Incrível Experiência de Materialização

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aurelio Moraes
Contato:

Re.: Incrível Experiência de Materialização

Mensagem por Aurelio Moraes »

O Blog é um espaço para se demonstrar o lado científico e cético. E não o lado da religião espírita, Vitor.
Se ceticismo para você é abrir espaço para qualquer explicação baseada em fé religiosa, nada posso fazer.
Talvez eu deveria colocar artigos do Padre jonas, da canção nova, para explicar o "repouso no espírito", tema que já foi matéria do LC.
Mostrarei somente o lado cético e científico, não o lado religioso e da fé de que por exemplo "espíritos existem sim! acreditem!".
Vamos continuar divergindo, sem nenhuma probabilidade de denominador comum quanto aos métodos de nossos blogs ou sites.
Essa discussão é infrutífera.

Afirmar que existem espíritos não é científico. Qualquer afirmação apriorística ("existem" ou " não existem") não é científica.
Isso eu não faço no Blog. Quer um exemplo?
Por que a parapsicologia não nega nem afirma a existência de fantasmas?

Fique com sua fé na religião espírita, de que "existem espíritos sim! claro que existem!como não existem?". Continue crendo em "ciência espírita", estudos de caso anedóticos, que "existem espíritos" e no que você quiser. É o seu direito.

Creia no espiritismo e seja feliz, Vitor. Se para você faz bem crer que espíritos existem e pronto, acabou, continue acreditando aprioristicamente.

Não vou mais me alongar neste ad infinitum.

Abraços

A DE é a unica que demonstra o que diz , não especula .

A igreja católica diz a mesma coisa, videomaker. Qualquer religião diz que "prova e demonstra" a sua fé.
E diz que é a única que demonstra e tudo mais.

Vitor Moura

Re: Re.: Incrível Experiência de Materialização

Mensagem por Vitor Moura »

Mr.Hammond escreveu:O Blog é um espaço para se demonstrar o lado científico e cético. E não o lado da religião espírita, Vitor.
Se ceticismo para você é abrir espaço para qualquer explicação baseada em fé religiosa, nada posso fazer.
Talvez eu deveria colocar artigos do Padre jonas, da canção nova, para explicar o "repouso no espírito", tema que já foi matéria do LC.

Então vc continua MENOSPREZANDO, face a sua religião materialista, as pesquisas de Stevenson, Jim Tucker, Titus Rivas, mesmo quando elas saem em revistas indexadas pelo ISI, e só passando um lado da história para o público, escondendo a verdade. É triste! Igualzinho ao Turatti!

Mr.Hammond escreveu:Mostrarei somente o lado cético e científico, não o lado religioso e da fé de que por exemplo "espíritos existem sim! acreditem!".

Recusando-se a mostrar ao público os artigos que vão contra o que vc diz, vc não faz nem uma coisa nem outra.

Mr.Hammond escreveu:Vamos continuar divergindo, sem nenhuma probabilidade de denominador comum quanto aos métodos de nossos blogs ou sites.
Essa discussão é infrutífera.

Em ciência, se mostra a prova e a contra-prova. Se vc não faz isso, não exerce nem o ceticismo nem possui uma atitude científica.

Mr.Hammond escreveu:Afirmar que existem espíritos não é científico. Qualquer afirmação apriorística ("existem" ou " não existem") não é científica.
Isso eu não faço no Blog. Quer um exemplo?
Por que a parapsicologia não nega nem afirma a existência de fantasmas?

E daí? Já disse, infinitas vezes, que isso é minha opinião, não posso mostrar minha opinião?

Mr.Hammond escreveu:Fique com sua fé na religião espírita, de que "existem espíritos sim! claro que existem!como não existem?". Continue crendo em "ciência espírita", estudos de caso anedóticos, que "existem espíritos" e no que você quiser. É o seu direito.

Tsc, tsc, tsc...As pesquisas foram inclusive publicadas em revistas indexadas pelo ISI e com fator de impacto na comunidade científica. Mesmo assim, vc teima erroneamente em dizer que tais casos são anedóticos, possuindo pouca ou mesmo nenhuma validade. Relato de Casos Anedóticos não é a mesma coisa que Estudo de Casos. E mero Estudo de Casos não é a mesma coisa que Estudo de Casos com Tentativa de Controle de Variáveis Envolvidas e Tentativa de Avaliação Quantitativa. Os estudos CORT (Cases of Reincarnation Type – Casos do Tipo Reencarnação) não estão incluídos na primeira categoria (que é a mais fraca). Os estudos CORT também não estão incluídos na segunda categoria (de força mediana). Eles fazem parte do terceiro grupo, que possui força bem superior: Estudo de Casos com Tentativa de Controle de Variáveis Envolvidas e Tentativa de Avaliação Quantitativa.
Apesar disso, parece que vc não percebe a diferença entre relatos anedóticos e estudo de casos. Muitos relatos anedóticos são praticamente indistinguíveis de lendas urbanas. Por outro lado, estudos de casos como alguns dos melhores feitos por Ian Stevenson (como o artigo sobre três casos no Sri Lanka de 1988, e o caso do jovem Imad Elawar de 1966), são tão meticulosos e tão ricos de detalhes, e tão cautelosos com relação às demais possibilidades, que na verdade se constituem em evidência observacional de boa qualidade, assim como ocorre em estudos de zoologia etc. E tais estudos foram, em uma dose pelo menos minimamente satisfatória, já reproduzidos por outros pesquisadores, constituindo evidência de fenômenos paranormais.

É lógico, não espero que vc entenda isso :emoticon12: Seu pensamento é tão fixo, igualzinho ao de um crente, que não espero que mude. Não adiante nem eu dizer que tais casos tem base experimental, não é?

Mr.Hammond escreveu:Creia no espiritismo e seja feliz, Vitor. Se para você faz bem crer que espíritos existem e pronto, acabou, continue acreditando aprioristicamente.

Se vc crê que o que vc diz a meu respeito é verdade, podendo reduzir-me e a meu trabalho a isso, então só posso dizer que vc está redondamente enganado, mas creia e seja feliz, se isso lhe faz dormir bem à noite, sem peso algum na consciência...

Mr.Hammond escreveu:Não vou mais me alongar neste ad infinitum.

Infelizmente, enquanto vc só mostrar um lado da historia, Hammond, terei que continuar alongando as discussões com vc :emoticon19:

Um abraço,
Vitor

Aurelio Moraes
Contato:

:emoticon217: :emoticon215: :emoticon192: :emoticon70: :emoticon30: :emoticon30:

escondendo a verdade.

A verdade espírita, não é Vitor? Eu deveria mostrar ao público a verdade da sua religião..óóóóó...

Turatti apoia alegações sem embasamento científico e nunca debate absolutamente nada, diferente de mim. Triste comparação, Vitor. Se agora você vai partir para o ad hominem, encerro minha participação no debate aqui.
Vai comparar o Zangari ao Turatti também? O Zangari também tem objeções contra os estudos de caso...

Continue livre para fazer birra, bater o pé no chão e resmungar contra o LC, Vitor.
E seja feliz fazendo isto, ao lado do videotolo.

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Mr.Hammond escreveu::emoticon217: :emoticon215: :emoticon192: :emoticon70: :emoticon30: :emoticon30:

escondendo a verdade.

A verdade espírita, não é Vitor? Eu deveria mostrar ao público a verdade da sua religião..óóóóó...

Vc continua tratando artigos publicados em revistas científicas como pertencentes a religião. Tsc, tsc, tsc. A verdade que me referia é a de que existem evidências que apóiam a hipótese de espíritos, mas lógico, vc fecha seus olhinhos para isso, fecha sua mente para os fatos...igualzinho a um religioso dogmático.

Mr.Hammond escreveu:Turatti apoia alegações sem embasamento científico e nunca debate absolutamente nada, diferente de mim. Triste comparação, Vitor.

É óbvio que vcs não são gêmeos. Mas ambos fecham os olhos para as evidências e não relatam os fatos de forma completa para o público.

Mr.Hammond escreveu:Se agora você vai partir para o ad hominem, encerro minha participação no debate aqui.

Só o fato de vc comparar os artigos científicos que dão base a a interpretação de espíritos a religião já é ad-hominem que chegue!

Mr.Hammond escreveu:Vai comparar o Zangari ao Turatti também?

Não, tem gente melhor para compará-lo! Talvez Sudre...depois eu penso melhor.

Mr.Hammond escreveu:O Zangari também tem objeções contra os estudos de caso...

Que foram devidamente respondidas quando mostrei até base experimental.

Mr.Hammond escreveu:Continue livre para fazer birra, bater o pé no chão e resmungar contra o LC, Vitor.E seja feliz fazendo isto, ao lado do videotolo.

Ah, agora vc permite fazer críticas? Que legal, será que quando eu mandar uma crítica negativa para lá vc vai expô-las? Ou só as positivas? :emoticon12:

Um abraço,
Vitor

videomaker

Mensagem por videomaker »

A DE é a unica que demonstra o que diz , não especula .

A igreja católica diz a mesma coisa, videomaker. Qualquer religião diz que "prova e demonstra" a sua fé.
E diz que é a única que demonstra e tudo mais.[/quote]

Bom seria ver uma santa falando lá do ceu , ou o capeta
mostrando a sua cara , seria bom demais !
Mais nem o ceu deu as caras nem o enxofre mostrou seus
Cornos ( isso não foi com vc , viu encostado ).
Então é diferente .

sinto muito.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Aurelio Moraes
Contato:

Para os católicos, corpos "incorruptos" e as "curas milagrosas" são demonstrações, evidências e provas da "veracidade" do catolicismo.
Eles chamam tudo isto de "fenômenos cientificamente comprovados".
Exatamente como alguns espíritas chamam as alegadas materializações e tudo mais de fatos científicos.

videomaker

[quote="Mr.Hammond"]Para os católicos, corpos "incorruptos" e as "curas milagrosas" são demonstrações, evidências e provas da "veracidade" do catolicismo.

E vc diria para eles o que ?
Só por curiosidade !
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Aurelio Moraes
Contato:

Se querem continuar acreditando, que continuem. O mesmo que eu digo para você. Cientificamente, não se pode atribuir algo a um deus. Muitos destes casos têm explicações científicas nada "miraculosas". Mas se querem continuar acreditando que são milagres, nada posso fazer.

videomaker

Mr.Hammond escreveu:Se querem continuar acreditando, que continuem. O mesmo que eu digo para você. Cientificamente, não se pode atribuir algo a um deus. Muitos destes casos têm explicações científicas nada "miraculosas". Mas se querem continuar acreditando que são milagres, nada posso fazer.

Aurelio , tá de sacanagem ?
Eu esperava uma explicação !
Dizer , fique com a sua crença , não dá né , malandro.

Aurelio Moraes
Contato:

Com eu falei, varia caso a caso. Nos casos dos alegados milagres, muitas vezes existe remissão espontânea, diagnósticos mal-feitos etc. No caso dos corpos alegadamente incorruptos, processoa naturais ou químicos de mumificação. E mesmo assim se por enquanto não tivermos explicação
Quando a pessoa quer ficar com a crença dela, não existe explicação científica que a retire de sua fé, videomaker.
E mesmo assim assim, se não tivermos uma explicações, não podemos atribuir a um deus. A honestidade intelectual observa que em casos aonde não existem explicações , o melhor é dizer "não sabemos por enquanto o que causou isto". O que é bem diferente de falar :" não temos explicação, logo foi um deus ou espíritos, ou duendes etc etc".
Eu posso explicar cientificamente um alegado "milagre", mas se a pessoa quer ficar com a crença dela, nada posso fazer.
Não posso obrigar ninguém a aceitar uma explicação científica.

videomaker

Mr.Hammond escreveu:Com eu falei, varia caso a caso. Nos casos dos alegados milagres, muitas vezes existe remissão espontânea, diagnósticos mal-feitos etc. No caso dos corpos alegadamente incorruptos, processoa naturais ou químicos de mumificação. E mesmo assim se por enquanto não tivermos explicação
Quando a pessoa quer ficar com a crença dela, não existe explicação científica que a retire de sua fé, videomaker.
E mesmo assim assim, se não tivermos uma explicações, não podemos atribuir a um deus. A honestidade intelectual observa que em casos aonde não existem explicações , o melhor é dizer "não sabemos por enquanto o que causou isto". O que é bem diferente de falar :" não temos explicação, logo foi um deus ou espíritos, ou duendes etc etc".
Eu posso explicar cientificamente um alegado "milagre", mas se a pessoa quer ficar com a crença dela, nada posso fazer.
Não posso obrigar ninguém a aceitar uma explicação científica.

Então é assim :
Vc fica com o poço sem fundos de infinitas possibilidades que
talvez daqui a 3 milhões de ano a ciência pode desvendar !
É isso ?
Entendi !
:emoticon5:

DarkWings
Gênero: Masculino

Mensagem por DarkWings »

videomaker escreveu:
Mr.Hammond escreveu:Para o vm, devemos ter fé pelo simples fato da religião espírita dizer: "Esta é a explicação. Aceitem sem questionar. Tenham fé. Não tenham dúvidas."

Não Aurelio , a DE explica e demonstra , vc é que não aceita !
Quando aparecer explicação melhor , posso aceita-la .
Agora tem que ser melhor do que hipoteses malucas de incoscientes que se manifestam a bel prazer .

A explicação melhor e mais simples é uma bela e sonora fraude.
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

Botanico

Mensagem por Botanico »

DarkWings escreveu:
videomaker escreveu:
Mr.Hammond escreveu:Para o vm, devemos ter fé pelo simples fato da religião espírita dizer: "Esta é a explicação. Aceitem sem questionar. Tenham fé. Não tenham dúvidas."

Agora tem que ser melhor do que hipoteses malucas de incoscientes que se manifestam a bel prazer .

Ah! Sim, esta é a melhor e mais simples, mas tem uma condição: deve ser aceita sem perguntas, pois quando se faz perguntas de como as fraudes foram feitas e como tanta gente que não deveria se deixou levar por elas, aí a explicação começa a fica muito complicada...

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:
DarkWings escreveu:
videomaker escreveu:

Ah! Sim, esta é a melhor e mais simples, mas tem uma condição: deve ser aceita sem perguntas, pois quando se faz perguntas de como as fraudes foram feitas e como tanta gente que não deveria se deixou levar por elas, aí a explicação começa a fica muito complicada...

Até porque as pessoas que participaram NÃO PODERIAM ESTAREM ENGANADAS e muito menos MENTIR ou FRAUDAR, já que eram boas pessoas.

Se Otilia Diogo e a ninfa do Crookes foram desmascaradas, isso não INTERESSA! Isso apenas revela que depois de alguns anos essas pessoas ficaram malvadas e passaram a fraudar as materializações.

Ah! Isso ocorre com o Livro de Mormon (novamente) com relação às testemunhas que viram as placas e com o "David coperfilde". Essa gente não poderia mentir.

Se mentiram, PROVE. Se houve truque com o nosso amigo ilusionista, PROVE.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Botanico

Mensagem por Botanico »

Até porque as pessoas que participaram NÃO PODERIAM ESTAREM ENGANADAS
Oh, não, Encostado. Elas podem estar enganadas sim. Quer um exemplo? O Massino Polidoro (salvo engano) resgatou, todo ufano, uma suposta médium já esquecida, mas que segundo ele deve ser relembrada e aclamada. Era Eva Fay. Essa fulana submeteu-se a um teste com William Crookes, Seargent Cox e outros. É aquele teste onde o médium deve segurar uns eletrodos, que fazem passar uma corrente pelo corpo, se o médium soltasse um eletrodo, isso ficaria evidente na escala que registrava a corrente. Pois bem, Eva Fay se submeteu a isso e foi aprovada pelo grupo.
Felizmente o Massino Polidoro explica mais a coisa:

1) Eva Fay ERA UMA ILUSIONISTA, que trabalhava junto com seu marido e fazia turnês com seus truques. Quer dizer: era uma Copperfield de saias.

2) Só foi feito UM EXPERIMENTO com ela. Assim que os cientistas disseram que não detetaram truque, ela deu um pé na bunda dos velhos carcomidos e foi fazer sua turnê pela Inglaterra.

3) Tudo que ela fez foi colocar um braço para fora da cortina. Mais nada. Tem um outro cético que sugere que ela poderia ter colocado o eletrodo sob a dobra do joelho e assim poder soltar a mão e mostrá-la para fora, dando a impressão que seria uma materialização (acreditavam os cientistas que seria impossível ela soltar as mãos sem que o aparelho registrasse o ato e assim só poderia ser um braço materializado...).

Sim, Encostado, os cientistas poderiam ser enganados. E esse aí é um bom exemplo... Mas como se vê há diferenças consideráveis de outros casos: tratava-se de uma ilusionista, foi feito só UM teste e as precauções eram poucas. Digamos que estavam fazendo um estudo preliminar, mas não tiveram oportunidade de fazer outros, pois a médium não quis.

Já em outros médiuns (que não se apresentavam como ilusionistas, nem eram conhecidos como tais) foram feitos VÁRIOS testes durante meses ou até anos; as condições de fiscalização ficavam mais severas e diferentes cientistas testavam os mesmos médiuns, com resultados semelhantes. Assim fica mais difícil dizer que TODOS FORAM ENGANADOS.

Tudo bem que a fé cética obriga o cético a crer nisso, tal como a fé cristã obriga ao cristão crer que o Universo foi feito em seis dias há 6.000 anos...

e muito menos MENTIR ou FRAUDAR, já que eram boas pessoas.
Bem, cientistas podem mentir e fraudar sim senhor. Não temos aí o caso recente do coreano e daquele jovem alemão dos laboratórios Bell? Mas veja bem que aqui a mentira tem um propósito claro: ganhar fama e bufunfa.

Agora o que ganhavam os cientistas que mentiam a favor de fenômenos inusitados, incontroláveis, imprevisíveis e que dependiam de pessoas que a qualquer momento podiam estar mortas ou indispostas a colaborar? Só escárnio e desprezo. E pior ainda: tais fenômenos estavam (e estão até hoje) em contradição com os DOGMAS da Ciência e portanto ganham o repúdio da comunidade científica. Ora essa! Que cientista seria tão burro a ponto de mentir a favor disso? O melhor seria fazer parte dessa massa da comunidade científica, pois todos os que dizem que os fenômenos não existem são aclamados como gênios, enquanto que os que dizem que existem são considerados trouxas.
Tem que ser muito masoquista para gostar de ser chamado de trouxa...

Se Otilia Diogo e a ninfa do Crookes foram desmascaradas, isso não INTERESSA! Isso apenas revela que depois de alguns anos essas pessoas ficaram malvadas e passaram a fraudar as materializações.
Bem... é algo que não entendi até agora: Como e por que, quando não cobram para mostrar seus dons, os médiuns demonstram ser tão bons ilusionistas que, mesmo pesquisando anos, sob condições de fiscalização severa, NINGUÉM CONSEGUE ACHAR A FRAUDE? Mas bastou o médium dar uma de Copperfield e a cobrar por seus espetáculos... Olhem só que azar! Que decadência! Eles perdem TODA a sua habilidade e competência ilusionista e são pegos em fraudes por gente simples e distraídos de plantão...

Que a mediunidade entre em decadência pelo afastamento dos espíritos quando o médium se torna mercenário, nós espíritas entendemos. Mas se tudo era truque e ilusionismo desde o início, que passava e escapava das mais severas fiscalizações graças à habilidade do médium, por que esse médium perde suas capacidades de iludir quando cobra por elas? Dá para me explicar porque isso acontece, Encostado?

Ah! Isso ocorre com o Livro de Mormon (novamente) com relação às testemunhas que viram as placas e com o "David coperfilde". Essa gente não poderia mentir.
De novo as comparações com coisas incomparáveis. O livro aí conta toda um estória que JAMAIS foi comprovada histórica ou arqueologicamente. As testemunhas? Quem eram? Outros mórmons? Já no caso das materializações e outros fenômenos, as testemunhas eram CIENTISTAS, muitos deles contrários e desejosos de provar as fraudes... Mas mesmo assim endossaram a coisa. Esses cientistas poderiam mentir? Sim poderiam, mas falta os céticos me apresentarem as justificativas plausíveis.

Se mentiram, PROVE. Se houve truque com o nosso amigo ilusionista, PROVE.
Sim, isso se chama ônus da prova. Se você como bom cético que é, defende a idéia de que TODOS os cientistas envolvidos na coisa mentiram, então prove. Dê-me ao menos os argumentos e os motivos plausíveis para essa conspiração anti-científica movida por tantos cientistas.

Diz que os médiuns faziam truques? Sim, eu admito isso, especialmente para os que cobravam para mostrar os seus truques. Agora é só examinar bem que você consegue saber quais truques o ilusionista usa... e eu não entendi como é que os cientistas que examinaram os médiuns NÃO DESCOBRIRAM ESSES TRUQUES.

É isso.

[/quote]

videomaker

A explicação melhor e mais simples é uma bela e sonora fraude.[/quote]

Quando comprovado , pode ser !
Quando comprovada ....
:emoticon4:

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:Até porque as pessoas que participaram NÃO PODERIAM ESTAREM ENGANADAS

Oh, não, Encostado. Elas podem estar enganadas sim. Quer um exemplo? O Massino Polidoro (salvo engano) resgatou, todo ufano, uma suposta médium já esquecida, mas que segundo ele deve ser relembrada e aclamada. Era Eva Fay. Essa fulana submeteu-se a um teste com William Crookes, Seargent Cox e outros. É aquele teste onde o médium deve segurar uns eletrodos,

Botanico, por favor...

Um bom teste para validar materializações é o seguinte:

Ficamos na frente do médium olhando ele vomitar, cuspir, defecar e urinar ectoplasma para tudo quanto é lado. Assim, vamos ver o espirito se formando e tudo mais.

É tudo PAPO FURADO usar eletrodos (olha só que besteira!) enquanto há mecanismos muito mais praticos para validar ou não um fenomeno.

Você pode argumentar que mesmo assim haveriam céticos. E eu concordo, pois mesmo assim só teria o testemunho para provar (quem sabe hoje um video bem feito com fotos, etc poderia calar a boca dos ceéticos que não tiveram a oportunidade de ver isso).

Mas ficar relatando que "o cientista usaou eletrodos, verificou a temperatura ambiente, fez o sinal da cruz, etc" para atestar a autenticidade é pura besteira, já que o medium precisa ficar escondidinho até para fazer uma mão de parafina.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:
Botanico escreveu:Até porque as pessoas que participaram NÃO PODERIAM ESTAREM ENGANADAS

Oh, não, Encostado. Elas podem estar enganadas sim. Quer um exemplo? O Massino Polidoro (salvo engano) resgatou, todo ufano, uma suposta médium já esquecida, mas que segundo ele deve ser relembrada e aclamada. Era Eva Fay. Essa fulana submeteu-se a um teste com William Crookes, Seargent Cox e outros. É aquele teste onde o médium deve segurar uns eletrodos,

Botanico, por favor...

Um bom teste para validar materializações é o seguinte:

Ficamos na frente do médium olhando ele vomitar, cuspir, defecar e urinar ectoplasma para tudo quanto é lado. Assim, vamos ver o espirito se formando e tudo mais.
Para variar, você está sempre de gozação. Isso já foi feito, até fotografado, etc e tal e o que dizem os céticos? Que nada disso prova coisa alguma.

É tudo PAPO FURADO usar eletrodos (olha só que besteira!) enquanto há mecanismos muito mais praticos para validar ou não um fenomeno.
Encostado, já se usou vários tipos de equipamentos e sistemas de controle tanto em materialização como em vários outros fenômenos de efeitos físicos. Mas qual é o argumento cético infalível nestes casos? Ah! São pessoas MUIIITO honestas que jamais mentiriam... Certo?

Você pode argumentar que mesmo assim haveriam céticos. E eu concordo, pois mesmo assim só teria o testemunho para provar (quem sabe hoje um video bem feito com fotos, etc poderia calar a boca dos ceéticos que não tiveram a oportunidade de ver isso).
Não vai calar, pois sempre haverá o argumento infalível de que tais coisas podem ser forjadas. O problema não é o testemunho, nem o filme, nem a foto: o problema é que o fenômeno contraria dos dogmas científicos e você sabe muito bem que isso é inadmissível em ciência.

Mas ficar relatando que "o cientista usaou eletrodos, verificou a temperatura ambiente, fez o sinal da cruz, etc" para atestar a autenticidade é pura besteira, já que o medium precisa ficar escondidinho até para fazer uma mão de parafina.
As condições do fenômeno usualmente exigem isso, mas com o infravermelho isso agora é menos crítico. De qualquer forma, escondido ou não, o médium vai ter de sair para fazer os moldes, etc e tal... Se precauções contra isso forem tomadas, babau.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Botanico escreveu:
Para variar, você está sempre de gozação. Isso já foi feito, até fotografado, etc e tal e o que dizem os céticos? Que nada disso prova coisa alguma.

Errado. Estou falando sério. Já foi feito isso?

Fontes.

Há fotos de médiuns com ectoplasma saindo pela orelha, boca, etc. Mas suponho que o fenomeno dá uma pausa, o medium aparece, tira-se a foto e depois ele fica escondidinho novamente. É ou não é?

Encostado, já se usou vários tipos de equipamentos e sistemas de controle tanto em materialização como em vários outros fenômenos de efeitos físicos. Mas qual é o argumento cético infalível nestes casos? Ah! São pessoas MUIIITO honestas que jamais mentiriam... Certo?

Foram usados os mais diversos "metodos de controle". Mas, como disse outra vez, não adianta verificar se a pexereca da medium está raspada ou medir o pau do medium enquanto um simples agarrão do espirito (no caso o mesmo que enganou o Crookes) resolveu o mistério.

De quê adianta crotoles se métodos bem mais simples (como eu citei antes) são mais eficientes?

A verdade é que os controles necessários não são feitos nessas materializações. São citados um monte de porcarias só para impressionar pessoas como você, cheias de fé.

Não vai calar, pois sempre haverá o argumento infalível de que tais coisas podem ser forjadas. O problema não é o testemunho, nem o filme, nem a foto: o problema é que o fenômeno contraria dos dogmas científicos e você sabe muito bem que isso é inadmissível em ciência.

Ai o cético que não aceitar isso será tão estupido quanto alguém que não acredita que o homem foi até a Lua. O Euzébio é um bom exemplo.

Se o Euzébio não quer aceitar isso, ele que se foda. O mesmo deveriam pensar vcs espiritas se tivessem tanta certeza quanto a veracidade das materializações.

os céticos quanto ao fenomeno de materialização serão motivo de piada. Hoje, quem é motivo de piada são vocês, kardecistas. Assim como são as pessoas que não acreditam que o homem foi à Lua.

As condições do fenômeno usualmente exigem isso, mas com o infravermelho isso agora é menos crítico. De qualquer forma, escondido ou não, o médium vai ter de sair para fazer os moldes, etc e tal... Se precauções contra isso forem tomadas, babau.

Você assume que o Medium precisa ficar escondidinho, no escurinho, etc e não vê problema algum nisso.

Na minha opinião, é apenas desonestidade intelectual.

Ah! lembre-se que testemunhas viram oque tinha do outro lado da cortina quando o "davide Coperfilde" fez sumir o avião.

Aposto que ele se identifica como ilusionista porqueteme o preconceito dos céticos. Na verdade, esse cara é um grande Medium. :emoticon16:
O ENCOSTO

Aurelio Moraes
Contato:

Tenha fé no espiritismo, encosto. Tenha fé. Não questione. Acredite sem questionar.
O espiritismo é a fé científica e racionada.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Mr.Hammond escreveu:Tenha fé no espiritismo, encosto. Tenha fé. Não questione. Acredite sem questionar.
O espiritismo é a fé científica e racionada.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Voa Botafogo de merda. Voa!
O ENCOSTO

Aurelio Moraes
Contato:

Voa internaciobosta, voa...

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Mr.Hammond escreveu:Voa internaciobosta, voa...

A propósito, o internacional acaba de conquistar um grande empate fora de casa com a grande e tradicional equipe do Maracaibo.

Toma Hugo Kiko!
O ENCOSTO

Aurelio Moraes
Contato:

Daqui a pouco o Cláudio Lorendo vai fazer uma postagem chata e enorme, defendendo o futebol da Venezuela , o PT e o socialismo.

Botanico

Mensagem por Botanico »

O ENCOSTO escreveu:
Botanico escreveu:

Errado. Estou falando sério. Já foi feito isso?

Fontes.

Há fotos de médiuns com ectoplasma saindo pela orelha, boca, etc. Mas suponho que o fenomeno dá uma pausa, o medium aparece, tira-se a foto e depois ele fica escondidinho novamente. É ou não é?
Se você diz, fontes, por favor. Eu só consegui duas fotos lá do livro Materialização de Uberaba. Numa das revista O Cruzeiro que trata do assunto há uma sucessão de fotos que mostra o tal "pano" crescendo e se estofando. Não tenho fotos ou outras informações sobre a seqüência por você exigida, mas de qualquer forma o cético bota tudo abaixo com a declaração de que tudo é evidência anedota e por isso não vale nada. Certo?

Foram usados os mais diversos "metodos de controle". Mas, como disse outra vez, não adianta verificar se a pexereca da medium está raspada ou medir o pau do medium enquanto um simples agarrão do espirito (no caso o mesmo que enganou o Crookes) resolveu o mistério.
Bem, no caso do Crookes com a ninfeta aí, estou suponho que você só saiba aquela única coisa que interessa aos céticos, que é que, com certeza, eles foram amantes _ certeza essa que só os céticos têm.

Crookes mediu, pesou, e verificou os caracteres físicos da médium e comparou-os com os da fantasma e VIU QUE ERAM BEM DIFERENTES, inclusive que a altura da fantasma era VARIÁVEL. A fantasma aparecia e Crookes ouvia sons, como respiração e gemidos atrás da cortina. E também teve ocasião de ver a médium e a fantasma juntas (tem até foto disso, mas sabe como é, neste caso as fotos NUNCA provam coisa alguma).

Agora a explicação dos céticos é que a médium tinha uma cúmplice, a sua irmã gêmea (bem, com uma altura variável, devia ter uma dúzia de irmãs gêmeas). E para quem não sabe, a médium tinha apenas UMA irmã caçula, três anos mais nova.

De quê adianta crotoles se métodos bem mais simples (como eu citei antes) são mais eficientes?
Bem, Encostado, uma coisa que tem ficado bem clara é que o contato direto com a forma materializada, quando esta não está ainda preparada para isso, causa sérios problemas de saúde nos médiuns. Vários deles ficaram doentes por causa disso (não é imaginação, há vários documentos disso). Além do mais, se o médium está impossibilidado de sair do seu lugar, se a forma materializada aparece incompleta, etc e tal, qual é o problema?

A verdade é que os controles necessários não são feitos nessas materializações. São citados um monte de porcarias só para impressionar pessoas como você, cheias de fé.
Suponho que você conheça muito bem os casos de materialização e outros de fenômenos físicos e tenha provas convincentes da inidoneidade dos envolvidos para afirmar isso com tanta segurança...

Ai o cético que não aceitar isso será tão estupido quanto alguém que não acredita que o homem foi até a Lua. O Euzébio é um bom exemplo.
O cético que não aceitar isso será aclamado como gênio, sábio e prudente, pois não caiu na tolice de aceitar superstições e bobagens que só gente tola e de fé acredita.

Se o Euzébio não quer aceitar isso, ele que se foda. O mesmo deveriam pensar vcs espiritas se tivessem tanta certeza quanto a veracidade das materializações.

os céticos quanto ao fenomeno de materialização serão motivo de piada. Hoje, quem é motivo de piada são vocês, kardecistas. Assim como são as pessoas que não acreditam que o homem foi à Lua.
O motivo da piada é a tal natureza do fenômeno. Já que não se pode fazê-lo acontecer à vontade, então tchau e bênção, cientificamente não vale. Caso se descubra que isso é de alguma natureza mental qualquer, então poderá ser tolerável cientificamente; como natureza espiritual é ABSOLUTAMENTE INTOLERÁVEL.

Você assume que o Medium precisa ficar escondidinho, no escurinho, etc e não vê problema algum nisso.
Encostado, o médium tem de ficar lá no escurinho, certo? Então se a minha suspeita é que ele sai disfarçado de fantasma, tudo o que tenho de fazer é garantir que não saiu de lá. Pode-se fazer isso:
1) espiando discretamente por trás da cortina (Crookes fez isso e inclusive fotografou essa situação).

2) colocando-se uma balança onde o médium senta-se ou deita-se (Isso também foi feito e notou-se que a médium perdia peso quando a forma materializada se fazia).

3) fazendo o circuito elétrico fechado no corpo do médium (Varley fez isso com a Florence Cook, mas sistema dele prendia os eletrodos no corpo da médium e exigia mataborrões umidecidos com solução salina. Além disso, Varley viu a forma materializada só da cintura para cima: faltava todo o resto - e finalmente, quando a materialização se completou, ela SAIU do gabinete e andou, sem fios ou qualquer outra coisa presa ao corpo).

4) Não o Crookes, mas Florence Marryat cita um experimento, onde expuseram a forma materializada à luz forte. Acenderam três bicos de gás a toda força. A forma materializada derreteu-se e DESAPARECEU à vista de todos (tem jeito de um médium disfarçado fazer isso?).

5) Em outra ocasião, Florence Marryat cita o caso onde uma forma materializada de uma moça foi até ela e perguntou se a reconhecia, diante da negativa, a fantasma pediu para que examinasse os lábios dela. Ao fazê-lo, Marryat reconheceu os lábios deformados de uma filha que tivera e falecera pouco depois do nascimento. Nesta mesma sessão, A MÉDIUM abriu as cortinas e disse que não estava passando bem. E todos viram a fantasma e a médium juntas ao mesmo tempo.

Na minha opinião, é apenas desonestidade intelectual.
Para quem não está envolvido na coisa e só vive de ouvir falar...

Ah! lembre-se que testemunhas viram oque tinha do outro lado da cortina quando o "davide Coperfilde" fez sumir o avião.
Como é? As pessoas estavam do outro lado da cortina quando o avião sumiu? Então era só fazer o avião sumir do lado onde o povão não estava vendo. Encostado, eu até vi um programa no NG ou no Discovery C. que mostrava esse truque do avião. Não é complicado. O mágico simplesmente distrai o público, fazendo com que, mesmo que esteja olhado para o pano que passa à frente, sua atenção está voltada para ele, o mágico. Durante essa passagem da cortina, simplesmente o que se faz é o trator puxar o avião para a direção oposta ao mágico.

Mas na materialização a coisa não funciona assim. Esse truque de disfarce do médium é possível e já aconteceu? Claro. O Vitor Moura mesmo pode lhe contar o caso da Rosina Showers, que numa demonstração a um grupo de crédulos, fez aparecer uma fantasma falante, etc e tal. Mas um camarada que chegou atrasado à sessão, sem saber do que se tratava, ABRIU A CORTINA DO GABINETE. E advinhou! A médium não estava lá. E a "fantasma" berrou furiosa: _ Você matou a minha médium!

Entretanto, fica muito estranho para mim que Crookes (e não só ele) tenham estudado durante três anos a Florence e não tenha conseguido descobrir uma fraude tão simples assim.

Aposto que ele se identifica como ilusionista porqueteme o preconceito dos céticos. Na verdade, esse cara é um grande Medium. :emoticon16:
Bem, uma coisa estou certo: Copper e outros NUNCA vão querer que céticos os estudem. Vai que eles queiram publicar seus trabalhos e lá vai a graça da ilusão.

Aliás, Geoge Sexton ERA MÁGICO E ESPÍRITA e aconteceu de os mágicos de sua época fazerem apresentações de "espiritismo" em seus espetáculos, ridicularizando bem a coisa. Sexton protestou, pois o espiritismo não era nada daquilo que os mágicos mostravam. Só que não deram a mínima para o homem.

Sexton resolveu a coisa da seguinte maneira: fez um show, iniciado com uma palestra sobre o que era o Espiritismo e as diferenças entre isso e os truques mágicos e terminou mostrando ao público COMO OS MÁGICOS FAZIAM OS SEUS TRUQUES (deu uma de Mr M). Ele prometia continuar as revelações, mas aí os mágicos apavorados, fizeram um acordo com ele e pararam com as graças em relação ao Espiritismo.

Falando em mágicos, onde em Fator Desconhecido, no Discovery Channel, apareceu o Randi dizendo que os cientistas não têm competência, pois não são mágicos... Concorda com ele?

Trancado