que o Blog do Aurélio é Pseudo-Científico?!

Bah, INCOMPETENTES!
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Trancado