Incrível Experiência de Materialização

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Vitor Moura

Re: Re.: Incrível Experiência de Materialização

Mensagem por Vitor Moura »

Gilghamesh escreveu:Sei, como sempre: desculpas, desculpas e mais desculpas! :emoticon12:

É só isso o que vcs apresentam, em lugar de provas! :emoticon12:

O Professor Charles Richet, fisiologista mundialmente renomado (e presidente da S.P.R. em 1905), desculpou-se publicamente a Crookes pela sua ridicularização anterior e confirmou tudo o que Crookes tinha reivindicado para os fenômenos de materialização. Escreveu:

' A idolatria das idéias correntes era tão dominante nesse tempo que nenhuma medida foi tomada para verificar ou refutar as afirmações de Crookes. Os homens ficavam satisfeitos em ridiculariza-las, e eu declaro com vergonha que eu estava entre os intencionalmente cegos... Eu ri ' ' Eu estava absolutamente certo que Crookes devia ter caído em algum erro terrível. E assim também Ochorowicz. Mas ele arrependeu-se, e disse, como eu faço, batendo no meu peito, 'Pater, peccavi!'3

Nem estava Richet atrás de Crookes ao reivindicar o mesmo cuidado em conduzir suas experiências:

' Tendo visto muitas materializações... minha única preocupação, e a que preencheu meu ser por completo, foi sempre a de que não devia ser enganado.'

Suas afirmações foram tão enfáticas que nós podemos ser perdoados por citar ainda:

Certamente nós não a compreendemos [isto é, a materialização]. É muito absurda, se uma verdade puder ser absurda.

Espiritualistas culparam-me usando esta palavra 'absurdo'; e não puderam compreender que admitir a realidade destes fenômenos me era uma dor real; mas para pedir a um fisiologista, um médico, ou a um químico que admita que uma forma que tenha uma circulação de sangue, calor e músculos, que exala ácido carbônico, tem peso, fala, e pensa, pode sair de um corpo humano devem pedir dele um esforço intelectual que seja realmente doloroso. Sim, é absurdo; mas não importa - é verdade.

Em outra parte no mesmo volume Richet observa:

A alternativa... é que ou os fenômenos são genuínos ou são devidos à fraude. Eu estou muito bem ciente que eles são extraordinários, mesmo tão monstruosamente extraordinários que a princípio a hipótese de imensurável, repetida, e ininterrupta fraude parece a explicação mais provável. Mas seria tal fraude possível? Eu não posso pensar assim. Quando eu recordo as precauções de que todos nós tomamos, não uma vez, mas vinte, cem, ou mesmo mil vezes, é inconcebível que nós tenhamos sido iludidos em todas estas ocasiões.

O Professor Challis, de Cambridge, tinha colocado o mesmo ponto ainda mais fortemente. Crookes cita-o como dizendo:

Em resumo, os testemunhos foram tão abundante e unânimes, que ou os fatos devem ser aceitos como estão relatados, ou a possibilidade de certificar fatos através do testemunho humano deve ser abandonada.

O problema retirou-se da história e por qualquer razão tais fenômenos não estão mais disponíveis para o estudo. Seria demais esperar que um médium físico possa ainda aparecer no futuro e que esteja disposto a se oferecer para exame com o método experimental melhorado agora disponível, isto é, 'o visor infravermelho' para ver na escuridão? Se isto pudesse com sucesso ser aplicado, ele ou ela poderiam reivindicar a nobreza de trazer uma decisão final na controvérsia a respeito dos fenômenos físicos da mediunidade. Mas se esta 'consumação desejada sinceramente' não for privilégio nosso, o leitor moderno é deixado para fazer sua cabeça como melhor ele possa na base do registro escrito, e isto que nós tentamos apresentar de forma tão completa quanto possível, dentro do espaço necessariamente restrito de um artigo como este, até tanto quanto concerne a Crookes nestes estranhos eventos.
Crookes foi enganado? - e por uma sucessão de médiuns, não todos, como o Sr. Hall parece pensar, de meninas jovens e atraentes. Foram Crookes, Richet, e todos os numerosos outros cientistas competentes que atestaram fenômenos similares, enganados? Ou nós vamos acreditar que eles, e nós, ao nos aproximarmos dos fenômenos da pesquisa psíquica cruzamos um 'limite encantado', postulado pelo Dr W. F. Prince num sentido muito diferente, em que nós sofremos alucinações incomparáveis em qualquer parte no território do são, e nos tornamos verdadeiramente encantados?

Quanto mais eu reflito... mais eu estou persuadido que nós não conhecemos absolutamente nada do universo que nos cerca. Nós vivemos em um tipo de sonho e não compreendemos ainda qualquer coisa das perturbações e dos tumultos deste sonho .

Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Gilghamesh escreveu:Sei, como sempre: desculpas, desculpas e mais desculpas! :emoticon12:

É só isso o que vcs apresentam, em lugar de provas! :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Vitor Moura escreveu:As provas de materialização não se baseiam somente nas luvas de parafina.

Isso é verdade. Também há fotos toscas de pessoas cobertas com lençóis e gaze :) :emoticon12:
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Botanico

Mensagem por Botanico »

Tem razão meu caro. Salvo engano tem até um artigo do Massino Polidoro sobre esse assunto.
O problema é que não explica os moldes obtidos pelos espíritos sob a fiscalização científica, pois:
1) Em alguns experimentos, a parafina era colocada em latas aquecidas por fogo forte. A parafina inclusive entrava em ebulição. Algum cético aqui quer tentar produzir um molde de sua mão com a parafina nessa temperatura?

2) Essa idéia de se produzir moldes com as próprias mãos dos presentes já existia na época. Mas confrontando suas tentativas de fazer moldes com os moldes obtidos pelos espíritos, a coisa não conferia. O molde dos espíritos era bem mais fino do que os que eles obtinham com suas mãos. Além disso, o molde dos espíritos não conferia com a medidas de nenhum dos presentes. Nem do médium.

3) Poder-se-ia alegar que o médium já havia trazido um molde feito, mas para se previnirem disso, os cientistas haviam acrescentado um reagente à parafina derretida. Em contato com ácido sulfúrico, esse reagente produzia uma cor vermelha. Já a parafina sem reagente não dava reação alguma. E aí está: o molde dos espíritos dava a reação.

4) Talvez o médium pudesse ter feito um outro molde, mas de açúcar ou outra substância solúvel em água. Mas essa suspeita era eliminada pesando-se a água usada para esfriar o molde. Se algo foi acrescentado, o peso o denunciaria.

Quer dizer, Massino Polidoro fez uma das coisas que os próprios cientistas antigos fizeram, mas com ele deu certo, pois não tinha um molde de espírito para comparar ao vivo e a cores...

É isso.

Que piada...

[i]Ao lado você vê uma "wax hand", uma mão de parafina que pode ser feita em estandes ou em carrinhos em parques por alguns minutos e dólares. Clicando na imagem você vai à página que aluga o carrinho apropriado para que as mãos de parafina sejam feitas. No carrinho, não há nada de mais: apenas parafina mantida derretida por resistências e termostatos.

Pede-se que a pessoa coloque a mão na parafina alguma vezes, e depois retire com cuidado o molde. Qualquer pessoa pode fazer isto, como se vê ao lado, no carrinho vendido por outra empresa. Uma busca por wax hands no Google revela a extensão com que esta atividade está espalhada.

E é assim que a história acaba sendo ingrata e até mesmo humilhante com aqueles que, no passado, atraveram-se a proferir conclusões precipitadas em favor de fenômenos inexplicados. Como disse Michael Shermer, o inexplicado não é necessariamente inexplicável.

Seu Encostado, acho que você não leu o que escrevi (por isso deixei acima). Pesquisadores relatam situações em que a parafina estava fervente (quer por a mão nela? Devia estar por volta de uns 120 graus celsius). E outros casos, não chegava à fervura, mas estava tão suficietemente quente que a médium gritou ao por a mão nela.

Disse que a idéia de se fazer moldes de parafina e se retirá-los das mãos JÁ HAVIA SIDO CONSIDERADA e TESTADA, mas esses moldes não conferiam com os obtidos por materialização, porque não combinavam com as mãos (ou pés) de nenhum dos presentes. E precauções contra a fraude por se trazer um molde já feito ou feito por material solúvel em água, foram tomadas também.

É assim que eu vejo o simplismo cético para se explicar coisa que já haviam sido feitas há décadas: porque dá para se retirar a mão de um molde ainda quente, implica-se que foi isso que se fez no passado e alegam que os cientistas não se deram conta disso, quando em seus relatos é dito que consideraram.

Seriam os céticos também vítimas de leituras seletivas? Acho que sim.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:Tem razão meu caro. Salvo engano tem até um artigo do Massino Polidoro sobre esse assunto.
O problema é que não explica os moldes obtidos pelos espíritos sob a fiscalização científica, pois:
1) Em alguns experimentos, a parafina era colocada em latas aquecidas por fogo forte. A parafina inclusive entrava em ebulição. Algum cético aqui quer tentar produzir um molde de sua mão com a parafina nessa temperatura?

2) Essa idéia de se produzir moldes com as próprias mãos dos presentes já existia na época. Mas confrontando suas tentativas de fazer moldes com os moldes obtidos pelos espíritos, a coisa não conferia. O molde dos espíritos era bem mais fino do que os que eles obtinham com suas mãos. Além disso, o molde dos espíritos não conferia com a medidas de nenhum dos presentes. Nem do médium.

3) Poder-se-ia alegar que o médium já havia trazido um molde feito, mas para se previnirem disso, os cientistas haviam acrescentado um reagente à parafina derretida. Em contato com ácido sulfúrico, esse reagente produzia uma cor vermelha. Já a parafina sem reagente não dava reação alguma. E aí está: o molde dos espíritos dava a reação.

4) Talvez o médium pudesse ter feito um outro molde, mas de açúcar ou outra substância solúvel em água. Mas essa suspeita era eliminada pesando-se a água usada para esfriar o molde. Se algo foi acrescentado, o peso o denunciaria.

Quer dizer, Massino Polidoro fez uma das coisas que os próprios cientistas antigos fizeram, mas com ele deu certo, pois não tinha um molde de espírito para comparar ao vivo e a cores...

É isso.

Que piada...

[i]Ao lado você vê uma "wax hand", uma mão de parafina que pode ser feita em estandes ou em carrinhos em parques por alguns minutos e dólares. Clicando na imagem você vai à página que aluga o carrinho apropriado para que as mãos de parafina sejam feitas. No carrinho, não há nada de mais: apenas parafina mantida derretida por resistências e termostatos.

Pede-se que a pessoa coloque a mão na parafina alguma vezes, e depois retire com cuidado o molde. Qualquer pessoa pode fazer isto, como se vê ao lado, no carrinho vendido por outra empresa. Uma busca por wax hands no Google revela a extensão com que esta atividade está espalhada.

E é assim que a história acaba sendo ingrata e até mesmo humilhante com aqueles que, no passado, atraveram-se a proferir conclusões precipitadas em favor de fenômenos inexplicados. Como disse Michael Shermer, o inexplicado não é necessariamente inexplicável.

Seu Encostado, acho que você não leu o que escrevi (por isso deixei acima). Pesquisadores relatam situações em que a parafina estava fervente (quer por a mão nela? Devia estar por volta de uns 120 graus celsius). E outros casos, não chegava à fervura, mas estava tão suficietemente quente que a médium gritou ao por a mão nela.

Disse que a idéia de se fazer moldes de parafina e se retirá-los das mãos JÁ HAVIA SIDO CONSIDERADA e TESTADA, mas esses moldes não conferiam com os obtidos por materialização, porque não combinavam com as mãos (ou pés) de nenhum dos presentes. E precauções contra a fraude por se trazer um molde já feito ou feito por material solúvel em água, foram tomadas também.

É assim que eu vejo o simplismo cético para se explicar coisa que já haviam sido feitas há décadas: porque dá para se retirar a mão de um molde ainda quente, implica-se que foi isso que se fez no passado e alegam que os cientistas não se deram conta disso, quando em seus relatos é dito que consideraram.

Seriam os céticos também vítimas de leituras seletivas? Acho que sim.

Agora eu entendi. Perdão.

Os pesquisadores jamais poderiam estarem enganados. Ninguém jamais poderia mentir pois todo mundo era humilde e de bom coração. E todos viveram felizes para sempre.

Tá tudo ali relatado. É tão óbvio! Eu e essa mania de não acreditar em testemunhos.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Botanico

Mensagem por Botanico »

Agora eu entendi. Perdão.

Os pesquisadores jamais poderiam estarem enganados. Ninguém jamais poderia mentir pois todo mundo era humilde e de bom coração. E todos viveram felizes para sempre.
Oh, não! Os cientistas antigos podiam sim ser enganados, como também podiam mentir. A coisa só fica um tanto complicada quando:
1) Será que TODOS MENTIRAM? E mentiram a troco de quê? O coreano que mentiu sobre clonagem humana tinha ganho prestígio, bufunfa à vontade, viajava de primeira classe a convite e sem pagar... Mas aqueles que diziam ter visto fenômenos fantasmagóricos.... Ganhavam só gozação e desprestígio diante de seus colegas céticos. Quem iria mentir por conta disso? Seria mais esperto se fizesse o contrário: viu a coisa de verdade, mas mentia dizendo que não viu. Assim ganharia aplausos da comunidade científica.

2) Será que só os céticos de hoje têm competência para investigar a coisa? Os de antigamente não tinham? Será que os médiuns eram TÃO ESPERTOS assim que enganavam a todos? Ora, deviam então dar espetáculos em circos ou em festinhas dos endinheirados. Ganhariam bem mais do que ficar atendendo a alguns velhos carcomidos...

3) Terão os valorosos céticos de hoje PROVAS consistentes da burrice ou sacanagem de seus colegas antigos? Ou será só opinião?

Tá tudo ali relatado. É tão óbvio! Eu e essa mania de não acreditar em testemunhos.
Testemunho é parte da apresentação do trabalho científico, meu caro. Quando eu ou qualquer colega faço um trabalho científico, ao colocar a Introdução, Material e métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Bibliografia, ESTAMOS FAZENDO RELATOS. Relatamos o que fizemos para se chegar àqueles resultados.
Se esses resultados estiverem de acordo com os Dogmas da Ciência, então não há porque a comunidade científica duvidar deles até que alguém, POR ACASO, descubra que houve fraude na coisa.

Entendeu?

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:Agora eu entendi. Perdão.

Oh, não! Os cientistas antigos podiam sim ser enganados, como também podiam mentir. A coisa só fica um tanto complicada quando:
1) Será que TODOS MENTIRAM? E mentiram a troco de quê? O coreano que mentiu sobre clonagem humana tinha ganho prestígio, bufunfa à vontade, viajava de primeira classe a convite e sem pagar... Mas aqueles que diziam ter visto fenômenos fantasmagóricos.... Ganhavam só gozação e desprestígio diante de seus colegas céticos. Quem iria mentir por conta disso? Seria mais esperto se fizesse o contrário: viu a coisa de verdade, mas mentia dizendo que não viu. Assim ganharia aplausos da comunidade científica.

2) Será que só os céticos de hoje têm competência para investigar a coisa? Os de antigamente não tinham? Será que os médiuns eram TÃO ESPERTOS assim que enganavam a todos? Ora, deviam então dar espetáculos em circos ou em festinhas dos endinheirados. Ganhariam bem mais do que ficar atendendo a alguns velhos carcomidos...

3) Terão os valorosos céticos de hoje PROVAS consistentes da burrice ou sacanagem de seus colegas antigos? Ou será só opinião?

Testemunho é parte da apresentação do trabalho científico, meu caro. Quando eu ou qualquer colega faço um trabalho científico, ao colocar a Introdução, Material e métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Bibliografia, ESTAMOS FAZENDO RELATOS. Relatamos o que fizemos para se chegar àqueles resultados.
Se esses resultados estiverem de acordo com os Dogmas da Ciência, então não há porque a comunidade científica duvidar deles até que alguém, POR ACASO, descubra que houve fraude na coisa.

Entendeu?

Como disse, eles jamais poderiam mentir. Eles JAMAIS estariam errados, etc.

E sobre o exemplo, me diga por quê você fica defendendo o espiritismo? Para ser humilhado?

Não. O mesmo podemos dizer sobre os iludidos cientistas.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

APODman

Mensagem por APODman »

Parafraseando o ENCOSTO:

Pois é. Não poderia ser fraude porque ninguém poderia mentir, ninguém poderia estar errado, etc.

meu. E isso ainda vende livro...

Tem gente que NECESSITA ser ingênua. Enfrentar a idéia da inexistência é algo para poucos.

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

APODman

Re.: Incrível Experiência de Materialização

Mensagem por APODman »

"2) Essa idéia de se produzir moldes com as próprias mãos dos presentes já existia na época. Mas confrontando suas tentativas de fazer moldes com os moldes obtidos pelos espíritos, a coisa não conferia. O molde dos espíritos era bem mais fino do que os que eles obtinham com suas mãos. Além disso, o molde dos espíritos não conferia com a medidas de nenhum dos presentes. Nem do médium."

Dizem que :emoticon14:

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

APODman

Mensagem por APODman »

Pq talvez considerassem que sua causa fosse "boa" para a Humanidade e agiram assim como Daniken que
quando pressionado confessou que produzia fraudes pq alguns "precisavam de provas para acreditar".

Ou então simplesmente vaidade de vaidades.

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

APODman

Mensagem por APODman »

E lá vamos nós em mais uma discussão que no final chegaremos a conlusão que: Tecnicamente, não existem provas :emoticon16:

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

O ENCOSTO escreveu:
Vitor Moura escreveu:
Leia este artigo para saber um possível motivo do declínio de tais fenômenos.

Cara, o artigo é muito grande.

Pretendo ler. mas antes gostaria de saber se ele explica o declinio do aparecimento de sereias e dragões.

Falácia da falsa comparação.

Se tal como as materializações, existissem centenas de pessoas inteligentes e credíveis que afirmasses ter visto ou estado com sereias ou com dragões, então a comparação tinha algum mérito. Mas não existem, por isso esta comparação não tem mérito.

A conclusão é a as provas de materializações, são muito mais vastas, mais relevantes e mais sinceras do que afirmar a existência de dragões ou sereias e outros exemplos citados pelos céticos.

APODman

Mensagem por APODman »

Vitor Moura escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Vitor Moura escreveu:

Pretendo ler. mas antes gostaria de saber se ele explica o declinio do aparecimento de sereias e dragões.

Se tal como as materializações, existissem centenas de pessoas inteligentes e credíveis que afirmasses ter visto ou estado com sereias ou com dragões, então a comparação tinha algum mérito. Mas não existem, por isso esta comparação não tem mérito.

Falácia de Argumento de autoridade e apelo a maioria !

Newton acreditava em monstros dos folclores da idade média bem como em Astrologia e Alquimia

Kepler tb.

A conclusão é a as provas de materializações, são muito mais vastas, mais relevantes e mais sinceras do que afirmar a existência de dragões ou sereias e outros exemplos citados pelos céticos.

Só pq sua fé quer ! :emoticon16:

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Se era um espírito que fazia as mãos, eles podiam ter usado chumbo derretido, o que impediria qualquer pessoa viva de por a mão dentro do molde.

APODman

Mensagem por APODman »

DarkWings escreveu:Se era um espírito que fazia as mãos, eles podiam ter usado chumbo derretido, o que impediria qualquer pessoa viva de por a mão dentro do molde.

Ia doer ! :emoticon12:

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Vitor Moura escreveu:A conclusão é a as provas de materializações, são muito mais vastas, mais relevantes e mais sinceras do que afirmar a existência de dragões ou sereias e outros exemplos citados pelos céticos.

Que provas? Até agora ainda não vi nenhuma... apenas testemunhos duvidosos e fotos que, enfim...
Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

As 12 testemunhas que viram as placas de Ouro do J. Smith não poderiam mentir. Olha só: São 12 testemunhas! É muita gente!

Logo, as placas de ouro existiram. Nenhum espirita ou cético conseguiu provar que as 12 testemunhas não viram as placas de ouro do Livro de Mormom.

Logo, O livro de Mormom foi realmente revelado por um anjo em pessoa.
O ENCOSTO

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

APODman escreveu:
Vitor Moura escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
Vitor Moura escreveu:

Falácia de Argumento de autoridade e apelo a maioria !

Newton acreditava em monstros dos folclores da idade média bem como em Astrologia e Alquimia

Kepler tb.

Só pq sua fé quer ! :emoticon16:

[ ]´s

Pois é.

Praticamente toda a população da europa acreditava em sereias e dragões. Eram todos burros?

As pessoas que contavam essas coisas não poderiam mentir. Eram pessoas humildes de bom coração e que iam todos os dias ao bosque recolher lenha :emoticon12:
O ENCOSTO

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Em Fátima, Portugal, 90.000 (noventa mil) pessoas assistiram ao milagre do sol (segundo relatos).

Como se pode duvidar de tanta gente né? Pena que só existam relatos de um (unzinho) jornalista sobre o caso.

:emoticon12:
Imagem

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

As placas de ouro na verdade foram materializadas pelo anjo usand ectoplasma dourado:)

APODman

Mensagem por APODman »

O ENCOSTO escreveu:As 12 testemunhas que viram as placas de Ouro do J. Smith não poderiam mentir. Olha só: São 12 testemunhas! É muita gente!

Logo, as placas de ouro existiram. Nenhum espirita ou cético conseguiu provar que as 12 testemunhas não viram as placas de ouro do Livro de Mormom.

Logo, O livro de Mormom foi realmente revelado por um anjo em pessoa.

Deus seja louvado ! :emoticon16:

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Será que a Senhora de Fátima foi uma materialização também? E será que os pastores eram na verdade mediuns?

Quem sabe? Não existem provas em contrário...
Imagem

APODman

Mensagem por APODman »

Malamen escreveu:Será que a Senhora de Fátima foi uma materialização também? E será que os pastores eram na verdade mediuns?

Quem sabe? Não existem provas em contrário...

LOGO é verdade :emoticon16:

[ ]´s
Tony Montana

Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Eu disse MórmoN.
O ENCOSTO

Malamen
Contato:

Mensagem por Malamen »

Na na na... você disse Mormom... :emoticon12: :emoticon12:
Imagem

Trancado