Forma Primitosca de pensar.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Enfant Terrible

Forma Primitosca de pensar.

Mensagem por Enfant Terrible »

A religião é mesma uma forma primitosca de pensar? Porque? Ou porque não? Desabafem... :emoticon1:

aknatom
Gênero: Masculino

Re: Forma Primitosca de pensar.

Mensagem por aknatom »

Enfant Terrible escreveu:A religião é mesma uma forma primitosca de pensar? Porque? Ou porque não? Desabafem... :emoticon1:

Não necessariamente... se for uma "religião raciocinada" então ela está livre deste estigma.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

aknatom

Re.: Forma Primitosca de pensar.

Mensagem por aknatom »

Engraçado como a gente aprende a conhecer o Mighel né... dá uma tese de doutorado isso.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

APODman

Mensagem por APODman »

aknatom escreveu:
Enfant Terrible escreveu:A religião é mesma uma forma primitosca de pensar? Porque? Ou porque não? Desabafem... :emoticon1:

Não necessariamente... se for uma "religião raciocinada" então ela está livre deste estigma.

O Espíritismo diz ser "fé raciocinada" mas não existe nada mais primitosco que ele :emoticon16:

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

APODman escreveu:
aknatom escreveu:

O Espíritismo diz ser "fé raciocinada" mas não existe nada mais primitosco que ele :emoticon16:

[ ]´s

Pô APOD, foi sarcasmo... queria ver o Tchubidú ou o Dotôr me apoiando... :emoticon16:

Imagem

APODman

Mensagem por APODman »

aknatom escreveu:
APODman escreveu:
aknatom escreveu:

[ ]´s

Pô APOD, foi sarcasmo... queria ver o Tchubidú ou o Dotôr me apoiando... :emoticon16:

Sorry :emoticon15: é que recebi uma inspiração do meu mentor para postar o que eu disse.

Na verdade acho que até foi psicografado :emoticon12:

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Não. Quase toda a lógica e ferramentas argumentativas clássicas se desenvolveram pelos teólogos e filósofos católicos, cuja fonte era Aristóteles.

Além, é claro, do desenvolvimento da ética e da moral, da arte e da ciência.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Enfant Terrible

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Não. Quase toda a lógica e ferramentas argumentativas clássicas se desenvolveram pelos teólogos e filósofos católicos, cuja fonte era Aristóteles.

Pois, mas esses teólogos também acreditavam que o pão e o vinho benzidos se tranformavam no corpo e sangue de cristo.
Mas religião não é teologia. Muito antes da teologia, o pensamento religioso já existia. No caso desses teólogos a pureza do pensamento religioso ainda se baseava em crenças irracionais (Virgem Maria, Transubtanciação, Trindade, ressureição de Cristo...)

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

user f.k.a. Cabeção escreveu:

Exatamente. Mas a filosofia árabe e oriental em geral também tem uma importância fulcral na História da humanidade.

Enfant Terrible

Re.: Forma Primitosca de pensar.

Considero que a teologia é filosofia em cima de uma forma primitosca de pensar. Mas não acho que pensamento primitosco é mau. Muito desse pensamento parte do senso comum. Partir do senso comum conduz a muitos enganos. Mas temos sempre de partir do senso comum...

Trancado