Gilghamesh escreveu:Sei, como sempre: desculpas, desculpas e mais desculpas!![]()
É só isso o que vcs apresentam, em lugar de provas!
O Professor Charles Richet, fisiologista mundialmente renomado (e presidente da S.P.R. em 1905), desculpou-se publicamente a Crookes pela sua ridicularização anterior e confirmou tudo o que Crookes tinha reivindicado para os fenômenos de materialização. Escreveu:
' A idolatria das idéias correntes era tão dominante nesse tempo que nenhuma medida foi tomada para verificar ou refutar as afirmações de Crookes. Os homens ficavam satisfeitos em ridiculariza-las, e eu declaro com vergonha que eu estava entre os intencionalmente cegos... Eu ri ' ' Eu estava absolutamente certo que Crookes devia ter caído em algum erro terrível. E assim também Ochorowicz. Mas ele arrependeu-se, e disse, como eu faço, batendo no meu peito, 'Pater, peccavi!'3
Nem estava Richet atrás de Crookes ao reivindicar o mesmo cuidado em conduzir suas experiências:
' Tendo visto muitas materializações... minha única preocupação, e a que preencheu meu ser por completo, foi sempre a de que não devia ser enganado.'
Suas afirmações foram tão enfáticas que nós podemos ser perdoados por citar ainda:
Certamente nós não a compreendemos [isto é, a materialização]. É muito absurda, se uma verdade puder ser absurda.
Espiritualistas culparam-me usando esta palavra 'absurdo'; e não puderam compreender que admitir a realidade destes fenômenos me era uma dor real; mas para pedir a um fisiologista, um médico, ou a um químico que admita que uma forma que tenha uma circulação de sangue, calor e músculos, que exala ácido carbônico, tem peso, fala, e pensa, pode sair de um corpo humano devem pedir dele um esforço intelectual que seja realmente doloroso. Sim, é absurdo; mas não importa - é verdade.
Em outra parte no mesmo volume Richet observa:
A alternativa... é que ou os fenômenos são genuínos ou são devidos à fraude. Eu estou muito bem ciente que eles são extraordinários, mesmo tão monstruosamente extraordinários que a princípio a hipótese de imensurável, repetida, e ininterrupta fraude parece a explicação mais provável. Mas seria tal fraude possível? Eu não posso pensar assim. Quando eu recordo as precauções de que todos nós tomamos, não uma vez, mas vinte, cem, ou mesmo mil vezes, é inconcebível que nós tenhamos sido iludidos em todas estas ocasiões.
O Professor Challis, de Cambridge, tinha colocado o mesmo ponto ainda mais fortemente. Crookes cita-o como dizendo:
Em resumo, os testemunhos foram tão abundante e unânimes, que ou os fatos devem ser aceitos como estão relatados, ou a possibilidade de certificar fatos através do testemunho humano deve ser abandonada.
O problema retirou-se da história e por qualquer razão tais fenômenos não estão mais disponíveis para o estudo. Seria demais esperar que um médium físico possa ainda aparecer no futuro e que esteja disposto a se oferecer para exame com o método experimental melhorado agora disponível, isto é, 'o visor infravermelho' para ver na escuridão? Se isto pudesse com sucesso ser aplicado, ele ou ela poderiam reivindicar a nobreza de trazer uma decisão final na controvérsia a respeito dos fenômenos físicos da mediunidade. Mas se esta 'consumação desejada sinceramente' não for privilégio nosso, o leitor moderno é deixado para fazer sua cabeça como melhor ele possa na base do registro escrito, e isto que nós tentamos apresentar de forma tão completa quanto possível, dentro do espaço necessariamente restrito de um artigo como este, até tanto quanto concerne a Crookes nestes estranhos eventos.
Crookes foi enganado? - e por uma sucessão de médiuns, não todos, como o Sr. Hall parece pensar, de meninas jovens e atraentes. Foram Crookes, Richet, e todos os numerosos outros cientistas competentes que atestaram fenômenos similares, enganados? Ou nós vamos acreditar que eles, e nós, ao nos aproximarmos dos fenômenos da pesquisa psíquica cruzamos um 'limite encantado', postulado pelo Dr W. F. Prince num sentido muito diferente, em que nós sofremos alucinações incomparáveis em qualquer parte no território do são, e nos tornamos verdadeiramente encantados?
Quanto mais eu reflito... mais eu estou persuadido que nós não conhecemos absolutamente nada do universo que nos cerca. Nós vivemos em um tipo de sonho e não compreendemos ainda qualquer coisa das perturbações e dos tumultos deste sonho .