NAJJJMMAAAAAAAAAAAAAAA!!!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Najma
Gênero: Feminino

Re: Re.: NAJJJMMAAAAAAAAAAAAAAA!!!

Mensagem por Najma »

Ateu Tímido escreveu:
Najma escreveu:
Ateu Tímido escreveu:Eram apenas psicografias simples em português ou você escrevia em "línguas" também, ou provocava o "vôo dos recipientes??? :emoticon12: :emoticon12:

:emoticon15:

Eu acabo de me sentir como um espírita... espicaçada... :emoticon11:

Acredite...
Doeu mais em mim do que em você! :emoticon131:

Sério? :emoticon3:
Imagem

francioalmeida
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

Fenômeno da psicografia = Química cerebral anômala
Muito interessante...

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

Najma escreveu:
Ateu Tímido escreveu:
Najma escreveu:
Ateu Tímido escreveu:Eram apenas psicografias simples em português ou você escrevia em "línguas" também, ou provocava o "vôo dos recipientes??? :emoticon12: :emoticon12:

:emoticon15:

Eu acabo de me sentir como um espírita... espicaçada... :emoticon11:

Acredite...
Doeu mais em mim do que em você! :emoticon131:

Sério? :emoticon3:

Juro pelo meu espírito imortal!!! :emoticon7:

Najma

Mensagem por Najma »

francioalmeida escreveu:Fenômeno da psicografia = Química cerebral anômala
Muito interessante...

Não só isso como, acredito eu, todas as manifestações espíritas "autênticas" que não têm nada a ver com aquelas fotos de espíritos envoltos em lençóis materializados.

Auto-hipnose aliada a uma predisposição "química" cerebral... penso seriamente que isso explique muita coisa relativa ao espiritismo.

Beijos
Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Najma escreveu:Não escrevia em línguas não... eu acreditava piamente que aquela história dos espíritos não terem língua própria, deles transmitirem as idéias mentalmente na nossa própria língua e NUNCA cogitei que fosse animismo... :emoticon16: Só depois da desconversão... :emoticon16:

E sempre tive excelente coordenação motora... os objetos nunca "voaram" das minhas mãos, embora a primeira e última vez que eu comi pato assado ele parecia vivo no prato MAS... isso é outra história... :emoticon16:

Bisous... :emoticon13:

Patos têm forte espiritualidade...

Meu avô costumava contar de um que saiu correndo pelo quintal depois de ter a cabeça separada do corpo por uma machadada.
:emoticon13:

Najma

Mensagem por Najma »

Ateu Tímido escreveu:
Najma escreveu:Não escrevia em línguas não... eu acreditava piamente que aquela história dos espíritos não terem língua própria, deles transmitirem as idéias mentalmente na nossa própria língua e NUNCA cogitei que fosse animismo... :emoticon16: Só depois da desconversão... :emoticon16:

E sempre tive excelente coordenação motora... os objetos nunca "voaram" das minhas mãos, embora a primeira e última vez que eu comi pato assado ele parecia vivo no prato MAS... isso é outra história... :emoticon16:

Meu avô costumava contar de um que saiu correndo pelo quintal depois de ter a cabeça separada do corpo por uma machadada.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Maldoso!! :emoticon2:

É sério... estou me sentindo como uma espírita... :emoticon11:
Imagem

Ateu Tímido
Contato:

Najma escreveu:
Ateu Tímido escreveu:

Vamos analisar toda a coisa à luz da Ciência Espírita:

É provável, que, como já disse, que, diante do elevado potencial espiritual da ave, além da sua condição de renomada médium, é provável que algum espírito desesperado por atenção tenha transformado o pato em "cavalo"... :emoticon12: :emoticon12:
Editado pela última vez por Ateu Tímido em 06 Fev 2006, 23:14, em um total de 1 vez.

Najma

Mensagem por Najma »

Ateu Tímido escreveu:
Najma escreveu:
Ateu Tímido escreveu:

Vamos analisar toda a coisa à luz da Ciência Espírita:

É provável, que, como já disse, que, diante do elevado potencial espiritual da ave, além da sua condição de renomada médium, é provável que algum espírito desesperado por atnção tenha transformado o pato em "cavalo"... :emoticon12: :emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: ... que horror... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Botanico

Mensagem por Botanico »

Najma escreveu:
francioalmeida escreveu:Fenômeno da psicografia = Química cerebral anômala
Muito interessante...

Não só isso como, acredito eu, todas as manifestações espíritas "autênticas" que não têm nada a ver com aquelas fotos de espíritos envoltos em lençóis materializados.

Auto-hipnose aliada a uma predisposição "química" cerebral... penso seriamente que isso explique muita coisa relativa ao espiritismo.

Beijos

MUITA COISA, provavelmente, pois por aqui tem muito espírita que sonha em ser algum novo Chico Xavier e quer psicografar livros ou mensagens. Daí o seu tipo de "mediunidade" ser muito bem aceito em centros ou individualmente.

O problema para mim é que não entendi ainda como é que essa química cerebral consegue fazer com que o médium obtenha informações que não tinha como obter por vias normais. No caso do Chico Xavier mesmo, é citado o episódio de uma família de judeus, que perdera um de seus filhos em acidente rodoviário. Fazendo uma visita ao Chico, não pediram nada, mas receberam uma mensagem que tratava de assuntos pessoais da família (que nunca conhecera antes) e um detalhe estranho: no fim da folha havia o desenho de uma estrela de Davi, com nomes hebraicos nas pontas. Ninguém entendera o que aquela estrela representava. Meses depois, quando um dos irmãos folheava um dos cadernos do falecido, deparou-se com a mesma estrela e os mesmos nomes. Procurou então a professora daquela matéria e ela explicou que aqueles desenhos eram comuns. A estrela representava a carteira onde ele se sentava e os nomes hebraicos eram os dos colegas em volta.
Há muitos casos assim em literatura espírita, mas os céticos têm a solução para isso:
_ É relato, evidência anedota (aliás TUDO É EVIDÊNCIA ANEDOTA, Certo?) e portanto não valem nada.

Uma pena.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Botanico escreveu:Há muitos casos assim em literatura espírita, mas os céticos têm a solução para isso:
_ É relato, evidência anedota (aliás TUDO É EVIDÊNCIA ANEDOTA, Certo?) e portanto não valem nada.

Uma pena.

Há 2 possibilidades principais:
1. Aconteceu algo que desafia o que conhecemos das leis da natureza.
2. É uma fraude.

Mesmo que tenha sido o primeiro caso, ainda não há como falar em espíritos. Aconteceu algo que não podemos explicar? Pois então fiquemos sem explicação. Talvez um dia ela apareça. Talvez nunca. E daí?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
Botanico escreveu:Há muitos casos assim em literatura espírita, mas os céticos têm a solução para isso:

Uma pena.

2. É uma fraude.

Mesmo que tenha sido o primeiro caso, ainda não há como falar em espíritos. Aconteceu algo que não podemos explicar? Pois então fiquemos sem explicação. Talvez um dia ela apareça. Talvez nunca. E daí?

Porque ficar sem explicações, se elas existem ? Vc tem todo direito de não gostar delas ou não acreditar, mas isso não muda o fato de que existem

Bjs

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Botanico escreveu:MUITA COISA, provavelmente, pois por aqui tem muito espírita que sonha em ser algum novo Chico Xavier e quer psicografar livros ou mensagens. Daí o seu tipo de "mediunidade" ser muito bem aceito em centros ou individualmente.

O problema para mim é que não entendi ainda como é que essa química cerebral consegue fazer com que o médium obtenha informações que não tinha como obter por vias normais. No caso do Chico Xavier mesmo, é citado o episódio de uma família de judeus, que perdera um de seus filhos em acidente rodoviário. Fazendo uma visita ao Chico, não pediram nada, mas receberam uma mensagem que tratava de assuntos pessoais da família (que nunca conhecera antes) e um detalhe estranho: no fim da folha havia o desenho de uma estrela de Davi, com nomes hebraicos nas pontas. Ninguém entendera o que aquela estrela representava. Meses depois, quando um dos irmãos folheava um dos cadernos do falecido, deparou-se com a mesma estrela e os mesmos nomes. Procurou então a professora daquela matéria e ela explicou que aqueles desenhos eram comuns. A estrela representava a carteira onde ele se sentava e os nomes hebraicos eram os dos colegas em volta.
Há muitos casos assim em literatura espírita, mas os céticos têm a solução para isso:

Uma pena.

É Botanico, "evidencia anedódica" seria alguma coisa sem explicaçao por parte dos céticos. Fraude? Acho que se alguem acha que o Chico ficava pesquisando a vida dos outros (inclusive detalhes muito íntimos, que seria trabalhoso até para os melhores detetives) para nos enganar, seria no mínimo estranho por parte dele, que não cobrava absolutamente NADA para dar suas mensagens, ao contrário dessa mediunidade "paga" que temos hoje, aliás, ridícula. Prefiro acreditar que Chico era "débil mental", como disseram nossos grandes "pensadores" aqui do fórum para explicar tudo o que ele fazia.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Uma pena.

2. É uma fraude.

Porque ficar sem explicações, se elas existem ? Vc tem todo direito de não gostar delas ou não acreditar, mas isso não muda o fato de que existem

Bjs

Também não entendo esse céticos.

Afinal, por quê diabos eles duvidam da existência da TELEPATIA?
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

O ENCOSTO escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Uma pena.

2. É uma fraude.

Bjs

Também não entendo esse céticos.

Afinal, por quê diabos eles duvidam da existência da TELEPATIA?

Tem boas eviências:
http://geocities.yahoo.com.br/criticand ... cientifico

Um abraço,
Vitor

videomaker

Mensagem por videomaker »

PS: o inconsciente vai se alimentando de "lixo", daquilo que a mente não digere. Se a gente mantiver a mente "arejada", com muita informação sendo trabalhada interiormente e tratando de observar os próprios atos e atitudes, a quota se mantém mais ou menos a mesma no correr da vida... dá pra medir isso pela falta de "encucação" com as coisas e a superação de traumas, medos irracionais, etc...[/quote]

Estaria lá tambem , tudo o que vc estudou e leu , aprendeu ?
Estando lá toda essa informação , com um pouco de concentração vc passaria em uma prova do ITA , com certa
facilidade ?
Ou essa manifestação do seu incosciente limita -se apenas ao
trivial e cotidiano ?

um cheiro.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Mensagem por videomaker »

É Botanico, "evidencia anedódica" seria alguma coisa sem explicaçao por parte dos céticos. Fraude? Acho que se alguem acha que o Chico ficava pesquisando a vida dos outros (inclusive detalhes muito íntimos, que seria trabalhoso até para os melhores detetives) para nos enganar, seria no mínimo estranho por parte dele, que não cobrava absolutamente NADA para dar suas mensagens, ao contrário dessa mediunidade "paga" que temos hoje, aliás, ridícula. Prefiro acreditar que Chico era "débil mental", como disseram nossos grandes "pensadores" aqui do fórum para explicar tudo o que ele fazia.[/quote]

"evidencia anedódica" , esse é grande pulo do gato dos ceticos,
quando lhe faltam argumentos , pronto !
NÃO VI , NÃO ACONTECEU !
Ai fica tudo muito facil !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:Há 2 possibilidades principais:
2. É uma fraude.

Bjs

Para que uma explicação passe a existir, é só inventar uma. Quando eu falo em explicação, eu falo em explicação convincente segundo critérios que eu reconheça como válidos, não explicação que me agrada.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:Há 2 possibilidades principais:
2. É uma fraude.

Bjs

Para que uma explicação passe a existir, é só inventar uma. Quando eu falo em explicação, eu falo em explicação convincente segundo critérios que eu reconheça como válidos, não explicação que me agrada.

E o ponto é esse mesmo

eu falo em explicação convincente segundo critérios que eu reconheça como válidos, não explicação que me agrada

Os critérios, no final das contas, te agradam :emoticon4:

Bjs

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Najma escreveu:Na época eu lia muito mesmo, na base de uns 2 livros por semana. Graforréia está mais para a minha habilidade psicográfica do que qualquer outra coisa...

Najma!

Os livros a que você se refere, por acaso são esses lixos produzidos pelos espírirtas?
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Najma

Mensagem por Najma »

Carlos Castelo escreveu:
Najma escreveu:Na época eu lia muito mesmo, na base de uns 2 livros por semana. Graforréia está mais para a minha habilidade psicográfica do que qualquer outra coisa...

Najma!

Os livros a que você se refere, por acaso são esses lixos produzidos pelos espírirtas?

SIM, irmão em não-deus!!... :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:

Li todos os livros do Kardec, todos os do espírito(sic) André Luis, do Conde de Rochester, do Ramatis, da Zíbia Gasparetto... :emoticon11: :emoticon11:

Mas então, Jesus veio e falou comigo!! Ele disse: Venha e largue todos esses vícios, deixe o passado para trás e siga-me!

O causo é que eu também desisti de Jesuis... :emoticon69: e cá estou... :emoticon16:

:emoticon16:
Imagem

Carlos Castelo

Mensagem por Carlos Castelo »

Chora não Najma, todo mundo erra!

Afinal de contas, isso já faz parte do passado! :emoticon19:
Nós também sabemos o quanto a verdade é muitas vezes cruel, e nos perguntamos se a ilusão não é mais consoladora.
Henri Poincaré (1854-1912)

Quando se coloca o centro de gravida da vida não na vida, mas no "além"-no nada-, tira-se à vida o seu centro de gravidade.
Nietzsche - O Anticristo.

Botanico

Mensagem por Botanico »

Fernando Silva escreveu:

Uma pena.

2. É uma fraude.

Sem querer ser chato, porém sendo, Fernando, saiba que a natureza tem horror ao vácuo. Isso atinge o raciocínio cético também. E também é necessário entender que certas explicações são mais digestas que outras, mas tal como acontece com a comida, certas coisas fazem bem a uns e mal a outros.
Em se tratando de Ciência, É PROIBIDO FALAR EM ESPÍRITOS. Assim então vem as explicações para os estranhos fenômenos do Chico, como o exemplo que citei. Então já se tem até uma lista por aqui:
1) Fraude
2) Inconsciente
3) Psi
4) Leitura fria (ou quente ou morna)
5) Telepatia
etc e tal.
Mas sabe o que me deixa ressabiado? É que na hora de se falar de espíritos, os céticos exigem provas de nossa parte, que de antemão eles sabem que não podemos fornecer. Essas provas não são produzidas à vontade: é preciso colhê-las de passagem.
Agora os céticos (será que o Acauan vai ficar bravo comigo de novo?) normalmente contentam-se com explicações assim jogadas como as da lista e AQUI NÃO É NECESSÁRIO TESTÁ-LAS ou mesmo VERIFICAR SE SÃO APLICÁVEIS. É a única situação científica onde o teste da hipótese é dispensável. Mas isso não compromete o caráter científico da coisa.

Uma pena.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Botanico escreveu:
Em se tratando de Ciência, É PROIBIDO FALAR EM ESPÍRITOS. Assim então vem as explicações para os estranhos fenômenos do Chico, como o exemplo que citei. Então já se tem até uma lista por aqui:
1) Fraude
2) Inconsciente
3) Psi
4) Leitura fria (ou quente ou morna)
5) Telepatia
etc e tal.
Mas sabe o que me deixa ressabiado? É que na hora de se falar de espíritos, os céticos exigem provas de nossa parte, que de antemão eles sabem que não podemos fornecer. Essas provas não são produzidas à vontade: é preciso colhê-las de passagem.

Acontece que as explicações que você listou, tirando a telepatia/psi, são reais e comprovadas.
Quando você vê alguém mostrar como um suposto fenômeno paranormal é feito, a tendência é achar que os outros casos também são fraudes.

Acho que você vai aceitar que esta conclusão é muito mais racional que supor, sem provas, que, no caso dos espíritas "de verdade", os fenômenos acontecem "de verdade".

Se você admite que os espíritas não podem fornecer provas (e o Chixa também disse isto) e que os fenômenos só acontecem quando querem, não quando precisamos que ocorram, então deve admitir também que está numa posição difícil diante dos céticos.

É direito seu acreditar, é direito nosso não acreditar. Se formos nos basear nos seus critérios de aceitação de fenômenos estranhos, qualquer coisa pode ser aceita, por mais absurda que seja. Basta a fé, o testemunho ou a experiência pessoal.

aknatom

Re.: NAJJJMMAAAAAAAAAAAAAAA!!!

Mensagem por aknatom »

Sabe a pior? Os mesmos fenômenos explicados pelo espiritismo como fenômenos mediúnicos de comunicações com o além, existem em todas as culturas e todas as religiões. COm excessão de algumas onde isso é considerado "bruxaria" e dá fogueira, nas outras são divulgados e explicados, e todas as explicações são diferentes. Uma das poucas que aceita essa comunicação com o mundo espiritual, e estrutura este mundo do mesmo jeito que escritores de RPG fazem seus mundos, são os espíritas.
Resumindo: a coisa acontece no mundo inteiro, possui infinitas explicações possíveis, e os caras acham qeu são os únicos detentores da verdade. Pra isso serve a ciência, pra dizer que o trovão não é nem zeus, nem jeová, nem thor, e sim uma descarga elétrica na atmosfera.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:Sabe a pior? Os mesmos fenômenos explicados pelo espiritismo como fenômenos mediúnicos de comunicações com o além, existem em todas as culturas e todas as religiões. COm excessão de algumas onde isso é considerado "bruxaria" e dá fogueira, nas outras são divulgados e explicados, e todas as explicações são diferentes. Uma das poucas que aceita essa comunicação com o mundo espiritual, e estrutura este mundo do mesmo jeito que escritores de RPG fazem seus mundos, são os espíritas.
Resumindo: a coisa acontece no mundo inteiro, possui infinitas explicações possíveis, e os caras acham qeu são os únicos detentores da verdade. Pra isso serve a ciência, pra dizer que o trovão não é nem zeus, nem jeová, nem thor, e sim uma descarga elétrica na atmosfera.

E parece que é genético... minha bisavó era uma benzedeira de mão cheia... :emoticon16:

Existe em todas as culturas sim. E isso deveria ser melhor pesquisado pela ciência.

Beijos
Imagem

Trancado