Tenho acompanhado este fórum desde a casa antiga, e tenho visto os vários debates entre os diversos foristas. Discussões interessantes, engraçadas, vazias, agressivas, calmas, inovadoras, criativas... e posso dizer que muito tenho acrescentado aos meus conhecimentos.
Creio que já é de conhecimento daqueles que acompanham os tópicos em que participo que sou cristão, e admito que a maioria dos textos bíblicos polêmicos (as famigeradas atrocidades e contradições) eu conheci aqui. Anteriormente conhecia poucos. Aos poucos, comecei a ler os textos sugeridos, descobrindo MUITA coisa que não tinha conhecimento. E admito que todos os textos que li influenciaram profundamente meus conceitos e fizeram com que eu repensasse minhas convicções pessoais. Continuo lendo que nem louco, pois ainda é só o começo, tenho muito o que aprender.
Tenho muita proximidade com a música, dos mais variados tipos, atendo-me mais à música negra nacional e internacional e todas as suas vertentes (soul, reggae, R&B e principalmente rap, inclusive tenho um grupo de rap.)
E foi esta proximidade com a música que me impulsionou a escrever este post com o seguite objeto: “VIVER O AGORA”. O que é isto?? Percebi que, por mais que eu queira crer que minha religião é a certa, eu não tenho provas, e que por mais convicto que eu esteja da verdade, todos os outros religiosos de diferentes crenças também estão. Percebi que a vida é muito mais que minha igreja, minha bíblia, meus conceitos religiosos pessoais, e que há muito o que aprender. VIVER O AGORA significa batalhar dia após dia por melhorias, encarando as situações difíceis da melhor maneira possível, tirando força de si mesmo. Perceber que não sei de onde vim, o que sou e para onde vou, mas na verdade ninguém sabe, e eu não preciso me culpar por isso, na verdade não preciso nem ao menos me preocupar com isso, levei este peso nos ombros por muito tempo. VIVER O AGORA também representa não deixar que nenhuma barreira cultural ou religiosa me afaste das pessoas, inclusive de cada ateu deste fórum, de cada amigo de qualquer outra crença ou conceito. VIVER O AGORA... aproveitando cada segundo, cada minuto...
Gostaria de saber como cada um de vocês, que por serem ateus, com certeza estão procurando VIVER O AGORA, pois não há um supremo regente guiando seus caminhos, não há obrigações, não há proteção além da que vocês podem proporcionar a si mesmos, não há melhorias se vocês não as criarem, e nada sabem post mortem, se é que há post mortem. VIVER... VIVER... VIVER... por favor se manifestem!!!
Ainda sobre música... sei que muitos aqui não apreciam o gênero musical “rap” mas estão perdendo bastante cultura, pois infelizmente os expoentes principais são aqueles que a mídia seleciona pela polêmica, os que exploram uma visão hedonista, machista e violenta da vida (os rappers “gangsta”, e infelizmente os que mais vendem... mas o gênero tem diversas ramificações e artistas que exploram outros aspectos da vida, trabalhos muito interessantes... o rapper Nas, exímio rimador, é um exemplo.

O rapper Nas.
Um tanto quanto controverso, pois ao mesmo tempo em que explora parte desta visão “gangsta” do rap, mas mais como um contador de histórias fictícias, faz letras profundas, introspectivas e reflexivas sobre a vida, e esta que colocarei aqui é uma delas. “LIVE NOW” é uma letra muito interessante, pois Nas divide-se em duas pessoas, a primeira é ele mesmo vislumbrando o momento de sua própria morte, com reminiscências de sua própria vida, ressaltando a importância de viver cada segundo. Na segunta parte ele cria a personagem fictícia “Scarlett”, uma moça amiga de infância, que também em seus últimos momentos recebe sua visita no hospital e fala sobre sua vida, reforçando a importância de vive-la intensamente. O interessante é que o próprio Nas canta as rimas da personagem Scarlett, com a voz trabalhada em estúdio para soar com um tom feminino. Mesmo não gostando do gênero, recomendo que ouçam a faixa, encontra-se no CD 1 do seu último álbum lançado, entitulado “Streets Disciple”.

Ouçam 30 segundos da faixa no Amazon
http://www.amazon.com/exec/obidos/ tg/detail/-/B0006B2AFQ?v=glance
O ideal seria ouvir a música inteira, pois a produção é muito bem feita, dividindo a música praticamente em duas, um tom bem musical e pra cima na primeira parte, e um tom bem calmo, lento e cadenciado na segunda parte, de Scarlett.
Segue abaixo a tradução. (Por favor, perdoem alguns pontos da letra, a linguagem é bem explícita, principalmente vocês, meninas!! Mas o importante é a mensagem principal.) E POR FAVOR COMENTEM!!!!
Artista: Nas
Album: Discípulo das Ruas (2003)
Música: Viva Agora
[Nas - Refrão]
Viva agora nego, não há promessa de uma segunda vida aqui, manda ver
Vamos viver o agora, não tem razão pra ser diferente, é tudo no seu nome
Tudo que você deve fazer é, (viver!) viver agora, aproveitando
Você ainda não tá enterrado, nós curtimos cada segundo,
Viva agora, não esquece mano, (certo!)
Pois prometo que você vai se arrepender se não o fizer mano...
[Nas – Verso 1]
Vejo que meus últimos dias serão bem ruins
Minha filha do lado da cama, eu com esse respirador
Pupilas dilatadas, bem magro, tentando sorrindo, tentando dizer alguma coisa
A sala inteira silencia pra ouvir minhas últimas palavras
Lágrimas rolam no meu rosto, pra que temer qualquer coisa,
É tarde demais agora
To sonhando com aquele tempo em que tava nos pano,
no topo da minha carreira
É, eu sempre impressionava, deixando pilhas de grana na mesa
Eu podia chegar, ficar só um segundo e vazar da biqueira
Admito que até que vivi um pouco, pinto de pirulito
A vadias lambiam bem, vários lábios eu lambuzei
Sexo, alisei seios e pescoços com colares de diamantes
Viajei quase o mundo inteiro, queria ter viajado o resto
De QB* pra Meca, sangue bom, então se o cê me conhecesse
Deveria dizer orgulhoso que eu te deixei com memórias
suficientes para eu ser ressuscitado , então vive agora nego...
[Refrão]
[Scarlett – Verso 2]
(*barulho de aparelho respiratório, ambiente de sala de UTI de um hospital...)
Faz tempo que você não vem aqui ver sua mana
Ce sabe que eu te amo, sou fã sua desde “Gênesis”*
Eu te respeito, pois você nunca amarelou
Desde que nos conhecemos, seu estilo era louco
Agora vejo que é um homem depois de tudo que você passou
Um cara de postura, me ajudou depois de Sekou*
Precisamos de mais manos como você na quebrada, casaria com você se pudesse,
mas os glóbulos brancos do meu sangue não foram bons
Disse que eu tenho *isso já faz dez anos, mas era só portadora
Pensei, Eu uma vítima?, jamais seria da minha personalidade
Foi foda o Se’ morrer daquele jeito, não sabia como dizer pra ele
Mas to feliz por isso não ter atingido nosso filho
Mas as coisas que fiz foram dá hora, experiências sem preço
Lembro dos dias dos colares de diamantes
Anéis de pedras preciosas, as casas noturnas em Queens, Carros Jetta
Eu costumava amar estas coisas, Barbados, Belize
Já fui pro estrangeiro, gastei em shoppings, cartões de crédito
Bolso cheio da grana, deixei a quebrada, fui prumas “gomas” bem lokas
Do disco de prata pro de platina, quando voltei
as vadias me chamavam de “Liz Taylor preta”
Imagina só, alguém me roubar? Meus negos matariam elas
Todos os aviões em que viajei, negros que eu peguei
Muito sexo sem proteção, não sei nem de onde essa doença veio
Negros pobres, negros ricos, pôw, é quente parceiro
Das Ilhas Caimã para as Ilhas Virgens
Malas Gucci, (*tossindo) , foi como vivi, fodam-se as invejosas
Críticos e fãs, eles precisam te deixar em paz
Você está fazendo a coisa certa, tá de boa, arrumou esposa agora
Cresci com você e você sabe que estou orgulhosa
E mais que tudo, lembre-se, você precisa viver agora!
[Refrão: Scarlett]
Viva agora nego, não há promessa de uma segunda vida aqui, manda ver, certo
[Nas]
(* à beira da cama de Scarlett, que está em seus últimos momentos no hospital)
Viver...!
[Scarlett]
Vivamos o agora, não há razão para o contrário, ta tudo no seu nome,
Tudo o que você deve fazer é ...
[Nas]
Viver...!
[Scarlett]
Viver agora, continue aproveitando
Pois ainda não está morto, aproveite cada minuto mano
Viva a vida intensamente, mano
Pois prometo que irá se arrepender se não o fizer mano...
[Scarlett falando, nos últimos momentos]
Nas, vem mais perto, me escuta... (tossindo)
Eu tenho a música, espalhe ela pelo mundo, para todos ouvirem
Cuide da minha filha... paz...
(*O coração de Scarlett para... aparelho com barulho linear)
*QB = Queenbridge, Queens, Nova Iorque
*Gênesis = Título da primeira faixa do primeiro CD de Nas, entitulado “Illmatic”, de 1994, considerado hoje um dos maiores clássicos do rap.

O álbum “Illmatic”, clássico do Rap.
*Sekou = Namorado de Scarlett
*Isso = provavelmente a doença de Scarlett é leucemia agravada pelo HIV.