A tragédia do estudante sério no Brasil

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Poindexter

Re: Re.: A tragédia do estudante sério no Brasil

Mensagem por Poindexter »

Samael escreveu:Ei, Poindexter, quanto à falta de nível nas Universidades, eu também lamento muito. Meus dois melhores amigos de curso são, felizmente, pessoas de nível altíssimo. Tanto eu quanto eles e mais meia dúzia somos vistos como "os politizados" ou "nerds loucos" pela grande maioria.

Mas isso não se refere a uma tal propaganda comunista não. O pessoal não tem nível de politização e conhecimento nem para entrar em debates dessa envergadura. Acho que a maioria ainda é pressionada por um segundo grau que prima por "macetes" e por uma ideologia de "se dar bem no mercado de trabalho"; daí, não há intenção nenhuma de desenvolvimento pessoal...

Pois é, Sama... o nível está indo por água abaixo!

Muito embora seja muito importante o esforço de "se dar bem no Mercado de Trabalho", penso que Homem não se reduz, e nem pode se reduzir à isso, até mesmo porque não faz sentido uma pessoa somente trabalhar, se qualificar no trabalho e dormir. Ela tem que ter um tempo adicional, o tempo de lazer, no qual ela vai fazer outras coisas, como namorar, cuidar dos filhos, visitar os pais, etc... e, neste período, a pessoa que possui um mínimo de curiosidade intelectual sobre o mundo que a cerca irá procurar novos conhecimentos, e o que vejo é que esse tipo de pessoa, do jeito que a coisa vai, se bobear daqui a alguns anos não chega mais nem a 1% da população... e a ignorância geral vai tomando conta!!!

Exemplo: algo básico, ridiculamente básico, impressionantemente trivial: quem era o presidente anterior ao Lula? Resposta: Fernando Henrique Cardoso... pronto... com algo ridículo como isso, já estou respondendo uma pergunta que uns 30% da população brasileira simplesmente não sabe responder!!! Se eu falar que antes dele era o Itamar, então... NOSSA! EU SOU FODA! E se eu falar que o FHC foi ministro da Fazenda dele, então... VÃO CONCLUIR NA HORA QUE EU SÓ POSSO SER PhD NO ASSUNTO... UM TREMENDO NERD!!! AFINAL, SÓ ALGUÉM ASSIM PODERIA LEMBRAR DE COISAS TÃO "DIFÍCEIS"!!! :emoticon20:

Em suma... uma vergonha...

Poderemos conversar sobre isto na Tijuca, se você quiser...
Si Pelé es rey, Maradona es D10S.

Ciertas cosas no tienen precio.

¿Dónde está el Hexa?

Retrato não romantizado sobre o Comun*smo no século XX.

A child, not a choice.

Quem Henry por último Henry melhor.

O grito liberalista em favor da prostituição já chegou à este fórum.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

The Only Difference Between Suicide And Martyrdom Is Press Coverage

Poindexter

Samael escreveu:Cara, a questão é que a grande maioria dos que vivem nessa decadência nem se dão conta desse ideário. E eu não me referi ao Imperialismo não. Nesse caso, acho que ele não tem nenhuma influência gritante na questão.

Concordo plenamente.

Samael escreveu:O problema das especialização é que desapareceram, quase que como mágica, os chamados "eruditos", como conhecimentos diversos em áreas diversas.

Aqui eu discordo. Você claramente possui conhecimentos diversos em várias áreas! Não és um ignorante de História... não és um ignorante de Geografia. Não és um ignorante em Física. Um Ensino Médio bem dado te dá conhecimentos básicos em várias áreas do conhecimento! Ao menos conhecimentos básicos para sustentar uma conversa!

Não dá para ser "fodão" em tudo, mas dá para ter conhecimentos básicos de muita coisa!

Samael escreveu:Se bem que no fim das contas, é um processo de causação circular, onde procurar causas não é a tarefa mais isenta nem racional do mundo...

????????????

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

O que vem de baixo, além de não me atingir, reforça ainda mais as minhas idéias.

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Re.: A tragédia do estudante sério no Brasil

Mensagem por Samael »

Causação Circular é um termo utilizado por Historiadores, que significa que causas e consequencias de determinado(s) fato(s) se confundem e/ou abarcam uma quantidade de caracteres tão grande que fica quase impossível se estabelecer relações causais acerca dele.

E é essa a opinião que eu estou chegando quanto a esse assunto, Poindexter.

Poindexter

Samael escreveu:Causação Circular é um termo utilizado por Historiadores, que significa que causas e consequencias de determinado(s) fato(s) se confundem e/ou abarcam uma quantidade de caracteres tão grande que fica quase impossível se estabelecer relações causais acerca dele.

E é essa a opinião que eu estou chegando quanto a esse assunto, Poindexter.

Beleza. É isso o que eu entendi por "causação circular", mesmo. Minha dúvida, que te perguntarei no sábado, é o porquê de você estar chegando à essa conclusão.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Quanto ao meu intelecto, agradeço os elogios, PD! :emoticon16:
A recíproca também é verdadeira!

Mas o que eu quero explicitar é que não há nenhuma influência colegial nem mesmo familiar incentivando qualquer erudição. Meus conhecimentos, quase todos, são oriundos de esforços pessoais meus.

Se, aos 14 anos eu não tivesse brincado de procurar algo de bom pra ler na estante de casa e tivesse iniciado "A Revolução dos Bichos" e entrado direto na Literatura Russa (até hoje a minha favorita...), talvez eu nunca tivesse concebido qualquer "vontade" de crescer intelectualmente...

Poindexter

Samael escreveu:Quanto ao meu intelecto, agradeço os elogios, PD! :emoticon16:

Mas o que eu quero explicitar é que não há nenhuma influência colegial nem mesmo familiar incentivando qualquer erudição. Meus conhecimentos, quase todos, são oriundos de esforços pessoais meus.

Se, aos 14 anos eu não tivesse brincado de procurar algo de bom pra ler na estante de casa e tivesse iniciado "A Revolução dos Bichos" e entrado direto na Literatura Russa (até hoje a minha favorita...), talvez eu nunca tivesse concebido qualquer "vontade" de crescer intelectualmente...

Só que eu acho que não havia como você não fazer essa brincadeira, sabe? Se teu pai quisesse te levar na casa da tua avó naquele exato momento, você iria para a estante no dia seguinte. Parte pode ser genético, tudo bem... mas parte é ambiente cultural. Dizem os estudos que filhos de pais que lêem livros têm maiores chances de lerem também... pendso que isso é parte genético e parte cultural... começando como imitação dos pais e evoluindo como prazer pessoal.

¿Dónde está el Hexa?

A child, not a choice.

Lamentável...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Poindexter escreveu:
Samael escreveu:Quanto ao meu intelecto, agradeço os elogios, PD! :emoticon16:

Só que eu acho que não havia como você não fazer essa brincadeira, sabe? Se teu pai quisesse te levar na casa da tua avó naquele exato momento, você iria para a estante no dia seguinte. Parte pode ser genético, tudo bem... mas parte é ambiente cultural. Dizem os estudos que filhos de pais que lêem livros têm maiores chances de lerem também... pendso que isso é parte genético e parte cultural... começando como imitação dos pais e evoluindo como prazer pessoal.

Eu te entendo. Realmente, também creio que haja um fator cultural bruto envolvido nisto.

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Reload
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Washington

Mensagem por Washington »

Não entendi, talvez eu seja analfabeto funcional, mas o que o oc quer dizer é que a cultura é está decadente porque não tem mais como base da formação autores caducos?

Quando iniciei a leitura do texto, tinha a expectativa que o autor iria criticar a o péssimo nível das escolas e professores e o fato de estudantes se formarem sem ter um conhecimento mínimo das matérias ministradas. Olavo de Carvalho passa ao largo disso e critica o fato de não se estudar seriamente autores e "disclinas" caducas como misticismo, teologia e astrologia.

Sinceramente, estudar autores já provados caducos seria somente perda de tempo, na minha opinião.
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Eu gostava desse tópico.

E, relendo agora, cacete, o Olavo elogiou Benedetto Croce! É a primeira vez na minha vida que eu o vejo elogiar um marxista!

Croce é o "pai" filosófico de Gramsci.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Ah, e o de sempre: é bem mais elegante e proveitoso para ambos os lados "beber em todas as fontes" do que apenas agredir.

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

Samael escreveu:Ah, e o de sempre: é bem mais elegante e proveitoso para ambos os lados "beber em todas as fontes" do que apenas agredir.

Quem sabe um dia até você leia Karl Popper, Rodrigo.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Dante, the Wicked escreveu:
Samael escreveu:Ah, e o de sempre: é bem mais elegante e proveitoso para ambos os lados "beber em todas as fontes" do que apenas agredir.

Quem sabe um dia até você leia Karl Popper, Rodrigo.

:emoticon131:

Eu li o "Sociedade aberta". Aprendi mais de "popperianismo" com trabalhos de outrém, seja a favor, seja criticando.

E eu tenho que ler coisa para cacete (lembre-se que "para cacete" tende ao infinito) e Popper está numa lista futura. :emoticon1:

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Aurelio Moraes escreveu:PD, o pôster que você tem em tamanho natural no seu quarto, do OC, é autografado?

:emoticon12:
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Poindexter escreveu:Podem dizer o que quiserem, mas admirei este texto mais que a média dos textos de Olavo de Carvalho,porque este tocou nas feridas do meu dia-a-dia, mesmo. Eu sinto, e sei que muitos outros sentem esse isolamento ou pressão para o exílio.

Dexter,
Eu não gosto nem um pingo do Olavão, mas entendo completamente o que vc descreve. Já estive nessa, e não faz tanto tempo assim, sei exatamente como é.
Parece um deserto que nunca vai ter fim.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Miguel

Mensagem por Miguel »

Richard Dawkins e Franz Kafka sao charlatoes para o Olavo? Bem, o Dawkins é só bastante sofrego (o problema dele é ser metaevolucionista... vou abrir um tópico sobre isso), nao é charlatao... e a metamorfose de Kafka até que é um livro genial.

Trancado