Mr.Hammond escreveu:O Blog é um espaço para se demonstrar o lado científico e cético. E não o lado da religião espírita, Vitor.
Se ceticismo para você é abrir espaço para qualquer explicação baseada em fé religiosa, nada posso fazer.
Talvez eu deveria colocar artigos do Padre jonas, da canção nova, para explicar o "repouso no espírito", tema que já foi matéria do LC.
Então vc continua MENOSPREZANDO, face a sua religião materialista, as pesquisas de Stevenson, Jim Tucker, Titus Rivas, mesmo quando elas saem em revistas indexadas pelo ISI, e só passando um lado da história para o público, escondendo a verdade. É triste! Igualzinho ao Turatti!
Mr.Hammond escreveu:Mostrarei somente o lado cético e científico, não o lado religioso e da fé de que por exemplo "espíritos existem sim! acreditem!".
Recusando-se a mostrar ao público os artigos que vão contra o que vc diz, vc não faz nem uma coisa nem outra.
Mr.Hammond escreveu:Vamos continuar divergindo, sem nenhuma probabilidade de denominador comum quanto aos métodos de nossos blogs ou sites.
Essa discussão é infrutífera.
Em ciência, se mostra a prova e a contra-prova. Se vc não faz isso, não exerce nem o ceticismo nem possui uma atitude científica.
E daí? Já disse, infinitas vezes, que isso é minha opinião, não posso mostrar minha opinião?
Mr.Hammond escreveu:Fique com sua fé na religião espírita, de que "existem espíritos sim! claro que existem!como não existem?". Continue crendo em "ciência espírita", estudos de caso anedóticos, que "existem espíritos" e no que você quiser. É o seu direito.
Tsc, tsc, tsc...As pesquisas foram inclusive publicadas em revistas indexadas pelo ISI e com fator de impacto na comunidade científica. Mesmo assim, vc teima erroneamente em dizer que tais casos são anedóticos, possuindo pouca ou mesmo nenhuma validade. Relato de Casos Anedóticos não é a mesma coisa que Estudo de Casos. E mero Estudo de Casos não é a mesma coisa que Estudo de Casos com Tentativa de Controle de Variáveis Envolvidas e Tentativa de Avaliação Quantitativa. Os estudos CORT (Cases of Reincarnation Type – Casos do Tipo Reencarnação) não estão incluídos na primeira categoria (que é a mais fraca). Os estudos CORT também não estão incluídos na segunda categoria (de força mediana). Eles fazem parte do terceiro grupo, que possui força bem superior: Estudo de Casos com Tentativa de Controle de Variáveis Envolvidas e Tentativa de Avaliação Quantitativa.
Apesar disso, parece que vc não percebe a diferença entre relatos anedóticos e estudo de casos. Muitos relatos anedóticos são praticamente indistinguíveis de lendas urbanas. Por outro lado, estudos de casos como alguns dos melhores feitos por Ian Stevenson (como o artigo sobre três casos no Sri Lanka de 1988, e o caso do jovem Imad Elawar de 1966), são tão meticulosos e tão ricos de detalhes, e tão cautelosos com relação às demais possibilidades, que na verdade se constituem em evidência observacional de boa qualidade, assim como ocorre em estudos de zoologia etc. E tais estudos foram, em uma dose pelo menos minimamente satisfatória, já reproduzidos por outros pesquisadores, constituindo evidência de fenômenos paranormais.
É lógico, não espero que vc entenda isso

Seu pensamento é tão fixo, igualzinho ao de um crente, que não espero que mude. Não adiante nem eu dizer que tais casos tem base experimental, não é?
Mr.Hammond escreveu:Creia no espiritismo e seja feliz, Vitor. Se para você faz bem crer que espíritos existem e pronto, acabou, continue acreditando aprioristicamente.
Se vc crê que o que vc diz a meu respeito é verdade, podendo reduzir-me e a meu trabalho a isso, então só posso dizer que vc está redondamente enganado, mas creia e seja feliz, se isso lhe faz dormir bem à noite, sem peso algum na consciência...
Mr.Hammond escreveu:Não vou mais me alongar neste ad infinitum.
Infelizmente, enquanto vc só mostrar um lado da historia, Hammond, terei que continuar alongando as discussões com vc
Um abraço,
Vitor