Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o pensador escreveu:Segundo o que APODman disse,a probabilidade de que uma molécula auto replicante surga ao acaso num ambiente natural é de mais de um trilhâo para cada tentativa eficaz.Crer nesta imponderável e virtualmente impossível possibilidade me fez mais sensato e coerente com os fatos?Em minha opiniâo nâo.
É a probabilidade para surgir EM UM PLANETA.
Divida este número pelo número de planetas total do universo, e você terá a probabilidade de surgir vida em algum canto qualquer do planeta.
Você tem idéia de quantos planetas existem no Universo pensador? Cada galáxia, tem cerca de 1 trilhão de planetas. E existem centenas de milhares de galáxias.
Conceitue e enumere todas as condiçôes atmosféricas e ambientas possíveis de existir em planetas e faça o mesmo em relaçâo às condiçôes necessárias para o surgimento da vida em um planeta e depois calcule a probabilidade do aparecimento da vida.O número tem quantas casas decimais?
Conhecemos apenas as condições terrestres pensador.
Não podemos aplica-las em 40 trilhões de planetas.
"Uau! O Brasil é grande"
Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".
nas mesmas condições ambientais onde ela pode surgir. Átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio podem se combinar de infinitas formas, devido as características do carbono. O como estas combinações vão ocorrer depende da quantidade de energia existente no ambiente, que é a velocidade com que os átomos se movimentam e se chocam. Algumas das estruturas possíveis são autoreplicantes, isto é, a partir do momento que são formadas, mesmo que a energia disponível no ambiente abaixe, ela consegue produzir outra molécula igual a ela... é como um quebra cabeças.
Vou usar um exemplo que não é real, pois não lembro de nenhuma molécula orgânica agora... imagine 1 átomo de carbono e dois de oxigênio, na seguinte formação:
O-C-O
Dois outros carbonos vem e se colocam na ponta ficando C-O-C-O-C, mas isso é altamente instavel... Logo que um átomo de oxigênio passa perto, isso se quebra em 3 partes, O-C-O, C e O-C-O. A aprtir de uma temos duas.
Não são estas as moléculas que surgiram inicialmente, este é o CO2 que não é autorepicável, mas o processo é este. As moléculas orgânicas são altamente eficientes em fazer isso.
aknatom escreveu:nas mesmas condições ambientais onde ela pode surgir. Átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio podem se combinar de infinitas formas, devido as características do carbono. O como estas combinações vão ocorrer depende da quantidade de energia existente no ambiente, que é a velocidade com que os átomos se movimentam e se chocam. Algumas das estruturas possíveis são autoreplicantes, isto é, a partir do momento que são formadas, mesmo que a energia disponível no ambiente abaixe, ela consegue produzir outra molécula igual a ela... é como um quebra cabeças. Vou usar um exemplo que não é real, pois não lembro de nenhuma molécula orgânica agora... imagine 1 átomo de carbono e dois de oxigênio, na seguinte formação:
O-C-O
Dois outros carbonos vem e se colocam na ponta ficando C-O-C-O-C, mas isso é altamente instavel... Logo que um átomo de oxigênio passa perto, isso se quebra em 3 partes, O-C-O, C e O-C-O. A aprtir de uma temos duas.
Não são estas as moléculas que surgiram inicialmente, este é o CO2 que não é autorepicável, mas o processo é este. As moléculas orgânicas são altamente eficientes em fazer isso.
Mas se as moléculas orgânicas originais fossem altamente instáveis elas poderiam quebrar se reduzindo à ingredientes nâo úteis para a replicaçâo,ou seja,ela poderia se fragmentar e se reconfigurar de uma forma que inviabilize a auto replicaçâo em larga escala.
A dificuldade estatística portanto permanece a mesma.A probabilidade de rearranjo dos atómos necessários para formar uma molécula auto replicante retorna a ser de um trilhâo em uma.
o pensador escreveu:Mas se as moléculas orgânicas originais fossem altamente instáveis elas poderiam quebrar se reduzindo à ingredientes nâo úteis para a replicaçâo,ou seja,ela poderia se fragmentar e se reconfigurar de uma forma que inviabilize a auto replicaçâo em larga escala.
Óbvio... e se elas fossem estáveis?
Pega um livro de biologia ou química, e verifica como seu cromossomo se separa pra formar duas células. É este o processo.
Este processo não é exclusivo das substâncias que estão dentro do seu corpo, eles existem fora, na natureza.
o pensador escreveu:Mas se as moléculas orgânicas originais fossem altamente instáveis elas poderiam quebrar se reduzindo à ingredientes nâo úteis para a replicaçâo,ou seja,ela poderia se fragmentar e se reconfigurar de uma forma que inviabilize a auto replicaçâo em larga escala.
Óbvio... e se elas fossem estáveis? Pega um livro de biologia ou química, e verifica como seu cromossomo se separa pra formar duas células. É este o processo. Este processo não é exclusivo das substâncias que estão dentro do seu corpo, eles existem fora, na natureza.
Estou falando que isso possibilita que seus átomos de desconfigurem dela em uma formaçâo que nâo seja favorável à característica da replicaçâo
Óbvio... e se elas fossem estáveis? Pega um livro de biologia ou química, e verifica como seu cromossomo se separa pra formar duas células. É este o processo. Este processo não é exclusivo das substâncias que estão dentro do seu corpo, eles existem fora, na natureza.
Estou falando que isso possibilita que seus átomos de desconfigurem dela em outra formaçâo que nâo seja favorável à característica da replicaçâo
Sim, tam,bém estou falando disso. Isso pode acontecer, e pode não acontecer. Existem substâncias nas quais isso acontece e existem substâncias nas quais isso não acontece.
Estou falando que isso possibilita que seus átomos de desconfigurem dela em outra formaçâo que nâo seja favorável à característica da replicaçâo
Sim, tam,bém estou falando disso. Isso pode acontecer, e pode não acontecer. Existem substâncias nas quais isso acontece e existem substâncias nas quais isso não acontece.
Pois bem,entâo o problema retorna ao seu estágio inicial.
o pensador escreveu:Pois bem,entâo o problema retorna ao seu estágio inicial.
Não, não retorna.
A posibilidade de ocorrer uma molécula que se desfaz é a mesma de ocorrer uma que não se desfaz na replicação.
1 para 1 trilhão, e temos alguns quatrilhões de átomos testando todas as possibilidades por muito tempo, logo, vai ocorrer.
Vai ocorrer a que se desfaz, e vai ocorrer a que não se desfaz.
o pensador escreveu:A dificuldade estatística portanto permanece a mesma.A probabilidade de rearranjo dos atómos necessários para formar uma molécula auto replicante retorna a ser de um trilhâo em uma.
Uma probabilidade improvável, é infinitamente diferente de uma probabilidade impossível.
Isso não é argumento.. "Ah essa probabilidade é muito baixa, portanto isso é impossível de ter acontecido a 5 bilhões de anos atrás."
Não sei como você tem coragem de classificar isso como 'argumento'.
Não, não retorna. A posibilidade de ocorrer uma molécula que se desfaz é a mesma de ocorrer uma que não se desfaz na replicação. 1 para 1 trilhão, e temos alguns quatrilhões de átomos testando todas as possibilidades por muito tempo, logo, vai ocorrer. Vai ocorrer a que se desfaz, e vai ocorrer a que não se desfaz.
O fator de mensuraçâo é a molécula integrada e nâo os átomos dispersos.Entâo se a probabilidade se divide,logo a probabilidade de que uma molécula auto replicante origine outra similar é de 500 bilhôes para um.
Editado pela última vez por o pensador em 15 Fev 2006, 13:17, em um total de 1 vez.
o pensador escreveu:A dificuldade estatística portanto permanece a mesma.A probabilidade de rearranjo dos atómos necessários para formar uma molécula auto replicante retorna a ser de um trilhâo em uma.
Uma probabilidade improvável, é infinitamente diferente de uma probabilidade impossível.
Isso não é argumento.. "Ah essa probabilidade é muito baixa, portanto isso é impossível de ter acontecido a 5 bilhões de anos atrás."
Não sei como você tem coragem de classificar isso como 'argumento'.
É claro que é mais lógico e mais aceitável racionalmente crer numa hipótese mais provável do que em uma hipótese menos provável.Ou vc pensa o contrário???
Como o que?
Jesus aparecendo no céu e proclamando "sin sa la bin" para logo deopis começarem a chover moléculas replicadoras do céu, ninguem sabe de onde, como, quando ou porque?
"Uau! O Brasil é grande"
Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".
Como o que? Jesus aparecendo no céu e proclamando "sin sa la bin" para logo deopis começarem a chover moléculas replicadoras do céu, ninguem sabe de onde, como, quando ou porque?
Nâo estou falando de Jesus e nem de seres imateriais.Estou falando que uma Inteligência organizadora superior é uma hipótese extremamente mais provável que a auto organizaçâo de partículas sem consciência e nem senso de ordem.entendeu?
Não, não retorna. A posibilidade de ocorrer uma molécula que se desfaz é a mesma de ocorrer uma que não se desfaz na replicação. 1 para 1 trilhão, e temos alguns quatrilhões de átomos testando todas as possibilidades por muito tempo, logo, vai ocorrer. Vai ocorrer a que se desfaz, e vai ocorrer a que não se desfaz.
O fator de mensuraçâo é a molécula integrada e nâo os átomos dispersos.Entâo se a probabilidade se divide,logo a probabilidade de que uma molécula auto replicante origine outra similar é de 500 bilhôes para um.
Quantas vezes os átomos colidem formando uma molécula integrada? Num único instante, essa quantia é dada pela energia do sistema, pela movimentação dos átomos no ambiente. Mesmo 0 graus é uma energia enorme. E quantos átomos existem? Pesquise isso, quantos átomos de hidrogênio existem em 1 caixa de água...
Quantas vezes os átomos colidem formando uma molécula integrada? Num único instante, essa quantia é dada pela energia do sistema, pela movimentação dos átomos no ambiente. Mesmo 0 graus é uma energia enorme. E quantos átomos existem? Pesquise isso, quantos átomos de hidrogênio existem em 1 caixa de água...
Como o que? Jesus aparecendo no céu e proclamando "sin sa la bin" para logo deopis começarem a chover moléculas replicadoras do céu, ninguem sabe de onde, como, quando ou porque?
Nâo estou falando de Jesus e nem de seres imateriais.Estou falando que uma Inteligência organizadora superior é uma hipótese extremamente mais provável que a auto organizaçâo de partículas sem consciência e nem senso de ordem.entendeu?
Sim, você está falando de Jesus.
Tanto faz, chame de Jesus, Pumba, Romário ou "Inteligência organizadora"
Você está me dizendo que uma hipótese "muito mais provavel" é "Jesus, Pumba, Romário ou "Inteligência organizadora"" ter surgido do nada no céu, proclamado "Sin-sa-la-bin" e pronto, começa a chuva de moléculas replicadoras, ningúem sabe de onde, como, quando ou porque.
é esta a sua hipótese "muito mais provável"? Apelar para truques de mágica?
Nâo estou dizendo isso.Estou dizendo que a situaçâo evoluiu e agora estamos claculando a probabilidade de que uma molécula auto replicante tenha formado uma molécula integralmente idêntica à si mesma em sua propriedade replicativa.
Sim, você está falando de Jesus.
Tanto faz, chame de Jesus, Pumba, Romário ou "Inteligência organizadora"
Você está me dizendo que uma hipótese "muito mais provavel" é "Jesus, Pumba, Romário ou "Inteligência organizadora"" ter surgido do nada no céu, proclamado "Sin-sa-la-bin" e pronto, começa a chuva de moléculas replicadoras, ningúem sabe de onde, como, quando ou porque.
é esta a sua hipótese "muito mais provável"? Apelar para truques de mágica?
Nâo estou dizendo isso.Estou dizendo que a situaçâo evoluiu e agora estamos claculando a probabilidade de que uma molécula auto replicante tenha formado uma molécula integralmente idêntica à si mesma em sua propriedade replicativa.
Essa probabilidade é 100%. Moléculas autoreplicantes existem, quer vc tenha fé nelas ou não.
Whatever...
Pode ser "inteligência organizadora", Jesus, Pumba ou Romário. Fica a escolha do freguês.
Volto a perguntar:
Você está me dizendo que uma hipótese "muito mais provavel" é "Jesus, Pumba, Romário ou "Inteligência organizadora"" ter surgido do nada no céu, proclamado "Sin-sa-la-bin" e pronto, começa a chuva de moléculas replicadoras, ningúem sabe de onde, como, quando ou porque?
"Uau! O Brasil é grande"