APODman escreveu:Vitor Moura escreveu:VC PODE REPLICAR! Se vc acha que era tudo fraude, faça um experimento e veja se consegue por vias normais replicar os acontecimentos nos relatórios das sessões. Aí publique seu resultado numa revista científica!
Vamos lá, faça isso, não sinta vergonha!
Um abraço,
Vitor
Ora e vc PROVA que aconteceram de verdade, da forma que aconteceram e com os resultados relatados ?
Vc está invertendo o ônus da prova! Vc diz que é fraude, logo...vc prova!
APODman escreveu:Se Maria do caso da carta psicografada houvesse falecido isto validaria o caso dela como uma prova autêntica de um fenômeno mediunico ?
Do que diabos vc está falando? Não conheço este episódio.
APODman escreveu:O que nós temos até agora é um "dizem que aconteceu".
Não, não, vc tem fotos, tem os relatórios das sessões, etc. Está bem acima disso!
APODman escreveu:Tanto é que Richet apontou que a duvida razoável sobre os experimentos de materialização era legítima, seja quanto aos seus resultados, seja quanto a forma que foram feitos que não eliminava completamente a possibilidade de fraude.
Acho que Richet mudou de opinião:
o Professor Charles Richet, fisiologista mundialmente renomado (e presidente da S.P.R. em 1905), desculpou-se publicamente a Crookes pela sua ridicularização anterior e confirmou tudo o que Crookes tinha reivindicado para os fenômenos de materialização. Escreveu:
' A idolatria das idéias correntes era tão dominante nesse tempo que nenhuma medida foi tomada para verificar ou refutar as afirmações de Crookes. Os homens ficavam satisfeitos em ridiculariza-las, e eu declaro com vergonha que eu estava entre os intencionalmente cegos... Eu ri ' ' Eu estava absolutamente certo que Crookes devia ter caído em algum erro terrível. E assim também Ochorowicz. Mas ele arrependeu-se, e disse, como eu faço, batendo no meu peito, 'Pater, peccavi!'3
Nem estava Richet atrás de Crookes ao reivindicar o mesmo cuidado em conduzir suas experiências:
' Tendo visto muitas materializações... minha única preocupação, e a que preencheu meu ser por completo, foi sempre a de que não devia ser enganado.'
Suas afirmações foram tão enfáticas que nós podemos ser perdoados por citar ainda:
Certamente nós não a compreendemos [isto é, a materialização]. É muito absurda, se uma verdade puder ser absurda.
Espiritualistas culparam-me usando esta palavra 'absurdo'; e não puderam compreender que admitir a realidade destes fenômenos me era uma dor real; mas para pedir a um fisiologista, um médico, ou a um químico que admita que uma forma que tenha uma circulação de sangue, calor e músculos, que exala ácido carbônico, tem peso, fala, e pensa, pode sair de um corpo humano devem pedir dele um esforço intelectual que seja realmente doloroso. Sim, é absurdo; mas não importa - é verdade.
Em outra parte no mesmo volume Richet observa:
A alternativa... é que ou os fenômenos são genuínos ou são devidos à fraude. Eu estou muito bem ciente que eles são extraordinários, mesmo tão monstruosamente extraordinários que a princípio a hipótese de imensurável, repetida, e ininterrupta fraude parece a explicação mais provável. Mas seria tal fraude possível? Eu não posso pensar assim. Quando eu recordo as precauções de que todos nós tomamos, não uma vez, mas vinte, cem, ou mesmo mil vezes, é inconcebível que nós tenhamos sido iludidos em todas estas ocasiões.
APODman escreveu:Mas eu ADORARIA que algum medium que alega ser de Efeitos Fisicos se submetesse a um experimento, pero ... sabe como é ...
"não há mais necessidade" deste tipo de fenômeno
Ok, mas não alegue fraude se vc não pode provar!
Um abraço,
Vitor