A humanidade vai sobreviver à falta de petróleo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Dante, the Wicked

Re: Re.: A humanidade vai sobreviver à falta de petróleo?

Mensagem por Dante, the Wicked »

Francielly Pierri escreveu:
cabeludo171 escreveu:O Alcool poderia, por um tempo, substituir a gasolina como combustível até encontrarem outra forma de combustível.
Acho eu.

Pois é, todos pensando em energia nuclear, solar e hidrogênio. Coisas mirabolantes, etc ... mas logo pensei no alcool caso fosse urgente a necessidade. Mas creio que ele não supre tudo, acho que tem certas coisas que não poderiam depender do alcool. Errada, eu?

Caminhões, ônibus, aviões etc. precisam de combutíveis fósseis.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

APODman escreveu:Portanto que a falta de Petróleo não implique no fim da fabricação de Coca-Cola, eu sobreviverei :emoticon16:

[ ]´s

Amén!
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

Mr.Hammond escreveu:Concordo, Fernando. Carvão não dá certo. Os prováveis substitutos do petróleo são a energia do hidrogênio, solar e nuclear.
Se bem que prognósticos deste tipo podem estar totalmente errados...

Enfim, é esperar para ver.

Geralmente não é lembrado que é possível produzir gasolina sintética a partir do carvão.
Os alemães fizeram isto na Segunda Guerra Mundial. Com a tecnologia atual seria possível dar viabilidade econômica ao processo, não fosse a prioridade das pesquisas ser por fontes limpas de energia.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Neuromancer escreveu:Vcs não estão considerando que com a falta do petróleo enfrentamos dois problemas simultâneos, a produção de energia e a fabricação de plásticos.

Plásticos ou polímeros podem ser obtidos, a priori, a partir de qualquer tipo de molécula orgânica.
O petróleo é usado porque é a matéria prima mais barata, mas pode-se sintetizar plásticos a partir de uma infinidade de matérias primas carbônicas, aperfeiçoando-se as tecnologias para dar-lhe viabilidade econômica, o que é bastante factível dado o consumo de plásticos permitir economia de escala que justifica pesquisas no setor.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Samael
Contato:

Re.: A humanidade vai sobreviver à falta de petróleo?

Mensagem por Samael »

Tenho mais medo é de possíveis confrontos armados que tal falta pode proporcionar...

E o "mar da China" está aí...

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

No mais, as previsões sobre o fim da era do petróleo tendem a ser alarmistas.
Durante as crises de 1973 e 1979, previa-se o caos no fim do século XX com o barril ultrapassando o preço de cem dólares, a valores da época.
Aconteceu o inverso e o petróleo retrocedeu a preços muito inferiores aos praticados naquele período nas décadas seguintes, só retomando impulso quando o excesso de demanda provocado pelo crescimento econômico da China inflou as cotações.
Mesmo assim, descontada a inflação, o petróleo é hoje mais barato do que era em 1979.
E o melhor indicador de escassez ainda é o preço.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Dante, the Wicked escreveu:
Francielly Pierri escreveu:
cabeludo171 escreveu:O Alcool poderia, por um tempo, substituir a gasolina como combustível até encontrarem outra forma de combustível.
Acho eu.

Pois é, todos pensando em energia nuclear, solar e hidrogênio. Coisas mirabolantes, etc ... mas logo pensei no alcool caso fosse urgente a necessidade. Mas creio que ele não supre tudo, acho que tem certas coisas que não poderiam depender do alcool. Errada, eu?

Caminhões, ônibus, aviões etc. precisam de combutíveis fósseis.

Muito bem lembrado...

Fora que não há nada mais fedido que óleo diesel.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Uma possibilidade a ser considerada é que a era do petróleo se estique por mais tempo que os alarmistas pregam.
Basta que uma nova grande reserva seja descoberta para que as previsões se tornem menos pessimistas, como foi o caso das do Mar do Norte e do México.

Gostem ou não os ambientalistas, a única opção viável para produzir energia elétrica ainda é a geração nuclear. Poucos países podem se dar ao luxo de ter hidrelétricas e os que podem já se encontram no limite da capacidade de seus recursos hídricos.

A petroquímica pode obter nafta de outras fontes, é um problema menor.

Ficam os motores a explosão (e reação).
Antes de seguir para uma guinada por combustíveis alternativos é possível reduzir em muito o consumo atual melhorando o rendimento dos motores, que como máquinas térmicas desperdiçam a maior parte da energia fornecida.
Há muitos projetos neste sentido, o mais viável é o do carro híbrido elétrico, que aproveita os momentos de baixo rendimento do motor a explosão para recarregar as baterias.

Por conta deste problema não devemos voltar à Idade Média tão já.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Acauan escreveu:
Mr.Hammond escreveu:Concordo, Fernando. Carvão não dá certo. Os prováveis substitutos do petróleo são a energia do hidrogênio, solar e nuclear.

Geralmente não é lembrado que é possível produzir gasolina sintética a partir do carvão.
Os alemães fizeram isto na Segunda Guerra Mundial. Com a tecnologia atual seria possível dar viabilidade econômica ao processo, não fosse a prioridade das pesquisas ser por fontes limpas de energia.

Interessante!Não sabia disso...

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Mr.Hammond escreveu:
Acauan escreveu:

Interessante!Não sabia disso...

Então somos dois Aurélio!rs... mas é como eu sempre digo, RéV também é conhecimento e cultura.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Trancado